Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Mas onde está o liberalismo do senhor Guerdau? Ah, entendi, quer é socializar seu o prejuízo comigo.

    Responda
  2. Ezequias De Lima

    Espero que o senhor Gerdau não faça como alguns outros empresários brasileiros apelando para investimentos em 'inconsistências contábeis'. Oremos, irmãos!

    Responda
  3. Ezequias De Lima

    Espero que o senhor Gerdau não faça como alguns outros empresários brasileiros, e apele para investimentos em ‘inconsistências contábeis’. Oremos, irmãos!

    Responda
  4. Marcus Portella

    Gentiii...o liberalismo/capitalismo funciona assin: privatiza o lucro e socializa o prejuízo!

    Responda
  5. Nélio Bastos

    Josã Oliveira, não defendi reserva de mercado e sim investimentos reais na capacitação industrial do país. O que aconteceu em 90 foi a simples abertura das importações, com um parque industrial totalmente defasado tecnologicamente e com isso a indústria nacional quebrou, pois não tinha como competir. Talvez se tivessem feito um programa de modernização do setor, a história tivesse sido diferente. Em tempo, trabalhei com informática desde 1982, portanto conheci a COBRA, a Itautec, a Scopus, etc

    Responda
  6. Dartagnan Santos

    Sério? Liberal bilionário pedindo ajuda estatal? Estou perplexo, mas ao contrário.

    Responda
  7. Luis Zucatto

    Proteção do Estado a capitalistas, com empresas internacionalidas? Esses senhores não são os que defendem o "Estado Mínimo"? Mínimo, para quem? Quando suas margens diminuem em virtude de dinâmicas do mercado internacional, correm para o Governo, acostumados que estão a privatizarem os lucros e socializarem os custos.

    Responda
  8. Nélio Bastos

    Na realidade, o que o país precisa não é "proteger" nossa indústria (coisa que todos os países fazem), mas sim reindustrializar o país como um todo. Desde a a destrambelhada abertura de mercado promovida por Collor (sou contra a forma como foi feita, sem dar chance para o empresário nacional se modernizar), nossa indústria vem perdendo espeço, e empresas vem fechando, deixando de produzir e de gerar emprego e renda. Exportamos commodities e importamos todo o resto!

    Responda
    1. Nélio Bastos

      Josã Oliveira, não defendi reserva de mercado e sim investimentos reais na capacitação industrial do país. O que aconteceu em 90 foi a simples abertura das importações, com um par

    2. JOSÃ OLIVEIRA

      Reserva de mercado, aqui no nosso país, só serviu para a "nossa indústria" como diz você, produzir tralhas, totalmente, desatualizadas, e vendê-las por preços exorbitantes. Na indústria de computação, produziram o "fenomenal" COBRA! Na área automobilística, nem é bom relembrar!

    3. Ivo M Ferreira

      Exportar Minério "in natura" como faz e sempre fez a Vale do Rio Doce e outras Mineradoras lá de Minas Gerais, dá nisso: um dia o Aço acabado volta às suas origens!!!Não temos do que reclamar!!! Ao invés de taxar as Importações, aumente-se em mais de 30% todo Produto "in natura" Exportado.

  9. Ivan Cunha

    Na década de 80 volumes consideráveis de semi acabados (placas / aços planos e billets/blooms - aços não planos) quando poderíamos exportar acabados planos/ bobinas/chapas e não planos - vergalhões/perfis a partir das siderúrgicas nacionais. Sabiamente os chineses dominavam tais importações e, mais sabiamente ainda , passaram em menos de duas décadas após a importar minério brasileiro em volumes exponenciais a partir da Vale do Rio Doce e daí inverter o fluxo do comércio . Culpar o governo?

    Responda
  10. Nilton Silva

    A bolsa-empresário anda curta aí a galera reclama. Se a elite está reclamando, Lula está fazendo um bom governo.

    Responda
    1. RODRIGO TORRES COSTA

      Errado, Nilton. Se o empresariado está reclamando, em breve ocorrerão demissões e quem vai pagar o pato é o trabalhador, que perderá o emprego. Essa mentalidade tacanha da esquerda contra os empresários precisa mudar, para o bem do país.

  11. Alexandre Cunha

    O governo precisa calcular todos os impostos e burocracias contábeis das siderúrgicas brasileiras, todos os custos sociais, aí taxar as mercadorias importadas. Ok?

    Responda
  12. DERLAN TROMBETTA

    Uma elite que tem no Bolsonaro a sua aposta política, não merecem credibilidade alguma. Que projeto de nação cabe em sua ganância?

    Responda
    1. RODRIGO TORRES COSTA

      Sim, no povo não deveria dar espaço para políticos como Bolsonaro ou Lula, dois ignorantes gananciosos. O duro é que o país carece de alternativas, então os dois acabam se beneficiando com esse revanchismo. Que venham outros líderes, mais preparados e bem intencionados.

  13. Marcos Benassi

    Marcos, caro xará, foi bom cê mencionar a Vale, eu ia comentar justo o "desgraça de uns, sorte d'outros". Enquanto o seu Gerdau recrama, a Vale cava, fatura e enrola pra pagar as indenizações. Pena é que não desenvolveram marketing anti-desastre ambiental, podiam vender "aço sem cadáver". Infelizmente, não me condôo do seu Jorge: reaça e Bozolóide, que já recramou de aço turco, agora boqueja acerca de Xing-ling. Tá no direito e tem relevância; mas parece que gosta de capitalismo de compadres.

    Responda
  14. GUSTAVO DIAS GOTZE

    Ué, e a livre concorrência? Estes nossos liberais…

    Responda
  15. Marcelo Carneiro da Rocha

    É Marcão este negócio de aço é que nem jogo de palitinho e o Gerdau quando bebe fica inconveniente né , você deve saber.

    Responda
    1. Marcus Portella

      Nada sai de um bêbado que não esteja nele quando sóbrio.

  16. paulo werner

    Gerdau, o liberal, honrando a tradição!

    Responda
  17. Vilarino Escobar da Costa

    Empresário brasileiro quando ganha fica quietinho ; quando tem problema , vai logo pedindo ajuda ao governo...Quem não tem competência que não ae estabeleça! O grupo gerdau é um dos mais poderosos , inclusive com unidades no exterior , então está na hora de queimar gorduras para se manter competitivo, e não buscar remédio que resultará no encarecimento da construção civil nacional !

    Responda
  18. Pery Pedro

    As doações são uma piada. Segundo a Malu Gaspar, no livro A Organização, quando Mantega emparedou Emílio Oderbretch pedindo cem milhões, ouviu que ainda tinha trinta na Conta Corrente para sacar. Não, disse o braço direito da Dilma. São mais cem. A campanha, segundo seu coordenador Palocci, custou oitocentos. E a imprensa deveria só chamar Mercadante de Aracaju, seu nome na planilha de Pr0pln4. Seria um serviço de lembrança aos leitores. O do Lula era Amigo. O Bolso não tinha. Só asrachadinh4s.

    Responda
    1. Eduardo Mantegazza Camargo

      Quando alguém, em pleno 2023, tem a pachorra de citar qualquer coisa relacionada à "Farsa-à-Jato" como algo digno de credibilidade, podemos ter plena certeza de que se trata de um completo alienado.

    2. Marcos Benassi

      E?

    3. Dionisio DeBarros

      Gado pseudo-intelectual detectado.

    4. ALVARO PIMENTEL

      Livro fundamental

  19. Gaya Becker

    E dizer que esse empresário já foi conselheiro de Lula...

    Responda
  20. Artur Carmel

    O filho de Lula e Janja já vai nascer chinês.

    Responda
  21. Artur Carmel

    Noutro dia, estávamos importando óleo diesel barato da Rússia... Instigante é que mesmo com toda essa (em) balança comercial, para o consumidor brazuca, os preços estão sempre lá em cima. Ô Professor Pardal, ops, Haddad, dá um jeito nissaê.

    Responda
  22. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    A situação do setor siderúrgico no Brasil está crítica, pois o mercado imobiliário chinês está desacelerando, abarrotado de edifícios residenciais sem compradores suficientes. O aço que deve estar vindo da China é o aço para construção civil e a preços baixos. O grupo Gerdau tem 29.000 funcionários no mundo (Brasil, EUA e América Latina). Por outro lado, o PT recentemente assinou um acordo de intercâmbio e cooperação com o Partido Comunista Chinês. Que tipo de cooperação?

    Responda
    1. Marcus Portella

      Fábio, tens certeza que a China é comunista? Ou séria uma autocracia titulada como comunista? Engraçado este sonho molhado, digo vermelho do brasileiro? Ele prefere o diabo do que compartilhar a riqueza nacional, enquanto ele é tratado como cidadão de terceira categoria pela elite e Estado brasileiro.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Talvez seja para tirar os comunistas que se escondem debaixo das nossas camas.

  23. Wilson Barbosa Soares

    Nenhuma surpresa aqui. Lula 3 já provou que aceita chantagens, venham de onde vierem. Que o digam os ministros recentemente abatidos e as estatais cedidas "na moleza" para o centrão em troca de um apoio no congresso que ainda não se concretizou - se é que um dia isto acontecerá .

    Responda
    1. Pery Pedro

      O Valdemi aí de baixo está perguntando se o governo deveria terceirizar a governabilidade e passar o resto dos dias viajando e curtindo cocktails na Europa enquanto o Centrão governa. Acho que a sua pergunta está fora de hora. Ele já está fazendo isso. A essa hora o Bolso já havia aprovado a reforma previdenciária, a mais difícil de todas. O Lula ainda tenta mudar a biografia de corrupto condenado em três instâncias com amplas provas para perseguido político. Até agora só o cercadinho acreditou.

    2. Valdemir Barboza

      Vc acredita nisso que está falando. Porque esse empresário não pediu isso no ano passado quando o volume de compra já estava bem alto? E vc acredita que o atual governo deveria então simplesmente terceirizar o governo para o centrão como foi feito no governo anterior e cuidar de fazer motoristas empregar golpe de estado veladamente e curtir a vida as expensas do estado? Tudo muito legítimo não?

  24. marcos fernando dauner

    lentamente, ( ou rapidamente) os chineses estão matando o mundo . os agroboys da sojalãndia bolsomita que abram os olhos . Os chineses estão plantando soja na África . em breve podem deixar de comprar o nosso soja .

    Responda
    1. Carlos Telles

      Daí esses caras vão entender que tem um mercado de 200M de pessoas para eles atenderem.

    2. Márcia Caetano

      Só a soja? Qdo a China começar a colocar suas garrinhas de fora a coisa vai ficar bem feia...

  25. Aderval Rossetto

    Precisamos ser inteligentes! Taxação motiva dumping e implica em retaliação pela China às nossas importações. Precisamos de auxílios sociais diretos aos trabalhadores, como eles fazem, para termos salários baixos frente ao mundo.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      empregado chinês trabalha sessenta horas por semana e tem uma semana de férias no ano . Vamos fazer igual ?

  26. marcos fernando dauner

    Aço chinês fabricado com minério de ferro brasileiro . Quero ver alguém convencer a Vale a não vender minério de ferro para a China . é um choro de lágrimas de crocodilo

    Responda
  27. Dionisio DeBarros

    Governo precisa aumentar os impostos sobre metais importados da China. Sinos exportam a preços abaixo do custo de produção.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      basta não vender nosso minério de ferro para eles .

  28. Alaor Magno

    O grupo Gerdau doou milhões para a campanha do bozo e parece que está cobrando uma fatura que é do ex presidente. Errou em doar dinheiro para um derrotado e ainda se julga capaz de querer criar monopólio para a indústria do aço com a finalidade de aumentar a lucratividade com medidas protecionistas, sendo que são incapazes de fabricar aço com preços competitivos e usam ainda técnicas e gestão de produção industrial inadequadas.

    Responda
  29. Dalton Matzenbacher Chicon

    O problema é o que isso representa no balcão da loja de materiais de construção, e o que refletirá na reciprocidade tarifária inversa. Por certo que o custo de produção chinês é imbatível, e que estão com excedente de produção em relação à demanda interna, o que reduz ainda mais o preço de oferta. Mas, alheio a isso, o transporte do minério para lá e do produto acabado para agrega um custo, altíssimo, inexistente para a produção e distribuição do aço nacional. Difícil aceitar a ideia.

    Responda
  30. Dalton Matzenbacher Chicon

    O problema é o que isso representa no balcão da loja de materiais de construção, e o que refletirá na reciprocidade tarifária inversa. Por certo que o custo de produção chinês é imbatível, e que estão com excedente de produção em relação à demanda interna, o que reduz ainda mais o preço de oferta. Mas, alheio a isso, o transporte do minério para lá e do produto acabado para agrega um custo, altíssimo, inexistente para a produção e distribuição do aço nacional. Difícil aceitar a ideia.

    Responda
    1. Neimar Oliva

      Além disso o aço não entra sem impostos. O de importação é só um deles. Tem ICMS e PIS/COFINS. Some-se ainda, além do custo de transporte e seguros, o custo de capital parado (leadtime) e as inconveniências envolvidas (greve da receita, dos portuários etc). Mas é claro, o governo tem de avaliar a situação porque os chineses são frequentemente acusados de dumping.

  31. Samuel Fagundes

    O que nunca pode acontecer é que produtos estrangeiros entrem no Brasil pagando menos impostos que os produtos aqui fabricados. Isso é inconcebível

    Responda
  32. Valdo Neto

    Bem típico de empresário meia boca, mas que vomita liberalismo; incompetente para competir, pede ao governo maiores taxas para produtos importados dos seus competidores. Fakes e dissimulados como o Bolsonaro que tentaram reeleger à custa de muitos milhões.

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Se o governo tem a cara de pau de tentar taxar produtos de menos que 50 dollares vindos de lá, por que não com aço?

  33. Gerardo Xavier Santiago

    E o livre comércio, o livre mercado, a livre concorrencia? Onde fica o liberalismo económico defendido pela burguesía brasileira na hora de fazer "reformas" trabalhistas e da previdencia? Para defender os lucros ela apela para a intervencao do Estado malvado?

    Responda
  34. Gerardo Xavier Santiago

    E o livre comércio, o livre mercado, a livre concorrencia? Onde fica o liberalismo económico defendido pela burguesía brasileira na hora de fazer "reformas" trabalhistas e da previdencia? Para defender os lucros ela apela para a intervencao do Estado malvado?

    Responda
  35. edilson borges

    aumentamos as tarifas agora. daqui uns dias a china faz o mesmo. melhor pensar noutra saída, não?

    Responda
  36. carlos campos

    A elite super beneficiada pelo (des)governo do bozo, mostra suas garras e inconformidade com um governo progressista, que busca um pais menos desigual. Empresário brasileiro se acostumou a , num simples telefonema , conseguir o que quisesse e agora , nao tendo este tratamento, berra pra reclamar e tentar ganhar no grito. Esqueceram o que é dialogar, uma pena.

    Responda
  37. Daniel Vitorazzi

    Quando o calo aperta, discurso liberal vai para as cucuias.

    Responda
  38. FERNANDO ANTONIO GOMES MARTINS

    Ameaça velada nada embasada, lastimável esse pedido do setor de aço sem a consulta com os clientes do setor. O aço deveria ter proteção em alguns produtos e até o Reintega para outros produtos, tanto quanto menores tarifas ou até zero para alguns, também o abastecimento e os preços abusivos no mercado interno deveriam provocar um imposto de exportação. O imposto de importação é regulatório e a escalada tarifária seria o início de uma Política Industrial de Estado e não de Governos. Foi mal!

    Responda
  39. Giovani Ferreira Vargas

    Seja mais competitivo ou se aposente. Pressione o governo para diminuir os impostos internos. O erro está na tributação sobre a indústria nacional. Os estrangeiros são mais inteligentes e vão sempre nos ganhar no longo prazo. Não temos chances com uma liderança dessas.

    Responda
  40. FERNANDO ANTONIO GOMES MARTINS

    Ameaça velada nada embasada, lastimável esse pedido do setor de aço sem a consulta com os clientes do setor. O aço deveria ter proteção em alguns produtos e até o Reintega para outros produtos, tanto quanto menores tarifas ou até zero para alguns, também o abastecimento e os preços abusivos no mercado interno deveriam provocar um imposto de exportação. O imposto de importação é regulatório e a escalada tarifária seria o início de uma Política Industrial de Estado e não de Governos. Foi mal!

    Responda
  41. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Não podemos deixar a indústria interna exposta a predadores estrangeiros, mas, daí ...

    Responda
  42. Jameson Capela

    compraram bobinas na CHINA e lamino no BRASIL nacionalizando em chapas quente/frio. Sou engenheiro mecânico da terceira petrolífera BP. GERDAU, invente outra forma o fisco não e BOBO

    Responda
  43. José Cardoso

    É um malandrão. Sabe que esse governo 'disquerda' está cheio de gente que desconfia da livre concorrência e adora uma intervenção, seja com juros subsidiados ou tarifas de importação. Quem sabe não pinta uma mamata, digo tarifa, e ele consegue aumentar o preço de seus produtos no mercado interno?

    Responda
  44. Jose Silverio Lemos

    Sou apenas um leitor interessado em noticias econômicas. Mas confesso minha confusão: ontem lí noticia dando conta de que o Brasil é o país mais fechado do mundo! Agora essa noticia do aço! Quem está com a razão? o que sei é que milhares de industrias já fecharam no Brasil por causa da China. Viajo e vejo muitos galpões abandonados.

    Responda
  45. Amarildo Caetano

     preciso aumentar os impostos sobre as importações e proteger o que restou de emprego na indústria.

    Responda
  46. Luis Carlos Rodrigues

    O liberalismo e o neo-liberalismo dos empresários brasileiros vão até o segundo parágrafo. Só vale para os outros! Onde está seu investinento em produtividade e redução de custos para concorrerem com outros produtores de aço. Sempre é mais fácil o protecionismo para os industriais brasileiros!!!

    Responda
  47. Joao Pinheiro

    O caminho mais fácil, e geralmente procurado pelos empresários acostumados aos tempos de economia fechada, é sempre o mesmo: buscar a proteção do governo para seus mercados internos. Mas talvez o problema poderia ser dividido em duas pontas. Em uma, o governo aumentaria um pouco a taxa de importação do aço chinês. Não 25%, mas um tanto. Enquanto na outra, Gerdau, CSN e Vale reduziriam um pouco seus preços também. Não é só o comprador final que precisa levar na cabeça.

    Responda
    1. Alaor Magno

      O grupo Gerdau está cobrando a fatura da doação para a campanha do Bozo. Querem recuperara os milhões investidos na manutenção do bolsonarismo e a aposta milionária em doações para um candidato derrotado.

  48. PAULO CURY

    o minério sai daqui, tem um custo elevado de envio é processado e volta mais barato do que o produzido aqui Se não for dumping, seria interessante abrir a caixa preta e conhecer os custos da gerdau, antes de atender o pedido

    Responda
    1. Marcus Portella

      À princípio, senzala Brasil.