Opinião > Um projeto que não deu certo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Bem assim!
É isso mesmo. A pandemia escancarou a nossa perversidade. Ah! Não... o ser humano adolescente deixou de se indignar com essas atrocidades há muito tempo.
Desculpa, mas isso parece com os textos que todo adolescente revoltado com a vida escreve nos seus primeiros anos de juventude. Ou quando quer impressionar alguém mostrando que tem ''consciência social''.
Na realidade somos animais intelectuais, e como tal não somos tão diferentes assim dos nossos parentes menos desenvolvidos que vivem na natureza. No mundo animal a luta por recursos é uma constante, e a prioridade é o próprio indivÃduo.
Somo um projeto falido? Talvez. Salvam-se aqueles que buscam transformar suas vidas, seu modo de viver, sendo ele mais econômico, sustentável, racional, justo consigo mesmo e para os demais.
No âmbito da psicologia, foi demonstrado mediante testes que a grande maioria das nossas decisões são tomadas pelo inconsciente. Pelos vieses cognitivos adquiridos principalmente na primeira infância (de 1 a 7 anos).
Caro Matheus, a maior parte das nossas decisões e atos revelam conteúdos inconscientes. No aspecto biológico, nossa respiração, batimentos cardÃacos, funcionamento dos nossos órgãos... Enfim, todas as funções vitais do nosso corpo ocorrem à nossa revelia. A vida tem a ver com escolhas. Nós somos a soma das nossas escolhas. E a maioria delas não é feita por nós. Você não pode escolher quando vai nascer; onde vai nascer; a famÃlia em que vai nascer. Nem mesmo quem vai amar.
Nosso maior diferencial como espécie é nosso maior desafio, e nos o temos usado mal: a liberdade de escolha. Diria que ainda não demos certo, Luiza; mas desconfio que a Natureza ainda aposta em nós...
Luiza, PrezadÃssima, não posso discordar da sua conclusão última, dado que tô longe de otimismos. Todavia, mesmo sendo pessoa comunÃssima -e, certamente, "comunista" ao olhar Bozolóide - não tendo a vestir a carapuça. Assim como vejo, em muita gente que me cerca, disposição continuada de mudança de hábitos, ao menos aqueles que têm influência na biosfera. Mas, retomo, creio que demos errado, no conjunto geral, e vamos sumir, sim. Pena, né? Mas parece que já Elvis.
Eu já tive essa visão romântica sobre animais, Benassi. Quando eu falo animais maus, falo sobre indivÃduos, pois animais também têm personalidade. Isso está nos vastos documentários do Animal Planet e do canal Discovery. Um entusiasta do ambientalismo,Timothy Treadwell, foi devorado por um urso. Ele prenunciou sua própria morte por esse urso mau em um dos seus vÃdeos. Exemplo bastante corriqueiro é o gato, que fica brincando, malvadamente, com o rato, até devorá-lo.
A articulista é ateia. Por isso, tem uma visão tão fatalista e distópica da vida e da espécie humana. Os que concebem um mundo sem Deus não podem ter esperança: na verdade, têm desespero. Por isso que querem viver o aqui/agora. Apenas o momento presente. Vivem só na dimensão estética, o que Lacan chamava de gozo. O que remete a um filme da década de 1970, de tÃtulo "Império dos Sentidos". Os tais ateus, para fugir de si mesmo, vivem sob o império dos sentidos.
Caro Matheus, A maior parte das nossas decisões e atos revelam conteúdos inconscientes. No aspecto biológico, nossa respiração, batimentos cardÃacos, funcionamento dos nossos órgãos... Enfim, todas as funções vitais do nosso corpo ocorrem à nossa revelia. A vida tem a ver com escolhas. Nós somos a soma das nossas escolhas. E a maioria delas não é feita por nós. Você não pode escolher quando vai nascer; onde vai nascer; a famÃlia em que vai nascer. Nem mesmo quem vai amar.
Os que concebem um mundo sem deus agem de forma racional, sendo os únicos e exclusivos responsáveis por suas consequências, sabendo que elas afetam diretamente o presente e o futuro. O todo poderoso está ocupado demais com outras coisas!
A abordagem da articulista sobre os animais irracionais tb é falha: há animais bons, mas há animais ruins e maus tb. Há homens maus e homens bons. O pior homem poderia ser mais mau do que o pior animal. Contudo, o melhor homem sempre será infinitamente melhor do que o melhor animal. Deus enviou seu filho, o Sr. Jesus, à humanidade para servir de modelo a ser seguido. A espécie humana seria a mais miserável da criação se tivesse que tomar como exemplo os animais, como cães, cavalos e gatos.
Quais os animais maus, Joel, por gentileza? Fiquei curioso.
Em geral, a visão de mundo de cada indivÃduo é um espelho do seu interior. Grosso modo, é como a expressão copo meio cheio ou meio vazio. A problemática dos valores éticos humanos não se resolve por uma mera fórmula matemática. Um destes valores, o principal, o Amor, cobre uma multidão de defeitos da humanidade. Umas poucas pessoas de alma bela que conheci serviram e servem para esquecer todos os dissabores pelos quais passei. É mais ou menos por aÃ.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Um projeto que não deu certo Voltar
Comente este texto