Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Esses que dizem ser conservadores querem conservar o que: o racismo, a exclusão, a discriminação, a miséria, a pobreza, o privilégio dos brancos ricos?

    Responda
  2. José Eduardo de Oliveira

    tem gente que continua acreditando nesses kanalhas.

    Responda
  3. Alex Sgobin

    E lá vêm de novo os fachos que usam o intestino no lugar do cérebro...se soubessem ler, não há dúvida de que ressuscitariam o Malleus Maleficarum para colocá-lo no lugar da Carta Magna!

    Responda
  4. Leonardo Trindade

    É por essas e outras que as pesquisas de avaliação de governo perderam seu propósito real. É melhor seguir um caminho de levantar projetos de leis, suas aplicações e beneficiados, se ater aos números e ao trabalho prático do que cada governo faz ao invés de perguntar às pessoas o que elas "acham" que está acontecendo.

    Responda
  5. Daniel Barbosa

    Ou seja, como sempre, sem projeto para o País além do autoritarismo, da concentração de renda e da destruição e exploração sem fim do trabalho alheio e da Natureza (tudo o que já temos!), os neofascistas apostam na perseguição aos gays e outros inimigos imaginados e vendidos à massa como ameaça à família etc. Uma repetição sem fim de cinismo e má-fé. Pra frente, brazil!

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Comentário perfeito.

  6. ademir sampaio de campos

    Os bozolóides não tem nada de conservadores. Na verdade são reacionários, fanáticos religiosos, perturbados mentais de todo tipo. Mentem e divulgam descaradamente informações falsas com objetivo de disseminar o ódio que carregam em suas mentes obscuras. Vide o caso dos banheiros uni sex. Não tem projeto de governo. Não tem projeto de país. Querem arrastar o país de volta ao século 19 com o genocida bozolóide no poder. Psicopatas, vigaristas, falsos religiosos ,falsos moralistas. Vergonha.

    Responda
    1. Ademar Barros

      Esse pessoal ainda está na Idade Média!

  7. Carlos Mello

    Essa tal direita ultra conservadora usa como principal instrumento a mentira, seja no Brasil ou nos EUA ou Europa. Sem a mentira eles não são nada. E a mentira é a principal estratégia do mal e os ultra religiosos mal sabem disso.

    Responda
  8. MARIO RAMIRO

    Latrina promíscua é aquela que congrega religião e política num abraço que nos empurrou para a beira do abismo nos últimos anos.

    Responda
  9. MARIA F LUPORINI

    Não vai virar nada. Estou mais preocupada com a queda de juros Selic.

    Responda
  10. MATEUS VAZ DE S Sá

    A pior imoralidade que o Brasil não suporta mais é a injustiça social, os baixos salários, os privilégios de capitalistas e latifundiário. Mas nesta seara as religiões e falsos moralistas preferem ficar distantes, pois se identificam cm o "status quo" vigente.

    Responda
  11. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Tudo isso somente é possível graças a ignorância da população Brasileira praticamente em todos os assuntos. Qual o percentual da população que se informa de verdade? E quando isso não acontece aparecem esses que foram eleitos por essa população para desinformar mais ainda.

    Responda
  12. Moisés Mariano

    Hoje em dia muitos homofóbicos, racistas, misóginos, aporofobicos, se escondem atrás de título de conservadores

    Responda
  13. max ribas

    Já que a vida real melhorou (e muito) o negócio é arregimentar todos os ressentidos, fanáticos religiosos, picareta e mamadoras de pensão militar com esta questão de suma importância: banheiro unissex. Ora, vão colher mirangos, como se diz em Portugal.

    Responda
  14. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Pautado é o nome; porta-voz desse obscurantismo. New pré 64.

    Responda
  15. José Ricardo Braga

    Poderes Trocados.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Seu Nader, pra mim é confortável escrever aqui na Folha e escrever só aqui e assim. Eu e meu celular bastamos pra acontecer. E periga estar melhor que os jornalistas na história, porque divulgo idéias para um grupo restrito, os assinantes da Folha. Menos perspectiva de processos... Acho que o que podia melhorar é esse nosso fórum, o espaço de comentários. Prefiro gastar energia em como fazer isso. Aqui é um espaço poderoso, que ainda não descobrimos todos os potenciais dele.

    2. José Ricardo Braga

      Seu Nader, pago pouco (um por dia) pra escrever aqui. Tem grandes chances de sair mais caro se aceitar sua sugestão... rsrss. Penso também na trabalheira de organizar e mandar currículo, explicar que sou arquiteto e funcionário público e mesmo assim quero fazer crônicas de política (imprecisas), etc. E no final, estaria escrevendo pra Folha, o que já faço... Mas agradeço por sugerir que mereço, seu Nader.

    3. Nader Savoia

      Seu José, manda o currículo pro Frias. Quem sabe te contratam como colunista. Seu comentário é mais longo do que o texto...

    4. José Ricardo Braga

      Poderes Trocados.

    5. José Ricardo Braga

      Falam muito em o Judiciário exercer poder legislativo, mas há outras trocas nos poderes que não ouvi falarem, mas percebi - desidratado o Executivo hoje legisla, propõe idéias a um Legislativo que autoriza ou não. Depois de autorizar o Legislativo aproveita, fazendo a função executiva, para 'tocar pra frente' as obras em 'seus' Ministérios (de porteira fechada).

    6. José Ricardo Braga

      É realmente impossível o Executivo em si, o Presidente, dar conta de executar tudo o que precisa no Brasil e controlar tudo isso, é muito grande, precisa de equipe. Mas as coisas estão um passo além disto - o pessoal que controla hoje os Ministérios é o que já controlava antes, no tempo de Bolsonaro, que deixava ao "Deus dará"...

    7. José Ricardo Braga

      E parece que controlava bem, o Brasil passou bem o tempo da pandemia, sem grandes solavancos, apesar de Bolsonaro atrapalhar algumas vezes. Lula quando entrou tinha equipe, mas política. Especialista em asfaltar estrada, por exemplo, aposto que não pagava salário. Teve que usar os que já estavam aí.

    8. José Ricardo Braga

      Não é de hoje que o Legislativo executa, sempre foi assim que os governos de coalisão funcionaram, mas depois de Bolsonaro a coisa se cristalizou, por necessidade. A transição de governo em alguns setores nem aconteceu, mesma turma, mesma rotina, estável nada mudou.

    9. José Ricardo Braga

      Pergunto por fim, depois dessa digressão, será que não é por isso que o Legislativo tem sofrido a invasão do Judiciário em suas atribuições? Perdem tempo e foco demais em Executar e esquecem que estão ali pra 'propor caminhos, pra melhorar o Brasil, ter sonhos.

    10. José Ricardo Braga

      Não vejo muito disto lá dentro. É só briguinha de ideologia, pode não pode. Nenhum projeto legal pro Brasil, algo pra gente ter esperança...

  16. Bruno Sebastião Neto

    Novamente com essa ladainha ?

    Responda
  17. jose batista

    Bruno vc está ficando cada dia pior! Não consegue mais escrever sem viés!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Zé, sem viés só você mesmo?

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Existe algum ser humano que escreve sem viés. Quando escrevemos nossa formação (aquilo que os místicos chamam de alma) vai influenciar nossa escrita. Acreditar em imparcialidade é acreditar em papai-Noel.

  18. MAKOTO SHIMIZU

    É improdutivo e negativo ficar rotulando de esquerda, direita num mundo que precisa ser inclusivo, para ambidestros e mesmo amputados. Chega de artigos que só incentivam a polarização, redução de diálogo. O Brasil, Lula, é um exemplo de multipolarização, nem esquerda, nem direita, mas, multilateralismo. O Brasil é multidiversidade, o Brasil é polivalente.

    Responda
    1. MAKOTO SHIMIZU

      Fato, só de mencionar o nome do inominável, bozonero, já se reduz o cérebro, ou é preto, ou é branco, nem tico, nem teco. Cabe aos que querem ampliar horizontes e mentes utilizar de abordagens mais amplas, e temas mais saudáveis. A realidade é que o bozonarizmo é uma seita limitante, castradora, redutora de massa encefálica que adoece almas e espíritos.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O colunista comenta e analisa o que está acontecendo, não é ele que está polarizando.

  19. Sávio Carvalho

    A Direita? Que direita? isso chama-se movimento Nazista, ficam amaciando, esses aproveitadores da ignorância alheia da gonorreia mental do iguais

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      Exato, tem que dar nome aos bois: não é bolsonarismo; é neofascismo, ultradireita, extremadireita, nazismo no extremo, como é modinha no sul do país.

  20. sérgio dourado

    Mas parece que no STF o "iluminismo" progressista que parece querer ressuscitar esses gatilhos... Talvez estivessem mais moderados e afeitos às suas funções jurisdicionais de fato ninguém nem lembraria dessas pautas. Mas o "iluminismo" quer ditar o que o Brasil deve ser. Ok: mas então se candidatem e proponham isso, pois o Congresso que é lugar pra se votar matérias desse tipo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O STF só atua quando provocado. A sociedade o está provocando e o que ele tem feito é responder com base na constituição, sabe aquela leizinha onde estão inscritos os direitos e garantias individuais e coletivos? Pois é, lá também diz qual é o papel do Supremo.

    2. André Tomio da Silva

      O Supremo tem função contramajoritária, justamente para defender minorias de vontade da maioria ao arrepio da lei. Não é demais lembrar que o nazismo foi abraçado pela maior parte da população alemã à época.

  21. Tadêu Santos

    O texto ficaria mais coerente se o autor citasse os bozo.nazistas de "extrema ultradireita". A Alemanha criou legislação específica e tem sido rigorosa para impedir o resurgimento do nazismo Assim deveria ser a Argentina com o doido ideológico Milei imitando o "pífio dep do baixo clero", com propostas politicamente absurdas e insensatas ao povo argentino. A humanidade precisa preventivamente avaliar as ameaças e os riscos que atentam contra a democracia!!!

    Responda
  22. Artur Carmel

    A direita bolsonarista abusa de gatilhos e a exquerda de Lula abusa de vacilos.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Lula não é igual, igual é o Gado idólatra de ambos os lados, defensores incondicionais de políticos. Só isso.

    2. Gilberto Rosa

      Pessoal do 8 de janeiro, arrependido, precisa acreditar que o Lula é igual, se sente menos tolo por ter seguido o monstro das joias e dos 700 mil.

  23. Ricardo Batista

    Pois é, depois que pioraram a economia, provocaram carestia e aumento da fome, e detonaram importantes programas sociais, só lhes resta mesmo a tal guerra cultural. E dá-lhe Brasil Paralelo, O Som da Liberdade e fábrica de fake news. Na Argentina já estão indo atrás até de desenho animado. Vai ser um vale-tudo, mas tomara que os mais pobres não esqueçam qual foi o governo do osso e do pé de galinha.

    Responda
    1. Artur Carmel

      Dois erros não fazem um acerto.m.n

    2. Artur Carmel

      Dois erros não fazem um acerto.m.n

  24. Hercilio Silva

    Extrema direita não é conservadora, ela quer destruir. Depende de mentira e distorções pra existir. E claro, do caos. País funcionando direito será péssimo para a extrema direita. Vai voltar ao seu tamanho normal.

    Responda
    1. jose batista

      Crescimento de rabo de égua, para baixo