-
TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA
Mas onde está o liberalismo do senhor Guerdau? Ah, entendi, quer é socializar seu o prejuízo comigo.
-
Ezequias De Lima
Espero que o senhor Gerdau não faça como alguns outros empresários brasileiros apelando para investimentos em 'inconsistências contábeis'. Oremos, irmãos!
-
Ezequias De Lima
Espero que o senhor Gerdau não faça como alguns outros empresários brasileiros, e apele para investimentos em inconsistências contábeis. Oremos, irmãos!
-
Marcus Portella
Gentiii...o liberalismo/capitalismo funciona assin: privatiza o lucro e socializa o prejuízo!
-
Nélio Bastos
Josã Oliveira, não defendi reserva de mercado e sim investimentos reais na capacitação industrial do país. O que aconteceu em 90 foi a simples abertura das importações, com um parque industrial totalmente defasado tecnologicamente e com isso a indústria nacional quebrou, pois não tinha como competir. Talvez se tivessem feito um programa de modernização do setor, a história tivesse sido diferente. Em tempo, trabalhei com informática desde 1982, portanto conheci a COBRA, a Itautec, a Scopus, etc
-
Dartagnan Santos
Sério? Liberal bilionário pedindo ajuda estatal? Estou perplexo, mas ao contrário.
-
Luis Zucatto
Proteção do Estado a capitalistas, com empresas internacionalidas? Esses senhores não são os que defendem o "Estado Mínimo"? Mínimo, para quem? Quando suas margens diminuem em virtude de dinâmicas do mercado internacional, correm para o Governo, acostumados que estão a privatizarem os lucros e socializarem os custos.
-
Nélio Bastos
Na realidade, o que o país precisa não é "proteger" nossa indústria (coisa que todos os países fazem), mas sim reindustrializar o país como um todo. Desde a a destrambelhada abertura de mercado promovida por Collor (sou contra a forma como foi feita, sem dar chance para o empresário nacional se modernizar), nossa indústria vem perdendo espeço, e empresas vem fechando, deixando de produzir e de gerar emprego e renda. Exportamos commodities e importamos todo o resto!
-
Nélio Bastos
Josã Oliveira, não defendi reserva de mercado e sim investimentos reais na capacitação industrial do país. O que aconteceu em 90 foi a simples abertura das importações, com um par
-
JOSÃ OLIVEIRA
Reserva de mercado, aqui no nosso país, só serviu para a "nossa indústria" como diz você, produzir tralhas, totalmente, desatualizadas, e vendê-las por preços exorbitantes. Na indústria de computação, produziram o "fenomenal" COBRA! Na área automobilística, nem é bom relembrar!
-
Ivo M Ferreira
Exportar Minério "in natura" como faz e sempre fez a Vale do Rio Doce e outras Mineradoras lá de Minas Gerais, dá nisso: um dia o Aço acabado volta às suas origens!!!Não temos do que reclamar!!! Ao invés de taxar as Importações, aumente-se em mais de 30% todo Produto "in natura" Exportado.
-
-
Ivan Cunha
Na década de 80 volumes consideráveis de semi acabados (placas / aços planos e billets/blooms - aços não planos) quando poderíamos exportar acabados planos/ bobinas/chapas e não planos - vergalhões/perfis a partir das siderúrgicas nacionais. Sabiamente os chineses dominavam tais importações e, mais sabiamente ainda , passaram em menos de duas décadas após a importar minério brasileiro em volumes exponenciais a partir da Vale do Rio Doce e daí inverter o fluxo do comércio . Culpar o governo?
-
Nilton Silva
A bolsa-empresário anda curta aí a galera reclama. Se a elite está reclamando, Lula está fazendo um bom governo.
-
RODRIGO TORRES COSTA
Errado, Nilton. Se o empresariado está reclamando, em breve ocorrerão demissões e quem vai pagar o pato é o trabalhador, que perderá o emprego. Essa mentalidade tacanha da esquerda contra os empresários precisa mudar, para o bem do país.
-
-
Alexandre Cunha
O governo precisa calcular todos os impostos e burocracias contábeis das siderúrgicas brasileiras, todos os custos sociais, aí taxar as mercadorias importadas. Ok?
-
DERLAN TROMBETTA
Uma elite que tem no Bolsonaro a sua aposta política, não merecem credibilidade alguma. Que projeto de nação cabe em sua ganância?
-
RODRIGO TORRES COSTA
Sim, no povo não deveria dar espaço para políticos como Bolsonaro ou Lula, dois ignorantes gananciosos. O duro é que o país carece de alternativas, então os dois acabam se beneficiando com esse revanchismo. Que venham outros líderes, mais preparados e bem intencionados.
-
-
Marcos Benassi
Marcos, caro xará, foi bom cê mencionar a Vale, eu ia comentar justo o "desgraça de uns, sorte d'outros". Enquanto o seu Gerdau recrama, a Vale cava, fatura e enrola pra pagar as indenizações. Pena é que não desenvolveram marketing anti-desastre ambiental, podiam vender "aço sem cadáver". Infelizmente, não me condôo do seu Jorge: reaça e Bozolóide, que já recramou de aço turco, agora boqueja acerca de Xing-ling. Tá no direito e tem relevância; mas parece que gosta de capitalismo de compadres.
-
GUSTAVO DIAS GOTZE
Ué, e a livre concorrência? Estes nossos liberais
-
Marcelo Carneiro da Rocha
É Marcão este negócio de aço é que nem jogo de palitinho e o Gerdau quando bebe fica inconveniente né , você deve saber.
-
Marcus Portella
Nada sai de um bêbado que não esteja nele quando sóbrio.
-
-
paulo werner
Gerdau, o liberal, honrando a tradição!
-
Vilarino Escobar da Costa
Empresário brasileiro quando ganha fica quietinho ; quando tem problema , vai logo pedindo ajuda ao governo...Quem não tem competência que não ae estabeleça! O grupo gerdau é um dos mais poderosos , inclusive com unidades no exterior , então está na hora de queimar gorduras para se manter competitivo, e não buscar remédio que resultará no encarecimento da construção civil nacional !
-
Pery Pedro
As doações são uma piada. Segundo a Malu Gaspar, no livro A Organização, quando Mantega emparedou Emílio Oderbretch pedindo cem milhões, ouviu que ainda tinha trinta na Conta Corrente para sacar. Não, disse o braço direito da Dilma. São mais cem. A campanha, segundo seu coordenador Palocci, custou oitocentos. E a imprensa deveria só chamar Mercadante de Aracaju, seu nome na planilha de Pr0pln4. Seria um serviço de lembrança aos leitores. O do Lula era Amigo. O Bolso não tinha. Só asrachadinh4s.
-
Eduardo Mantegazza Camargo
Quando alguém, em pleno 2023, tem a pachorra de citar qualquer coisa relacionada à "Farsa-à-Jato" como algo digno de credibilidade, podemos ter plena certeza de que se trata de um completo alienado.
-
Marcos Benassi
E?
-
Dionisio DeBarros
Gado pseudo-intelectual detectado.
-
ALVARO PIMENTEL
Livro fundamental
-
-
Gaya Becker
E dizer que esse empresário já foi conselheiro de Lula...
-
Artur Carmel
O filho de Lula e Janja já vai nascer chinês.
-
Artur Carmel
Noutro dia, estávamos importando óleo diesel barato da Rússia... Instigante é que mesmo com toda essa (em) balança comercial, para o consumidor brazuca, os preços estão sempre lá em cima. Ô Professor Pardal, ops, Haddad, dá um jeito nissaê.
-
FABIO ANDERAOS DE ARAUJO
A situação do setor siderúrgico no Brasil está crítica, pois o mercado imobiliário chinês está desacelerando, abarrotado de edifícios residenciais sem compradores suficientes. O aço que deve estar vindo da China é o aço para construção civil e a preços baixos. O grupo Gerdau tem 29.000 funcionários no mundo (Brasil, EUA e América Latina). Por outro lado, o PT recentemente assinou um acordo de intercâmbio e cooperação com o Partido Comunista Chinês. Que tipo de cooperação?
-
Marcus Portella
Fábio, tens certeza que a China é comunista? Ou séria uma autocracia titulada como comunista? Engraçado este sonho molhado, digo vermelho do brasileiro? Ele prefere o diabo do que compartilhar a riqueza nacional, enquanto ele é tratado como cidadão de terceira categoria pela elite e Estado brasileiro.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Talvez seja para tirar os comunistas que se escondem debaixo das nossas camas.
-
-
Wilson Barbosa Soares
Nenhuma surpresa aqui. Lula 3 já provou que aceita chantagens, venham de onde vierem. Que o digam os ministros recentemente abatidos e as estatais cedidas "na moleza" para o centrão em troca de um apoio no congresso que ainda não se concretizou - se é que um dia isto acontecerá .
-
Pery Pedro
O Valdemi aí de baixo está perguntando se o governo deveria terceirizar a governabilidade e passar o resto dos dias viajando e curtindo cocktails na Europa enquanto o Centrão governa. Acho que a sua pergunta está fora de hora. Ele já está fazendo isso. A essa hora o Bolso já havia aprovado a reforma previdenciária, a mais difícil de todas. O Lula ainda tenta mudar a biografia de corrupto condenado em três instâncias com amplas provas para perseguido político. Até agora só o cercadinho acreditou.
-
Valdemir Barboza
Vc acredita nisso que está falando. Porque esse empresário não pediu isso no ano passado quando o volume de compra já estava bem alto? E vc acredita que o atual governo deveria então simplesmente terceirizar o governo para o centrão como foi feito no governo anterior e cuidar de fazer motoristas empregar golpe de estado veladamente e curtir a vida as expensas do estado? Tudo muito legítimo não?
-
-
marcos fernando dauner
lentamente, ( ou rapidamente) os chineses estão matando o mundo . os agroboys da sojalãndia bolsomita que abram os olhos . Os chineses estão plantando soja na África . em breve podem deixar de comprar o nosso soja .
-
Aderval Rossetto
Precisamos ser inteligentes! Taxação motiva dumping e implica em retaliação pela China às nossas importações. Precisamos de auxílios sociais diretos aos trabalhadores, como eles fazem, para termos salários baixos frente ao mundo.
-
marcos fernando dauner
empregado chinês trabalha sessenta horas por semana e tem uma semana de férias no ano . Vamos fazer igual ?
-
-
marcos fernando dauner
Aço chinês fabricado com minério de ferro brasileiro . Quero ver alguém convencer a Vale a não vender minério de ferro para a China . é um choro de lágrimas de crocodilo
-
Dionisio DeBarros
Governo precisa aumentar os impostos sobre metais importados da China. Sinos exportam a preços abaixo do custo de produção.
-
marcos fernando dauner
basta não vender nosso minério de ferro para eles .
-
-
Alaor Magno
O grupo Gerdau doou milhões para a campanha do bozo e parece que está cobrando uma fatura que é do ex presidente. Errou em doar dinheiro para um derrotado e ainda se julga capaz de querer criar monopólio para a indústria do aço com a finalidade de aumentar a lucratividade com medidas protecionistas, sendo que são incapazes de fabricar aço com preços competitivos e usam ainda técnicas e gestão de produção industrial inadequadas.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
O problema é o que isso representa no balcão da loja de materiais de construção, e o que refletirá na reciprocidade tarifária inversa. Por certo que o custo de produção chinês é imbatível, e que estão com excedente de produção em relação à demanda interna, o que reduz ainda mais o preço de oferta. Mas, alheio a isso, o transporte do minério para lá e do produto acabado para agrega um custo, altíssimo, inexistente para a produção e distribuição do aço nacional. Difícil aceitar a ideia.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
O problema é o que isso representa no balcão da loja de materiais de construção, e o que refletirá na reciprocidade tarifária inversa. Por certo que o custo de produção chinês é imbatível, e que estão com excedente de produção em relação à demanda interna, o que reduz ainda mais o preço de oferta. Mas, alheio a isso, o transporte do minério para lá e do produto acabado para agrega um custo, altíssimo, inexistente para a produção e distribuição do aço nacional. Difícil aceitar a ideia.
-
Neimar Oliva
Além disso o aço não entra sem impostos. O de importação é só um deles. Tem ICMS e PIS/COFINS. Some-se ainda, além do custo de transporte e seguros, o custo de capital parado (leadtime) e as inconveniências envolvidas (greve da receita, dos portuários etc). Mas é claro, o governo tem de avaliar a situação porque os chineses são frequentemente acusados de dumping.
-
-
Samuel Fagundes
O que nunca pode acontecer é que produtos estrangeiros entrem no Brasil pagando menos impostos que os produtos aqui fabricados. Isso é inconcebível
-
Valdo Neto
Bem típico de empresário meia boca, mas que vomita liberalismo; incompetente para competir, pede ao governo maiores taxas para produtos importados dos seus competidores. Fakes e dissimulados como o Bolsonaro que tentaram reeleger à custa de muitos milhões.
-
Rodrigo Cabral
Se o governo tem a cara de pau de tentar taxar produtos de menos que 50 dollares vindos de lá, por que não com aço?
-
-
Gerardo Xavier Santiago
E o livre comércio, o livre mercado, a livre concorrencia? Onde fica o liberalismo económico defendido pela burguesía brasileira na hora de fazer "reformas" trabalhistas e da previdencia? Para defender os lucros ela apela para a intervencao do Estado malvado?
-
Gerardo Xavier Santiago
E o livre comércio, o livre mercado, a livre concorrencia? Onde fica o liberalismo económico defendido pela burguesía brasileira na hora de fazer "reformas" trabalhistas e da previdencia? Para defender os lucros ela apela para a intervencao do Estado malvado?
-
edilson borges
aumentamos as tarifas agora. daqui uns dias a china faz o mesmo. melhor pensar noutra saída, não?
-
carlos campos
A elite super beneficiada pelo (des)governo do bozo, mostra suas garras e inconformidade com um governo progressista, que busca um pais menos desigual. Empresário brasileiro se acostumou a , num simples telefonema , conseguir o que quisesse e agora , nao tendo este tratamento, berra pra reclamar e tentar ganhar no grito. Esqueceram o que é dialogar, uma pena.
-
Daniel Vitorazzi
Quando o calo aperta, discurso liberal vai para as cucuias.
-
FERNANDO ANTONIO GOMES MARTINS
Ameaça velada nada embasada, lastimável esse pedido do setor de aço sem a consulta com os clientes do setor. O aço deveria ter proteção em alguns produtos e até o Reintega para outros produtos, tanto quanto menores tarifas ou até zero para alguns, também o abastecimento e os preços abusivos no mercado interno deveriam provocar um imposto de exportação. O imposto de importação é regulatório e a escalada tarifária seria o início de uma Política Industrial de Estado e não de Governos. Foi mal!
-
Giovani Ferreira Vargas
Seja mais competitivo ou se aposente. Pressione o governo para diminuir os impostos internos. O erro está na tributação sobre a indústria nacional. Os estrangeiros são mais inteligentes e vão sempre nos ganhar no longo prazo. Não temos chances com uma liderança dessas.
-
FERNANDO ANTONIO GOMES MARTINS
Ameaça velada nada embasada, lastimável esse pedido do setor de aço sem a consulta com os clientes do setor. O aço deveria ter proteção em alguns produtos e até o Reintega para outros produtos, tanto quanto menores tarifas ou até zero para alguns, também o abastecimento e os preços abusivos no mercado interno deveriam provocar um imposto de exportação. O imposto de importação é regulatório e a escalada tarifária seria o início de uma Política Industrial de Estado e não de Governos. Foi mal!
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Não podemos deixar a indústria interna exposta a predadores estrangeiros, mas, daí ...
-
Jameson Capela
compraram bobinas na CHINA e lamino no BRASIL nacionalizando em chapas quente/frio. Sou engenheiro mecânico da terceira petrolífera BP. GERDAU, invente outra forma o fisco não e BOBO
-
José Cardoso
É um malandrão. Sabe que esse governo 'disquerda' está cheio de gente que desconfia da livre concorrência e adora uma intervenção, seja com juros subsidiados ou tarifas de importação. Quem sabe não pinta uma mamata, digo tarifa, e ele consegue aumentar o preço de seus produtos no mercado interno?
-
Jose Silverio Lemos
Sou apenas um leitor interessado em noticias econômicas. Mas confesso minha confusão: ontem lí noticia dando conta de que o Brasil é o país mais fechado do mundo! Agora essa noticia do aço! Quem está com a razão? o que sei é que milhares de industrias já fecharam no Brasil por causa da China. Viajo e vejo muitos galpões abandonados.
-
Amarildo Caetano
preciso aumentar os impostos sobre as importações e proteger o que restou de emprego na indústria.
-
Luis Carlos Rodrigues
O liberalismo e o neo-liberalismo dos empresários brasileiros vão até o segundo parágrafo. Só vale para os outros! Onde está seu investinento em produtividade e redução de custos para concorrerem com outros produtores de aço. Sempre é mais fácil o protecionismo para os industriais brasileiros!!!
-
Joao Pinheiro
O caminho mais fácil, e geralmente procurado pelos empresários acostumados aos tempos de economia fechada, é sempre o mesmo: buscar a proteção do governo para seus mercados internos. Mas talvez o problema poderia ser dividido em duas pontas. Em uma, o governo aumentaria um pouco a taxa de importação do aço chinês. Não 25%, mas um tanto. Enquanto na outra, Gerdau, CSN e Vale reduziriam um pouco seus preços também. Não é só o comprador final que precisa levar na cabeça.
-
Alaor Magno
O grupo Gerdau está cobrando a fatura da doação para a campanha do Bozo. Querem recuperara os milhões investidos na manutenção do bolsonarismo e a aposta milionária em doações para um candidato derrotado.
-
-
PAULO CURY
o minério sai daqui, tem um custo elevado de envio é processado e volta mais barato do que o produzido aqui Se não for dumping, seria interessante abrir a caixa preta e conhecer os custos da gerdau, antes de atender o pedido
-
Marcus Portella
À princípio, senzala Brasil.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.