Ilustrada > Ailton Krenak é o primeiro indígena eleito à Academia Brasileira de Letras Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Merecido. É ativista sem ser panfletário.
Parabéns, vida longa na eterna luta dos povos indÃgenas. Me lembro na minha adolescência que Ailton Krenak foi o primeiro indÃgena que vi fora dos livros escolares, estava dando uma palestra na antiga Escola Técnica Federal de São Paulo, no fim de uma das mais hediondas ditaduras da América Latina, os militares estavam entregando um paÃs com inflação de 1OO% e uma divida externa impagável de mais de cem bilhões de dólares, um dos paÃses mais desiguais do planeta. Sempre na luta justa!
Essa tal ABL é uma instituição arcaica e anacrônica, voltada à bajulação e aos apelos midiáticos. Figuras nefastas como Getúlio Vargas; José Sarney e Roberto Marinho, também, totalmente inexpressivos como Merval Pereira sãos imortais!
Dizem que a próxima é a Anita.
A Rosamaria deve ser uma dessas tietes de Ãdolos polÃticos, que acha que seu "Amado lÃder" deva ser laureado com o Nobel da Paz? O vai querer que ele seja imortal, como prêmio de consolação?
Provavelmente você está confundindo com a medalha da Ordem do Mérito do Livro dada ao deputado Daniel Silveira. Senão, acho melhor se informar sobre o filosofo, poeta , ambientalista Ailton Krenak.
Escolha feliz. Suas ideias, suas falas, sua representação étnica, sua escrita, sua inteligência, acrescenta em muito a cultura brasileira.
ABL já foi terra indÃgena?
Abriga o cacique da tribo do ribamares.
. Escolha perfeita. Representa todos nós brasileiros que temos um lado indÃgena. Certa vez um estrangeiro me disse que todos aqui tinham um pouco de Ãndio. Verdade
Gosto do Ailton, mas parece que nem Krenak ele é...vale tudo ...
Todos comemoramos a eleição de Krenak.
É uma alegria ver Krenak na academia, justiça feita. Um brilhante pensador que nos completa a brasileirÃdade, trazendo o universo dos povos originários para o centro da cultura deste paÃs. Parabéns para ABL.
Discoteca do Chacrinha era mais conceituado entre intelectuais e mais respeitável.
O que você entende disso???
A ABL virou palco para politicagem e levantamento de bandeiras, fenômeno que tem atingido a maioria das instituições brasileiras. InconcebÃvel a exclusão de nomes como Mauricio de Sousa e Mary del Priore, que tanto fazem pela literatura nacional e com obras consumidas pelo grande público.
Aposto que os ambos citados aplaudiram a escolha de Ailton Krenak.
Respeito. Porém dizer que eleger Krenak para a ABL é "palco para politicagem e levantamento de bandeiras" requer muitos contorcionismos lógicos, intelectuais, etc. Algumas substâncias também ajudam construir tal coisa. Enfim, mais do mesmo!
Krenak, fundamental presença na Academia, que assim se aproxima da sociedade brasileira.
No fundo, é um escândalo que só tenha chegado agora. O Brasil é realmente um paÃs atrasado.
Viva o povo indÃgena. Saudações, querido Krenak!
Machado de Assis deve estar muito alegre com a ABL .
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Ailton Krenak é o primeiro indígena eleito à Academia Brasileira de Letras Voltar
Comente este texto