Ciência > Brasil terá programa emergencial para repatriar cientistas, mas não sabe quantos estão no exterior Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Depois de sair fica dificil de voltar. Nao e apenas sobre a qualidade de vida ou o salario com maior poder de compra. E sobre nao ter que depender do governo de ocasiao pra saber se tem bolsa ou nao. E sobre ter que lutar pra conseguir o basico pra pesquisa. E duro ver tanta gente incompetente ganhando rios de dinheiro enquanto nos formamos para trabalhar por um salario mediocre muitas vezes.
Outro assunto Brasil Fantasia para iludir, paÃs de cultura medÃocre, despreparado e sem estrutura em tudo, autoridades incompetentes e sem seriedade que nunca valorizam a Educação e Pesquisas como prioridades para o desenvolvimento até parece que isso vai se concretizar, mais uns de muitos na lista de pendências.
Querem manter doutores no Brasil, ofereçam ou façam oferecer posições de trabalho. Porque não exigir de cargos comissionados mais do que o mero apadrinhamento? Um doutorado para posições técnicas por exemplo.
Infelizmente não vai dar em nada muito perene. Vão propor um programa de bolsas bem gordas para atrair o cientista de volta, depois de 5 anos o programa é extinto e, como posições de trabalho não são criadas, temos nova diáspora. Enquanto levamos 4 anos para formar um doutor, dependemos de 35 anos para aposentar um cientista e não obrigamos empresas transnacionais a abrirem centros de pesquisa no Brasil. A conta não fechará nunca, nem com ampliação das vagas públicas.
Os conservadores liberais não gostam de quem estuda porque geralmente estes têm visão crÃtica da nossa realidade. É o caso de Bolsonaro e seus seguidores.
E para as humanas... nada. Nós precisamos de investimento na Educação brasileira. Estamos atrasados em termos de metodologia de aprendizagem que outros paÃses já estão investindo, além de áreas de pesquisa nas artes e pensamentos crÃticos.
Aqui eh assim: um gov progressista damos dois passos pra frente, um gov liberal rançoso , a brasileira, , voltamos uma casa pra trás . O que até não deixa de ser um feito, com metade da população ignara remando contra o desenvolvimento, e incentivada ao retrocesso pela grande imprensa , folha inclusa.
se eu tivesse saÃdo do paÃs, com toda a ameaça bozolóide que ainda ronda, não voltava prá cá nem amarrado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Brasil terá programa emergencial para repatriar cientistas, mas não sabe quantos estão no exterior Voltar
Comente este texto