Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro prof Oscar V.Vieira, ótimo artigo sobre a constituição cidadã, porém eu acho que era e é muito futurista para um arremedo de Nação que hj é o Brasil,quanto ao Sarney e outros ,calados parecem gênios.

    Responda
  2. José Cardoso

    Tudo narrativa. O povo da época não estava nem aí para a constituição. Prova disso foi a votação inexpressiva do Ulisses 1 ano depois. Isso pode ser lido como um referendo rejeitando-a, até porque na mesma eleição, Lula foi ao segundo turno. E o PT votou contra ela.

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    E lembranfo q lula votou contra a constituiçao

    Responda
  4. Florentino Fernandes Junior

    A privataria tivana e a roubalheria petralhista

    Responda
  5. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Interessante o Alckmin falando em direitos, ele que com seu partido destruíram a educação entre outras coisas, falando só de SP, sem falar no país. Sob o capitalismo as coisas não mudarão muito. O que se vê é cada vez mais ataques aos trabalhadores. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  6. Raymundo De Lima

    Excelente. Nota 10, nota 10. Fico imaginando se a constituição fosse feita hoje, como seria com politicos golpistas ou antidemocráticos, mulheres que votam contra a igualdade salarial para mulheres e homens, pela mesma função e formação. Como seria a constituição com políticos favorável a venda/compra de sangue humano, jogo de azar, cristianismo taliban, agronegócio destruidor de meio ambiente, etc.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      JesusCristinho, Raymundo, pára de imaginar essas: coisas: dá pesadelo! Hahahahah!

  7. Marcos Benassi

    Pô, seu Oscar, lindo texto, excelentes lembranças, ótimo cutucão. Sem ambição, este mundo não vai em frente; ocorre que esta não precisa ser a de acumulação pessoal, podemos ambicionar o progresso coletivo. Creio que esse espírito ambicioso e fraterno que guiou a constituição de88, contrariado inclusive por muitos dos colegas do Alckmin - vide a Privataria Tucana - é mais do que louvável. E que o ultraliberalismo é que tem que ser posto sob o controle da ética e da lei, venha sob qual forma venh

    Responda
  8. Victor Manoel

    Bela análise! O que falta é vontade individual e coletiva de mudar "esse estado de coisas inconstitucionais" que impera. Compreensões do que seja de justiça, igualdade e fraternidade com cada um e todos preocupados apenas com seus desejos e necessidades individuais. Nesse ponto, nossa Constituição deixa de ser dirigente para ser apenas programática. Falta desejo!

    Responda
  9. José Carlos Tridapalli Junior

    Excelente. Artigo nota 10.

    Responda
  10. paulo werner

    Uma das mais belas e precisas homenagens q a Constituição recebeu nesses 35 anos.

    Responda
  11. Bruno Sebastião Neto

    Alckmin fez uma das mais belas meia culpa do porque o Brasil de hoje não é o Brasil chamado país do futuro ?

    Responda
  12. cleuza Maria rossi

    Como o passar do Tempo faz tão Bem para alguns!!! ... O Alkmin é um dos alguns ! Q Frase maravilhosa ... que deslumbre ... que Orgulho... que Tudo !

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Cleusa e Paulo, de fato. Mas minha percepção é a de que, como indivíduo, o Alckmin subiu vários degraus d uma só vez, tanto mantendo-se honesto quanto tendo assumido o papel civilizatório que os demais tucanos não tiveram culhão pra fazer. Lembrei acima da Privataria Tucana, e não foi à toa: gente até que boa, como o Zé Serra, que prestou bons serviços como a política anti-tabaco, enredou-se até o caroço com tramóias privatistas. Se fez bem pra uns, pra outros foi péssimo esse tempo...

    2. paulo werner

      Também me surpreendeu a precisão das palavras de Alckmin!

  13. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Parece que a proximidade de Alckmin com Lula fez muito bem para Alckmin.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Lula é brilhante. Um dos políticos mais hábeis que conheço. Geraldo por sua vez em sua primeira legislatura com deputado consegue aprovar o Código de defesa do consumidor o que demonstra sua habilidade. Deveria ser melhor utilizado. O que o governo não pode, não tem o direito é de voltar a seus velhos esquemas senão um Coisinho, Miceque ou Coiso pior voltam.

  14. Ricardo Arantes Martins

    Boa a análise. Uma Constituição progressista. Houveram avanços mas as diferenças continuam Abissais, disse Vieira. Geraldo mencionado teve a aprovação do Código de defesa do consumidor, outras legislações chegaram. Mas o Brasil trabalha mal gastos excessivos e inocuos, desvios e falta Políticas de Estado, a médio e longo prazo. Da para fazer. Faremos

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zeus te ôva! *Façamos*, como disseram os Gershwin (foram eles, né?) Hahahah!