Poder > Esquerda ainda pena com evangélicos, e identitarismo é visto como barreira Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Coiso explorou muito bem esse eleitorado evangélico e agora essa bancada tem dificuldade de voltar com Lula. é que ficaram muito tempo detonando o petismo e agora ia pegar mal prácas com seu eleitorado voltar na boa com Lula. Estão num dilema entre sua natureza governista e o que dizer a seu fiéis gado eleitorado.
"... já cultiva rugas..." Não seria "rusgas"? Parece que a colunista está sob a influência vocabular de certo ex-juiz...
Enquanto os ditos "pastores" explorar a ignorância dos fiéis para enriquecer vai ser difÃcil o pensamento cristão prevalecer.
Eles se encataram, nesses quatro anos, com esse govermo de direita extremista de Bolsonaro, que além de encampar o negacionismo com sua cultura tiro, porrada e bala, também estimulou ataques à s instituições. Ou seja, um robusto pacote. Portanto torna-se difÃcil um diálogo com a esquerda.
Os católicos aprenderam a duras penas (Revolução Francesa) que religião e politica não devem se misturar. O Estado é laico e as religiões podem ter influência inclusive em quem vai votar, mas assumir diretamente essa responsabilidade é uma fria total. Uma hora vão perceber isso. DEUS (do velho testamento?) , FAMILIA ( qual das cinco???) PÃTRIA ( terras de quem???) e LIBERDADE ( para fazer o que????). Liberdade absoluta não existe.
.......Todos os que me odeiam ( a Sabedoria Divina) amam a morte ( eterna)......
A esquerda hoje sofre as consequências de ter inventado o bolsonarismo para obscurecer o antipetismo avassalador, o que se mostrou mais uma de suas inúmeras incoerências históricas, já que Lula e o PEB- Partido de Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), nunca foram de esquerda. Os verdadeiros intelectuais marcados pela autonomia de pensamento sabem disso e amam mais ao paÃs que a um partido, qualquer partido.Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Pautas identitárias da nova esquerda estadunidense, fruto de bem elaborada "engenharia social", com o apoio de ONGs, vieram para dividir a classe trabalhadora. Dividir para governar.
As religiões (crendices e mistificações) tendem a ser abandonadas assim que se desenvolve a educação e o espÃrito crÃtico e cientÃfico. É questão de tempo, poucas décadas.
Os comentários de muitos da esquerda acaba por corroborar o texto. Vou dar um exemplo prático do que seria, ao meu ver, fácil de ser resolvido. O casamento homossexual, se ficasse claro que seria o civil o obrigatório e não o religioso, seria bom pra todos. Pq obrigar uma igreja a fazer o casamento religioso? Sabemos que sempre tem um que quer fazer cena! Tem igreja que faz, mas o ser quer holofote e causar na que não faz! Sou gay e não entendo esse povo que quer só encher o saco também...
Sr. Gustavo, quando falei de PL? Não entrei na discussão de projeto A nem B, menos ainda na decisão do STF. Como você finge desconhecer gente que gosta d causar, vou fazer o que? Justamente por gente que acha que só tem gente lok@ em um lado da história que aparece PLs assim. O que mais tem é padre e pastor com medo de ser obrigado a fazer casamento religioso com medo de ser preso por acusação de homofobia. Se você não conhece isso deve ser por desconhecer e vc não fala por todos os gays.
O Sr desconhece os fatos! O projeto em discussão na CCJ tem por objetivo vetar a união civil entre indivÃduos do mesmo sexo reconhecida pelo STF. Eu duvido que existam casais gays interessados em se casar em igrejas de cunho fundamentalista. Seu comentário é um vislumbre da onda de desinformação que se alastra. Um absurdo sem tamanho.
Antes de mais nada, dizer que o PT é de esquerda não se justifica. Quando muito, é um partido progressista. Basta lembrar que sua polÃtica econômica, nos mandatos Lula/Dilma, foi uma continuação dos oito anos do governo Fernando Henrique. Penso que nem o Lula sabe qual é sua corrente ideológica. As igrejas, por sua vez, falam tanto do Reino de Deus, mas não largam o poder do mundo. Boa parte delas se transformaram em verdadeiros púlpitos de negociatas com mundo demonizado por elas.
o PT é um partido social-democrata. Não é de esquerda, pois deixou de ser socialista, anti-capitalista. É anti-imperialista, por isso os "americanos" o consideram de esquerda.
Primeiro vem o orgulho, depois vem a queda. . Só engana quem é bobo e ainda estão unidos a Bancada da BÃblia com a Bancada da Bala KKKKK
O Brasil é um estado laico, portanto, ateu. Quando um evangélico se mete em polÃtica deveria ser crime punido com multa e cadeia em caso de reincidência.
Rosmari, eu fiz uma brincadeira no meu comentário. Há diferenças, sim. Um estado laico é aquele que se mantém neutro em questões de religião. As leis são feitas com base em princÃpios seculares e não religiosos. Por outro lado, um estado ateu é aquele que desencoraja ou proÃbe a prática religiosa. Em regimes ateÃstas, o governo pode até mesmo tomar medidas ativas para suprimir a religião.
Desculpa Sérgio, lendo na pressa ,não observei o teu não.
Sérgio ,laico é o mesmo que ateu, de onde vc tirou isso ????? Se informe melhor, criatura.
Laico não é o mesmo que ateu.
Lucas, o Brasil é de todos os brasileiros, crentes e ateus.
Denuncia eles então rsrsrs Pode se acostumar pois nós somos maioria, o Brasil é nosso
Sou a favor de um Estado laico, mais o Estado não é ateu, para isso teria que ser laicista, cimo definido pela CF, como fez a Albânia. O único paÃs do mundo a se colocar como ateu na história mundial, na época do comunismo.
Como diria Ricardo Alexandre, autor de um livro sobre a relação entre religião, polÃtica e bolsonarismo, a esquerda consegue enxergar a minoria da minoria (e dialogar com ela), mas simplesmente não vê nem dialoga com o evangélico. É uma cegueira seletiva. Contudo, isso também não é exclusivismo da esquerda: a bem da verdade, tanto ela quanto a direita abriram mão de convencer o outro lado.
O Sr havia comentado no meu post anterior comparando ciência com arrogância. Arrogantes são os religiosos que acreditam que qualquer que não compartilhe de suas crenças está fadando a condenação. Não devemos engolir todo tipo de absurdos, mentiras e até violência em bom de deuses. O argumento da humildade é sempre invocado quando se aponta os absurdos religiosos. Ciência meu amigo, não é sistema de certeza, mas sim de dúvida. Religiao não é um sistema de diálogo, pois se baseia em fé.
Mais um grande problema para o paÃs além de Lira e do centrão, os fundamentalistas. Religião não deveria se misturar à polÃtica, ainda mais com esse pessoal tão fanático e tão retrógrado em suas pautas.
Lula é populista, inepto, irresponsável, patrimonialista e corrupto. O fato inusitado do Lula ser aceito por parcela expressiva da população brasileira é uma vitória para ele e uma gigantesca derrota para o paÃs.
Falta provar que ele é corrupto. O Moron não conseguiu, mesmo procurando desesperadamente e com todos os recursos. Quanro às outras xingações, são apenas bobagens.
Lula é tão ruim que venceu três eleições, e o ex presidente é tão bom que foi o primeiro da história da república que não se reelegeu, mesmo usando toda máquina pública a seu favor. Chora que passa.
O Brasil deve ser o único paÃs onde se discute a diferença de votos que está perfeitamente dentro do critério, aliás, 2 milhões é bem acima de 50% mais 1. E ignora o tanto de manipulação que teve pela reeleição. Amplo uso dos órgãos públicos, até mesmo da PRF.
O discurso da Érika Hilton ao pastor Eurico diz muito a respeito disso. Essas novas igrejas dependem da miséria e da opressão das pessoas para existirem e lucrarem. Nenhuma religião que vive dos lucros obtidos em campanhas de prosperidade tem interesse em ver pessoas sendo educadas e se tornando produtivas através do conhecimento e da técnica. O que traz esperança e saber que em geral após grandes surtos de protestantismo o efeito colateral e o aumento vertiginoso do secularismo.
Ao amigo que comenta abaixo, certamente secularismo não significa progresso. Porém, o avanço da religião significa retrocesso e superstição. Arrogastes são os religiosos que creem piamente que suas crenças são as únicas verdades possÃveis e que qualquer que não as compartilhem está condenado a algum inferno. Ciência não é sinônimo de esquerda, mas sim uma forma de enxergar o mundo com base na dúvida e não na certeza.
O avanço do secularismo não significa progresso, não deveria sinalizar esperança. Somos criaturas que idolatram algo; se não idolatramos Deus, nós idolatramos a polÃtica, o dinheiro, o sexo, o casamento. Isso que incomoda na esquerda, boa parte ateia: ela não vê a religião com seriedade; para ela, religião é uma fantasia boba que logo será superada pelo indivÃduo que juntar dois neurônios. Ela se vê como racional e livre das idiossincrasias humanas. É arrogante.
Agora, sobre evangélicos: sim, existe um grande preconceito da esquerda contra essas pessoas, vejo isso diariamente, demonstrações de ignorância que, muitas vezes, supera o que querem combater. O identitarismo criou um desafio pra própria luta de classe, mas não é anulando essa ou aquela força que chegaremos em algum lugar. O mais maluco é que Lula nunca fez nada pela comunidade LGBTQIA+, apenas recebeu apoio. O PT patina sempre com o identitarismo.
Essa narrativa da diferença dos votos só cola pra quem não acompanhou a compra de apoio para o 2º turno, os constrangimentos da PRF nas estradas e a tentativa de golpe no paÃs. A imprensa ama alimentar o bolsonarismo acima do antipetismo que, sim, são coisas diferentes. A máquina do Estado doi empregada como nunca para virar as eleições. Por sorte, escapamos. Não foi um simples desejo popular, não.
".. constatando que foi ‘usadaÂ’ a partir da sua fé, pode tomar um formato de bumerangue, com energia imprevisÃvel." Qdo esse bumerangue vai voltar na testa de Bolsonaro e falsos profetas? Se fundamentalistas evangélicos confundem democracia, teologia e demagogia, são os movimentos sociais q tem de ceder? Justamente os movimentos q há décadas lutam para modificar a "esquerda clássica", defendem o estado laico e reivindicam a garantia de direitos constitucionais para "todes"? É mole?
A verdade é que o PT é meio refém dessa turma do identitarismo e de gente como Stedile e Márcia Tiburi. Enquanto andar colado nesse tipo de gente, por mais boa vontade êxitos no campo econômico, vai ser difÃcil atrair um público mais conservador. E pra piorar no Lula já se um desgaste tÃpico da idade, e as escorregadas só se acumulam.
Engraçado como a esquerda "anti-identitaristas", quase sempre brancos cis gênero, e querem transformar em bode expiatório justamente quem vêm lutando, se organizando, pesquisando e descrevendo (com pesquisas qualitativas e quantitativas) como o universalismo abstrato aprofunda iniquidades de raça e gênero. A foto na rampa do Planalto era só pra engambelar?
Na bÃblia, quando juntou o Estado romano mais a cupula corrupta do templo religioso, deu no que deu. Nem Jesus escapou. E até hoje à s pessoas ainda insistem em colocá-los no poder.
Concordo. Esses fundamentalistas neopentecostais matariam Jesus novamente sem sombra de dúvida. Iriam chamá-lo de comu#nista, vaga#bundo e falso pro#feta!!!
Apaga que dá tempo...
Em cada rua da minha cidade tem um salão, um boteco e uma igreja... Um salão, um boteco e uma igreja... Um salão, um boteco e uma igreja... Convença os que querem ser salvos, os que querem estar bonitos e os que só querem uma cachacinha e conquiste o mundo.
Gente que nunca votou em Lula e nem vai votar. Gente que Perdeu as eleições. A economia melhorando, vão só gritar como sempre.
Essa é múuuuu
É uma situação muito complicada mesmo. Essas igrejas fundamentalistas convencem negros e mulheres de que racismo e machismo são invenções da esquerda malvada. Ao mesmo tempo tem uma ala da esquerda que vive em um mundo em que nada mais importa além dessas pautas. Tem uma igreja em cada esquina pra doutrinar a população. Muito difÃcil a situação.
Os evangélicos formam uma identidade religiosa, uma identidade social, uma identidade ideológica? Os evangélicos são a grande barreira no avanço civilizatório.
Como assim "levar o mundo evangélico a sério" se o que o mundo evangélico quer é destruir o mundo dos outros?! Esse segmento vive vociferando que tem que ser ouvido, mas não quer ouvir os demais e visa à aniquilação do diferente. Se a esquerda abraçar esse grupo em detrimento de retirar direitos de grupos como o lgbt (principal alvo deles), feministas, antirracistas etc, vai aceitar também que quem não tem direitos civis também não tem que pagar impostos, né?
A esquerda se identifica com a busca de justiça social, com reforma agrária, educação, habitação, salário digno e saúde para todos. Assim, evangélicos, católicos, espÃritas, etc..., quanto mais afinados com a luta dos injustiçados deste imenso Brasil, mais se aproximará da esquerda. Portanto, a questão é mais profunda e não se trata apenas de esquerda e religião.
O grande problema da esquerda é que no mundo inteiro ela luta contra tudo isso que vc citou, mas na prática não consegue êxito em nada. Só vive de retóricas.
Essas lutas não excluem nem se diferenciam das lutas por igualdade de gênero, proteção a religiões diversas, direitos civis para lgbts e justiça racial. São absolutamente convergentes. Quem acha que não, é pq quer enxergar a luta por igualdade de oportunidades, justiça social, direito à saúde e educação à partir de um eixo masculino, cristão e heteronormativo e o resto q se lasque né? O resto não tem direito a reivindicar, apenas a agradecer migalhas e pagar impostos na cabeça do esquerdomacho.
Se dependesse dos evangélicos, estarÃamos como o atual Irã.
Glauber tem muita clareza.
Marco, a esquerda brasileira não é nada extremista. É bem água morna, isso sim. Tipo social democracia light. O problema é a extrema direita, que é racista, violenta, fundamentalista, intolerante e terrorista, conforme vimos no 08/01. Não há dicotomia entre radicalismos no Brasil. Há uma ameaça neonazifascista grave. É a civilização x barbárie.
Verdade, mas por outro lado de dependesse dos extremistas de esquerda, estarÃamos como a atual Venezuela. É um mato sem cachorro!!!!!
$$$$$$
Para mim quem pena são os evangélicos com a esquerda.
Tem que acabar com pastor na polÃtica.
O Marco não entende que o trabalhador não sindicalizado é extremamente vulnerável. Completamente impotente frente ao capital. Certamente seria completamente escravizado se dependesse do mercado. É visão de quem ignora as relações entre classes completamente ou tem algum interesse em desarticular a união dos trabalhadores.
Concordo, assim como tem que acabar com os sindicalistas e membros do MST na polÃtica.
Citar Márcia Tiburi chega a ser ofensivo. Filósofa defensora de roubo.
Ah, não...
A propriedade é roubo (Proudhon).
Tem pessoas que se dizem religiosas, e fazem a obra do k peta, e tem pessoas que nunca leram toda a bÃblia e nem falam em religião, e no entanto agradam a Deus, em tudo que fazem
Não é preciso ser evangélico para se opor à propaganda gay é ao racismo contra brancos. Heterossexualidade não é um dogma religioso, mas um fato biológico indiscutÃvel: para a preservação da espécie humana é necessário haver casais heterossexuais. Está provado que o homossexualismo não é genético, por meio de estudo de gêmeos univitelinos. Defender censura e abuso judicial é que é fascismo.
Homoafetividade é que é um fato biológico indiscutÃvel: dezenas de espécies de animais praticam-no. E na questão da preservação da espécie humana, não estamos nem perto da falta de preservação humana, uma que vez em em 100 anos multiplicamos a população mundial por 7. O judiciário está fazendo o seu trabalho direito enquanto que certos fascistas acham que direito de expressão é igual a direito de cometer crimes.
Preconceito e uma visão simplista e distorcida do mundo andam de mãos dadas! Quando um gêmeo é homossexual, ser irmão tem chances de 20 a 50% de também o ser (univitelinos). Além disso, a epigenética começa a explicar muitos aspectos do comportamento humano. A homossexualidade está em todas as sociedades humanas e no mundo animal. Mas, independentemente da causa, é uma questão de respeito e humanidade, que faltam a tantos defensores da moralidade.
Na verdade a autocrÃtica tem que ser dos dois lados, se a esquerda precisa insistir e na aproximação e precisa mesmo se quer reduzir a polarização e unir um pouco mais o PaÃs como deseja Lula, por outro lado a direita e seus extremistas precisam rever a forma como atuam na polÃtica e entender que é preciso reduzir a desigualdade, respeitar a ciência e encarar certas hipocrisias que persistem apesar da derrota. Trabalhar e encarar a verdade ajuda, idolatria desmedida não engana mais ninguém.
Márcia, defina conservadorismo, por favor!
Existem religiosos e religiosos, assim como existem pessoas de boa fé e pessoas mal intencionados que usam a religião como instrumento de enganar e enricar.
Seu comentário mostra que você não entende nada dos evangélicos e tem o mesmo preconceito que jornalistas e polÃticos. A sensação de que a esquerda só usa evangélicos e religiosos de 4 em 4 anos é baseado em uma realidade. Lula e sua esquerda ignoram as pautas evangélicas conservadoras assim como água e óleo não se misturam. A ele só resta mentir durante sua campanha eleitoral e depois ser contra todas as pautas caras a cristãos e conservadores.
Religião e polÃtica não é bom para o paÃs, cada um tem sua religião, católica, evangélica, etc, polÃtica cada um vota em quem mais se identifica, também acredito que tem polÃtico que se diz de direita que se quer sabe o que é ser de direita, tipo um ex pr varrido e abjeto que se elegeu com voto evangélico, depois de eleito disse que era católico, mas para se eleger foi no rio Jordão se batizar como evangélico . Deus pesou a mão sobre seu governo que teve uma peste. A saber a bÃblia
A esquerda precisa não só saber fazer esse sanduÃche misto quente, como também o que vem primeiro. É lógico que ao buscar relacionamentos com as igrejas, deve-se priorizar as pautas econômico-sociais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Esquerda ainda pena com evangélicos, e identitarismo é visto como barreira Voltar
Comente este texto