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Privatize-se

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  1. Diogenes Cerqueira

    Uma pergunta para a FSP, vocês já estão emprestando viaturas para a Polícia Militar de SP? Só tá faltando isso mesmo .

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  2. Florentino Fernandes Junior

    E esse mimimi de ai vou cancelar

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  3. Florentino Fernandes Junior

    Rapaiz, to aqui so assistindo o redbanho passar e mugir. Vao dormir roucos hoje

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  4. Valdir Teixeira da Silva

    O artigo já começa com uma falácia, haja vista, que greves acontecem tanto no meio público como no privado. Os ônibus da capital são operados por empresas privadas e fazem greve. No mundo desenvolvido, os Metrôs são públicos. A Cia do Metropolitano de São Paulo já presta um excelente serviço

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  5. Gil Carlos Dias

    O espírito privatista da Folha é enojante. E a mancada: dizer que a greve é política. E quem diz que greve é apolítica, apartidária, isenta, como a folha diz ser? Greve é um instrumento político utilizado pela classe trabalhadora para contestar a exploração da mão de obra, da prestação de serviços. E é bem-vinda também para questionar sucessivos processos de privatização viciados, promíscuos, cujo único objetivo é transferia ativos estatais para a iniciativa privada a preço de banana. É isso.

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  6. Mário Vinícius Gonçalves

    Curioso o esvaziamento total que o termo "político" tem tomado no, por assim dizer, debate dos últimos anos. E esse editorial, Folha, não foi totalmente político? Tenham certeza: o cancelamento da minha assinatura certamente o será.

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  7. Marcelo Silva Teixeira

    entregar patrimônio público brasileiro (há 30 anos fazemos isso) só tem nos conduzido a mais pobreza e subdesenvolvimento, artigo extremamente impróprio e de cunho entreguista. mostra a posição deste jornal contra o Brasil e contra o povo.

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  8. José Marques Mendes

    Regulação eficaz? Que certamente será adaptada ao longo do tempo aos interesses dos particulares.

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  9. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    A privatização do metrô é, até, factível; porém, a da Sabesp, sem dúvida, um atentado aos interesses da sociedade; abastecimento de água e saneamento são serviços públicos estratégicos.

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  10. Eli Moraes

    Folha, se eu fosse vocês, aproveitava que sai editorial todos os dias e fazia um novo amanhã. Mas não escrito pelas relações públicas do governo e das empresas privadas. Até aqui na página de vocês o editor está tomando um belo recado dos leitores criticando a política de privatizações. Jornalismo independente de quem? Do Tarcísio não foi dessa vez.

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  11. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    A privatização vem recheada com uma série de promessas bonitas: revitalização, investimento, boa gestão, redução de custos etc. Na prática, o que acontece? Os salários dos funcionários são achatados, a empresa diz ao Estado que é impossível gerir sem aumento expressivo das tarefas, então o Governo ''ajeita'' tudo injetando milhões e milhões de subsídio (vide o que acontece nos ônibus). A iniciativa privada raramente investe, espera o Governo construir a estação parar querer a concessão.

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  12. Flavio Leal Rodrigues

    Todo o transporte público no Rio de Janeiro é privatizado e precisa ser subsidiado. Trens ,barcas, ónibis e metrô. Todos em ponto de colapso, mesmo com injeção permanente de recursos públicos.

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  13. pedro melo

    Sim. privatização é ótima, basta ver a linha 9-esmeralda rsrsrsrs

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  14. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Quem 'comprar' as empresas, provavelmente a CCR ou alguma empreiteira, vai visar o lucro, claro, com salários menores, tirando direitos dos trabalhadores, e com equipes menos qualificadas. Se a folha defende os interesses dos patrões por que os trabalhadores não podem se organizar para defender os seus interesses e do povo. (Abner Nazaré Cândido)

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  15. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A conta da privatização é paga pelo usuário, constante aumento de tarifas, o lucro em primeiro lugar, funcionários insatisfeitos e mal pagos não vão reduzir as mazelas, ao contrário, só ganham os que compram estatais a preço de banana, compreensível o posicionamento desse jornal!

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    1. SERGIO VICENTIN

      a linha editorial da folha, Rede Bandeirante e afins, sempre será a da defesa do ogronegócio (sempre subsidiado e isentos de preocupações ambientais), do grande capital, das privatizações das quais direta ou indiretamente participam. Nunca li uma linha de tais grupos defendendo a agricultura familiar, o micro empresário e a produção sem agrotóxicos.

  16. Daniel Barbosa

    Senhor Editor, toda greve é política. Os funcionários públicos têm relações trabalhistas mais humanas e legislação mais justa,

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  17. Valter Luiz Peluque

    Já era esperada a posição editorial da Folha na defesa das privatizações, contra a organização dos trabalhadores e seu justo protesto político por algo que representa uma ameaça não só às categorias envolvidas, mas à toda sociedade . O Jornalismo corporativo vem devendo um claro debate de ideias sobre as privatizações em jogo, bem como reportagens sobre as que fracassaram e oneraram o consumidor.

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  18. Orasil coelho pina

    Grave problema no Brasil é que as estatais são utilizadas para loteamento político, vide casos conhecidos através de escândalos: Banestado, Petrobrás, etc. Que fique com o Estado saúde, educação e segurança!

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  19. João carlos Gonçalves de souza

    A Folha está devendo uma reportagem didática e bem explicada do motivo de serviços de energia e água que foram privatizadas na Europa e agora o estado tem que retoma-los .

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  20. Leonardo Gama

    Só falta essa tal de "regulação eficaz". Nunca vi! E por que os grandes países capitalistas não privatiza suas redes de metrô? Apenas o Brasil, essa potência liberal.

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  21. eli moura

    não podemos vender são paulo para encher bolsos de politicos para comprar reeleiçoes. A folha não tem o menor compromisso com o povo de são paulo, veja seu passado para ajudar a capturar pessoas, para possivelmente, leva las a torturas ou a morte. Inclusive jornalistas foram mortos na época como Wladimir Herzog. O povo de SP, das cidades atingidas, devem decidir se um serviço publico estrutural deve ser privatizado ou não por plebiscito, pois foi o povo que pagou sua implantação.

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  22. alex carvalho

    Viva o bolsonarismo! Meu consolo é que eles vão sofrer na pele ou na sede de água quem é bolsonarista também. Todos vão sofrer. Na Europa e EUA estão retomando depois de trinta anos, lá não deu certo, imagina aqui!

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  23. Raymundo De Lima

    Nas privatizações os envolvidos direta ou indiretamente recebem algum dindin? Antigamente existia uma percentagem de comissão, 2%, 5%, tal como mediador de imóvel. Ou governadores e seus ajudantes fazem tudo de graça pelo bem do Brasil? Por generosidade, altruísmo, compaixão, patriotismo, sãopaulismo? P/favor, alguém pode me responder?

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  24. ELLIS A OLIVEIRA

    Esses serviços já deveriam estar privatizados ou colocados sob concessão há muito tempo. As empresas estatais são cabides de empregos e encostos de párias do serviço público. Sindicatos pelegos, grevistas em potencial, interesses individuais. E sempre, mas sempre, sobrando mais vantagens de ações judiciais descabidas, a causa de enormes esqueletos fiscais. Quanto a falha na linha privatizada, não se duvide se não teve sabotagem, como a polícia está apurando.

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    1. josé SOARES

      O Metrô SP desde a sua inauguração sempre foi um exemplo de excelente gestão , gerou uma plêiade de profissionais competentes em diversas área envolvidas , além do enorme investimento arcado pelo Poder Público durante décadas.Privatiza-lo é jogar no lixo todo esse acervo e entregá-lo a mãos argentarias e gananciosas, em detrimento da população.

  25. Wilson Rossi

    Não dava para comprar apartamento não Sr. Nasemar. A tarifa do celular virou jm escândalo. Na Europa quase 20 vezes menor.

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  26. Wilson Rossi

    A linha 9 do metrô, privatizada, a de maior movimento, continua hoje com problemas. Passageiros têm que descer na metade do percurso e seguir de ônibus. Esse é o serviço que ,no momento, é oferecido. Parece que os problemas nesta linha acontecem com frequência. A estatização promovida pelo PSDB, o partido do príncipe FHC e da elite Paulista, foi uma vergonha. Houve doação de bens públicos, principalmente nas comunicações.

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  27. João Perles

    Não sou o tipo de pessoa que defende a estatização, mas, na minha idade, recordo perfeitamente quando a Folha abraçou incondicionalmente as privatarias tucanas que, desregradas, nos legou um país continental despossuído de malha ferroviária. Agora discute-se como retornar ao Estado investidor para minimizar as mazelas do entreguismo do passado. Basta recordar sobre o que fizeram os caminhoneiros um ano atrás para ver que tenho razão naquilo que digo. Acho que a Folha é "tarcisíaca".

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    1. João Perles

      Pois é, Nasemar. Mas vai aí e comente sobre a malha ferroviária brasileira que, à época, estava tão barata que compensou aos "investidores" comprá-la para desativá-la. Claro que teve coisa que deu certo, mas teve coisa que deu muito errado e serviu apenas para encher os bolsos de meia dúzia. Até hoje o Brasil continua tendo prejuízos bilionários por conta do transporte de cargas por rodovia. Sem contar que os caminhoneiros fazem o que querem com o transporte, nos deixando politicamente reféns.

    2. Nasemar Hipólito

      As "privatarias" tucanas foram tão nocivas ao Brasil que nos 12 anos de governo petista nenhuma delas foi desfeita! Lembra quanto custava uma linha telefônica antes do período FHC? Dava pra comprar um apartamento... Santa privataria tucana, que os petistas metem o pau mas não tiveram coragem de voltar atrás em nenhuma delas, simplesmente porque deram certo!

  28. Felipe Araújo Braga

    Sendo bem honesto, sou super a favor de que o Estado ofereça educação, saúde e segurança públicas e gratuitas, de qualidade e em todos os níveis - coisa que o Estado brasileiro não tem sido bom em fazer - porém, também acho que saneamento básico e transporte público deveriam ser da alçada do Estado. Mas o que ocorreu no metrô e na CPTM ontem foi uma amostra de que o funcionalismo público não está se importando com a população, muitos se prejudicaram e a opinião pública pode ficar contra eles.

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    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Se entendi seu comentário, é o governo estadual que não está se importando com a população querendo privatizar o saneamento e o transporte público, o que gera essa reação dos grevistas.

  29. Mario Luiz Frungillo

    Que tal parar com as dicotomias? A direita adora dizer que estatal é coisa da esquerda, mas nunca tivemos tantas estatais quanto na ditadura militar. Era qualquercoisabrás pra todo lado. Até Maluf fundou suas eletropaulos e paulipetros. Por outro lado, greves também existem nos serviços privados, já existiam antes das estatais e continuarão a existir depois da última privatização do planeta.

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  30. José Bernardo

    Aguardando agora o editorial sobre as centenas de exemplos de reestatização de serviços mundo afora, sobretudo em países do primeiro mundo, como Reino Unido e EUA: seria mera nostalgia estatizante?

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  31. Junior Lima

    O bem publico é para ser administrado e jamais vendido por aqueles que eleitos são para o fazê-lo

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  32. antonio brito

    Parabéns ao editorial. O Estado, que não produz riqueza, tem que focar naquilo que a empresa privada não oferece. O Estado como empresário é ineficaz, só beneficia o corporativismo.

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    1. josé SOARES

      A excelente gestão do Metrô , desde seu início , demonstra que o Estado é sim capaz de bem gerir suas empresas.

  33. Marcelo Magalhães

    Panfleto lobista dos endinheirados. A folha não faz mais jornalismo. Não entrevistaram nenhum grevista, nenhum líder sindical, apenas mostraram as repercussões da greve, tentando emplacar que sacrificam-se os pobres. A grande mídia do Brasil é uma vergonha!

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    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Antônio, muito obrigado pelo seu comentário, mas não entendi o que pode influenciar a qualidade do jornalismo da folha se eu parar de lê-la?

    2. antonio brito

      Vocês não são obrigados a lerem a folha, limitem se aos planaltos do sindicato.

  34. Nader Savoia

    Editorial da Folha, empresa privada que tem atividade fim de manipular o pensamento das pessoas. Tudo faz sentido.

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    1. josé SOARES

      Caro Antonio Brito.Existem publicações sérias, imparciais, como Carta Capital, Revista Piauí e blogs diversos para esclarecer os leitores.

    2. antonio brito

      Para vocês basta o panfleto do sindicato.

  35. Anete Araujo Guedes

    Privatize-se em prol do lucro dos empresários, do sistema capitalista, dos parlamentares da Bala, da Bíblia, do Boi, do Banco e da imprensa direitista

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  36. Leo Oliveira van Holthe

    Folha não é Brasil 247.

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  37. Jose Roberto de Souza

    É isso que vocês chamam de jornalismo profissional? Esta mais para proselitismo barato em defesa de políticas neoliberais e antipopulares.

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  38. Cristiano Jesus

    Esse editorial é um exemplo muito claro do fenômeno que foi representado no filme "Que horas ela chega" em que uma família da elite diz tratar a empregada como um membro da família. O significado disso e a qualidade desse tratamento fica por conta da família. A Folha e a elite que ela representa é quem define o que são bons serviços prestados para a população ralé (ironia), e as pessoas têm que aceitar de cabeça baixa porque senão serão retratadas figuras maléficas nos textos do jornal.

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  39. Cristiano Jesus

    A forma como a Folha noticiou a greve já é inacreditável, pois apresenta os organizadores como vilões. Com esse editorial, fico impressionado com o cinismo ao referir "melhor serviços aos cidadãos", como se quem escreveu não se achasse parte de uma casta e se sentisse um cidadão pobre mortal. Eu precisei ir ao UOL para ouvir os argumentos dos representantes dos trabalhadores. Greves eclodem pelo estado e, algo que eu já havia comentado no passado como um risco, crise nas universidades estaduais.

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  40. Carlos Silva

    Administrar mal para vender, políticos de direita com ajuda da Folha.

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  41. RENAN OLIVEIRA DE ARAUJO

    Quanto o carioca ocupante do Palácio dos Bandeirantes pagou por este editorial? Mas já previu o eterno profeta Raul Seixas em "Aluga-se", "O dólar deles pagam o nosso mingau". Se privatizar é eficiente, então, vamos vender nossos filhos também em casa para "cortar custos" de orçamento. Sr. Tarcísio, aproveite, pegue uma rodovia da CCR, vá reto que o Rio é logo ali, e volta pra tua terra.

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  42. Landson Abercrombie

    Folha de sp ladeira abaixo

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  43. Joao Antonio

    O Palacio dos Bandeirntes já tem onde publicar suas notas de imprensa.

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