Igor Patrick > Montadora de carros elétricos da China chega ao Brasil em prenúncio de nova era Voltar
Comente este texto
Leia Mais
As montadoras que estão no Brasil há anos comecem inovar seus carros porque as chinesas vem com tudo. Elas vão perder terreno logo.
O Brasil sequer precisa de carros elétricos. O Proálcool foi uma visão de futuro da ditadura provocada pelo atraso simples na exploração de petróleo. Era impossÃvel sustentar o rodoviarismo sem combustÃvel. Daà veio a brilhante ideia do álcool, agora com nome mais pomposo: etanol. Não dizem que as máquinas utilizadas na lavoura são movidas a diesel, mas, é apenas um detalhe. Compensável. Não precisamos devassar as reservas de lÃtio e a imensa poluição gerada para fabricar veÃculos elétricos.
Eita, Igor, sabe que não me lembro de ter ouvido menção ao lobby fóssil como fonte do atraso estadunidense na eletrificação? E foi um fator fundamental, assim como as ações diretas, tais como a compra e fechamento de indústrias muito promissoras de tecnologias de armazenamento de energia. Tenho a impressão de que essa foi um dos grandes tiros pela culatra do século, do ponto de vista da miopia estatal e da preservação da elite petroleira. Junto da explosiva redução de impostos corporativos.
Os EUA elegeram um energúmeno laranja como presidente e deixaram a China solta pra dominar o mercado. Agora fica difÃcil reverter o problema.
Se é que a volta do Krusty não fará com que esse e outros pobremas assumam proporções gigantescas, Sodendo não só ente com os estadunidenses...
Comunismo promove todo esse desenvolvimento da China?
Inteligência e planejamento, é o nome disso. Facilitado pelos poderes autocráticos de um paÃs ditatorial, evidente. "Comunismo" não é exatamente a questão...
Desde Reagan, cresceu a financeirização parasitária com redução de impostos aos ricos. Na China os bancos são estatais, a função é fomentar a economia e não eriquecer acionistas e CEOs. Como exemplo, a China não tinha trem bala faz 18 anos, hoje tem mais da metade da malha mundial, eua não tem trem bala, afinal serve ao povo e não bilionários. A indústria da China já é três vezes maior que a americana, crescendo.
Na fÃsica básica aprendemos que sempre que transformamos energia térmica (queimamos) em elétrica grande parte da energia é perdida. Por outro lado o Brasil tem 24%da rede dependente de carbono. Ou seja, nós gastaremos nas termoelétricas mais fósseis no lugar da gasolina. A energia será mais cara e quem pagará será os mais pobres
Isso se, por mau milagre, tivéssemos um tanto de nossa frota repentinamente convertida pra elétricos, né, meu caro? Como levará um bom tempo, há margem pra manobrar o desenvolvimento de uma cadeia cientÃfico-produtiva de energias não-fósseis nem ambientalmente enKHagalhadas, como hidrelétricas a la Belo Monte, um Monte de Herda indesculpável das gestões petistas do começo do século. Evidentemente, tudo pode correr mal e o seu cenário tornar-se realidade; contudo, com sorte, podemos escapar.
A diferença é que a combinação usina termoeletrica + carro elétrico é muito mais eficiente do que os carros a combustão interna, o que já reduziria as emissões. Além do que, como você lembrou, a maioria da energia elétrica no Brasil já é renovável, sem emissão de carbono.
Há muitas questões a serem discutidas ainda. A bateria de nióbio, que pode ser feita no Brasil, dura vinte mil ciclos ou por volta de sessenta anos e tempo de dez minutos de carga; a de lÃtio chega a dois mil ciclos ou sete anos. Os EUA não ficarão parados diante da expansão chinesa. Nos anos oitenta dizia-se que o Japão passaria os EUA, não foi o que aconteceu. Os EUA restringem agora os chips avançados para a China.
Poi Zé, carÃssimo, mas a realidade é, agora, desfavorável aos sobrinhos de Sam: todo um contexto geopolÃtico complicado; a China se adiantou muitÃssimo, tanto cientÃfica quanto geopoliticamente; as barreiras comerciais têm se mostrado pra lá de insuficientes pra conter os Xing-lings. Os cabra são bons, Vito, e parece-me que veremos uma China (mais) onipresente em poucos anos...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Igor Patrick > Montadora de carros elétricos da China chega ao Brasil em prenúncio de nova era Voltar
Comente este texto