Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Lyra

    Aliás, "O Infinito em um Junco" é fabuloso..!

    Responda
  2. José Cardoso

    No caso parece que era um problema de direitos autorais. Livros físicos também podem ser apreendidos no estoque de editoras e livrarias pelo mesmo motivo. Mas há realmente um diferença fundamental: se já comprei o livro ninguém vai entrar em minha casa para retirá-lo. É algo orwelliano mesmo esse tipo de apagamento eletrônico.

    Responda
  3. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Quando as livrarias são fechadas, vejam muitos a lamentar e me pergunto, por que estas mesmas pessoas deixaram de comprar nas livrarias físicas? Será que vale a pena economizar? (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  4. Luiz Alberto Franco

    Parece que, mais uma vez, a falta de rigor do acadêmico fica patente. O livro está disponível na Amazon em vários formatos, inclusive Kindle. Se esses descuidos também estão presentes nas biografias que escreveu, pobres leitores...

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Uai, estranha essa do Orwell, hein, Ruy? Porque esse povo não prima por qualquer pudor ao fazer seus negócios - qual seria o pobrema em haver fluidos Orwellianos em seu bízines? Em 2O14, acho, eu usava um espertofone Microsoft; tive uma conversa por Skype e, 1O minutos depois, recebi um anúncio nuna página, acerca de meu incomum assunto da conversa. Descaradamente. A moral da história foi que, safadezas a distância, só por telefonema: seria humilhante receber um "aumente seu Fal" logo após...

    Responda
  6. Décio Ceballos

    A sugestão é o Ruy escrever um daquelas colunas costumeiras dele: " soube daquela barriga?" O colunista virou uma fábrica de artigos, vale o que ele escreveu recentemente, escrita fácil leitura complicada?

    Responda
  7. MARCIO Gionco

    Desculpe, entrei na Amazon - 1984 está lá, no Kindle e em várias línguas. Não procede.

    Responda
    1. Joao Maluf

      Você confirmou que está disponível hoje. Não pode afirmar que "não procede" a afirmação que foi removido em 2009 como alega o autor do artigo. O jovem que perdeu seus dados anotados no Kindle entrou na justiça? A Amazon resolveu que seria melhor devolver a obra aos seus acervos?

    2. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

      Em 2009 o livro foi apagado....houve reclamações...o livro voltou a ser oferecido

  8. paulo werner

    A pesquisadora comeu mosca (pesquisador escalar na baboseira por não ter feito uma consulta de 5 min?) e dividiu a iguaria com o distinto beletrista. Lamentável a leitura dominante da obra de Orwell. A CIA (Hunt, o agente designado)comprou da viuva os direitos sobre o Rev. dos Bichos, alterou e suprimiu passagens cruciais do enredo, numa versão animada, encomendada e amplamente distribuída. Um liberal vomitando trechos da obra de Orwell é tão patético quanto conservador amante de Pink Floyd.

    Responda
    1. Max Morel

      Consegui não entender nada.

  9. NACIB HETTI

    Todos somos objetos de controle social. Uns perceptíveis, outros não. Aqui e no resto do mundo. Cada dia com mais sofisticação. Ninguém melhor que o Ruy para perceber.

    Responda
  10. ANDRE STANGL

    Isso aconteceu porque essas edições foram adicionadas à loja Kindle por uma empresa que não tinha os direitos autorais (do texto original em inglês), e a Amazon removeu as cópias ilegais dos sistemas e dispositivos dos clientes, reembolsando-os. Mas mesmo assim foi um erro...

    Responda
  11. Carlos Eduardo Cunha

    O mundo caminha e o ebook tem custos muito mais em conta que o livro fisico e sem precisar derrubar florestas. Além disto é democrático pois facilita que qualquer autor publique seu livro. Jornais online também são mais em conta. O ser humano sempre buscou o seu sustento, e o capitalismo é um meio de conseguir isto, sem precisar se abaixar para os que governam... Precisa se atualizar sempre.

    Responda
    1. Joao Maluf

      Precisamos entender o custo energético e ambiental de manter dados nas nuvens. O gasto energético das centrais de nuvens é enorme. A comparação entre bens físicos e digitais não é tão simplória.

    2. Luiz Candido Borges

      Carlos Eduardo, seu comentário louvando as vantagens e virtudes do capitalismo não é nada surpreendente, até porque repete o discurso "liberal" anti-estado. Para não se abaixar para os que governam é necessário primeiramente saber identificar os que têm poder de mando e se você pensa que são aqueles em quem nós votamos está muito enganado. Sempre houve os "donos dos dinheiros" para mandar nos políticos e, agora, temos os bilionários como o mencionado Jeff Bezos. Precisa se esclarecer sempre!

    3. NACIB HETTI

      A floresta derrubada é de eucalipto e pinos, plantados para celulose. O consumo maior é bom para a economia mundial.

    4. NACIB HETTI

      A floresta derrubada e de eucalipto e pinos, plantados para celulose. O consumo maior é bom para a economia mundial.

  12. Marco A Moreira

    Conforme já exposto o livro se encontra a venda em vários formatos, edições etc. Basta entrar no site.

    Responda
  13. Cristiano Kock Vitta

    Queimarão outros igualmente opositores do totalitarismo: Recordações do escrivão Isaías Caminha, Matadouro 5, As Portas da Percepção, Seara Vermelha, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Pais e Filhos, As Ilusões Perdidas.

    Responda
  14. Daniel Zago Furii

    Claro, a Alexa nada mais é que o famoso "big brother" do qual o livro trata.

    Responda
  15. Luiz Ferreira

    Acabei de ver na Amazon, 1984 a 11 reais no Kindle, está lá Deve ter sido alguma edição específica Como o autor não é afeito a tecnologia imagino que não tenha checado a noticia :D

    Responda
    1. Cristiano Grimaldi

      O artigo não diz que o livro está fora da Amazon em 2023. É só ler a primeira frase. Diz que ele foi apagado em 2009, e como isso foi grave na época. Ou não foi?

    2. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

      Em 2009....não em 2023

    3. MARCIO Gionco

      Na próxima, pede para alguém checar

  16. José Tarcísio Aguilar

    Infelizmente o próprio jornal, sinônimo de mídia e há pouco tempo sinônimo de papel, trata de fazer essas queimas da história. Promovem ao esquecimento, embora essas palavras juntas me pareçam contraditórias. Vamos esquecendo mortos e desaparecid, os nomes de seus algozes, etc. E quem não tem história está pronto pra virar zumbi.

    Responda
  17. Raymundo De Lima

    Há um nome inglês para essa prática imoral de baixar o preços dos produtos, abaixo do custo real, visando fidelizar o consumidor e/ou quebrar a concorrência. Alguém poderia revelar e registrar nos comentários? E pensar que há ingênuos ou cínicos que acreditam ser o capitalismo ético-moral.

    Responda
    1. Luiz Walter Corsetti Doederlein

      Dumping.

    2. Lucia Coelho

      Dumping

    3. José Tarcísio Aguilar

      Eu conheço tal prática pelo termo "dumping", sendo que dump pode ser algo a se fazer no bwc. A única ética e moral do capitalismo é ganhar mais dinheiro, que tem por sinônimo a mesma eca.