-
Raymundo De Lima
Fiquei emocionado com seu texto sobre Grupos de Leitura. Porque aprendi muito participando de alguns: para ler os principais artigos e livros de S.Freud, para ler literatura, etc. Mas não encontrei esta possibilidade de fundar e sustentar um grupo de leitura na universidade, pois parece que o clima dela é outro não da leitura por prazer, mas da leitura obrigatória ou leitura pragmática(?). Professores de escolas ainda não acordaram para esta importante ferramenta leitura-reflexão-dialogia. Parab
-
Vito Algirdas Sukys
Outra sugestão é você encontrar um amigo que goste do mesmo livro, por exemplo, On Mill do Philip Kitcher. Se inscrever no canal da USP e ver os vídeos Métodos de Leitura, são trinta e três de vinte minutos. Cada um lê um capítulo ou parágrafo e faz um fichamento. Na discussão um apresenta o capítulo ou parágrafo e ambos discutem as idéias. Você verá que discutir com alguém aumenta o aprendizado.
-
Vito Algirdas Sukys
Sugiro um grupo de leitura especial, você, o autor a ser lido e um comentador sobre o autor. O professor, às vezes, tem uma opinião fechada sobre o autor. Proponho a leitura do livro On Mill do Philip Kitcher. Você terá que ler duas obras de Mill, uma de Kitcher, e usar seu senso crítico para decidir. Mill enfatiza a discussão com quem discorda de você; verá por Kitcher que Mill não é o defensor do capitalismo mas um progressista em melhorar a sociedade e defensor da poesia.
-
Peter Janos Wechsler
Albert Einstein quando perguntado sobre teamwork: é muito bom, mas eu sou um "Einzelgänger".
-
Daniel Valadares Macedo
Muito bacana!
-
JOSE ROBERTO DE LUNA FILHO
Boa parte da minha vida acadêmica aconteceu em grupos de estudo e pesquisa. Tenho certeza de que não seria o mesmo se não fosse essa possibilidade de socializar minhas ideias e me confrontar com as ideias dos outros.
-
Julia Lopes
Sempre ótima.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.