Poder > Gilmar reage a Pacheco e critica ideia de mandato para ministros do STF Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. paulo da silva

    A tese deixaria muito pior o cenário. Pacheco sabe. Sugiro o carga de presidente da Câmara e do Senado só uma vez. Deputados dois mandatos. Idade para o senado, a caso dos senicos, 55 anos. Deputados acima de 40 anos. Acabar aposentadoria para depudaos e senadores. Senadores um mandato. Vamos reformar? Há este é o país dos bananas.

    Responda
  2. Clovis Deitos

    Eu mesmo não sendo de direita, acho que está na hora do Congresso pensar em democratizar mais a República. Criando mandato fixo para ministros do STF, 9 anos. Aproveita e acaba com a máfia das reeleições em todos os níveis.

    Responda
  3. Ivo Ferreira

    Se o Gilmar é contra e a maioria dos comentários da Folha está apoiando o Gilmar, tá na cara que o Pacheco está com a razão. O sujeito vai pro Supremo e começa a se achar um deus. Seja terrivelmente evangélico, seja terrivelmente corrupto, ou até mesmo se acumula qualidades...

    Responda
  4. joao lima

    O Congresso é que deve selecionar o pessoal do STF, TSE, Advocacia Geral e outros correlatos exigindo além do saber notório, conduta ilibada exames psicológicos, exame de saúde, idade e duração do mandato de 04(quatro) anos e depois do mandato de 04 anos fazer nova seleção a outros! Não aceitar por Indicação! Democracia Plena e Liberdade de Imprensa!

    Responda
    1. paulo da silva

      E o congresso?

  5. Samuel Santos

    Esse sujeito está apenas tentando fazer algo (seja lá o que for), para marcar sua gestão medíocre na presidência do Senado e fo Congresso. E essa proposta tem ressonância, num senado conservador, vexatório e anacrônico. Embrulha o estômago, isso sim!

    Responda
  6. moises guimarães

    Graças ao STF e TSE continuamos na democracia. Congresso foi convenientemente omisso com o golpe, pandemia, etc. Mas...Até tu Pacheco!?

    Responda
  7. Fernando Santos

    Não foi ele mesmo que disse que se um juiz quer entrar na discussão de leis, que ele saia da magistratura, se candidate, ganhe e fizesse projetos de leis e as aprovasse? Não tenho certeza ... Isso que ele faz não é interferência política, ameaça velada? Eu votei no Lula, mas também não sou cego! Se ele quer discutir projetos de lei, que ele saia do STF e vire deputado ou senador.

    Responda
    1. Ricardo Pereira Ignacio

      Votou no Lula ? Mas ele não é corrupto ?

  8. Valdir Teixeira da Silva

    Nunca fui fã do min. Gilmar Mendes, mas ultimamente só tenho elogios. Graças ao STF não temos um ditador de república de bananas no poder. E o Senado o que fez? Todo o congresso estava se locupletando com emendas secretas.

    Responda
  9. Rogério Pena Siqueira

    Ja era, não tem solução

    Responda
  10. Rogério Pena Siqueira

    Cansei!

    Responda
    1. Rogério Pena Siqueira

      E continuo cansadoÂ…

  11. moises guimarães

    STF e TSE, os poderes que agiram contra o golpe, pandemia, etc. Ante um congresso calado e omisso, hoje cheio de viúvas do Bolsonaro querendo vingança. Agora, até tu Pacheco!!

    Responda
  12. Luiz Bartolotti Bartolotti

    O que o Senado deveria fazer e’ ter uma postura ética em relação a sabatina de ministros , todos votam com interesses próprios , e’ uma vergonha termos ministros de baixa qualificação como Kassio e Mendonça, o Pacheco se esqueceu que os Senadores nada fizeram durante a pandemia , poderiam criar uma PEC para obrigar gestores a obedecer a Ciência e evitar 700.000 mortes e sequelados .o Centrão deixou o genocida fazer a maior perversidade contra o povo .

    Responda
  13. Marcos Longaresi Carvalhães

    O Pacheco quer mexer com os Deuses do Olimpo, não vai prestar, aquele pessoal do STF é intocável, rasgam a Constituição quando bem entendem, não vai prestar mesmo Pachequinho.

    Responda
  14. Andre Amorim

    Se tivesse concurso publico para STF, seria poucos os que já estão lá, que teria sido aprovado em concurso, infelizmente é indicação politica! O ideal é mandato de 5 anos, é um absurdo ministro fica lá ate os 75 anos.

    Responda
  15. Djalma Filho Costa e Silva

    Ministro Gilmar, o presidente do Senado não merece nem resposta por sua proposta esdrúxula. Que, aliás, só está fazendo exato igual à celebre passagem de La Fontaine: as uvas estão mesmo verdes. Ou seja: Pacheco gostaria de uma vaga no STF. Como não vai conseguir, tenta um modo de criar eventual nova investida, antecipando aposentadorias. Ridículo. Gilmar 10, Pacheco zero .

    Responda
  16. Djalma Filho Costa e Silva

    Ministro Gilmar, o presidente do Senado não merece nem resposta por sua proposta esdrúxula. Que, aliás, só está fazendo exato igual à celebre passagem de La Fontaine: as uvas estão mesmo verdes. Ou seja: Pacheco gostaria de uma vaga no STF. Como não vai conseguir, tenta um modo de criar uma eventual nova investida, antecipando aposentadorias. Ridículo. Gilmar 10, Pacheco zero .

    Responda
  17. Djalma Filho Costa e Silva

    Ministro Gilmar, o presidente do Senado não merece nem resposta por sua proposta esdrúxula. Que, aliás, só está fazendo exato igual à celebre passagem de La Fontaine: as uvas estão mesmo verdes. Ou seja: Pacheco gostaria de uma vaga no STF. Como não vai conseguir, tenta um modo de criar uma eventual nova investida, antecipando aposentadorias. Ridículo. Gilmar 10, Pacheco zero .

    Responda
  18. Rosamaria Silva

    Devemos ao STF, as inúmeras vidas poupadas quando durante a pandemia interferiu na questão da vacina e isolamento, impondo-se ao negacionismo científico, bem como, devemos ao supremo e não ao Congresso, a manutenção do Estado Democrático e de Direito. Estranhamente discutem rever mandato e limites do STF. Por quê não questionam seus mandatos, suas competências , projetos que revertam para o povo. No fundo, querem legislar, julgar e executar, haja visto as chantagens impostas ao Executivo.

    Responda
    1. ademir sampaio de campos

      Verdade, o congresso está muitíssimo pior que o judiciário.

  19. Paulo Lopes

    Seria inconstitucional. Para ter validade, uma proposta do tipo teria que ser encaminhada pelo Judiciário.

    Responda
    1. ALVARO PIMENTEL

      PEC não tem iniciativa privativa

  20. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

    Gilmar 10 X Pacheco 0

    Responda
  21. Hamilton Octavio de Souza

    Além de liberar criminosos ricos e poderosos da ação da Justiça, de só combater a Lava Jato depois que o COAF identificou depósitos atípicos de sua mulher, de captar recursos públicos e privados para os eventos de sua empresa e de dar palpites grosseiros nos mais variados assuntos, Gilmar Mendes é especialista em distorcer o conteúdo dos debates. O problema do STF não é a duração dos mandatos, mas a submissão canina e a baixa qualidade dos ministros escolhidos por presidentes fracos eticamente.

    Responda
    1. Matheus Teodoro Silva Filho

      Concordo com Hamilton. Se os excelentíssimos estivessem fazendo justiça, não estariam sendo criticados.

    2. Elcio Simielli

      Boa noite, Júlio. O povo elege os semianalfabetos que por sua vez, escolherão os ministros do STF.

    3. Julio Shiogi Honjo

      Eos parlamentares são uma sumidade, não? Uma significativa parte dos legisladores não tem capacidade nem discernimento para criar um regulamento de jogo de pebolim.

  22. Mário Granato Júnior Granato

    Deveria ser um cargo eletivo, acabou o mandato até logo vão com Deus

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Imagina um monte de jatene, maluf, liras e cunhas no STF!

  23. Mário Granato Júnior Granato

    Deveria ser um cargo eletivo, acabou o mandato até logo vão com Deus

    Responda
    1. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      Eleitos, seriam representantes. Então, teriam que dar satisfação eleitores, julgar como eles gostariam que fossem os julgamentos. Não funciona. Lugar de eleito, de representante, é no parlamento.

  24. GINO AZZOLINI NETO

    Tranquilo para reafirmar que os ministros do STF devem ser magistrados, com no mínimo 50 anos, obras publicadas, mestrado /doutorado, aposentadoria aos 70 anos, proibidos de advogar após a aposentadoria. Os únicos magistrados do STF atualmente são Rosa Weber e Luiz Fux. Os demais foram escolhidos e apadrinhados por políticos que estabelecem uma barganha de poderes. São medíocres. vivem dando entrevistas, palestras no exterior, carros, seguranças e comida boa e juízes federais no gabinetes.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Governadores deveriam ter mestrado ou MBA, o mesmo para Senadores e o presidente da República. Isso de analfabetos e incultos no poder leva à sub representação dos valores morais no parlamento.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Todos, absolutamente todos, os juízes do STF foram escolhas políticas, meu caro. Não seja ingênuo.

  25. Cleomar Ribeiro

    ... os Anhangueras-legis desejam implementar modo-mandato para o STF e Odo vitalício-hereditário para o congresso! Tipo império de antigamente!!! Os sinhozinhos do congresso estão trucolentos mesmo! Estão famintos e sedentos por ouro e por escravos para perpetuar mesaa farta!!!...sinhozinhos inúteis!!!

    Responda
  26. MARCIO Gionco

    Esses caras não são eleitos, há os que têm saber jurídico raso e mesmo os que foram reprovados no exame da magistratura (Toffoli, o que beneficiou os réus da lava jato). Olha o tamanho do poder que se concentra nas mãos deles. Tem que mudar esse jogo.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Botar mais "terrivelmente evangélicos"?

  27. Marcelo Albuquerque

    É ridícula essa legislação de no mínimo 35 e sair com 75 anos, eram para sair com 70 mas eles mudaram a legislação para 75 anos! Um ministro no poder a 40 anos , sem prova sem ser juiz, e partidário! Que seja da direita ou esquerda! Isso é uma aberração,

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      A aposentadoria dos ministros do STF era, até 2015, aos 70 anos. O então presidente do Congresso, Eduardo Cunha, manobrou para aumentar a idade para 75 para impedir que Dilma Rousseff indicasse cinco novos ministros para o STF. Como vc pode notar, e justamente o contrário do que vc pensa, essas mudanças são sempre para atender os interesses da direita, ou seja, da elite escravocrata que manda neste país. Se informe um pouco melhor.

  28. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Já passou da hora de cortar tantas mordomias do congresso e supremo. As verbas das emendas parlamentares têm fiscalização e prestação de contas?

    Responda
  29. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Já passou da hora de cortar tantas mordomias do congresso e supremo. As verbas das emendas parlamentares têm fiscalização e prestação de contas?

    Responda
  30. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    Até que enfim uma coisa sensata. É uma forma de acabar com nomeações equivocadas. Nas democracias europeias é assim que funciona.

    Responda
  31. José Enrique Mellado Serveto

    Tentei explicar a um amigo que veio do exterior e não conhecia o Brasil, que para ingressa na mais alta corte do país, os digníssimos ministros do STF, somente precisam da indicação do presidente em exercício (convite à falta de imparcialidade), da aprovação do congresso (que raramente vota contra) e ele me perguntou se, no mínimo, deveriam ter em sua biografia uma carreira ilustre como juízes e eu lhe respondi que nem precisavam ter sido juízes ! Meu amigou desistiu de entender !! Eu já desisti

    Responda
    1. Valdir Teixeira da Silva

      Esse seu amigo não conhece muito os sistemas judiciário mundo a fora. O Brasil não muito é diferente das outras nações.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Esse seu amigo, então, não deve ser norte-americano. Porque lá, o paraíso dos bolsonaristas, o juiz é indicado pelo presidente à Suprema Corte, e este deve ser aprovado pelo senado (e não pelo Congresso, como vc diz). Na legislação norte-americana, aliás, não existem pré-requisitos para que se ocupem o cargo na Suprema Corte.

  32. João Batista de Junior

    Tem coisas mais urgentes para ser discutida no senado. Senado parece perdido.

    Responda
  33. Helio Marcengo

    Vá em frente Pacheco. Com certeza o povo vai te apoiar.

    Responda
  34. Helio Marcengo

    Idade mínima 50 anos. Mandato de 10 anos. Indicação tem que sair de lista triplice do Judiciário, mpf e OAB. Chega de paraquedistas . Como está é um demérito p o judiciário. Se Gilmar Mendes é contra é porque é bom para o Brasil.

    Responda
  35. ARY OLIVEIRA

    Os parlamentares devem a cada quatro anos submeter se a novo escrutinio e os indicados ao STF sequer curriculum específico necessitam, a não ser graduação em direito, isso e' um absurdo!

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      O escrutínio de nada serve. Só verificar a quantidade de parlamentes reeleitos que, se analisar suas ações, legislam em causa própria, jamais tendo feito algo em favor da população.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Na verdade não necessitam de "graduação" em Direito. O que se exige é notório saber jurídico e isso pode ser obtido sem ser bacharel em direito. O diploma ajuda, mas não é essencial.

  36. Jose Neto

    O que o Senado é o Congresso precisam é trabalhar para o Brasil e não por seus interesses! Já não foi suficiente o que vivemos nestes últimos 4 anos! Vá trabalhar Rodrigo Pacheco!

    Responda
  37. Jose Neto

    O que o Senado é o Congresso precisam é trabalhar para o Brasil e não por seus interesses! Já não foi suficiente o que vivemos nestes últimos 4 anos! Vá trabalhar Rodrigo Pacheco!

    Responda
  38. Jorge Rodrigues

    Alguns ministros do STF, entre eles Gilmar Mendes e Dias Toffoli, deveriam ser vitimados pelo impeachment. Ambos dão proteção explícita aos corruptos poderosos e fazem absolutamente de tudo para disseminar a impunidade. O recém aposentado Ricardo Lewandowski seguia a mesma linha de atuação.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      ahhh! que soninho...zzzzzzzzzzzzzzz

    2. Jose Neto

      O que dizer de Nunes Marques e André Mendonça, estes sequer deveriam estar na corte!

  39. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Devem ter mandatos fixos sim.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      E isso mudaria o que, exatamente?

    2. Helio Lobo

      Deveriam ser bem escolhidos. Sidney Sanches, Aliomar Baleeiro, Zavaski, Orozimbo Nonato, Direito, Weber, e tantos e tantos outros só engrandeceram a Corte. O problema está na escolha. A vitaliciedade é uma garantia de independência. É necessária, mas não suficiente.

    3. Helio Lobo

      Deveriam ser bem escolhidos. Sidney Sanches, Aliomar Baleeiro, Zavaski, Orozimbo Nonato, Direito, Weber, e tantos e tantos outros só engrandeceram a Corte. O problema está na escolha. A vitaliciedade é uma garantia de independência. É necessária, mas não suficiente.

  40. João Batista de Souza

    O STF salvou o Brasil de um golpe. O congresso, via Lira estava alinhado com ele. Sem essa de querer agora querer modificar o único órgão que defendeu o país de uma gangue golpista. Viva o STF!!!

    Responda
  41. AILTON SOUZA

    Enchentes no sul e seca no norte causando sérios problemas aos brasileiros e o Senado preocupado com mandato dos membros do Supremo. Faz favor né!

    Responda
  42. ASSIS CARDOSO DE MEDEIROS

    Hoje o STF só se preocupa com pautas de esquerda e com índios como se o Brasil fosse uma tribo, e se esquece que 70% da população não se interessa por isso. Esse tipo e de pauta vai de encontro ao desenvolvimento do país que precisa urgentemente sair do estado vegetativo que se encontra. Taí a insatisfação da população com a corte.

    Responda
  43. altair moraes

    Voto monocrático. Turma 1 que tende a X, Turma 2 que é Y, critérios de desempenho, pedido de vista, voto politico, votos que geram insegurança jurídica, briga de foice no Executivo e Senado para indicar seus preferidos, indicação de quem vai a churrasco e assiste futebol junto... Essa a realidade. Precisamos de mais qualidade em um órgão tão importante. De mais qualidade no Legislativo. Rever o dono da chave da gaveta do impeachment de Presidente da República. Tudo pode e deve ser melhorado.

    Responda
  44. ASSIS CARDOSO DE MEDEIROS

    Sugiro um plebiscito e saber se à população aprova. Afinal, o parlamento é eleito pelo povo. Se a maioria achar que devemos mudar o sistema do STF e do judiciário, os parlamentares devem discutir sim o que deve ser feito

    Responda
  45. Luiz Carvalho

    mais uma vez Gilmar mendes acerta na mosca. Porque reformar só o judiciário, STF? por que não reformar também o congresso, diminuir deputados, senadores, acabar com as marmitas compradoras de votos chamadas de emendas parlamentares, obrigar os partidos a seguirem seus regimentos, acabar com as tais bancadas da bola, bíblia da bala bancada religiosas então!!!!, senado e que tais? Congresso é muito pior que o STF, que foi afinal que abortou o golpe tramado para o dia 8/1/23.

    Responda
    1. ademir sampaio de campos

      Concordo plenamente. Uma reforma geral na câmara e senado é muito mais urgente.

    2. Andre Amorim

      STF é uma guardião da constituição , muitas coisas boas fizeram em beneficio da população.

    3. Julio Shiogi Honjo

      E por que não limitar também a quantidade de mandatos de políticos?

  46. AILTON SOUZA

    Que eu saiba só tem mandato quem é eleito pelo povo. Ministro da Suprema Corte ter mandato é brincadeira de mal gosto. Acorda Brasil!

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Escreve-se "mau" gosto. Depois de "Acorda", tem vírgula; E qualquer período que se escolha para um ministro do STF se chamará mandato. O problema não é o nome da coisa. Mas nem vai adiantar lhe explicar.

    2. Julio Shiogi Honjo

      O outorgado de uma procuração tem um mandato concedido pelo outorgante. Não necessita ser eleito pelo povo.

  47. AILTON SOUZA

    Que eu saiba só tem mandato quem é eleito pelo povo. Ministro da Suprema Corte ter mandato é brincadeira de mal gosto. Acorda Brasil!

    Responda
  48. Natanael Batista Leal

    Que vergonha, Sr. Pacheco! É assim que vocês defendem segurança jurídica?

    Responda
  49. altair moraes

    Estabilidade de jurisprudência ? Eufemismo. Hoje a Corte é Política. Vemos bem claro na forma de votar dos dois mais recentes. Se é assim, pelo menos que seja com mandatos para não termos que aguentar a mesma figura marcada por anos e anos. Nada a ver com ameaça a Democracia. Melhor rever tudo mesmo, desde o período na Corte, até os critérios de indicação etc. Aliás também é bom desengavetar a discussão no Parlamento sobre o sistema de impeachment de Presidente da República.

    Responda
  50. luiz caito

    Que tal colocar no mesmo projeto o limite de reeleição dos legislativos?

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.