Vinícius Torres Freire > Histórias de mais um dia de desespero na Argentina Voltar
Comente este texto
Leia Mais
E ainda tem um candidato sem noção falando em dolarização. Não tem dólar. Vai ser uma economia dos poucos com dólar?
Isso.
Falar das vidas dos outros é fácil. Ser jornalista hoje, é fazer de conta que sabe tudo - manter o salário é o importante.
Linguagem ruim.
O Milei diz que vai dolarizar a economia argentina. É uma piada, pois por lá está tudo dolarizado, qualquer preço é fixado em dólar e convertido para a cotação do dia (só não sei qual delas). O mais surpreendente é o sentimento de impotência generalizado e a descrença de que o paÃs possa sair do buraco. Nesse terreno fértil, a extrema direita cresce. Mas quando Milei chegar no governo, vai ter que enfrentar os mesmos problemas. E aÃ, como é que vai ficar?
Oficiar
Oficial a dolarização é o objetivo. Se vai dar certo não se sabe.
O problema deles é a falta de fé. Por alguma razão nós ainda acreditamos na dÃvida pública, mesmo sabendo que é um esquema de pirâmide: as novas dÃvidas pagam o principal e os juros das antigas. Principalmente agora que o deficit primário voltou.
Resposta a dona Vera Qual é a importância do Brasil para o Mundo se nunca tivemos um Premio Nobel por aqui e nenhum Ãtem de alguma Celebridade brasileira leiloado no famoso Leilão de Londres? Nenhuma, ora. E quanto ao desmatamento é bom a senhora ver que os registros atuais dão conta de que em 9 meses desse governo conseguiram a façanha de bater todos os recordes anteriores. Acorda Manuela.
Sai do zap, bernabé, e busca informação séria... vc só diz bobagens...
VinÃcius não quer informar, ou não sabe mesmo, o que levou a Argentina a situação atual. Começar pelo corrupto regime militar, como aqui, pelo corrupto liberal Menem, que privatizou conforme o consenso de Washinton mandava, de forma fraudulenta, tipo Vale ou Eletrobras. Também Macri, com mais fraudes, acordo com fundos abutre e péssimo acordo com FMI... Se ater apenas a foto do dia, serve ao novo velho salvador, Milei, criado pelas elites, para continuar o saque, um misto de Temer e Bolsonaro.
Melhor comentário. Parabéns pela lucidez, rara por aqui...
Então. Que tranquilidade nos dá o nosso colchão de liquidez hein? Apesar do governo anterior ter queimado 100 bilhões de dólares das reservas. Com o perronista da tierra plana provavelmente acabará a história da Argentina. Lembrando que todos a partir da classe média, reservam suas economias já em dólares há décadas.
Interessante observar que a sÃndrome do atual presidente brasileiro afeta negativamente todos os PaÃses que ele apoiou ou apoia, todos estão na penúria e a beira de uma convulsão. Porque será? Na Argentina existe Linguiça de Polenta, na Venezuela o absorvente para mulheres é sacolinha de mercado, e aqui os adeptos esperam um dia comer Picanha. É, tem alguma coisa errada no ar.
Mu.
Errada é sua cabeça torta, que não enxerga a posição privilegiada do Brasil na AL, e no mundo, agora que Lula estancou o desmatamento brutal da AM, feito durante todo o desgoverno anterior. Se o Lira atrapalhasse menos, e houvesse um Congresso menos corr upto, já estarÃamos muito melhores, e não bão haveria tantos famintos.
Errada e sua cabeça torta, que não enxerga a posição privilegiada do Brasil na AL, e mundo, agira que Lula estancou o desmatamento brutal da AM feito durante todo o desgoverno anterior. Se o Lira atrapalhasse menos, e houvesse um Congresso menos corr upto, já estarÃamos muito melhores, e bão haveria tantos famintos.
Pobre Argentina. Já tentou de tudo, liberalismo, populismo de esquerda e de direita, nada dá certo. Agora pelo visto vai se jogar no abismo para ver se no meio da queda ganha asas e voa. Vai se espatifar no final do poço
Se algum patrÃcio quiser rir da arapuca em que os hermanos austrais se meteram, jamais se esquecer do efeito Orloff: eu sou você amanhã!
Nós já estivemos lá, com FHC, antes do Plano Real. Lembro que eu era professora estadual e não recebia mais salário, ele já entrava e saÃa na mesma hora para pagar juros, um infe rno. Só quem viveu a era FHC, e era trabalhador, ou seja, não rico, sabe.
E não estou colocando essa possibilidade na conta do atual governo: nossa infelicidade (e a deles) é obra coletiva com décadas (séculos na verdade) de construção, a maior parte dos quais sob gestão de elites "conservadoras", principalmente no sentido de conservar os próprios privilégios
É perda de tempo apontar os culpados a essa altura do falido campeonato sócio-econômico argentino. Evidente que o peronismo é uma doença antiga e, tudo indica, incurável. Mas, em tempos mais recentes, a bola estava com o "liberal" Macri, que tem uma ficha corrida de fazer inveja a vigaristas como Paulo Guedes. Enfim, colocar a polÃtica na frente da economia sempre dá nisso aÃ. Game over.
Como já comentei abaixo, a tragédia argentina (e latino americana) é uma obra coletiva, com décadas (e mesmo séculos) de elaboração. Todos matizes ideológicos tem lá o seu quinhão, mas tudo começa na gestação colonial, patrimonialista e aristocrática da sociedade - pecado original de difÃcil expiação!
No ano passado meu marido e eu visitamos a Argentina sem pressa. Ficamos 56 dias por lá. Viajamos de carro de SP até Buenos Aires e depois rumo à Patagônia. Retormamos pela fantástica e famosa ruta 40 até o norte. PaÃs muito lindo e povo extremamente acolhedor. Triste esse fim de governo populista de esquerda.
Enologia e gastronomia excelentes. Economia péssima.
Correção: obviamente a ditadura foi antes da redemocratização
Na verdade, desde a redemocratização a Argentina já testou quase tudo: ditadura militar reacionária, populista de esquerda, populista de direita, centro direita liberal... E o buraco em que se meteram só cresce! Agora parece que vão de libertário alucinado e, ao contrário do que dizia o Tiririca, pior do que tá fica!
Para os velhos cabeça branca do Brasil, que não quer que o Brasil vire uma Venezuela, é melhor torcer para que não nos tornamos uma Argentina, paÃs que já foi modelo econômico da América do Sul...Deus salve a América do Sul!
No passado o Paraguay foi uma potência, destruÃda por ação da mesma Argentina e o Brasil. Emprestando dinheiro para a Argentina falida, sacado do piso da Saúde, está se fazendo caridade com o dinheiro alheio.
A economia Argentina é a prova cabal do mal que o populismo, nesse caso o de esquerda, traz para um povo !
Definitivamente, o subdesenvolvimento é uma criança com muitos pais, embora nenhum deles a queira reconhecer...
Há pouco tempo a direita argentina esteve no poder, e não deu sinal de capacidade pra resolver os problemas econômico do nosso paÃs vizinho! Parece que o cidadão pensa que já esquecemos!
O "lunático" (gostei do termo) Javier Milei lidera as pesquisas. A situação não está nada boa por lá. Provavelmente má gestão polÃtica e econômica com consequências duras para a maioria da população.
O Tiririca estava redondamente enganado!
O sao lula parece q mandou ajudar, o pais lidera acregiao, deve ser o q aporta mais dinheiro, è fn?
Turminha do passa-pano, nao to afirmando, estou indagando. O q a tevet falou a respeito disso?
Pra não emprestar o bilhão.
Volta pra Harvard e continua a estudar ! Pelo amor de Deus , ter que aturar “isso” !
O governo tem de ajudar? Tirar da boca dos filhos e lançar ao esquerdismo de Cristina Kirchner? É divertido ler certos colunistas. Como disse certo alguém: Os pequenos c/a/n/a/lhas se aproveitam da idiotice pronta. Os grandes a fabricam.
Pq o Brasil tem de ajudar se nunca ninguém nos ajuda? Pq 2Bi de dólares para Argentina se tem gente passando fome no Brasil, pagamento abaixo do piso para Saúde e Educação e corte verba Pesquisa?
O Brasil não tem que emprestar ou doar nada para a Argentina. Lembrem-se das benesses aos paÃses caloteiros.
Emprestando dinheiro para a Argentina falida, sacado do piso da Saúde, está se fazendo caridade com o dinheiro alheio.
Porque a Argentina importa muita coisa do Brasil ajudando a gerar empregos e renda aqui; porque a quebra da Argentina nos prejudica. E tantos outros motivos que mentes estreitas não imaginam.
Efeito dominó.
Temos que ajudar porque crise economica eh como lepra na antiguidade. Contamina quem esta perto. E o Brasil esta muito perto dos Hermanos.
Quebrar logo depois das eleições é uma sórdida especialidade latino-americana (o Brasil quebrou logo após os pleitos de 1982, 1986 e 1998), mas, desta vez, o tombo será de dar inveja. Que os argentinos não cometam mais uma loucura!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Minhas almas!
Gostaria de uma materia mais completa sobre o emprestimo intermediado pelo sao lula
Flávio, tu és um Bur mal intencionado. Não venha com essas baboseiras de Zap. Tu trabalhas no Estadão Mal Menor? rs
Florentino, por que vc nao pergunta aos contadores de estorias do estadao. Aquela turma eh especialista em inventar contos de fadas. Ajudaram a jogar o Brasil no colo de bosonaro e sua alcateia. Sao capazes de qualquer coisa para manter o Brasil no 39 mundo.
No YouTube: ´´Entenda como fake news do Estadão alimentou esgoto reacionário no Brasil e na Argentina.``
Caro, não houve "empréstimo intermediado por Lula". Foi um empréstimo aprovado por 20 dos 21 paÃses-membros do CAF, Corporação Andina de Fomento. São 20 "intermediários" nesse caso.
Fakenews é no balcão ao lado. Favor procurar no zapzap da sua famÃlia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Histórias de mais um dia de desespero na Argentina Voltar
Comente este texto