Elio Gaspari > Parolagem contra a criminalidade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Regina Célia Baldin

    E ainda quer a o lugar do STF...precisa aprender a trabalhar eficientemente e ficar calado, quando não sabe como agora, o que fazer.

    Responda
  2. Jose Renato Bizerra

    O problema é a origem e a destinação das Polícias Militares. São Forças Auxiliares das Forças Armadas. Não ajudam uma velhinha a atravessar a rua. Não se destinam a proteger a população do crime organizado. Vocês viram a estupidez das PM e das Forças Armadas na prática da maior violência que é o golpe militar. O Brasil e o seu militarismo atroz contra a população indefesa. Um Chile de 1970.

    Responda
  3. José Augusto Bernabé

    Blá blá do PT, são craques nisso, na Bahia do PT se mata mais do que nos Morros cariocas, o STF não consegue resolver isso? o só está obcecado com o 8/1. Fora isso, que para o PT é café pequeno, tem as queimadas que superaram em 9 meses todo o governo anterior.

    Responda
    1. luiz augusto pessoa nogueira

      Eu até estava achando interessante seu comentário, aí, qdo diz que em 09 meses do no governo as queimadas superaram 04 anos do governo anterior, vc, além de falar uma besteira sem tamanho, perdeu credibilidade, seu comentário não vale um centavo para quem gostaria de levar a sério esta seção.

    2. SERGIO VICENTIN

      A frustrada intervenção federal no Rio expulsou e alavancou a ORCRIM a migrar para Bahia onde supostamente os direitos humanos seriam mais respeitados. Tentaram, também, migrar para o Pr, com relativo sucesso, mais aqui a política é a de "bandido bom bandido morto" e as balas perdidas nunca encontram crianças em bairros nobres.

  4. José Roberto Pereira

    Um bom começo seria enjaular o estelionatário Chefe da Milícia do Rio das Pedras, aquele que, com seu voto, prometia combater a criminalidade. No fim o criminoso-mor roubou sua vacina, seu relógio de ouro e seu Pix, de brinde ainda armou a milícia com "equipamentos futurísticos", via Cacs e Forças Mamatas.

    Responda
  5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    As polícias todas elas são.

    Responda
  6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Corrupção seu Élio. Já ouviu falar ?

    Responda
  7. Fábio Salvador

    Ninguém fala no uso da Ciência para combater o crime. Bancos de dados, cadeias de custódia robustas, pesquisas científicas contra o uso de repressão pura, perícia, método científico e inteligência dão muito trabalho, principalmente para os bacharéis que dominam o Brasil.

    Responda
  8. Antônio João da da Silva

    A questão mais séria a ser enfrentada é que as polícias e as forças armadas viraram fim em si mesmas, pioraram com bolsonaro, pois passaram a ser tratadas como redutos eleitorais. Essas forças perderam o sentido de missão, tocam rotinas, sucumbem-se em busca de privilégios e se blindam. Não existem serviços de inteligência, nem sabem qual é o real problema a ser enfrentado, por isso não existem planos de curto, médio e longo prazos.

    Responda
  9. sergio ribeiro

    Perfeito, Élio, como de hábito

    Responda
  10. Tadêu Santos

    Outra sábia recomendação para reduzir a criminalidade no Brasil, é a ousada proposta de lançar políticas públicas, que não precisa ter nome comprido, que é investir em EDUCAÇÃO, como forma de reduzir os ingratos índices de Desigualdades Sociais, mesmo que leve décadas, mas é alternativa mais sensata ao país, que se orgulha de ser o maior exportador de grãos alimentares, possui a maior reserva florestal, mas milhares de miseráveis morrem diariamente, pela "dor da fome" nas periferias urbanas!!!

    Responda
  11. Samuel Gueiros Jr

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Já te denunciei pela fake

    2. FRANCISCO PIRES

      Pelo jeito o Sr. é leitor de manchete dado ao seu comentário resumido e improcedente, por isso ajudo a esclarece-lo de que o Sr. Marcola não foi posto em liberdade e muito menos pode ser classificado como 'ministro', por fim, entendo que o problema da violência vai muito além do que o simples encarceramento do individuo.

    3. Antônio João da da Silva

      Samuel, aqui as pessoas leem, se informam, fake news aqui não tem vez. Se você faz isso aqui, que dirá em seus grupos de zap, nos poupe.

    4. Marcelo Moreira Cunha

      Deixe de propagar fake news, boi ... marcola continua guardadinho pela quantidade imensa de outros crimes que ele responde ... tinha que ser gado leproso pra divulgar fake

    5. Marcos Benassi

      Ahn??

    6. Gilberto Wiesenh tter

      Bolsonarista, vc leu isso aonde? Absurdo que tens falado. Melhor se informar.

    7. Gilberto Rosa

      Minha virgem Maria, tem mentes rasas do 8 de janeiro ainda soltas. É esse tipo de gente que o bilionário banqueiro dono da folha alimenta.

  12. Caubi Maciel da Nóbrega

    Acho que não há maneiras de impedir que uma pessoa exteriorize os seus piores instintos, e culpar a falta de educação e de politicas públicas é apenas um meio de por a culpa em alguém. Crimes bárbaros ocorrem em todos os níveis sociais, culturais e econômicos, e não somente nas classes desfavorecidas, logo, o que precisamos é de uma política de justa e rápida punição, que se não inibir novas ocorrências, pelo menos tire das ruas por um tempo adequado àqueles que desrespeitam às leis.

    Responda
  13. Teresa Cardoso

    Do outro lado dessa ópera, há os narizes que não abrem mão da droga. E os EUA são o maior mercado consumidor do mundo.

    Responda
  14. NACIB HETTI

    O Brasil nunca teve uma política de segurança pública. Age por espasmos. Desde quando o crime organizado orienta quase todos os presídios do país?

    Responda
  15. José Cardoso

    Criando um programa, o ministro passa a imagem de que algo enérgico está sendo feito. Já melhorias incrementais, sem uma nova sigla, dão a impressão de passividade.

    Responda
    1. SERGIO VICENTIN

      Samuel, que tal você cometer um auto ataque gramatical?

    2. Samuel Gueiros Jr

      No Brasil quando se quer que uma coisa que ja não funciona continuar sem funcionar cria-se um Projeto ou uma Comissão.

  16. José Fernando Ziliotti

    Uma coluna de generalidades para quem apontou o mesmo no plano do Ministério da Justiça.

    Responda
  17. Sergio Caldas

    Hélio deveria esclarecer sobre os andares de cima e de baixo no qual tanto fala. Ricos matam, pobres morrem. O resto é parolagem jornalística.

    Responda
    1. Sergio Caldas

      Senhor Luiz dos Santos, fale news é coisa que vocês Bolsonaristas entendem bem, decerto o senhor não vai querer ter uma aula sobre "pobreza e riqueza e suas implicações na violência urbana". Como sempre, preferem ofender as pessoas sem base nenhuma.

    2. Luiz dos Santos

      Podemos considerar sua colocação como fake News, dado que não faz nenhum sentido.

  18. antonio brito

    Deveriam aprender com as organizações cri mi no sãs. Três consoantes, o pé e o ce, reuniões curtas e sem imprensa, lei do silêncio e hierarquia. Isso de reunião em Palácio é só para jornal e TV, o povo não é bobo e sabe onde come bala

    Responda
  19. Alexandre Pereira

    Nada de novo sob o sol. A eterna renovação da leniência com banda de música, para garantir ganhos políticos ou pior.

    Responda
  20. Marcos Benassi

    Eita, sêo Elio, que o bagúio é lôko e a bbbeesta tá sorta: humildade é bão e ajuda pacaramba, assim como uma tal de otoridade: ora, tem de haver alguma consequência pra polícia que mata no escondidinho sem câmera. Inda mais tendo-as disponíveis. Há modo do gov federal enquadrar a leniência estadual? A coisa é tão descabida que chego a pensar que não haja previsão legal pra isso. Uma Ouvidoria federal, será? Porque discutir a estrutura das polícias, com esse legislabóstico, tá fora de cogitação.

    Responda
  21. Laerte luiz Nascimento

    Haspari falou e não disse nada. Enrolacao

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      É ruim ouvir verdades, não ?

  22. Neli de Faria

    O pt governa o Brasil há quinze anos: no passado e agora , e nada fez pela Segurança Pública. Segurança nas fronteiras para coibir os crimes de contrabando e descaminho é competência da União! Esse Plano? Será um plano e nada mais ! E ser pobre não é sinônimo de malfeitor. Se assim fosse, não existiriam crimes contra a Administração Pública, corrupção : ativa e passiva, peculato. Recordo que o crime começou a compensar no Brasil na Ditadura Militar, com a lei 5941/1973. A tendência é piorar!

    Responda
    1. neli faria

      Gilberto: ninguém faz a minha cabeça. Quem fez a sua para adorar o lula?,minúsculo de propósito!Conheço desde o seu surgimento e nunca me enganou. Jornais não fazem a minha cabeça, porque os leio desde o início dos anos sessenta.Repiso-me, lula está no Poder há quinze anos e o que fez para amenizar a insegurança pública?Nada!

    2. Gilberto Rosa

      Neli, ler manchete é fácil, complexo é ver o todo. Força, os santistas são bons, larga o latin e dá uma de Pelé, dribla o que os bilionários querem que tu pense, consulta outras fontes. Estamos do mesmo lado, que não é o dos mega ricos como o dono da Folha.

    3. neli faria

      Mário: existem vidas inteligentes no Brasil fora da apedeutadicotomiabovídea:lula e bolsonaro:minúsculos em homenagens as suas grandezas. Em dezoito anulei, tem uma foto minha na Folha, no ano passado, pelo bolsonaro ter sido terrivelmente mau presidente, fiz o sacrifício imenso de votar, nos dois turnos, para lula, pelo Meio Ambiente. Se bolsonaro tivesse sido apenas mau presidente, como fora mau militar, teria anulado, como o fiz em dezoito...e o farei em vinte e seis.

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Neli é bozo. Não adianta discutir com ela

    5. neli faria

      O senhor é quem deve acordar. Fanatismo por político? Ou o senhor não sabe que político é para ser cobrado e não idolatrado? O único fanatismo que respeito é por futebol, porque sou Santos!Fanatismo por político? Falta de pensar!

    6. neli faria

      Gilberto: golpe? nem para ser original o lula, o pt, o seu marqueteiro foi. Collor também falava que era golpe. Se souber pesquisar, pesquise a folha de nove de novembro de noventa e dois: Collor também dizia.O lula? Foi preso porque em segundo grau a condenação mandava para prisão. Depois o STF mudou! Lula só não respondeu a processo, porque é maior de setenta e a Prescrição conta pela metade: votei para ele, porque quod nullum est,nullum producit efectum. Conjugue o verbo achar direito.

    7. Gilberto Rosa

      Acorda Nelizita, quem governa o Brasil são os bilionários da elite do atraso e os dois terços do congresso, ou tu acha que a Dilma se deu o golpe e o Lula se mandou prender. Aff

  23. Dalmo de Souza Amorim Junior

    A educação e os valores familiares, somados ao trabalho ou ao empreendedorismo, são os alicerces dessa questão. “Melhor apanhar dos pais quando é pequeno do que da polícia quando for grande”, assim dizia minha mãe. Não é solução nem rápida e nem fácil, o Japão fez no século XIX a opção que deu ao povo de hoje a segurança que não teria sem a intervenção do imperador, à época.

    Responda
  24. Cleomar Ribeiro

    ... tem-se que extinguir estas de segurança pública fake ( pm, bm, PRF e diversas)!!! ... Estas forças são forças de ocupação, estão envolvidos desde chacinas, compadrios com criminosos, elas próprias agentes ativos em extorsöes, quadrlhas, milicias,.violëncia sexual de várias modalidades, ..., até ameaças à populaçåo com carteiradas na cara, tapa na cara, chutes e tiros!!! A lista de provas é muito grande, mas eles são portadores de certicados de inimputabilidade. Agem livres!!!...

    Responda
  25. Gilberto Rosa

    Gaspari acha que a solução é polícia e não escola e saúde? Juros bancários, seja selic, os juros, pagos por 80% das famílias endividas com bsncos, juros pagos pelas empresas, canalizam trilhões para banqueiros, como o dono da Folha, criminosamente, como em nenhum lugar do mundo. Dinheiro que iria para crianças, escolas, saúde e educação, mas vão para banqueiros parasitas.. Depois aparecem jagunços cobrando solução que não passa pela origem do problema.

    Responda
    1. Amauri Soares

      Você deu mais argumentos para o comentário da Neli. E investimento em educação tem que começar lá no início, com os piás e não em universidades. Enquanto isso, segurança pública séria.

    2. Gilberto Rosa

      Neli, Neli, tem que ir mais a fundo. Você já ouviu falar que miséria gera violência? Também já ouviu falar de mega juros geram miséria? Também que dois terços do congresso trabalha para bilionários parasitas de juros e chantageiam Lula desde sempre? Não caia em conversinha simplista.

    3. neli faria

      Lula governa o Brasil há quinze anos e o que fez pela Segurança Pública? Nada! Critique o lula e não o jornalista. Torra dinheiro público em propaganda autolaudatória.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ok. Então é prá deixar comer o pau ? O país não tem governo desde o final de lula1. E o endividamento ? Casas Bahia e Magazine Luiza agradecem.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Gaspari não disse isso. Familias se endividaram pelo estímulo do gasto sem renda correspondente, em lula2 e dilma. Magazine Luiza, Casas Bahia, montadoras de carros populares, seguradoras e bancos adoraram. E essa é uma das origens do problema. E a qualidade da educação, meu caro ?! Que lula e pt prometeram há 20 anos? Onde está? A população hoje é menos instruída do que no ano 2000. Vais dizer que foi o bozo !

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.