Reinaldo José Lopes > A desculpa do lobo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cleomar Ribeiro

    ...Anhanguera-agro-legis amam ter ouro e escravos e terras!!!... São grileiros todos eles, o evento mais escancarado e recentes foram protagonizados pelo distaor G. Vargas e seus parceiros gaúchos de fonteira quando subiam e alcançaram as terras do Planalto Central, abrir a pernad, as portas dos cofres do BB, e foi dado ouro e terras para os gauchos de fronteira. Não pagaram nem pela documentação, tudo pelo bb. os estados MS,MT e RO foram repassados para os gauchos de fronteira. Cargos no BB.

    Responda
  2. Lourival Vieira

    Ronaldo, seu texto, embora bem escrito não ajudou a encontrar uma solução pra tão grave problema. Em tese, sem marco temporal teríamos que sair do Brasil e pedir desculpas aos índios. Deve ter uma forma de preservar pessoas que vivem há mais de 100 anos nessas terras e separar grileiro de quem adquiriu terras de boa fé, etc etc

    Responda
  3. Telmo Golbspan

    Caciques indígenas e alguns asseclas de suas tribos ignoram seus semelhantes abocanhando fortunas de mineradoras nos grotoes da Amazônia através de “licenças” pagas a peso de ouro para explorar o solo.

    Responda
  4. Manoel Cardoso

    Excelente texto. Ou agro negociantes, chega de ganância , chega de truculência, chega de ignorância, chega de soberba. Ainda não perceberam o mal que estão fazendo para as gerações futuras!

    Responda
  5. José Antônio

    Valeu, Reinaldo! Muito bom!

    Responda
  6. Alexandre Pereira

    Humanos se comportam como humanos, independentemente da região que habitaram. Daí, guerras, invasões etc, até chegarmos aos dias de Ucrânia atuais, onde já não é possível tomar posse de territórios e populações tão vastas. Fora isso, é ter uma visão romântica do ser humano, seja índio, europeu, asiático ou marciano. Do contato entre civilizações tão dispares, da absorção pela cultura indígena à predominância euro-americana, há muito que se analisar para não ser reducionista, como no caso.

    Responda
  7. João Ramos de Souza

    Entre nós, com certeza, o Congresso Nacional é o lugar onde o processo civilizatório mais tardará a chegar. Pensando pequeno, a maioria dos parlamentares, nesta legislatura, não percebe que a marcha da civilização reclama uma métrica humanística, igualitária; e não simplesmente econômica, ou patrimonialista, como quer a maioria parlamentar atual, contemplando o próprio umbigo.

    Responda
  8. Carla C Oliveira

    Muito bem colocado, Reinaldo. Mas duvido dentre os representantes do ogronegócio exista alguém com coragem suficiente para admitir a verdade.

    Responda
  9. Rondon De Castro

    Belo e oportuno texto. Obrigado.

    Responda
  10. José Cardoso

    Acredito que povos mais belicosos como Incas e Mexicas subjugaram outros povos nas Americas. Pode-se especular que algo semelhante tenha ocorrido com os Tupis em relação a outros grupos. A atual dominação de populações de origem europeia e africana nas Americas não é essencialmente diferente.

    Responda
  11. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Excelente. O último parágrafo tinha q ser manchete

    Responda
  12. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Por quê a fsp tem sido tão leniente com esse congresso? No contraponto, esmiuça miudezas para sarafear o governo Lula.

    Responda
  13. Tersio Gorrasi

    Toda generalização acaba sendo uma falácia. É perfeitamente possível exercer atividades do agro negócio e extrativistas em terras indígenas sem perturbar a paz dos nativos e preservando o meio ambiente. Basta que isso seja acordado com o governo federal e severamente punido caso as normas estabelecidas não sejam cumpridas

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.