Ruy Castro > Bocas de cristal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pior que o Brasil possui o maior número de faculdades de odontologia do mundo. Não é que nem Portugal, aonde a odontologia é uma especializacao da medicina. SUS tem médicos, mas pouco investimemnto em dentistas.
Meu bisavô Mestre Naro e meu avô Newton (pronunciava-se Néfiton ou Néviton) eram protéticos e “dentistas”. Iam de sÃtio em sÃtio empelhetando extrações e dentaduras a granel de famÃlias inteiras. Um ou 2 dentes avariados era o aval para que eles extraÃssem todos os demais dentes sãos do matuto e fizessem de pronto um belo par de dentaduras com Risodent. Ganharam muito dinheiro.
Realmente era moda usar dentadura, e com aquele dentinho de ouro!
A Carapuça do meu comentário vai servir pra muita gente, ou seja metade dos brasileiros.
Ué! o presidente que vcs elegeram não tinha um programa nacional para melhorar o sorriso do brasileiro? Cadê ele? ora, ora, qualquer intervenção dentária com pinos de metal custa de 5 mil a 50 mil. Bem, mas que espera comer picanha todos os dias pode pagar isso. Eita pobreza, de dinheiro e de espÃrito.
Sugiro que volte para à porta do quartel pra pedir ditadura. Rsrsrsrsrs
A tecnologia evolui. Quase ninguém tinha ar condicionado na época.
Eita, que dedada no'zóio, carÃssimo. Aliás, na göela: entrou pela faia da tangerina bucal e bateu lá na amÃdala. Óia, eu tenho uma hipófise: é qualidade de produto - não do produto jogador, exatamente, mas da "imagem que move mundos", assim como fundos. Jogador é, agora, um ser multipropósito, o New Bombriw: influencia, vende, gera desejos, garante público, e eticéteras mil. Jogar bola é só a fase inicial pra todas estas atividades. Tão mais pra Marta Rocha que pra Garrincha, Ruy.
Marcos, andou sumido e seu humor estava sendo reclamado por vários leitores. Bentornato.
"Jesus não tem dentes no paÃs dos banguelas"....
Salvo engano meu, o primeiro governo a ter atenção a saúde bucal foi o de Lula1. Por acaso o coordenador deste programa era da UEM(Univ.Est.Maringá/Pr), Dr.Gilberto Pucca. O brasileiro médio aprendeu a cuidar melhor dos dentes do que o resto do mundo, usando aparelhos ortodônticos desde criança, prevenindo cáries e outras coisitas da boca. Comparem o custo de tratar dos dentes nos EUA e no Brasil, lá não tem SUS.
Sim, Maria Lopes, poucos deram importância a esta medida do Montoro, mas deu resultados.
De fato, a saúde bucal do brasileiro começou a melhorar nos anos oitenta quando várias campanhas passaram a enfatizar a importância de escovar os dentes, prevenir cáries e preservar os dentes sãos.
Soube que a filha da diarista aqui de casa vai colocar aparelho ortodôntico, sem custo. Mas que eu saiba o governo Montoro foi o ponto de virada: mandou fluoretar a água, o que custa pouco e deu os resultados que vemos é que permitem até colocar aparelhos ortodônticos nos dentes, para que, como sabemos, é preciso tê-los.
As crônicas de Ruy Castro são extraordinárias; eis um craque das letras que deveria ter salário maior que muito jogador no Oriente Médio ou ex-presidente acumulador de joias sauditas.
"Teclados esculpidos em alabastro". Genial, Ruy. Há muitos anos você uma reportagem sobre Bellini vendendo sapatos, salvo engano, na Playboy. Um clássico da reportagem, ´ procurei horrores para reler, nada! Na próxima coletânea de crônicas enfia como apêndice. o Clube do Ruy agradece.
alguns atuais nunca jogaram futebol a sério e assumiram apenas a vida dos negócios, como caixeiros viajantes para vender produtos em tempo integral, o que hoje chamam de influencers, o camisa dez do atual time da CBF é o principal exemplo.
Ah, tô contigo, Francisco...
O dentista que cuidou de nossos jogadores nas Copas de 1958 e 1962 foi o dr. Mario Trigo. Diziam que era um exÃmio contador de piadas, mas na verdade as contava para diminuir o medo de nossos craques durante os tratamentos.
As chuteiras não eram multicoloridas nem personalizadas tampouco.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Bocas de cristal Voltar
Comente este texto