Lúcia Guimarães > Partido Republicano está reduzido a seita dominada por seguidores suicidas de Trump Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A colunista tem esse estilo raivoso moralista. O mundo é dividido entre o mal (Republicanos, Trump e Putin) e o bem (democratas liberais).
O problema do argumento é querer reduzir a radicalização do partido republicano a um culto a Trump. É muito mais do que isso. Começou com Reagan, nos anos 80. E o democratas contribuÃram bastante com a polarização social nos EUA com suas polÃticas neoliberais que prejudicaram os trabalhadores.
"Nenhum paÃs foi obrigado a entrar para a OTAN. " O combinado era a OTAN não avançar para o leste. Viktor Yanukovych eleito democraticamente mantinha relações satisfatórias para o equilÃbrio entre Rússia e OTAN, mas foi derrubado em agitação apoiada por interesses situados nos EUA. É um jeito de coerção para empurrar a OTAN contra a Rússia. Agora é só esperar desmilitarização ucraniana e crise no liberalismo ocidental com quebra devido a audácia de expansão rumo ao leste.
'Por isso as ditaduras são tão boas!!', mas outro problema é o de rótulos, desconsiderando que democracia originalmente (seja na Grécia, ou nas suas tentativas de adaptações após o século XVII) pouco tem relação com o que se vê hoje, a "democrática" Ucrânia de Zelensky andou fechando partidos de oposição. Isso já é bem suspeito de se omitir!
\excelente !
Dona Lúcia, querida, se me permite uma superficialidade frente a seu acutÃssimo texto, digo que adoraria - em abstrato, obviamente - ver um anúncio de "Vivek Ramaswamy, US President". Hahahahah, no trono que já foi de Kennedy, um Ramaswamy? Nada mais democrático, ainda que com péssimo odor republicano. Haverá gente verde de réiva. Hahahahaha!
Se Ramaswamy for candidato e se eleger, ele não demorará muito a demonstrar que um não branco (não importa qual sua origem e/ou cor de pele) pode ser um presidente dos EUA tão bom/ruim como um branco. Obama demonstrou isso em relação aos negros, e Ramaswamy, se eleito, fará isso quanto às demais etnias, como Sunak está fazendo no Reino Unido. O presidente dos EUA e o premiê britânico não são pessoas, são "entidades", e a única coisa que varia é o "cavalo".
Infelizmente,hoje no Brasil temos pessoas que rezam esse mantra todo dia ,são os chamados patriotas,que só meu ver podem ser chamados de otários. São pessoas ignorantes,que acreditam em terra plana e toda baboseira que o antigo governo implantou na cabeça desses ignóbeis.
"Você deve ser alimentado a fake news, hein! " Quem avançou a OTAN para o Leste não foi a Rússia, mas os EUA principalmente. O combinado era após a Alemanhaoriental se unir com a Alemanha Ocidental em 1989 era a OTAN não avançar para o Leste. Jamais a Rússia permitiria um governo hostil em sua fronteira que disponibilizasse forças da OTAN instaladas. A Ucrânia será provavelmente totalmente desmilitarizada como consequência de ter sido usada pela OTAN.
Nenhum paÃs foi obrigado a entrar para a OTAN. Fizeram-no de livre e espontânea vontade e soberania e, os do leste europeu, em muito motivados pelo trauma da invasão e domÃnio soviético, na época da "cortina de ferro". Putin ressuscita essa ameaça imperialista russa e a OTAN é a proteção, inclusive para paÃses avançados e democráticos com Finlândia, Suécia e Noruega, em processo de entrada no Tratado.
Valeu e obrigado pela conversa,senhora!!!...
É raça branca incomodada pela perda de hegemonia ,e as retóricas de aniqui. das minorias permeiam o sentimento dessas pessoas (Em nome de jesus ) só queria saber que jesus é esse ?
Uai, Bruno, e O da Goiabeira...
De fato o que estar por trás de todo esse ód que permeia todas as grandes nações é o raci. ,impulsionadas por uma retórica(Bols/Tram) de aniqui. das minorias, é a raça branca incomodada pela perda de hegemonia ,não da para entender um sentimen. tão mesqu. .( É meu ponto de vista)
De fato o que estar por trás de todo esse ód que permeia todas as grandes nações é o raci. ,impulsionadas por uma retórica(Bolsonarista/Trampista) de aniquil. das minorias, é a raça branca incomodada pela perda de hegemonia ,não da para entender um sentimento tão mesquinho .( É meu ponto de vista)
" O destino da Guerra da Ucrânia e, talvez, do poder de ditaduras nucleares como a Rússia, de invadir e desmontar democracias no exterior, passa também pelo Capitólio, onde a seita trumpista torce por Vladimir Putin e quer cortar ajuda a Kiev." Os EUA estavam por anos se infiltrando na Ucrânia para insurgir ela contra a Rússia, inclusive influindo na queda deu presidente eleito democraticamente na Ucrânia, para colocar o regime hostil à Rússia. A Rússia fez certo em cortar esse avanço.
F. Studzinski Perotto comentou que "tem gente que {...} ... se informa no whatsapp e nos "portais alternativos", e depois vem aqui elogiar Putin na Folha. So mesmo quem vive numa realidade paralela." Vai ver inúmeros institutos muito bem sincronizados (coincidência em geopolÃtica não existe, então é ação deliberada) espalhando ódio contra a Rússia e querendo fragmentá-la há tempos são invenções de whatsapp? Institute for the Study of War (fund. 2007)? RAND Corporation (fund. 1948)?
"Nas democracias são as sociedades anônimas que financiam partidos, mÃdia e monopolizam empresas através de Holdings." Claro, Mykel... Por isso as ditaduras são tão boas!!
'se informa no whatsapp e nos "portais alternativos", e depois vem aqui elogiar Putin na Folha. So mesmo quem vive numa realidade paralela' Avanço da OTAN irresponsável para o Leste, usando a Ucrânia contra a Rússia, foi tão "realidade paralela ' que bateram na Rússia e voltaram! Exemplo de Putin contra agitadores!
tem gente que perde até a vergonha quando faz comentários... se informa no whatsapp e nos "portais alternativos", e depois vem aqui elogiar Putin na Folha. So mesmo quem vive numa realidade paralela.
Que bom para Rússia que é Putin no poder. Ao contrário do Iraque, Afeganistão, LÃbia e Sérvia (todas intervenções americanas) a Rússia aplicá sua polÃtica externa defendendo sua soberania. Na Rússia se sabe claramente que Putin e a liderança ao lado dele manda no paÃs . Nas democracias são as sociedades anônimas que financiam partidos, mÃdia e monopolizam empresas através de Holdings.
EUA se infiltrando na Ucrânia, ajudando a derrubar presidente... Você deve ser alimentado a fake news, hein! Quem está há 23 anos no poder, envenenando opositores e foi condenado no TPI de Haia por deportar crianças e crimes contra a humanidade não é o Zelensky, é o Putin.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Tem que ler não, xará, é só pular. A Democracia não exige de você que ofenda seu FÃgaro.
Volta pra Jovem Pan, lá é seu lugar.
1ºA Lúcia Guimarães é jornalista há muitos anos e me parece uma pessoa ética e responsável. 2º Chamar alguém de "esquerdista" para desqualificar, em realidade desqualifica a quem usa esse tipo de "argumento". 3º Alguém com posições de esquerda pode também ser jornalista sem precisar se "travestir". 4º A extrema direita fa nática acusa a qualquer crÃtico de esquerdista ou comunista para tentar ganhar mais fa náticos a sua causa. 5º O século XX já deveria ter nos ensinado ao respeito.
"matéria"? É uma coluna. Texto opinativo. Use melhor sua assinatura.
Disse tudo, "essa canalha...".fico por aqui, nem precisa concluir...a extrema direita é uma canalha em tudo lugar que germina!
Excelente texto. Os conservadores em sua maioria, são os hipócritas mais abjetos da sociedade.
Excelente e corajosa reportagem !
Como esses conservadores gostam de uma boa suruba, libertinagem, orgia, bacanal! E muito preocupante para o resto do continente se a principal democracia do mundo rodar. Também para a Ucrânia, pois Putin tem uma larga capivara contra Trump.
Ricardo, carÃssimo, cuidado com isso, daqui a pouco tomas um processo por difamação: orgia envolvendo capivara pega pesado até pro TrAmp! Hahahahaha!
É só mudar os personagens, e teremos a imagem perfeita do PL brasileiro, sem tirar nem por.
Aà estão os ingredientes do propalado filme "O som da liberdade", sucesso entre essa direita bizarra que é o câncer do Brasil
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lúcia Guimarães > Partido Republicano está reduzido a seita dominada por seguidores suicidas de Trump Voltar
Comente este texto