Conrado Hübner Mendes > 35 anos de ambição democrática Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Como sempre, dr. Conrado Hübner Mendes, preciso em seus textos. Sempre muito assertivo em seus comentários. É um prazer ler sua coluna.
Sociedade que não resolve os seus entulhos pretéritos, fica a patinar eternamente.
O governador carioca de São Paulo está acabando com o uso obrigatório de câmeras pelos policiais militares; uma das únicas polÃticas públicas de segurança que reduziram a matança de pobre e negros no estado. Deve ser porque o parâmetro do governador carioca de SP, é a terra onde ele nasceu, tão civilizada que já é exemplo de militância miliciana...
Não somente o BR, mas o mundo todo evoluiu muito desde 88 tanto tecnologicamente como socialmente (com mazelas). Constituição são leis gerais, não receita de bolo para o sucesso ou insucesso de nenhum paÃs. Há uma leitura errada neste artigo sob este aspecto. Nenhum paÃs mudou drasticamente de ´status' com uma nova constituição. Como em outros paÃses, mais fortemente no BR, não temos boas instituições, STF, Congresso e Legislativo. Não pensam no paÃs e, sim, em interesses pessoais.
A longevidade da atua Constituição merece ser celebrada pois ela representa estabilidade jurÃdica e permanência do Estado Democrático de Direito. Constituições anteriores sofreram interrupções, modificações e substituições por variadas razões polÃticas e sociais. Tal longevidade não é um acidente mas sim, como foi dito, fruto de uma combinação de resiliência é um firme compromisso com a democracia. Resiliência implica em capacidade de resistir a choques, desafios e tentativas de mudanças.
Pela qualidade exemplar de seus textos impecáveis chego a pensar que o Conrado Hübner será em breve defenestrado pela direção (argh!) da Folha, para dar lugar a outras Doras e que tais . JK
Não duvido. A folha é tão democrática que dá voz até à tia do Zap.
Sem crescimento econômico, toda a boa vontade da CF vira uma obra de ficção. Entre avanços concretos e ufanismos, temos um documento que reflete o momento em que foi criado, baseado em princÃpios universais (nem sempre aplicados, especialmente o artigo 5º) e outros nem tanto. O momento é um cabo de guerra entre congresso e STF, em que é difÃcil apontar o ponto de iniciação (ambos responsáveis). Com as fronteiras entre os órgãos turvadas, cabe à s lideranças retomar o diálogo e evitar o conflito.
Francesco Carnelutti pontificou: "Direito é um triste substitutivo do amor". Constatei isso em toda a minha vida. O crescimento e a organização normativa de uma sociedade é inversamente proporcional ao seu sucesso no amor. Dito de outro modo, quanto mais um Estado Democrático de Direito é juridicamente organizado mais fracassada é essa mesma sociedade no sentimento de amor e fraternidade.A Constituição americana tem 7 artigos e 27 emendas; a Constituição francesa tem 89 artigos. A nossa tem 250.
Cardoso, eu já ouvi a expressão: a pessoa só conhece com quem casou quando está na frente do juiz, por ocasião do divórcio: o cônjuge quer sempre tirar tudo o que é do outro. Sempre mais do que tem direito.
Eu tomei conhecimento de uma expressão semelhante numa coluna do Alceu Amoroso Lima. Algo como: o direito começa quando o amor acaba. As separações de casais ilustram bem o princÃpio.
Como data a comemorar para a liberdade democrática, eu vejo a anistia e o fim do AI5, quase 10 anos antes, como bem mais significativas que a promulgação da constituição. Lembro de ter assistido naquele ano um pequeno curso de história da filosofia na universidade, com um professor que se declarava abertamente 'hegeliano-marxista' e conclamava a 'fazer a revolução'.
Sem a "descondenação" de Lula pelo STF, Bolsonaro não teria passado de um candidato aventureiro do "baixo clero" e nunca teria se constituido num "grande" lÃder. Se foi isso que proporcionou nossa atual Constitucional fracassou! Urge seu aperfeiçoamento quer para o enterro do Presidencialismo insepulto, quer para o estabelecimento de mandato para os Ministros da Suprema Corte, a exemplo do que ocorre nas verdadeiras democracias. Deus nos ilumine e abraços fraternos em agnósticos e ateus!Namastê!
A CF não fracassou quem fracassou foi o judiciário e os polÃticos aproveitadores pela ascensão do marreco de Curitiba, seu herói, agora concordo que precisamos do Parlamentarismo.
Se Lula ainda estivesse preso o BozoNero estaria reeleito com a agenda de desumanidade antodo vapor
Fátima. A excessão dos EUA não infirma a regra. Grato pela observação. Namastê!
Mandato para juÃzes do STF é controverso. Não existe em todos os paÃses democráticos, a não ser que vc não considere os EUA uma democracia.
" Constituição.
08/01 CONTITUINTE SUPERA TESTE DE FOGO No futuro o marco da história brasileira democrática será antes depois daqui. Os 35 anos e esse episódio será conhecido como a certificação definitiva da construção iniciada em 88.
Faltou enfatizar com a sinceridade de que carece uma nação que tem em suas elites "pensantes", "amantes" de governantes, governos e partidos acima dos interesses do povo, que o maior fracasso de nossa Constituição foi ter permitido a esxugência de Lula e Bolsonaro como dois "grandes" lÃderes, que seria impossÃvel em um Sistema Parlamentarista e um STF que acaba de condenar o autor de um furto de "pasta de dente" a 9 anos de prisão, o que seria inviável em uma Corte com mandato.Namastê!
Não entendi, como a Constituição estaria sob ameaça dos Gabinetes e Porões se foram exatamente lá que ela foi elaborada?
A constituição foi fruto de um amplo movimento de redemocratização do paÃs após à ditadura militar. Não foi elaborada nos porões.
É quase um milagre que tenhamos sobrevividos ao Bozo, Aras, Pacheco e Lira ao mesmo tempo!
Só agora li a notÃcia. Parabéns pela vitória!Ainda há justiça neste paÃs!
Muita desesperança mesmo, mas ainda temos Conrados para nos mostrar onde estão os postes que tentam espetar no coração de nossa constituição.
Ótimo texto. A notÃcia da sua vitória somada a derrota da magistocracia contra os jornalistas da gazeta do povo nos enchem de esperança. Só falta o caso da fiscal de trânsito do Rio de Janeiro que foi processada por parar em uma blitz alguém que se julga pertencente ao Olimpo, que não tinha carteira de motorista nem documento do veÃculo. Ah também não fez o bafômetro.
Como sempre um texto altamente refinado e contundente.
Infelizmente enfrentamos uma crise social e se poderes.O STF passa por cima do congresso, ministros militam politicamente, atuam de forma monocrática e autoritária passando por cima da lei. O congresso mergulha de cabeça nas indicações ministeriais e verba. Muitas verbas para redutos polÃticos! O governo fraco , pois a nação está dividida, recupera pautas do século passado que a história enterrou, defende ditaduras e ditadores. Triste Brasil!
Sai da terra plana pq é onde vc está pq o STF nunca foi autoritário e nem passou por cima de ninguém, governo fraco? compare com o do seu herói e quem está dividido/ eu não estou fale por vc, e de novo sai da terra plana
Parabéns, caro Professor Hübner: num PaÃs como o Brasil, é preciso ter muita coragem para peitar o corrupto sistema de castas que nos governa; e Vossa Excelência tem.
Mais um texto brilhante do Peofessor Conrado. Ainda justifica manter essa assinatura.
Parabéns, Professor! Não desista de sua natureza de cachorro louco, a mijar nos postes de nosso sistema judiciário.
“Nos gabinetes do Congresso, articula-se aprovação de leis cujo teor o STF já declarou inconstitucionais.” Porém, pautar as omissões legislativas, uso terapêutico de psicoativos (com efeitos comprovados), o reconhecimento de uniões homoafetivas, critérios republicanos para execução de emendas parlamentares, por exemplo , não fazem
Quanto aos autoritários de plantão, a memória negativa cuidará do seu esquecimento como alguém que poderia ter sido e não passou de um arremedo do que há de pior na vida pública . Já vc se perpetua pela atitude republicana e corajosa sem as costas quentes de uma transitória função de poder.
Texto irretocável, radiografia lúcida de nossa realidade. Quanto aos postes, resta-lhes exaltar o próprio silêncio como virtude...
Nossa!!! Quanta lição em conhecimento jurÃdico e polÃtico. Você resumiu muito bem a real situação do pais, sob o comando dos liras e pachecos. Parabéns pela vitória jurÃdica. Meu receio é de que você, assim como outros excelentes jornalistas, anoiteça e não amanheça mais aqui neste espaco.
Muito bom o texto. Mas devemos reconhecer também que indivÃduos como Coroné Lira e Coroné Rodrigo Pacheco, podem incendiar o paÃs. As consequências já foram vistas . Parece, que estão querendo a volta de quem moralizou o Congressp.
Que bom que você ganhou na justiça federal por um comentário seu super verdadeiro.
Sobre a matéria: Eu já espero do nosso congresso, uma proposta de uma nova constituição! Os parlamentares brasileiro, parece querer mudar direitos que a constituição de 1988 deu ao nosso! Aqui em Cotia onde moro, eu sentir o voto de cabresto imposto na ultima eleição. Ou seja a democracia foi pro sa---co...
Ótima análise!
Lamentavelmente, perfeito.
Excelente texto...mas faltou citar a grande mÃdia neoliberal...Estadão, Globo e até mesmo a Folha de São Paulo sempre articulam para manter no poder a estrutura que elegeu BostaNero!
Obrigado, Conrado, como sempre, seu texto brilha e, portanto, ilumina. Pena que liras e pachecos, mesmo que o lessem, não o entenderiam nem se sensibiliariam! Estamos à deriva, triste trópicos!
O Sérgio o Lula está em casa se convalescendo de uma cirurgia vc não leu? e nem acompanhou na televisão deu em todo lugar, ou será só para encher o sa co
Por falar nisso , por onde andava,anda e andarás Lula , o internacional?
Excelente texto. Parabéns!!!!
Parabéns pelo texto, e pela vitória judicial. Siga firme !
O neoconservadorismo, paradoxo até na palavra, quer resgatar o Brasil ordem e progresso, onde ordem significa autoritarismo e progresso aumento das desigualdades. Privilégio para poucos, cuspirão e jogarão seu lixo na rua e darão uma vassoura a quem quiser ter uma refeição. Pastores gritarão aleluia, enquanto pegam adolescente da Igreja e haverá chumbo para os que reclamarem. Para alguns férias em Miami.
Lendo alguns comentários chego à triste conclusão de que há brasileiros que realmente querem a volta dos militares no comando.
Não é querer, mas bilontras como Alcolumbre são um convite de honra no ponto que chegamos.
Conradão, Tôrrico & Tolôko, os caipiras Inquietos e Subversivos, ficaram eufóricos: Ô Tôrrico, que cê achô da decisão sobre o 'fessor? Uai, Tolôko, ieu gostei, mai sobrô uma dúvida. Então sorta moda, cumpadi! "Eu achava mió lá no passado. Que 'fessô era respeitado. Sortava sabiduria. Os burrro baixava o rabo. Agora deu de invertê. A grande ordi da vida. Professor corrige os burrro, toma coice na moleira. Queira Deus que o proteja... O Jesus da Goiabeira!" E num é que portegeu? Foi, mai demorô.
Boa Marcos essa dupla vai longe hahahahaha
Ôôô, minha cara, só tenho a agradecer os cafunés que tenho ganhado. Ando cansado de toda essa confa e, não poucas vezes, desanimado com a barbárie que insiste em grassar pelaÃ. Mas é nóis, em frente, que a Bozonéscia (e alguma Lulonéscia também, embora sempre mais leve) sempre passa rente. Sigamos com o humor possÃvel, eventualmente com meus alter-ids - são tudo meio servage, não são alter-egos, não, volta e meia dão uns descontrol. Hahahah!
Que bom ve lo por aqui Marcos Benassi. Senti falta de seus comentários bem humorados ultimamente. Achei que tinha abandonado a Foia..
A verdade é que o povo tirou o criminoso extremista de direita do poder, mas infelizmente para o congresso nacional votaram em pessoas bem piores. Um estrago imensurável.
Cuidado, bilionários querem nos fazer pensar que polÃticos são todos iguais. Dois terços são pelos bilionários, um terço por nós, a Folha não informa quem está por nós. Icl notÃcias no YouTube mostra outro mundo, vale a pena.
O diagnóstico mais lúcido que já li em qualquer lugar. O mais completo. Que tristeza.
Falar em hermenêutica é esperar muito dos porões e gabinetes institucionais brasileiros - tem muito " dotor".
Ótimo texto que faz lembrar outros tempos em que a Folha mantinha em seus quadros ótimos colaboradores.
... valeu e obrigado pela conversa!!!...
Muito bom o artigo.
Cara, tu é um cara bom!
Muito bom!!!
Meu caro e honrado Conrado, que muito estimo. Democracia no capitalismo é utopia.
Apenas uma desculpa para ditaduras. A democracia é só o menos imperfeito dos regimes possÃveis.
Uai, Antonio, parece-me mesmo o lugar dela: no "u-topos", alhures, lugar em direção ao qual caminhamos. Não se chega a ele, mas já tá bom pacaramba se formos nessa direção. O que não dá é pra utopia ser "lugar nenhum", nenhures, do qual não se sabe nem o rumo. Se montarmos num Haras e deixarmos a rédea solta, nóis cai rapidim no abismo da Terra Prana...
No cristianismo e no comunismo também.
Boa colunista, continue firme e forte, nunca houve outro caminho
Paira sobre a cabeça do brasileiro, ainda, a praga do tudo pode. O bozismo ainda assombra. Que dureeeza!
Todas as eleições próximas vc deverá verificar se é bolsonarista ou não e evita-los
Brilhante artigo. Nossa trajetória é, ainda, errática. As vezes assustadora, as vezes eivada de esperança de que essa ambição democrática um dia se realize.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Conrado Hübner Mendes > 35 anos de ambição democrática Voltar
Comente este texto