Poder > Direita domina redes sociais e deixa esquerda para trás na batalha digital Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O problema da esquerda é a arrogância e a sÃndrome do professor que faz cada esquerdista ter a visão de que a direita é apenas burra e vai capotar lá na frente. Eles sempre menosprezam a capacidade de direita de influenciar a sociedade e tomar conta das eleições e, quando você diz que a direita está próxima de dominar o cenário, eles riem de você e fazem aquela previsão de que nada vai acontecer.
Tenho me afastado cada vez mais das tais redes sociais e me sinto mais feliz. A extrema direita se dá bem por lá porque divulga fake news e distorções da realidade o tempo todo. Não vejo muito futuro para essa gente abjeta e infeliz. A verdade prevalece, basta ver que Lula deu uma sova no bozo mesmo com as redes socais favoráveis ao genocida.
Foi sova. Pela primeira um presidente, mesmo jogando sujo, usando todo poder do estado, perdeu para um oposicionista. Se conforma com a sova e vai tomar cloroquina.
Que sova? Foi 80% Lula e 20% Bolsonaro? Qual foi essa eleição?
Acho que a reportagem se engana ao dizer que a esquerda não sabe trabalhar com as redes sociais, que a esquerda não sabe se monetizar, etc. Temos centenas de artistas e celebridades que gostam de divulgar pautas de esquerda. Pessoas que tem milhões de seguidores. E outras pessoas que nasceram das novas mÃdias, como o Felipe Neto. O problema da esquerda é que ela sempre achou que entende o povo melhor do que ninguém. Só que ela se divorciou de uma grande parte do povo e ainda não percebeu.
Permitiu que a direita se apropriasse de suas pautas invertendo o seu sentido. O poder realmente não fez bem à esquerda que se acomodou achando que os movimentos sociais não eram mais necessários.
A dita "esquerda" brasileira é fajuta e corrupta, vive as custas de cargos dados a polÃticos inescrupulosos e de propinas das Estatais, está fadada ao esquecimento, dá alguns suspiros aqui e ali pelos Padrinhos no Judiciário e usa o dinheiro do Pobre para ajudar o Pobre. a Nova Força chama se Centro Direita pois, ninguém quer ver sua Filha no banheiro junto com um Travesti.
Oh barna, a direita junto com o Bolsonaro são todos corretos, não são corruptos. Boa piada
Isso se chama disparidade educacional, a começar pelor erros grotescos que começaram a aparecer em astronomia, ciências geral, etc, nada é melhor que um livro para concentrar seus pensamentos só no livro, mesmo didático, aproveitaram tudo, mas se esqueceram que seus dados, seu processador e seu telefone são anotados e seu perfil é feito pela tal ia.
Bom dia
Na verdade as redes sociais são para os fracos de mente. Pessoas que sequer se comunicam no mundo real, e quando abrem a boca é para expurgarem alguma de tantas das suas faltas de bom senso. Enfim, campo fértil para essa direita pobre de espÃrito.
Como talvez a maioria se encaixe na sua queixa a respeito da capacidade mental esse tipo de comentário só serve para se afastar do problema. Se persistir na inação que esse tipo de comentário representa o futuro será da direita.
Concordo em gênero, número e grau. Redes sociais são uma estufa de pensamentos rasos, adequados a uma população com pouco embasamento teórico. O erro não é da estratégia esquerdista. O erro é estrutural.
´´Direita, dona das mÃdias corporativas (impressas, radiofônicas, televisivas e digitais), domina redes sociais e deixa esquerda para trás na batalha digital.`` Estou sabendo.
Muito mais eficiente do que fake news é a grana news q
Por isso a direita domina, mané. Outra razão é que vocês souberam se apropriar dos conceitos e pautas da esquerda falseando e manipulando os, sabedores das limitações politicas do povo em geral e explorando mentirosamente seus valores, distorcendo-os com a eficiência de um nazista. Com essas armas a esquerda não joga, daà a dificuldade.
A eficiência da grana news mantém o PT no Governo há muitos anos. Até agora o Governo Federal despejou 25 bilhões de reais, tirando da saúde e educação para cumprir seus " acertos " no Congresso.
Faltou citar que a extrema direita tem uma vantagem de conteúdo, a porcaria feita para causar tem mais audiência, pode ver, coisas boas tem audiência muito inferior. E claro, os robôs, as fazendas de celulares e o conteúdo frequentemente mentiroso da extrema direita que usa até bandidos da darkweb para lhe prestar serviços.
Eu tem um conhecido que ele tem uma certa frequencia em me recomendar apps para diversos usos!... Ele é um semi-analfabeto em TI mas não para de falar para eu usar apps produtor de videos, app para folders, Fothoeditor, e etc, e nenhum deles estão na play store e nem na apple e nem na Microsoft.
....uma das recomendações sagradas é de nunca usar/instalar os Spy-Apps ( apps ' in natura' produzidos nas Start-Ups Crentes-TI!!!...
Os Anhangueras-evangélicos migraram para a TI, especialmente, na produção de SPy-apps!!!... Tempos virtuais, EAD,e etc!!! .... As classes e sub-classes (OOP) de crente-TI so todas ungidas, eventualmente, uma ou outra dirão, ungidas em Israel!!!!...
... os Crentes-TI e seus apps peligrosos!!!...os chamados SPY-APPs, apps produzidos especialmente para acessar microfones, cameras e todos os bancos de dados ( inclusive Nas núvens, clouds) de celulares e notebooks. Estes apps podem ser dos mais inúteis aos Mai's úteis!!!...use sempre play store ou i-store e nunca 'apps in natura' (skeleton key: apps In natura são apps sem as auditorias do google e da apple)
.. e sem as auditorias da Microsoft,é claro!!!....
A esquerda não tem como competir com a rede da direita onde tudo que se publica são fake news e coisas do tipo " isto a imprensa não mostra " , para o pessoal da,esquerda de olhar mais crÃtico estas construções baseadas em absurdos , mentiras , religião, fobias , militarismo , comportamentos não têm como prosperar e sinceramente me sinto muito feliz por ser assim .
Percebe-se sinais de uma tendência direitista ou bozo.nazista no autor da matéria, assim como no teor dos comentários dos ilustres citados. Tamanha é a ousadia que faltou dizer que a direita sabe interagir nas redes sociais e a esquerda é burra. Lembra o programa ARENA da CNN, onde é terrivelmente tendencioso, tanto nos debates qto nas informações sempre lembrando o ex-presidente JMBolzonazi. Concluimos que a ultradireita pode até avançar mais com as mentiras negacionistas e neonazifascistas...
TsPercebe-se sinais de uma tendência direitista ou bozo.nazista no autor da matéria, assim como no teor dos comentários dos ilustres citados. Tamanha é a ousadia que faltou dizer que a direita sabe interagir nas redes sociais e a esquerda é burra. Lembra o programa ARENA da CNN, onde é terrivelmente tendencioso, tanto nos debates qto nas informações sempre lenbrando o ex-presidente JMBolzonazi. Concluimos que a ultradireita pode até avançar mais com as mentiras negacionistas e neonazifascistas
A comunicação de massas refere-se ao modelo tradicional de comunicação, onde poucas fontes (como grandes emissoras de TV, rádios e jornais) transmitiam informações para um público amplo e passivo. Já a comunicação distribuÃda refere-se ao atual ecossistema digital, onde qualquer pessoa pode ser um produtor de conteúdo e as informações circulam em redes, muitas vezes de maneira descentralizada. Plataformas como Facebook, X, You Tube etc são exemplos desses novos meios.
Pô, Uirá, excelente texto; essa sua interação com os pesquisadores citados da pano para mais uns dois ou três bons artigos, não? Eu sugeriria botar na conversa a questão das micro-confianças estabelecidas em rede, caracterÃstica que a ultra direita tem sabido aproveitar de modo magistral.
Tem dinheiro da direita, tem, e muito. O autor só foi ingênuo. Não cita os robôs, a dark web com gente obscura a serviço da direita, fazendo "serviços" ilegais. Sem combater a ilegalidade e sem pestanejar contra conteúdo falso não há solução. Enquanto a ingenuidade predominar eles nadam de braçada, já mandaram as leis as favas tem tempo.
Se o mundo ficar se baseando e vindo pela internet , e o que polÃticos postam o mundo está perdido .
Especialistas? Daqui a pouco um robô com IA será presidente de un paÃs? Se no paÃs têm maior quantidade de pobres que de ricos (ou que se fazem de ricos) é lógico que a internet terá mais influência na população média/ alta, mas daà a ganhar eleições. Sei não.
A esquerda já era. Perdeu o controle das ruas e das redes sociais.
kkkk Falam isso desde o ano passado antes das eleições....
Ia me esquecendo: do Congresso Nacional também.
Uma questão importante não foi tratada, o histórico descrédito e revolta de grande parte da sociedade contra os polÃticos governantes. À medida que um polÃtico pseudo out side aparece, há um engajamento em torno dele. Dado que o campo progressista ocupou governos nas duas últimas décadas, as redes sociais nascentes deram voz à s manifestações, onde o que interessa é manifestar a revolta, por xingamentos e toda forma de insatisfação, com verdades relativas e de foro pessoal.
Realmente as esquerdas têm dificuldades para se comunicar com o povo devido ao seu academicismo e excesso de teorias. Mas, a direita tem a seu favor o dinheiro dos ricos para defender seus interesses. além de pregarem mentiras com mais facilidade que as esquerdas. Os "colunistas" e "comentaristas" da grande mÃdia também colaboram para essa situação.
Quando se fala em direita, tomemos cuidado. Não há linguagem da direita nas redes e sim o discurso da extrema direita. A extrema-direita absorveu a direita? Seria toda direita uma força reacionária e anti democrática? Logo vamos separar o trigo do joio. Não confunda mais ainda este miscelânia que se tornou o jogo polÃtico brasileiro. Vamos dar nomes aos bois, principalmente quando se torna uma reportagem que se diz feita a partir de uma pesquisa.
O fascismo dirige suas mensagens para massas indistintas. A esquerda para classes e segmentos sociais. Para esta, estar no chão dos movimentos sindical e social é a ação frutÃfera. O fascismo só quer as massas para assalto ao poder. A esquerda qer classes scoiais para organizar mudanças efetivas.
Onde é isso, Otávio? No Brazil ?
Em parte o colunista tem razão em relação as mÃdias sociais. A direita domina , mas nem tanto pela exploração do ódio e mentiras e sim por ter o controle da fonte. Quem são os donos do Google e da Meta ?
A esquerda é muitÃssimo bem representada em diversas instituições do estado e da sociedade civil. Alguns exemplos: STF, TSE, Justiça do Trabalho, imprensa e artistas. Todos defendem com afinco os interesses da esquerda, em especial os do PT. Entre tais interesses estão: proteção aos corruptos poderosos, aborto, descriminalização do porte de drogas, criminalização do porte de armas, fim do marco regulatório, defesa de privilégios para alguns setores da sociedade e gastos públicos exacerbados.
As redes sociais são muito boas para pintar telas em branco(mentes), e daà tirar proveito da situação social e polÃtica do paÃs....
Só mesmo a falta de caráter intelectual para comparar a comunicação da esquerda e direita. A direita dissemina mentiras, raiva, ódio, desinformação, negacionismo, calúnias, ataca minorias, etc. Enquanto a esquerda tenta manter o mÃnimo de decência possÃvel. Em um mundo de Tramps e InelegÃveis, com seus fanáticos seguidores apatetados, fica mesmo muito difÃcil a prevalência da ética, do respeito e da verdade. As estratégias de comunicação da esquerda e da direita são diametralmente opostas.
Tem que entender mais de conteúdo e menos de fanatismo...Mais Bretch e menos Odebrecht!
Para a exquerda brasileira será muito difÃcil retomar o Marx perdido. A própria tecnologia se encarregou de jogar no ventilador cyber os "mal feitos" dos gestores e partidos ditos de esquerda. Até bem pouco tempo, ser de esquerda era "ser legal". Mas não basta ser esquerda. Tem que ser gelol". A direita não dorme...
O problema é buscar ética num mundo que não tem nenhuma. Ao romperem-se os modelos tradicionais de decência, respeito e bom senso, as redes escancararam o vale tudo, no qual a única regra é faturar. Viva a mediocridade, a hipocrisia e a boçalidade!
Mas disseminar mentiras e ódio,claro que dá engajamento,agora filtra o que a direita põe nas redes sociais,não sobra nada,ali é só atacando a esquerda,seus polÃticos,agendas,mas propostas e idéias ,não se vê. Estamos só piorando politicamente.
sobre a comentário da Lúcia. Não dá para dizer outra coisa da Direita se não sobre ódio, violência, mentiras, ataques à minorias, desinformação, negacionismo, alienação, extremismo religioso, conservadorismo, hipocrisia. Isso é um fato, não dá pra negar. Foi nisso que a direita se transformou: sinônimo de mentira e ódio. Não precisa ser de esquerda para entender o óbvio. Agora, se a direita adotar uma postura minimamente ética e republicana, talvez a percepção sobre a mesa mude.
E incrÃvel, observem a forma como especialistas colocam as suas visões sobre esquerda e direita, sem o menor cuidado em já sair atacando a direita, daà entendo que o comentário fica prejudicado. E lamentável que sempre a estratégia seja essa, que a direita esteja precificada como ódio,fake news, a narrativa e sempre a mesma, a culpa só está duma lado da história, quando o ideal seria um conceito moderador, a direita tem mais capacidade de mudar com a tecnologia, simples assim,
90% de quem se diz da es quer da são analfa betos, é tanto que idolatram um.
Inteligência é bater continência para pneu, acampar em frente ao quartel, pedir ajuda a ETs....
ImportantÃssimo que se faça frente a este cenário macabro. Os bruxos da extrema direita acharam nas redes o melhor feitiço de todos os tempos, em sua força, alcance e capilaridade. E o que é a mentira para as vÃtimas que consomem todo este li xo, nessa imensa bolha de ódio e inverdades?? É preciso enfrentar as redes, o ódio e as mentiras urgente. Não vão desistir..
Bolsonaro foi quem iniciou mentir nas redes sociais apoiado pelo PL.
Falar mentiras na Internet não é um monopólio da direita, acho que ambos movimentos usam disso, a diferença é que a mÃdia tradicional está dominada pela esquerda e com rarÃssimas vezes se dá margem ao contraditório
Engano seu. A mÃdia tradicional é conservadora.
"A esquerda brasileira sempre teve dificuldades para lidar e compreender a comunicação. Isso continuou no cenário digital" (da matéria). A razão é simples: o discurso, conteúdo e associações que a esquerda promove são mentirosos, fora de contexto e e com uma visão torpe e limitada de sua ideologia retrógrada. Além disso, há um problema ainda maior: a formatação dos fanáticos fica restrita à superfÃcie; abaixo, não há valores palpáveis que encorajem engajamento. Vão defender fantasias, aragens?
A esquerda tende a adotar uma abordagem centralizada e hierárquica na comunicação digital, pois acredita no conceito de alienação, sendo assim a missão das vanguardas é levar luz as massas oprimidas. Isso à s vezes soa arrogante. Enquanto isso, a direita alimenta uma ilusão de autonomia individual, atacando sistemas centralizados de comunicação. Por isso, funciona bem nas redes. As duas situações são propÃcias para extremistas.
A certeza da punição inibe o crime. A extrema direita gosta tanto de falar em cadeia que deve refletir sobre seus atos de dentro dela.
Multas pesadas também ajudam a retirar a remuneração obtida de maneira difamatória e ilegal.
O conforto em propagar fake news sem qualquer questionamento e constrangimento é a marca registrada da direita e isto vai se agravando à medida que se aproxima da extrema. A esquerda ainda tem crises existenciais relacionadas a isto, mas vemos a adoção desta técnica na extrema.
É bom separar direita de extrema direita reacionária
Diferença está na mentalidade de eterna frustração se fica fora do poder.
Direita, esquerda e centro (liberal) são as três ideologias capturadas pelo liberalismo. No fundo são todos iguais atualmente. A direita que é conservadora sempre teve mais domÃnio da propaganda mainstream. Leiam o livro "Porque o Liberalismo fracassou?" de Deneen. É o liberalismo que tem o slogan "Democracia e Liberdade". A extrema desigualdade social e as contradições internas levam a esse final melancólico, pois nenhum deles representam mais os desejos dos povos ocidentais.
A esquerda deixou de ser esquerda e passou a defender a agenda do Banco Mundial e do George Soros promovendo o homossexualismo para reduzir a natalidade. A maioria das pessoas se opõe radicalmente a esse projeto, daà o sucesso da chamada direita. Se a esquerda defendesse a famÃlia e a liberdade de expressão seria popular, mas não teria a grana do Banco Mundial e do Soros.
Rapaz, que criatividade. O chá é de que mesmo?
Esquerda sempre foi e será retrógrada.
A esquerda é incompetente na comunicação e, quando chega ao poder, é tão pouco republicana quanto a direita. Vide a dificuldade de Lula em fazer nomeações para o poder judiciário. Se a esquerda tivesse um norte mais republicano e menos ideológico e politiqueiro, talvez produziria uma comunicação mais assertiva.
Quem fala de direita e esquerda é de direita? Ou de esquerda? O tÃtulo poderia ser: Facistas dominam redes sociais e deixam comunistas para trás na batalha digital. Ou: Republicanos dominam redes sociais e deixam democratas para trás na batalha digital. Ou donos do dinheiroÂ… e deixam os sem dinheiroÂ…
Não se combate o crime cometendo-o. Somente a aplicação da lei já bastaria para aprisionar os ratos-de-esgoto que trafegam, impunemente, nas redes antissociais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Direita domina redes sociais e deixa esquerda para trás na batalha digital Voltar
Comente este texto