Hélio Schwartsman > Tirania da minoria Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O sistema eleitoral norte-americano premia os grandes estados no colégio eleitoral e penaliza os pequenos estados . Ao vencer por apenas um voto , os membros do colégio estadual eleitoral leva todos os votos para um determinado partido e causa distorções . Os únicos estados que interpretam corretamente a vontade dos eleitores seriam o Mayne e Nebraska , onde a proporção de votos é dividida entre os partidos . Como não querem mudar as leis ficará cada vez mais difÃcil o mais votado obter sucesso
Trump (51%) à frente de Biden (42%)... não é exatamente uma minoria que apoia o Partido Republicano. Os dados são da pesquisa Washington Post / ABC divulgada na última semana de setembro. 36% disseram que definitivamente votariam no ex-presidente em 2024 com Biden mais próximo nesse caso aparecendo com 32%. No recorte dos eleitores com menos de 35 anos Trump lidera com 20 p.p. de diferença.
Hahahahah, hoje vou direto a ela: que ilustração arguta da Annette, tadinha da Dona Estauta! Os valores de Sam tão mêmo enferrujados, menos um, sÃntese e essência: nosso negócio são os negócios, e a vida pública é assim tratada. A questão da "minoria", caro Hélio, é relevante tal como no Brexit: pouco importa, desde que suficiente pros objetivos do negócio. O blá blá blá, se enrolar gente suficiente, nos lugares certos, pronto: mantém o poder nas mãos certas, a mode tudo ficá inguázim, bem tosco
Valeu!!!
Pelo numero de votos recebidos, bem menor que Democratas, Republicanos deveriam ser pequena minoria em tanto no senado como na camara de representativos. So nao eh pelo fato enumerado pelo autor da coluna: gerrymandering. Atraves desse artificio, republicanos concentram todos os votos democratas num so distrito, enquanto distribuem os seus por mais distritos, onde fatalmente ganham. Ate para presidente isso nao muda. A ultima eleicao em que republicanos venceram no voto popular foi em2003.
Com razão porque atualmente o conceito de democracia é a garantia dos direitos das minorias. Mais perigoso é a ditadura das maiorias de ocasião como em "A democracia na América ".
Muitos democratas mostram sua face quando a permanecia no poder corre risco. A ditadura da minoria é tão perversa quanto a ditadura da maioria, seja ela uma ditadura religiosa, ideológica ou racial. Para isso servem as prerrogativas de liberdades garantidas em nações democraticas independente de quem vença. De qual pensamento temporário esteja vigorando num momento pontual. Simples assim
Quando alguém termina seu ponto de vista com a expressão taxativa e impositiva, - simples assim -, vou correndo tomar meu Sonrisal
Encastelar? Até um ano atrás os democratas eram maioria nas duas casas. Abusaram de suas posições (vide as fronteiras) e perderam por isso. Democracia populista era o grande temor dos fundadores e estavam com razão. Os EUA podem não ser perfeitos, mas funcionam com 7 artigos e 26 emendas. Pindorama, 250 e 128, apesar dos discursos eloquentes, é uma provÃncia governada por oligarcas. Isso sim é democracia. O pobre nunca soube o que é isso, só sabe que o voto é obrigatório.
HercÃlio, por lá, a esquerda vem se mostrando mais extrema do que a direita. À sua maneira distópica, eles encontrarão o equilÃbrio entre o twiteiro narcisista e a marionete. Com todo nosso perfume e verniz (e muito mais problemas), podemos dizer o mesmo? Rir do rico que bateu a mercedes não nos confere autoridade moral, só demonstra em que ponto estamos. Consertemos nosso quintal primeiro.
Funcionou até os republicanos se deixarem dominar pela extrema direita. Por acaso é funcionar a mais antiga democracia ter aceitado um presidente recusar o resultado eleitoral? O mÃnimo é torná-lo inelegÃvel. Deveria ser cadeia já que a patranha gerou mortes.
Livros são apenas livros. Não são modelos.
Ahnnn... E aquelas coisinhas dentro dos livros, letrinhas e palavras?
Segundo o ex-presidente, que morou na Flórida, o problema dos livros é que tem muitas letras.
Quando não há argumentos se diz cada coisa....
O problema é que, sendo os partidos filhos da democracia, recebem uma mesada muito gorda que é disputada a tapas pelos gestores. E não satisfeito com uma só, o inelegÃvel impôs um cargo mandrake para a malacheque e se apropria de duas cotas sem o menor constrangimento!
Constrangimento e o ex-presidente, que morou na Flórida são contraditórios.
Aqui no Brasil é porque a maiorias dos partidos e polÃticos são camisas amarelas.
É obvio porque aqui no Brasil.são as camisas amarelas.as mais faceis de enganar alienar e sacanear o povo?
E o Brasil copia...
A constituição americana já foi emendada muitas vezes, de modo que esses 2 séculos de permanência são um mito. Mas de qualquer modo, comparada à nossa prolixidade, e a orgia de PEC’s, ainda são um grande modelo.
Por exemplo: pagar os precatórios não nos atende mais, aà fizemos uma PEC para calotá-los. Quando se desce aos exemplos especÃficos, infelizmente o nÃvel é baixo.
Ouso discordar. Pode estar muito bem ara eles. Eu prefiro uma eleição presidencial direta, em dois turnos, ou até em três, como na Argentina, onde quem ganhou leva do que um Colégio eleitoral esquisofrênico feito a partir de cinquenta e uma eleições com regras distintas para cada estado. E sim, não há problemas em emendar a constituição se um pedaço não nos atende mais, ou seremos contra a lei áurea?
Exato! E o poder da Suprema Corte de declarar inconstitucional as leis surgiu com o caso Marbury corta Madison.
Sem novidade.
Por que alguns partidos polÃticos se voltam contra a democracia?
Talvez porque no momento está mesma democracia não lhes interesse. Mas isso tem um limite. Por que como são partidos e funcionam na Democracia, qualquer coisa muito além lhes afeta o próprio funcionamento.
Caro Hélio, uma vez vc escreveu sobre as necessidades das instituições, agora pense comigo, imagina haver uma votação onde coloque vc concorrente pra ser presidente de uma Big empresa, onde vc será responsável para gastar bilhões, vc ganha e o poder está na suas mãos, agora vc faz quase tudo sem conselhos externos, vc é o presidente, será que vc conseguirá distribuir igualmente esse poder a seus milhares de funcionários??? Acho difÃcil heim
Chamar "Como as democracias morrem" de um bom livro é piada. É um panfleto partidário disfarçado de estudo. Durante sua passagem pela Folha Levitsky foi incapaz de produzir uma coluna que se salvasse
Leitura descartável.
Li a obra, que não tem nada de panfleto partidário. Pelo contrário, a obra não isenta nenhum dos dois grandes partidos norte-americanos de responsabilidade pela crise do seu sistema democrático. Duvido que você o tenha lido.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Tirania da minoria Voltar
Comente este texto