Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MONICA APARECIDA DE LEMOS Lemos

    Atividade física consiste em exercícios sistematizados e periódicos. Empurrar caçamba e varrer chão é trabalho braçal.

    Responda
  2. JOSE CRETELLA NETO

    Mais um comentário: recomendo assistirem à série em 5 capítulos no Netflix "The Blue Zones - como chegar aos 100 anos de idade". Em nenhuma das comunidades estudadas - onde são comuns pessoas alcançarem os 100 anos de idade ou mais - se registrava alta renda dos habitantes. Pelo contrário, era sua forma simples de viver, sempre em contato com a Natureza e se deslocando a pé na maior parte do tempo, além de uma alimentação saudável (e barata, nos casos) o que os mantinha ativos por tantas décadas

    Responda
  3. JOSE CRETELLA NETO

    O artigo andou muito bem até a última frase. Atribuir problemas de saúde ao neoliberalismo é de uma miopia intelectual atroz. O autor atribui erros metodológicos aos estudos realizados. E onde está algum artigo científico que ligue o neoliberalismo aos problemas de saúde que aponta? Perdeu uma excelente oportunidade de encerrar seu artigo sem essa frase tola, pretensamente conferindo um tom político ao texto.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado José, existem varios artigos que comprovam que o melhor índice de expectativa de vida é a renda. Inúmeros artigos relacionam as desigualdades com o neoliberalismo, por promoverem a competição e a financeirização da vida. Um grande exemplo disso foram os dois governos que vieram após o Golpe na PR Dilma com Meirelles e Guedes e que terminam com 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. Dessa forma, me parece que o autor não cometeu nenhum equívoco.

  4. Marcelo Magalhães

    O maior indicador de expectativa de vida é a renda. Enquanto houver quem ganhe muito mais do que o outro com capacidade de comprar o seu trabalho, teremos essas situações esdrúxulas. Portanto não adianta procurarem saída na medicina, ou na tecnologia o caminho é combater as desigualdades.

    Responda
    1. Gisele Cezaro Burger

      Exatamente

  5. Gabriela Forti Teixeira

    Muito interessante! Importante considerar tantos outros fatores antropológicos que interferem na saúde, enxergando o paciente para além do corpo e dos fatores exclusivamente biológicos.

    Responda
  6. Paloma Fonseca

    Que o digam os antigos escravizados e servos, essas pessoas não tinham uma alta expectativa de vida devido ao trabalho pesado e exaustivo. Hoje em dia, quem tem instrução trabalha no setor de serviços (cada vez maior), as máquinas ocupando parte das indústrias e da agricultura. Os trabalhos mais precarizados são destinados a quem não tem instrução (ou muito baixa), mas é possível exercê-los com dignidade, segurança e salubridade, sem dúvida.

    Responda
  7. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Muito bom.

    Responda
  8. RAULAND BORBA BATISTA

    Tempos modernos: a robótica não chegou na indústria só para reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a competitividade no mercado. A robótica surgiu para que o trabalhador passasse a sofre menos na jornada do trabalho.

    Responda
  9. Rodolfo Smaran

    A exposição ocupacional continuada às vibrações pode causar sérios prejuízos à saúde do trabalhador ou mesmo do usuário eventual. Máquinas como: lixadeiras, parafusadeiras, britadeiras e lavadeiras de alta pressão dentre outras, são vendidas sem nenhum alerta para os problemas de saúde causam quando utilizadas continuamente. Veja, por exemplo, a Síndrome de Raynaud.

    Responda
  10. Carla C Oliveira

    Um alerta importante!

    Responda
  11. Paulo Edson Mazzei

    Um dos fatores que explica (ou tenta) a Dieta Mediterrânea é que os habitantes da área andam somente a pé, quase sempre em regiões íngremes, encostas, etc. E ai?

    Responda
  12. José Cardoso

    Os perigos estão no esforço muscular, excessivo e/ou repetitivo. Um minuto de descuido ao levantar um peso de mau jeito pode afetar a coluna. Além disso, ao contrário dos atletas, os trabalhadores muitas vezes suam usando calças compridas e camisas com mangas, além de luvas para se protegerem de objetos quentes ou cortantes.

    Responda