Elio Gaspari > O veneno tem um nome: reeleição Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Então deveriam acabar com a reeleição no poder legislativo que é mais ruinosa do que no poder executivo. Vejam o caso do nefasto Bolsonaro!
E os muares,por não saber  pensar, investe contra o mensageiro e não o perdulário do erário. que torra dinheiro público para a Sua reeleição, com imensa propagandas autopromocionais.Ne nuntium necare  , et, Nihil tam simile quam Bolsonarium et Lulism pecus!
O Governo do Ex-Presidente FHC não foi perfeito. Longe disso, mas continou a domar a inflação via o Plano Real quando foi Ministro da Fazenda do Itamar Franco. O Governo FHC deu condições para que todos os governos posteriores tivessem condições de fazer um bom trabalho. Assim criou bases econômicas para o futuro sem a hiperinflação.
Sempre votei para FHC. Depois que ele colocou a reeleição percebi que era um oportunista como todos. Criou cartões corporativos, com gastos infinitos, Ministério da Defesa , Agências: órgãos dispensáveis, assessores e seguranças para Ex-presidentes, não cortou pensão para Viúvas de Ex-presidentes.Em suma, graças ao Itamar Franco teve o Plano real, porque se dependesse dele...
Toda reeleição deveria acabar. Executivo e Legislativo. E no Judiciário, perÃodos curtos em tribunais superiores. É tão óbvio que até cansa....
Sempre fui contra a Reeleição. Quando o FHC a colocou, eu que sempre votara para ele, desde quando era um desconhecido intelectual, percebi que ele era tão oportunista quanto os demais polÃticos e votei para Zé Maria do pstu. Ganhou no primeiro turno. A reeleição tornou o oportunista mais oportunista desde o primeiro dia. Só pensa no presente, e o mais longe futuro que pensa é a reeleição. E o dinheiro que os Oportunistas gastam em propagandas autopromocionais?Pobre Brasil.
Tá muito mais fácil valorizar a cgu, a pj, os tribunais de contas e o judiciário cumprirem seu papel na fÃscalização e punição dos desmandos que os gestores públicos fazem em contratos contrários ao interesse público, somente para enriquecerem, isso é muito pior e é o que vemos no brasil, o senado mesmo é uma casa cara, a câmara tbm, mt gasto e pouca discussão importante, todo dia querem mudar leis, mas não querem mudar a sua conduta, pois cgu e pf fortes afetam suas bases polÃticas, não.....
Se formos levar em conta a quantidade de anos que as castas se perpetuam no poder, a reeleição no legislativo é ainda mais nociva ao paÃs.
Gostaria de ver artigos desse jornalista criticando a reeleição quando os presidentes eram outros, por exemplo, Fhc.
fhc foi um irresponsável nesta matéria, tudo pelo poder e depois não apoiou o serra quando a teta secou
Depende do reeleito. Lula já foi bom para o Brasil em dois mandatos consecutivos. E será melhor ainda neste e no próximo mandato.
Seria ótimo!
FHC, esperança de um governo social-democrata depois de 30 anos de obscurantismo polÃtico-social, nos legou essa praga chamada reeleiçãoÂ…. e o pior, só isso!
A reeleição é um legado teratológico do ego inflado do FHC. Que sonhava se transformar em D. Fernando I, imperador do Brasil
e que tal firmar limites para reeleição no legilativo - algo como até 8 anos na câmara (1 reeleição) e abolir a reeleição pro senado? de outro modo, aquilo que rodrigão e tio elio querem é o mesmo que não desejam aplicar em seus próprios, aham, derrières.
Caro Elio seu artigo está perfeito, qquer pessoa de sanidade mental plena reconhece que a reeleição, obra infeliz de FHC, acarretou mais danos ao paÃs que alguma benesse.
No primeiro mandato, o polÃtico só age pensando na reeleição. Caso reeleito, fica sem saber o que fazer e tem um segundo mandato apenas esperando o tempo passar.
Sim, fim da reeleição para cargos majoritários e vedação de que qualquer parlamentar eleito ocupe cargo ou função no Executivo, em toda Federação.
assin-o: REELEIÇÃO NUN-CA MAI-S.
Ótimo, vamos acabar com a reeleição de todos, incluindo senadores, deputados e veradores.
Seo Elio, novamente vosmecê apenas ligou o ventilador e atirou palavras ao vento. É pueril, cinismo ou má-fé acreditar apenas no sentido estritamente republicano das doces frases do presidente do senado e/ou da Câmara; ambos adorariam que vivêssemos o Parlamentarismo. Se hoje já ostentam e curtem o poder, imaginem se fossem 1º ministro. O erro não está na reeleição presidencial, mas na impunidade e inércia dos orgãos de controle. Exemplo: toleraram todos os desmandos do Bozo. JK
Injustiça, senhor. A folha combateu o ,des,governo anterior desde o primeiro dia. Até antes. Foi na folha que se noticiou a val do açaÃ. O erro está sim, na reeleição: veja, por aÃ, as propagandas auto laudatórias dos oportunistas: municipal, estadual e federal,principalmente este.
Continuando: Vosmecê acredita honestamente que mesmo sem o instituto da reeleição, o Bozo e sua súcia não tentariam o golpe? Foram, a vida inteira condicionados a isso mesmo "dentro da quatro linhas"! É o Brasil uma aberração? Não em outros paÃses a reeleição funciona. Quanto a pensar desde o 1º dia apenas na reeleição, cite-me, vosmecê, algum polÃtico, dependente de votos, que não pense assim? Crime é crime em qualquer regime polÃtico! JK
É tão sintomática do oportun1smo de uma certa imprensa reconhecer obviedades quando interessa e esquecê-las convenientemente quando não.
Engraçado, só quem não está no governo propõe o fim da reeleição.
Os EUA sempre tiveram reeleição, mas após o abuso dela por parte do Roosevelt, limitaram-na a 2 mandatos. O Obama por exemplo, apesar de mais jovem que Trump e Biden não pode voltar. Acho que isso poderia ser seguido aqui. A presidência é uma espécie de monarquia temporária, mas a possibilidade do retorno posterior torna o regime monárquico demais, como ocorre com nosso Luiz 19.
Está é uma boa discussão mas não devia vir desacompanhada das mazelas que a reeleição no legislativo também traz. Põe que ninguém discute isso?
É preciso falar também das reeleições intermináveis para o legislativo. O fim reeleição apenas para o executivo teria como consequência direta a entronização do Centrão.
A reeleição pode, um dia, acabar, mas as normas constitucionais, no Brasil, sofrem de elasticidade e um belo dia ela volta.
O ex-Presidente FHC fez um governo bom, mas cometeu um erro ao apoiar a reeleição. Aà patina-se nos nomes de sempre, com as ideias de sempre, dizendo que entregarão um resultado que não seja o de sempre.
Bom governo ? Aa situação da economia brasileira em 2003 era de enorme fragilidade cambial e fiscal. O paÃs estava quebrado, sem reservas internacionais e submisso ao FMI; a inflação já superava dois dÃgitos e o desemprego atingia quase 12% da população; a dÃvida pública lÃquida, que era de 29,5% do PIB em 1995, atingiu 60% do PIB em 2002, mesmo após a elevação da Carga Tributária Bruta de 25% para 32% entre 1993 e 2002.
FHC fez um governo bom? Leia o seguinte artigo do Mauro Santayana(um prêmio à inteligência): ´´Santayana: Quem quebrou o PaÃs foi FHC, não Dilma``
´´Segundo o Banco Mundial, (worldbank1) o PIB do Brasil, que ERA de 534 bilhões de dólares, em 1994, CAIU para 504 bilhões de dólares, quando FHC deixou o governo, oito anos depois. E isso, apesar de o senhor FHC ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebrás, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras, com financiamento do BNDES e uso de “moedas podres”, com o pretexto de sanear as finanças e aumentar o crescimento do paÃs``.
Na época, achei que era necessária a reeleição de Fernando Henrique, para solidificar o Plano Real. A maioria das pessoas não tem consciência da proeminência da correção monetária na vida do paÃs. Continuo achando que a reeleição era então necessária, mas não tenho opinião formada quanto a mantê-la ou eliminá-la.
FHC não 'apoiou a reeleição'. Ele patrocinou o a PEC. Teria saÃdo melhor na foto se propusesse que valesse apenas para os próximos presidentes.
Falou Pacheco, o candidato a reeleição da presidência do Senado. Tem feito de tudo para mostrar aos senadores que merece mais esse voto. Não tinha ninguém melhor para usar como referência. É o paÃs da piada pronta!
Principalmente o deles também , senadores e deputados. EvitarÃamos figuras bizarras como Lira e Pacheco por tanto tempo
Eleição é ruim, mas só o Lula não desce nunca do palanque. Para os outros, perder a reeleição é ostracismo. Para ele, pode ser a reabertura do processo e nova condenaç4o em 3 instâncias com fartas provas por 9 juÃzes. Quase dois anos em reclusão não foram suficientes. Os outros que governem.
Considerando que não temos mais a quadrilha do Pillantrol & Marreco para inventarem provas e conluios, não vai mais acontecer.
Que comentário nonsense. Ruim na forma, incompreensÃvel no conteúdo.
Se copiássemos os americanos no que é bom, a reeleição seria permitida, mas só uma única vez e nunca mais. Daà criaturas como Lula, em quem votei por falta de opção, seriam coisa do passado e novas lideranças teriam espaço na polÃtica.
6 anos no primeiro mandato para coincidir com as de prefeitos depois 5 anos pra todo mundo inclusive no legislativo.politica virou profissão no Brasil existe até aposentadoria.
Gênios, Pacheco e Gaspari: acabada a reeleição, o governo de plantão trabalharia um nome do mesmo grupo polÃtico para permanecer no poder. Pacheco e Gadpari sabem disso? Sim. Não é erro. É ranço contra uma reeleição de Lula. Pacheco é novo nisso. Gaspari não...
Vê se cresce! Quer apostar na reeleição de um octogenário? Não se trata de acabar só com a reeleição para presidente da República. Precisamos acabar com esta anomalia, que cria coronéis e aborta o surgimento de novas lideranças paÃs afora. Já passou da hora. Que se dê a oportunidade de reeleição para os atuais mandatos, para não parecer o que tu sugeres, e chega!
Iniciativa indispensável e urgente, a reeleição é realmente uma toxina, um veneno em nossa vida pública. Sua eliminação não resolverá todos os problemas, mas será um grande passo avante.
Principalmente se, nessa eliminação, fossem incluÃdos os senadores, deputados e vereadores.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O veneno tem um nome: reeleição Voltar
Comente este texto