Ruy Castro > De volta ao Carnegie Hall Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Roberto Odier Masteck Correia

    O show do Carnegie Hall, abriu as portas para a diáspora dos músicos brasileiros. Muitos músicos foram trabalhar como músicos e arranjadores em grandes bandas ou para compositores de trilhas como Lalo Schifrin, Burt Bacarah, Henry Mancini, P. ex. Laurindo de Almeida, Raul de Souza e outros. Preferiram um anonimato bem pago, ao brilho sem grana. Essa simbiose resultou na disseminação da bossa nova. A bossa nova influenciou o jazz e não o contrário

    Responda
    1. Javert Lacerda

      Talvez a ”Redentora” tenha sido o principal fator nesta "diáspora”.

  2. DANIEL BUENO

    Só queria registrar que comprei li o livro "Chega de Saudade" de autoria do missivista; por ocasião da morte de João Gilberto, tive uma inspiração e comentei com um amigo: " li o livro "Chega de Saudade" e o considero a biografia da Bossa Nova.

    Responda
  3. José Cardoso

    Mas como diz o Ruy, os americanos se apoderaram da bossa nova, há alguma canção feita por um compositor americano que possa ser chamada de bossa nova?

    Responda
  4. fernando bruno

    Me pergunto se Wilson das Neves não entraria na lista..

    Responda
  5. fernando bruno

    Me pergunto se Wilson das Neves não entraria na lista..

    Responda
  6. Roberto Rangel

    Da década de 60 para cá os talentos brasileiros só foram rareando.

    Responda
  7. Geraldo da Silva

    Penso eu que os gringos não gostaram da Bossa Nova por gostar. Eles estavam mesmo era ligados no que Carlos Lyra cantou como "Influência do Jazz". Um Abraço, Ruy.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Os bossanovistas sempre falaram que a bossa inovou no ritmo, harmonia, no canto e isto foi registrado por incontáveis testemunhos de músicos até hoje. O naify lembrado pelo colega é um caso à parte. Lembram a Nara cantando?

    2. Flavio Camilo

      Ô Leão blza? A gente até quer crer na originalidade toda, mas o problema é que já dizia o Eclesiastes que debaixo do sol não há nada novo, meu rapaz.

    3. Leão Machado Neto

      Não creio que a Bossa Nova tenha algo a ver diretamente com o Jazz. Foi um movimento puramente brasileiro, um tanto naify nas letras, mas de uma sonoridade musical deslumbrante. Penso que Tom Jobim está ao lado de Cole Porter, George Gershwin, Astor Piazzolla e Ennio Morricone como um dos maiores compositores da música popular do mundo. Aliás, Francis Albert dizia que Tom Jobim era o maior compositor que ele conheceu.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.