Reinaldo José Lopes > Amazônia ressequida Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pois é, Reinaldo. Esse reforço positivo, o tal efeito dominó, foi muito esclarecedor, obrigado! Preocupa bastante que as previsões estejam se mostrando conservadoras demais. Estamos achando que ainda temos tempo.
Onde está a Ministra Marina Silva? Qual gabinete de crise foi instalado na pasta do Vice Presidente Alckmin? Onde estão os parlamentares do norte e nordeste abraçados com Lira e Pacheco unidos contra a desarmonia ambiental e por uma nova matriz energética? Onde estão os ministros da Fazenda e do Planejamento criando critérios objetivos para executarem emendas parlamentares sustentáveis? Por fim, onde está o Presidente Lula dos discursos pro ciência ? Pensem nos seus filhos e netos!
As ações contra a mudança climática inexistem. Enquanto isso, a temperatura aumenta e a vida acaba...
O caso dos botos impressiona. Quando visitei a reserva do Mamirauá há uns 15 anos foi exatamente nessa época de seca. Alguns peixes ficavam presos em lagos que viravam poças. Mas me disseram que os botos conseguiam fugir a tempo e migravam para o Rio Amazonas.
Toda questão fica sempre na teoria, discutam-se idéias e planos, mas não há ações efetivas de resolução do problema.
É culpa do Bozo, do Lula e dos próximos que virão.
Que notÃcia mais inédita! Não sabia que o aquecimento global vai acabar com a fauna, a flora e com o próprio ser humano se nada for feito. Estamos diante de um verdadeiro visonário
Isto acontecerá mesmo que se faça alguma coisa e até muitas coisas. Só se pode suavizar a situação.
Sua devoção de décadas à ruindade dos meus textos é tocante, Tersio ;-) Beijos de luz!
Não é só regressão à média que explica a seca na Amazônia, há outros fatores a serem estudados; os fÃsicos Paulo Artaxo, este indica o aumento anual, gradativo da temperatura no planeta, e Rogério Cerqueira Leite, que diz que o Brasil pode se livrar rapidamente dos combustÃveis fósseis. Carlos Nobre, outro cientista, que estuda a região e tem muito a sugerir. A ciência tem parâmetros para a solução do problema, a ganância nos afasta das soluções.
Prezado Reinaldo, desculpe minha falha, sei que foi repetitiva, mas a lembrança de Carlos Nobre passou pela minha cabeça ao ver o cientista no aeroporto voltando de viagem da região quando aguardava meu filho que voltava da Inglaterra à trabalho. Prezo pelas boas explicações cientÃficas e sou fã de seus artigos. Mais uma vez humildes desculpas por minha falha.
O trabalho de Carlos Nobre está citado no texto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Reinaldo José Lopes > Amazônia ressequida Voltar
Comente este texto