Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Bernardo

    Raramente li algo tão capcioso (e olha que costumo ler todas as suas colunas)! Se o colunista queria de fato denunciar a distorção, por que não colocou o foco de seu artigo na origem dela, o congresso mais reacionário da história, o qual, como sabe, só chantageia e não legisla ou, quando o faz, é para o retrocesso? Para Demétrio, certamente o STF extrapolou ao impor limites ao criminoso da pandemia...

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ele não colocou isso. Indicou problemas no congresso mas ressaltou que governança por concílio não é democrática ou efetiva. E a responsabilidade também é nossa, pois não cobramos daqueles que elegemos. Nada justifica legislar via STF.

  2. Claudio Luiz da Cunha

    Demetrio é mais uma viúva do juiz Pinochio das Araucárias .

    Responda
  3. Amauri Costa

    O colunista sofisma, tergiversa, cita Lula (não pode deixar de constar nas suas colunas) e acaba cerrando fileiras aos “democratas” que centram fogo no atual STF. Há uma alternativa a esse grupo de “legisladores” excessivamente progressistas Demétrio: mais Kassios e Mendonças.

    Responda
  4. ISAIAS PASCOAL

    Parabéns, Demetrio. Acho q vc coloca o dedo na ferida. Hj isso a q vc se referiu talvez seja o maior problema institucional do Brasil. Quem mais gera instabilidade no país? O STF. Solavancos, montanha russa a depender das conveniências dos ministros. Eles se acham o Politiburo do Brasil. Melhor, o colégio dos apóstolos c a missão de redimir o país, mas sem votos!

    Responda
    1. ISAIAS PASCOAL

      Eu li os comentários sobre o q comentei do texto do Demetrio: bozolino detectado, pior comentário etc. São hilários. A sorte é q resta a comédia!

    2. Alexandre Pereira

      Pois é. Democracia pra quê?

    3. Gilberto Rosa

      Demétrio sempre foi alimento para 8 de janeiro.

    4. Francisco Filho

      Parabéns, Isaias. Seu comentário foi eleito o pior do dia.

    5. Claudio Luiz da Cunha

      Bozolino detectado

  5. João Vergílio Gallerani Cuter

    Aborto, eutanásia e uso recreativo de drogas são casos típicos de controle constitucional. O Congresso é que não pode aprovar leis que desrespeitem direitos básicos garantidos na constituição. Se o Congresso aprovar uma lei proibindo as pessoas de fazerem tatuagem no próprio corpo, ou escalarem montanhas, comerem torresmo, etc. o Supremo tem que agir. É o legislador que está abusando nesse caso, não o STF.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Democracia pra quê? Certo.

  6. Vinicius Branco

    O STF falha naquilo que eh mais caro a população. Ou seja, fazer justiça. Nao eh concebível que um processo leve 20 anos para chegar ao fim. A culpa pode ate ser da lei, que prevê inúmeros recursos, mas não se ve qualquer iniciativa da Corte para abreviar esse prazo. Deveria fazer a lição de casa antes de tentar arrumar a casa dos outros. . Quando chegam as criticas, diz que o problema não eh com ele, e fica tudo assim mesmo.

    Responda
  7. Diógenes Moraes

    Não fosse o controle de constitucionalidade - instituto previsto na Constituição Federal - casais homoafetivos até hoje não poderiam contrair matrimônio e usufruir dos direitos civis proporcionados pelo casamento. E com um Congresso cada vez mais abarrotado de pastores toda sorte de fundamentalistas é provável nunca venham a ter seus direitos garantidos por lei. Supremas Cortes do mundo todo exercem um papel contramajoritário.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Legislam?

  8. Eduardo Elói

    O que o Legislativo não fez, alguém tem que fazer. O STF não legisla coisa nenhuma. 'Críticos' falam o que lhe convém. Sabem que estão falando abobrinhas. Ou, não?

    Responda
    1. ISAIAS PASCOAL

      Sem dúvida o Legislativo falha muito e é omisso. Mas isso n é justificativa p um poder assumir a si o q o outro n faz. E mais: o STF age assim porque gosta. Veja o imposto/contribuição sindical… n havia omissão do Legislativo, mas os 12 iluminados decidiram o contrário.

  9. paulo werner

    Demetrio rodou a feira e tascou a culpa em Lula! Lula negocia uma reforma tributária e taxação da turma boa? Ah, Demetrio não se conforma, Lula deveria capitanear um esforço de aprovação da discriminalização da maconha, do aborto e de proteção dos direitos indígenas na Câmara e no Senado!

    Responda
  10. Vilarino Escobar da Costa

    Nossa quanta asn eira ! Na globonews , chego a trocar de canal quando esse senhor fala !

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Além da pernosticidade o cara é muito feio, né?

  11. Artur Carmel

    Duma coisa, nós , brasileiros, podemos ter certeza: nem o pragmático Congresso, mem o avantgard de mentirinha STF vão pregar o combate á corrupção ou á impunidade.

    Responda
    1. Artur Carmel

      Ô Flavinho, esqueci que corrupção é palavra proibida no dicionário lulo-petista. Seu corrupktko

    2. Flavio Colker

      Qual corrupção? Corrupção é roubo.. caso de policia. Vai na delegacia, denuncia e pára de atrapalhar o debate.

  12. EDUARDO DE CARVALHO

    Demétrio, gosto muito de suas colunas, mas você não entende qual é a função de uma corte constitucional no século XXI.

    Responda
    1. EDUARDO DE CARVALHO

      Vai querer discutir teoria da separação de poderes com Mestre em Direito constitucional? Se toque.

    2. ISAIAS PASCOAL

      Nova teoria dos 3 poderes?

  13. Flavio Colker

    A maioria do povo brasileira é racista tambem. Que tal o congresso votar leis que retirem direitos da população negra, Demétrio? Que tal o STF não se meter em uma legislação racista, já que a maioria do povo é conservadora? Bacana hein?

    Responda
  14. WILHELM NORDMANN

    Sempre fui contra a ideia de que o Brasil é o país do atraso. Vendo está matéria e o debate, rendo me às evidências. O bom nisso é que as mudanças acontecerão, mesmo com atraso.

    Responda
  15. fauzi salmem

    Se os que foram eleitos para legislar, não legislam, deixemos os que não foram eleitos "regular" esses temas de enorme importância social, pelo menos provisoriamente, até que deixem de discutir cargos e propinas no Congresso e resolvam exercer suas funções.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Rodrigo, seu comentário não é só ridiculamente infeliz, mas comprova uma ignorância absurda. O Hitler fechou o parlamento alemão após incendiá-lo pondo a culpa nos comunistas. Não há paralelo possível, só com o movimento bozominion, que inclui até nazistas de carteirinha.

    2. Rodrigo Cabral

      Bom argumento, Hitler diria.