Mirian Goldenberg > O que é 'dar certo' no amor? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Entendo que o objetivo da relação é o amor, mas ela vai ser afetada pela qualidade de amor próprio que os dois tem e é a partir deste que as demais qualidades são empregadas. Quão maior o amor próprio, maior será a capacidade para cuidar de si, bem como para compreender as próprias imperfeições e erros. Mas para que isto aconteça, cada um vai depender da capacidade de comunicar consigo e com o outro. Logo, (auto)comunicação e amor próprio fracos são bem comuns mas podem ser fortalecidos.
Não gosto muito do tÃtulo do artigo...Uma relação amorosa é uma das maiores aventuras humanas e pode ser um espaço propÃcio a mudanças, evolução e crescimento pessoal. Não é o amor que une dois seres para sempre, mas a qualidade dessa relação que os leva ao amor. Neste sentido, o amor é o objetivo do relacionamento e inclui tanto o sentimento de responsabilidade quanto o de aceitação do outro como ele é, com todos os seus pontos fortes e fracos...É nisso que muitas relações vacilam...
É curioso quando, recorrentemente, as pessoas dizem que no casamento é preciso "respeito, carinho, companheirismo, compreensão". Parece um mantra. Um mantra tolo. Um casamento "para dar certo" só precisa acontecer. Assim, todos os casamentos dão certo- até certo ponto. Agora, se longevidade for a medida, há outro erro. Casais ficam juntos, se odiando, por décadas. Particularmente, vivo um casamento feliz. Sentimos saudade um do outro até quando um sai para ir ao supermercado.
Sentir saudade até quando o outro vai ao supermercado
A ideia da busca pelo amor depois de já te sido casada parece ser dolorida. Depois de se entregar e se doar a alguém e essa pessoa não ter valorizado, faz com que não tenhamos a vontade de fazer isso novamente. Ninguém entra em um relacionamento pensando no fim, mas para alguém que já tentou e não deu certo, esse pensamento é inevitável. Mas a vida é isto, ela continua acontecendo mesmo com o coração quebrado. O único amor que sempre deve dar certo, é o amor próprio. Depois os outros amores.
Em busca do amor perdido
"Quer saber se a pessoa te ama, veja se ela fica contigo no fundo do poço". Você pode ficar com alguém no momento difÃcil da vida dela. Depois essa mesma pessoa pode se demonstrar ser um ser sem caráter e te descartar. Pois no momento de dificuldade, todos quem ajuda e companhia. Caráter é algo que não vem estampado na testa. Isso influencia no amor. Isso e várias outras coisas. Amor é complexo. As desilusões nos faz duvidar se é possÃvel vivê-lo.
Confiar é mais difÃcil do que amar
Parabéns à Mirian, ela aparenta 57 anos é agora.
Sei não
Bom artigo gostei da reflexão me fez pensar ... ou melhor, sonhar.
Sonhar com o amor é sonhar com a felicidade a dois
Ela chama ele de "meu peludo". Por isso deu certo.
Ele é um homem apaixonado
Já li vários artigos da Miriam, gosto muito, recentemente deixei um relacionamento de muito tempo que para mim já não estava mais dando certo e entrei em outro, este mais maduro, mais pé no chão, estou muito feliz e procurando fazer com que dê certo por muito tempo.
Eu ainda acredito no amor companheiro
Sempre na lata, Mirian, sempre na lata... Seus artigos são aulas de vivência e convivência.
É muita experiência em conviver.
Fico muito muito feliz Vitor
Quase nunca se menciona o acaso, sim, ele mesmo, o acaso. Conhecer alguém legal, também depende muito de sorte . Estar no lugar na mesma hora de a outra pessoa estar e se comunicarem. 90% das pessoas que convivo não encontraram alguém, não tem oportunidade. Quantas pessoas legais sozinhas...Me lembrei do livro . "O Andar do Bêbado", do fÃsico e matemático Leonard Mlodinow.
Sorte, acaso, destino
Desculpe o adiantado da hora Mirian. Um pau q pede o DNA do filho ? Desculpe de novo.
Pai
Leiam cantares do rei Salomão que dá uma ótima lição de amor
E a Lidiane, o que ela tem a dizer sobre o amor?
Ele é um ator excelente.
O amor só o novo disco do Macalé poderá lhe dar uma ideia. Grande Jards macalé.
Vou ouvir
Infelizmente essa é uma busca que, salvo exceções como do Tony, é tão difÃcil de conseguir, que a gente desiste só de pensar nas "Esquinas" que iremos encontrar....o passado vai estar sempre presente logo ali...pois como diz essa canção do Djavan: "só eu sei, os desertos que atravessei "...
O amor não se busca. Encontra-se.
Muito muito difÃcil
Essa "busca" da MÃrian lembra "Esperando Godot", do Becket. Tudo leva a crer que não resultará... Isso é meio "Roda de Samsara", peregrinação eterna.
A moderação não deixa comentar que o amor eterno é pouco provável.
Eterna, só a própria eternidade, caso o Universo não colapse em um Big Crunch.
Consegui comentar de outra forma. A persistência em amar é uma forma de sobreviver.
Como sói acontecer, os textos de Mirian nos direcionam a uma inevitável reflexão. A leveza com ela trata assuntos, a priori, densos é que nos faz leitores cativos. Abro - perdão - acesso a Folha já à procura de seus artigos. Com relação ao sucesso, ou não, de um relacionamento tem tudo a ver com o que foi dito no texto e nos comentários. Benditos os que conseguiram.
Adorei Esechias.
Amar pode dar certo, sim !
Também acho
Precisa de muita nudez - sentido figurado, também. Amor é, primeiramente, construção de conhecimento.
Verdade
Gostei do texto, gosto dos textos da Mirian... Só não gostei de ela não ter respondido o e-mail que mandei para ela, num texto anterior.
Já respondi
SolÃcita como é, só resta uma explicação para que ela não lhe tenha respondido, Adonisvaldo: não deve ter recebido o e-mail. E deve-se ponderar que é uma pessoa extremamente ocupada com a profissão de que tanto gosta e exerce com esmero. Certa feita, enviei-lhe um tecendo comentário a respeito de um artigo seu e ela, incontinenti, me respondeu. Óbvio que guardo como um troféu.
Polida e solÃcita como é, Mirian jamais deixaria de responder. E vale ponderar que, com tantos afazeres, fica difÃcil responder tudo que lhe é encaminhado. Com certeza, ela vai te responder, Adonisvaldo.
Manda de novo, acho que não recebi. Será que mandou para o e-mail certo?
O coração fica até quentinho depois de ler isso
Que lindo
O velho deitado já diz q amar na mesa do bar ou viajando p Europa e muito fácil. DifÃcil é quando um dos dois tá no fundo do poço. Ali sim se vê se é amor. E como disse o grande Tony paixão é uma coisa. Amor é outra.
Quer testar a lealdade e o amor das pessoas? Eu faço o teste dos 5 reais. Explico: seus amigos ou sua paquera chamam você para sair. Diga que está quebradaço e só tem 5 reais para passar 1 semana. A reação das pessoas vai revelar quem é seu amigo e quem te ama mesmo. Batatal.
O importante é que , após o café da manhã e após o jantar , um lave a louça e o outro, enxugue ! isso ajuda muito !
Faço isso e muito mais, porém fica pior.
Também
o mais importante de tudo é não levar muito a sério o que está escrito em "Primeira Corintios treze" .
Segundo uma antropóloga estadunidense (revista Veja há anos) não fomos feitos para viver juntos sempre. Em seus estudos, descobriu que os antigos casais, nos primórdios, ficavam juntos em torno de sete anos, quando as crianças começavam a ter domÃnio próprio. Ela afirmou que o "até que a morte nos separe" é uma ficção porque a busca do "novo" (curiosidade) é uma caracterÃstica humana. Parabéns aos que estão juntos por décadas! É uma verdadeira mágica.
CertÃssimo caro Petronio...
Mágica, milagre e esforço supremo.
Milagre
Em tempos de redes sociais e aparencias exacerbadas, desconfio de todos os amores que dao certo. Infelizmente, com a hiper exposicao da felicidade, é dificil acreditar que aquele casal é realmente feliz (ou se deu certo só nas fotos!).
Dar certo no amor é uma expressão subjetiva que pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, a fórmula básica é um relacionamento onde ambas as partes se sentem satisfeitas, respeitadas e amadas. Isso pode incluir comunicação eficaz, confiança mútua, crescimento conjunto, valores compartilhados, respeito mútuo e amor e carinho. Ambos os parceiros se sentem ouvidos e compreendidos. Cada pessoa confia no outro e se sente segura no relacionamento. Os parceiros apoiam-se em seus objetivos pessoais
Adorei œ
Em geral, dar certo é permanecer eternamente, porque os 'outros' não podem saber, é feio. Os 'outros' vão reparar.
E o grande amor o verdadeiro amor é aquele que se vive intensamente. Não depende de anos . Viver 20 , 30 ou 100 anos só garante um tempo maior de felicidade. O tempo não é o marcador de qualidade.
As risadas após os trinta anos com certeza são melhores autênticas e generosas...
Adorei
Tenho certeza que encontrei e dei certo no amor. Graças a ela, é sempre maravilhoso chegar em casa.
Amor é bom enquanto dura.
Eu só encontrei um grande amor na minha vida. Quando estava com ele tudo ficava bonito, mas acabou. Tive grande paixões, mas nunca mais um grande amor. Acho difÃcil encontrá-lo aos 65 anos.
DifÃcil em qualquer idade
Ainda penso que o "grande amor da minha vida" é o que estou vivendo; terminando este, poderá surgir outro, ou não.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > O que é 'dar certo' no amor? Voltar
Comente este texto