Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Barbosa

    Complicado, mas só depende da legislação mudar e olha que isso está em discussão há mais de 10 anos e alguns estados já proibiram, ainda bem.

    Responda
  2. Celso Garcia

    Lamentável! Tecnologia às avessas, voltada à ganância e à destruição! Obs.: O texto diz erradamente que a soma dos principais produtores brasileiros é de 55,8 toneladas ! Com certeza é de quase 60 mil toneladas! Mas se não punirmos os criminosos logo logo serão apenas 55 tonelada mesmo!

    Responda
  3. José Antônio

    ´´Agrotóxico banido na União Europeia dizima abelhas no Brasil por culpa do(a)s camisas amarelas do agronegócio.`` Ainda bem que o MST não usa Fipronil.

    Responda
  4. Paolo Valerio Caporuscio

    Agro não é pop e sim agro é devastação.

    Responda
  5. Eliane Morosini

    Duvido que a bancada criminosa do boi permita a proibição do uso do tal agrotóxico. Que continuem morrendo as abelhas e sendo contaminados a água, o solo, o ar, os corpos brasileiros. Bandidos!

    Responda
  6. Neli de Faria

    Essa gente destrói a natureza! Parece que não tem filhos, não terá netos! Ou eles, quando a Terra for destruída vão comer dinheiro e beber moedas? Falta de respeito para as gerações futuras ! Respeito ao próximo já não tem, mas, custa respeitar o futuro de sua família?

    Responda
  7. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Agrodefensivo e não agrotóxico, segundo a bozolandia e a prócera ex-ministra Tereza Cristina, a agrotóxica. E a população acaba por ser contaminado (alimentos, água)... Mas e daí, tal Ok??

    Responda
  8. EBANO MACHADO PIACENTINI

    Se o jornalismo no Brasil evoluir , isso deveria ser a matéria de capa . É muito maos importante q as fofocas diárias de intrigas de poder . Evoluam , deem destaque ao q é de fato importante.

    Responda
  9. Robson J Oliveira

    Enquanto plantadores de frutas e produtos organicos, Como o MST com pequenas coperativas de produtos de valor agregado conseguem com alguns produtos ate U$ 25.000/ano/hectare e a Queiroz Galvao( que não é nenhum ecologista) consegue ate U$ 180.000/hectare por ano, com acerolas organicas transformada em polpa concebtrada para industria de alimentos e cosmeticos. A soja rende apenas U$3000/ha/ano e mata abelhas, desmata a amazonia, envenena o solo. etc. Probreza de espirito e economica !!!!!!

    Responda
  10. Joao Drebke

    Tá explicado porque não fecham acordo com a união europeia

    Responda
  11. AILTON SOUZA

    Se o agrotóxico destruiu milhões de abelhas na Europa e foi proibido porque aqui no Brasil está sendo usado. Cadê o Congresso Nacional que se preocupa com decisões monocraticas do Supremo. Bora proibir o uso aqui também!

    Responda
  12. Bruno Sebastião Neto

    De quem é culpa ? resposta de 1 centavo ,quem respondeu o estrume do Bostonaro acertou !"

    Responda
  13. Rodrigo Negrão

    Chama o mitinho pra liberar mais agrotóxicos...

    Responda
  14. Marcus Castro

    Os prejuízos causados por um agro como o Brasileiro são muito maiores do que seus benefícios. Secamos os rios, destruíamos as florestas, envenenamos o solo, matamos os animais, tornamos nossa vida desagradável, quente e sufocante. Tudo isso para ter pasto e soja, que vai virar ração mesmo. Não há nenhuma lógica econômica nisso, até porque o agro enriquece poucas famílias, boa parte delas grileiros. Não compensa de jeito nenhum.

    Responda
  15. Beckenbauer Simas

    Legado da ex-ministra da agricultura do governo Bolsssonaro, senhora Teresa Cristina. O Brasil será um grande deserto no futuro.

    Responda
  16. Julio Shiogi Honjo

    Para os nagacionistas do agro a flora, e por conseguinte a fauna, dispensa as abelhas. A imprescindibilidade foi inventada por cientistas comunistas, esquerdistas, petistas.

    Responda
    1. Jose Bolpet

      Resultado da liberação de 2.182 agrotóxicos pelo P o s te l a dr ão que governou o país nos últimos quatro anos.

  17. Marcelo Fernandes

    Viajando pelo interior de SP, o único cenário é de plantações a perder de vista. O de sempre: cana, soja, pasto e pouco mais. Nada de florestas, cidades ou indústrias. Nada. O país do futuro, tudo indica, trocou seu futuro pelo sucesso do agro. Como diz a propaganda, agro é tudo. Pois não vai restar mais nada.

    Responda
  18. Paolo Valerio Caporuscio

    Proíbem em outros países e empurram e prejudicam os meios ambientes dos outros, e o brasil submisso e estúpido sabem dos danos e continuam utilizando.

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      A questão é que, mesmo além mares, as coisas são muito interligadas. Acham que vão somente exportar o problema, logo, o problema estará batendo na porta deles, tendo arrombado, claro, nossa porta bem antes.

  19. jose prado

    Sou engenheiro agrônomo e digo que receituário agronômico é um escândalo! O CONFEA se faz de morto! É vergonhoso!

    Responda
  20. Noel Neves

    Essa é a política do Terra plana! Só cana, soja, e gado! Agro Bolsonaro! Dinheiro para poucos e má tan ça da flora e fauna. Vamos ter que trabalhar muito para reverter a política do viver agora.

    Responda
  21. Alexander Barbierato

    Papi BozoNero e Mamis Tereza, liberaram todos os agrotóxicos banidos no mundo.

    Responda
  22. Antonio Carlos dos Reis

    Enquanto as abelhas e a população morrem, os calhordas do agro enriquecem.

    Responda
  23. Audrey Constant Bruno

    Se 75% do que comemos é polinizado por abelhas, e o fipronil provoca mortandade maciça desses insetos, conclui-se que a fome virá.

    Responda
  24. Ricardo Arantes Martins

    Os agrotóxicos são um fato. Conseguimos por raras vezes substituir alguns por contenções naturais, no mais das vezes temos de suportá-los. Se há comprovação que um está destruindo além de suas funções deve ser banido. O Governo carece ser mais rápido nas análises.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A culpa é do governo, claro! Tudo se resolveria rapidamente se os agricultores criminosos fossem processados e condenados a pagar indenizações milionárias, não apenas aos diretamente prejudicados mas também à coletividade pelos danos ambientais causados e pela potencial agressão à saúde de todos.

  25. Claudia Rodrigues

    Não é mais ganancia, ambição, dinheiro. É o traço perverso da humanidade que está matando todas as espécies no planeta. Nos rios, mares, na terra, nas florestas. As abelhas é só mais um dos animais. Em cada ecossistema há uma prática predatória, que só visa o lucro. O planeta, como o ser humano, é um ser vivo.

    Responda
  26. Paulo Sales

    Cadê você marina silva? Cadê o ministro da agricultura? Cadê o ministro da saúde? Cadê o Lula? Tem alguém ai? Oi.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Oh hélio, quem te falou que eu sou Bolsonaro? Sua mente petista, binária de dois neorônios,?

    2. Flávio Guilherme

      Na hora do lucro: "ah, mas o governo quer pegar tudo!", "Estado inchado! Tem que cortar tudo". Na hora do problema: "Cadê o governo?".

    3. Helio Carneiro

      Uma das primeiras medidas do seu ex presidente e sua ministra Tereza foi liberar agrotóxicos que estavam proibidos e banidos em outros países! Esqueceu né?

  27. Ã lvaro Cristiano Reis

    Se um governo autoriza o uso desses agrotóxicos, o governo seguinte deveria, urgentemente, convocar os órgãos responsáveis e determinar análises técnicas e medidas para banir pelo menos os que já foram proibidos em outros países.

    Responda
  28. José Geraldo Pereira Baião

    E depois vêm nos enganar com esta história de que o "agro é pop"...

    Responda
  29. Dionisio DeBarros

    Mais uma extincao em massa de um inseto de importancia inigualavel para a civilizacao. Cortezia do agro que se acha pop. Ja repararam tambem sobre o desaparecimento dos pardais? Esse passaro antes presente em todos os cantos do pais, desapareceu assim da noite para o dia. Qual a explicacao para isso? Posso ate estar errado, mas parece haver uma correlacao inversamente proporcional sobre o avanco do agro no pais e o numero de animais silvestres.

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Mevia, não faz, ou melhor, não fazia parte da nossa fauna. Se bem que é um pássaro muito mais urbano. Obviamente ele não tem a menor culpa por estar aqui. Seja como for, é um pássaro que ajuda no controle de insetos, apesar de todo esse desequilíbrio provocado por nossa espécie. Eu não diria que os pardais desapareceram, mas certamente houve uma drástica diminuição da sua população. O mesmo pode ser dito em relação a inúmeras outras espécies de aves, mamíferos, répteis e insetos.

    2. MEVIA ILDA VIEIRA DIAS

      O pardal não faz parte da nossa fauna, veio com os portugueses.

  30. SAITI HIRATA

    Quanta ignorância será que sabem o que é polinização.

    Responda
  31. Antonio Renato de Andrade

    O homem é burro pra caramba mesmo!!!

    Responda
  32. roberta melissa oliveira sales

    Que nojento, que abjeto. A sociedade precisa se mobilizar contra este envenenamento em massa que o povo brasileiro está sofrendo. Até quando vamos tolerar? Até ficarmos todos doentes? E, será que já não estamos ?

    Responda
  33. florentina alves

    O agro é pop!

    Responda
    1. Antonio Carlos dos Reis

      O agro é morte.

    2. Ademar Adams

      O agro é tóxico.

  34. Cleomar Ribeiro

    ... depois da liberação dos transgënicos no Brasil o que se revelou foi que os anhangueras-agro-legis operam sistemas de escravidão e fazem o que querem e quando e onde e cono desejarem!...eles amam ter Ouro e escravos e que dane a população!!!...

    Responda
  35. Lorenzo Frigerio

    Grosseiramente falando, não existem maus agrotóxicos; existem maus engenheiros agrônomos. Leiam a bula!

    Responda
  36. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Já está passando da hora do novo governo rever está indecência, porque se deixar nas mãos do Ogronegocio, importarão .ais.

    Responda
  37. joaldo costa

    É o agro, tóxico como sempre. A agricultura predatória é isso. Desgoverno anterior foi inconsequente. Hora de reverter mais essa ... #BolsonaroNUNCAMAIS

    Responda
  38. Aderval Rossetto

    Há décadas as multinacionais sabem disso, assim como semelhantes mortalidade pelos neonicotinóides.

    Responda
  39. Felipe Cunha

    Agro é MORTE.

    Responda
  40. JANE SILVA

    Essa é a mentalidade do agronegócio no Brasil! Não importa os danos que causam ao meio ambiente e á população brasileira, o importante para os que praticam a monocultura é o quão ricos ficam. Para tanto, se organizam na chamada bancada ruralista e, em detrimento do interesse da maioria, boicotam o governo atual o quanto podem.

    Responda
  41. Abrão Lacerda

    O Brasil levanta mais esse título? Em Brasília, como se sabe, estão ocupadíssimos, cuidando de coisas mais importantes.

    Responda
  42. Jose Roberto X de Oliveira

    A seca do rio Madeira é de quem? A culpa do país ser subdesenvolvido e ser fornecedor de grãos e minérios é de quem? Desse agronegócio centenário que há séculos toma o Estado brasileiro para manter seus privilégios.

    Responda
  43. bagdassar minassian

    ... como é mesmo a hipócrita preocupação europeia sobre o meio ambiente que tanto pressionam o Brasil?

    Responda
  44. Abrão Lacerda

    O Brasil levanta mais esse título? Em Brasília, como se sabe, estão ocupadíssimos, cuidando de coisas mais importantes.

    Responda
  45. edilson borges

    o agro tão responsável é incapaz de contabilizar a quebra do negócio se faltar abelha? não. o agro é irresponsável e incompetente. só vai bem por questões de clima e disponibilidade de terras, é operacionalizado por gente completamente sem noção. não se alinham com avanços, acham que poderão superar as mudanças climáticas e o extermínio das abelhas. são bozolóides...

    Responda
  46. francisco xavier de azaredo neto

    Sugiro que leiam a matéria sobre como foi escolhido para o STF o ministro Kássio, tem relação com esta matéria. É revoltante ver como funcionam as coisas no Brasil.

    Responda
  47. Anna Amélia Meule

    sem abelhas não há vida.

    Responda
  48. Alípio Dias dos Santos Correia

    Isso não é novidade. Quem manda no campo é o agronegócio, muito bem representado no congresso pela bancada ruralista, eleita por uma população ignorante, totalmente alienada. Fora do congresso, a grande mídia finge espanto, mas é quem mais defende os interesses do agronegócio e dos ruralistas.

    Responda