Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Flavio J Enout

    Quando votamos, enchemos nosso Congresso Nacional com o que de mais atrasado existe no país. Recentemente cortaram as verbas para investimentos em educação, ciência e tecnologia. Ainda vivemos a época de Monteiro Lobato, com representantes do Jeca -tatu.

    Responda
  2. Ricardo Arantes Martins

    já tivemos cerca de 50indicações, dentre Carlos Chagas, Vital Brasil, Adolfo Lutz, Osvaldo Cruz e Chico Xavier.

    Responda
  3. Ricardo Arantes Martins

    Chico Xavier indicado ao Nobel da paz em 1981disse "imagino que se a uma formiga fossem concedidos os preciosos recursos pra indicar quem seria o seu maior benfeitor, e aquele a quem se deveria conferir o maior prêmio do mundo, a formiga, certamente, votaria no Sol que lhe garante a vida. Eu, na condição de inseto humano, se fosse convidado a me pronunciar sobre o mais alto vulto da Humanidade digno de receber o Prêmio Nobel da Paz, votaria em Jesus Cristo,

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      entregando-se os benefícios de semelhante premiação aos nossos irmãos internados nas instituições de assistência social, das quais Jesus é sempre a inspiração, a força, a bênção e o alicerce de origem”.

  4. José Flavio J Enout

    Nossa preocupação não é com a ciência ou tecnologia e sim com o agro "tech".

    Responda
  5. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Sempre tivemos ótimos escritores. Eles não sabem ler em português. Dependem de versões. Absurdo

    Responda
  6. Marina Gutierrez

    Na minha modesta opinião, os comitês noruegueses designados para cada área, Medicina, Paz, etc, são elitistas. Temos cientistas e escritores que mereceram ou merecem o prêmio, um exemplo é o escritor Jorge Amado. E outros nas áreas de Ciências, Paz, etc.Depois que outorgaram o Nobel da Paz para o H. Kissinger em 1973, nada mais me surpreende.

    Responda
  7. Moacir Cordeiro de Farias

    pois é, o Brasil sempre sendo penalizado, que falta dinheiro, que bolsas foram cortada, que as universidades federais não dinheiro, será? é só ver e a os orçamentos quanto gastamos. e a resposta é muito. Agora o que me chama atenção é o Brasil não ganhar o prémio nobel pela invenção da nossas urnas eletrônicas, essa genialidade.

    Responda
    1. Helio Marcengo

      Moacir e Cristina

    2. Cristina Murta

      Mais um bolso minion que não pensa com dados e apenas torce, ou melhor, distorce a realidade.

  8. Moacir Cordeiro de Farias

    pois é, o Brasil sempre sendo penalizado, que falta dinheiro, que bolsas foram cortada, que as universidades federais não dinheiro, será? é só ver e a os orçamentos quanto gastamos. e a resposta é muito. Agora o que me chama atenção é o Brasil não ganhar o prémio nobel pela invenção da nossas urnas eletrônicas, essa genialidade.

    Responda
  9. Eduardo Elói

    Se fosse um prêmio pra quem mais odeia escolas e professores, teríamos um monte de gente com medalha no pescoço.

    Responda
  10. Rodrigo Negrão

    Aqui a terra é plana, vacinas não funcionam e não tem restrição a agrotóxicos, será que estamos atrasados?!

    Responda
    1. Ademar Adams

      Só!

  11. Eduardo Boghossian

    Sabemos produzir com louvor analfas e semi analfas no ensino básico. É a semente.

    Responda
  12. Eduardo Freitas

    O Brasil é uma tremenda palhaçada política educacional. Os cérebros bons fogem para o exterior, onde existem melhores condições. Nunca o Brasil terá prêmio Nobel algum.

    Responda
  13. Roberto Rangel

    Sem esquecer que o governo militar jogou todo o seu peso contra a indicação de Dom Helder Câmara para o Nobel da Paz.

    Responda
  14. Severo Pacelli

    Normalmente candidatos aptos no Brasil são de tendência mais à esquerda e como EUA controlam as premiações e como ainda conservamos o tal complexo de vira lata, as chances sempre são menores. Morremos na praia, porém somos muitos bons em todas às áreas e precisamos achar uma saída.

    Responda
    1. Andrea Heimann

      Caro Severo, O Brasil não tem prêmio Nobel, pois não apoia seus cientistas. Além da indicação, o país tem que fazer campanha para que seu indicado vença. E isso não ocorre. Não tem nada haver com orientação política. Vide inúmeros contemplados pelo prêmio Nobel que tem as mais diversas orientações políticas. A culpa é só do governo brasileiro...

  15. Severo Pacelli

    Primeiro é um país de terceiro mundo; segundo, candidatos mais aptos sempre foram mais à esquerda e assim foram reprovados, via EUA que controlam esse esquema. Terceiro, não há uma super valorização a educação e ciência. Aqui tivemos gente apta como Paulo Freire (educação), Pixinguinha (música), Mazaropi, Glauber Rocha (cinema), Osvaldo Cruz (medicina), Oscar Niemeyer e Lúcio Costa (arquitetura), Sebastião Salgado (fotografia), Lula, Padre Lancelotti (Paz). Só para citar alguns...são milhares.

    Responda
    1. Helio Marcengo

      Lulaaaa??? Tá de brincadeira. Não existe Nobel da picaretagem....

    2. Helio Marcengo

      Lulaaaa??? Tá de brincadeira. Não existe Nobel da picaretagem....

  16. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Não menos importante é o reconhecimento pelos pares. As indicações são fortemente influenciadas por eles. Americanos podem brigar que nem cães e gatos, mas se a qualidade da pesquisa for boa é prontamente reconhecida pelos pares. Aqui nem ações que podem levar ao Nobel da paz são reconhecidas.

    Responda
  17. Décio Ceballos

    Será que não possui relação com um modelo periférico de pesquisas? Um modelo que no geral financia pesquisa para produzir artigos e levá-los para dar apoio a pesquisas os centros mais avançados de ciência?

    Responda