Ilustríssima > O caminho que levou Curitiba a virar a capital da direita Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Viajo sempre para o sul do paÃs acampando. A minha parada obrigatória é Santa Felicidade, Curitiba!
Tenho um amigo que mora nesse bairro, decidiu isso de tanto ouvir eu elogiar o local.
Denominar Curitiba de "capital da direita" é o mesmo que afirmar que só a esquerda é corrupta. Absolutamente não concordo! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Eugênia, uma zorra... Eugenia!
Nunca vi tanto reacionarismo em um mesmo lugar... aliás, compete com o interior de São Paulo... ah! Faltou o processo de Eugênia... diferente do nazismo em Santa Catarina e o racismo do Rio Grande do Sul...
Infelizmente, Curitiba virou a capital da direita... a chamada república de Curitiba... Moro, Deltan, a Justiça Federal, a Lava-Jato e ainda a maior densidade de ultras do paÃs!
Simples, uma cidade que concede uma honraria a Olavo de Carvalho não precisa falar mais nada. O nazifascismo está enraizado!
Muito chorume no solo.
Só não entendo o porquê de terem deixado Arrigo Barnabé de fora.
Barnabé é de Londrina. No entanto, de fato, Curitiba teve até a pandemia, a mais importante cena de música de concerto contemporânea do paÃs...
Disseram-me que há direitistas tão fanáticos que sentem ódio de si memos só porque os batimentos do coração estão do lado esquerdo.
Eu morei em Curitiba há quarenta e três/quarenta e sete anos, quando universitário . Naquela época podÃamos andar na rua , à noite, no centro da cidade . Hoje não podemos mais . Virou uma cracolândia, como toda grande cidade brasileira Até nossa Buracoville, muito menor que Curitiba, virou uma cracolândia, no centro.
"influência do jornal Gazeta do Povo" ? por acaso isso é piada ou ironia ? Esse folhetim bolsonarismo deixou de ser jornal faz tempo . Até há alguns anos podÃamos comprar a GP nas praias do litoral do PR, do litoral de SC, aqui em Buracoville-SC etc. Eu lia GP desde quando era universitário em Curitiba , há quase cinquenta anos . Agora não existe mais . É apenas um site bolsomita na internet.
Quero ver reportagem semelhante, publicado nesse mesmo jornal, com o mesmo espaço, sobre Salvador-BA.
Graças a Deus temos esse estado maravilhoso onde eu nasci, e temos uma cidade e um povo espetacular em Curitiba, a melhor cidade do paÃs. Que continuem sempre assim. Oxalá tivéssemos 20 capitais como Curitiba!!!!!
Já foi... Infelizmente hoje, é uma sociedade totalitária, que suprime os bons... Leminski deve estar rindo de se acabar, com essa decadência...
Já morei em Curitiba e não é bem assim, depois do surgimento da extrema direita só tonto não enxerga a mudança considerável de uns anos para cá.
Quero ver qual vai ser a reação a hora que o marreco ser preso o que os Curitibanos vão dizer
Melhor cidade do paÃs é pura modéstia ! melhor cidade do sul do mundo ! Melhor cidade ao sul do Equador ! Equiparável a Paris e New York !
Eu tenho uma coisa na cabeça: O Brasil é terra de Lampião e de Lupion, este tbm conhecido como Lupião, A semelhança de ambos não fica somente nos nomes. Lupion foi um governador paranaense que assolou o interior do estado. Grileiro terrorista eliminava seus oponentes nas disputas por áreas nesse estado. Precisou o presidente do Brasil, da época, intervir e pacificar a região. Eu morei, na década de 60, no oeste paranaense e testemunhei muitos crimes da polÃcia militar, fui vizinho da delegacia.
Perfeito! Meu avô sentiu na pele o que é comprar terras do governo Lupion na região de Tapejara-Pr e quando ele e outros foram se instalar com suas famÃlias, tinha centenas de jagunços que impediram, à bala, a entrada dos colonos compradores. O governador Lupion dava para amigos e correligionários as terras públicas que vendia aos colonos. Isso foi no final dos anos 40 e inÃcio dos anos 50.
... tem-se que drenar as asas de paranaenses insurrecionistas e banir a todos eles da vida publica, Estes traÃras não são dÃgnos e tao inúteis de estarem no topo das plantations, Anhangueras-AGRO operadores de sistemas de escravidão, foram eles que diminuÃram as áreas de plantations de arroz e feijão ( arroz saltou mais de100%), eles nos odeiam, pessoal!!!...
... quando o ditador G. Vargas e seus parceiros ascenderam ao topo do Estado, eles abriram para sulistas ( RS,SC E PR) as portas do BB ( créditos de fundos de capitais, com anistias de dÃvidas já previstas), liberaram terrenos de largas áreas para plantations na RegiÃ¥o centro-oeste, quando os gaúchos de fronteira alcançaram as terras Mágicas e Sagradas do planalto central, eles tentaram escravizar a todos por la, falharam miseralmente!!!... Eles Sao traÃras, ninguém confia neles! Inúteis!!!
A votação expressiva de Bolsonaro já fala muito, ele conseguiu ativar o que pior há nas pessoas , somado ao um "filisofo" que tinha um ego de 250 toneladas que mal cabia em um boing, e humildade que cabia em uma caixa de fósforo, junto a um juiz sedento por justiça que atropelou e acabou cometendo falhas processuais, e parte de uma população que se julga europeia e superiora . Excelente matéria
Parabéns ao jornalista. Matéria precisa
Curitiba, cidades dos Ipês amarelos, das araucária e do Jardim Botânico maravilhoso com mais uma dúzia de parques lindos.... Se é a capital da direita não sei, pois nunca votei neles. Amo a minha Cidade e não aceito ser chamada chamada dessa forma. Fiz o L com muito orgulho e não conheço ninguém perto de mim que não o tenha feito.
De longe temos a melhor capital do Brasil! Plural, complexa, organizada e linda! Agradeço a matéria preconceituosa, ajuda a manter bem longe pessoas que não tem idenficação com trabalho.
De longe é boa mesmo! Trabalhei 32 anos por lá. Fui embora no dia em que me aposentei...
Nunca vi um local jogar lixo na rua, não há pixacoes, tampouco assédio de pessoas para vender ou pedir. Vamos torcer que nao vire uma mistura Paulista, cafona e arrasada.
Sou Curitibano, nascido e criado aqui e tenho muito orgulho da minha cidade, porém, cresci observando que a maioria dos pais dos meus amigos eram racistas, e eram muitos, quase a maioria.
Parabéns pela honestidade... chega uma idade em que vc sai da bolha e passa a ter consciência social... e não é só em Curitiba!
Na Europa (esqueçam Portugal), todos são iguais aos curitibanos.
Acho que muitos curitibanos lêem a FSP e Estadão.
Gleisi? Atualmente só tem sido notÃcia para dar oportunidades de bandeja para a direita esgoto falar.
Eu tenho orgulho de Gleisi e não sou curitibano... o problema de Curitiba é o culto a si própria... há um processo de eugenia em curso, que tem tudo a haver com o totalitarismo... massificação étnica...
Exato, Miss Paraná, Gleise Hoffmann .
Somos tão de direita aqui que temos orgulho de ter Gleisi Hoffman.
Não foi Olavo de Carvalho que tornou a (maioria da) cidade ultraconservadora. Foi todo o movimento da própria direita, que abraçou o bolsonarismo como modelo de única direita possÃvel e o viabilizou como tal. A imprensa brasileira tem sua parcela de culpa, pois reforça tal fato.
Ainda bem que quase ninguém “estudou” com esse tal de Olavo de Carvalho, porque seria definitivamente o emburrecimento do Brasil. Chamá-lo de professor é uma ofensa aos verdadeiros e valorosos mestres brasileiros. Professor!! Professor de quê?! Quá!!
Nem diploma ele tem!
Soberba demais, só vieram europeus sofridos, fugidos, castigados pela fome e pobreza, deveriam se olhar no espelho.
Trabalharam muitoooo, não pediam nada, como muitos fazem diariamente no metrô, vindo dos rincoes do paÃs.
Que vantagem tem, que orgulho bobo esse?! Afinal praticamente todos os brasileiros têm origem europeia, não vejo vantagem nenhuma. Se qualquer um de nós, inclusive os curitibanos forem para qualquer paÃs da Europa, lá eles serão discriminados e serão tratados como estrangeiros ou será que os curitibanos chegarão lá e terão todos os privilégios do cidadão original de lá!! Temos que ter orgulho é de sermos brasileiros, independentemente de nossa origem.
" Curitiba tem o germe do fascismo", Gilmar só errou na justificativa.
É erro crasso associar a Lava Jato aos ideais da direita. A Lava Jato combateu com eficiência e determinação a corrupção praticada por poderosos. Entre estes havia muitos grandes empresários capitalistas e polÃticos que não são de esquerda. A Lava Jato foi apartidária e desagradou imensamente o sistema. Parte expressiva da imprensa é uma das engrenagens que atuam contra a Lava Jato; sendo o abjeto STF a engrenagem principal.
Eita! Sorte que ignorância não paga imposto, como diria o caipora dos rincões do nosso Brasil.
O DNA nazi-fascista tá nas entranhas!
Moro aqui desde 2020 e fiz preciosas amizades entre grupos de arte e assinantes do jornal Plural, pessoas que eu respeito profundamente por nadarem contra a corrente fascista. Um ex-colega curitibano que conheci morando em São Paulo me recomendou que voltasse pra São Paulo se não apreciasse os “valores” curitibanos. E deixar uma cidade que agora é minha nas mãos da direita? Não! Sigo ocupando Curitiba e traçando teias e redes que fortaleçam os valores da igualdade, fraternidade e liberdade.
Morei em Curitiba, cidade linda, povo nojento!
Arno! Teu pe i do deve ser cor de rosa!
Ainda bem que pense assim. Ninguém vai pra lá e nos poupar de gente indesejada.
Obrigado por me poupar das mesmas palavras.
Matéria claramente tendenciosa e preconceituosa.
A carapuça sempre incomoda quando serve.
Direita, Olavo de Carvalho, Moro, Deltan....zero credibilidade.
Esperando a reportagem sobre BrasÃliaÂ…
Vim do norte do PR para Curitiba ,em 1976, para estudar e acabei aqui radicado. Contudo, já sofri todo tipo de indiferença, preconceito de origem, expresso principalmente na pergunta " de quê familia vocé é?" Hoje, por ser uma cidade administrativa e universitária temos pessoas de todas as regiões do paÃs, mas o curitibano raiz, o do leitê quentê, continua sob efeito teflon, arredio.
Sergiof, o Gregório tem razão. Escape assim que puder. Curitiba não presta!
Sergio, você é masoquista?? Por que mora num lugar que não gosta. Vaza daqui fio.
Argh! Que nojo!
Não precisa de um esforço muito grande intelectualmente para dar uma resposta ao titulo dessa matéria ,basta ver a origem do povo Paranaense ,todos brancos e sobrenomes europeus ,Branquitude (privilégio estrutural) !
Curitiba me acolheu em 1974 qdo vim de SP com meus pais e três irmãos. Fomos muito bem recebidos pelos curitibanos. Hoje sou um paulista curitibano, e me dei bem aqui por ter sido um bom observador dos costumes de seus moradores. São extremamente crÃticos com os que não respeitam a cidade, tipo; buzinar é pecado, não parar o carro para o pedestre passar, nem pensar, jogar lixo na rua, mude-se, vc veio para cidade errada. Fascismo aqui, só o de Moro e LJ. Curitiba é linda e seu povo ordeiro
Engraçado. Moro em Curitiba e não vejo isso. Por exemplo, onde aqui param o carro pra pedestre passar?
A Folha adora confundir o leitor, levando a crer que a extrema direita fãs cista é a mesma coisa que direita democrática. Não caiam nesse gol pé.
Ninguém falou em direita democrática; longe dessa consideração; Curitiba da Gazeta, "tem orgulho" de ser a capital da extrema direita "F". Vergonha.
Vergonha, vergonha, vergonha. Nada mais que vergonha. Pensei que lá morava o progresso e a sensatez, mas o que temos assistido é a eclosão da insensatez, do obscurantismo dos tolos.
Vergonha, vergonha, vergonha. Nada mais que vergonha. Pensei que lá morava o progresso e a sensatez, mas o que temos assistido é a eclosão da insensatez, do obscurantismo dos rolos.
Teve o Jornal NICOLAU. Um cena artistica forte. Quero visitar novamente.
Fernando Bini, um brilhante professor e crÃtico de arte curitibano, disse sempre: "Curitiba é a capital do já teve. . .". De fato o jornal Nicolau, publicado pela Biblioteca Pública era muito bom. E como todas as coisas boas, "Curitiba já teve. . ."
Curitiba em nada se difere dos bairros nobres, brancos e meritocráticos de qualquer cidade brasileira. Nasci em Belém, nos bairros de classe média alta, alà impera o bolsonarismo. O que salva o paÃs ainda são os pobres. Parafraseio aqui Marilena Chaui, "a nossa desgraça é a classe média". E Curitiba, o sul em geral, é essencialmente classe média branca. Se Lula tornar os pobres do norte e nordeste classe média, eles se tornarão bolsonaristas... Não tenho dúvidas disso.
você não precisa se preocupar, Lula vai continuar mantendo eles na pobreza, e ainda vai arrebanhar mais em outros cantos deste nosso imenso Brasil..
Se Curitiba e' capital da direita, o que seria Salvador?
Por enquanto a mesma coisa. Afinal, dizem que quem manda lá é um dos partidos do camisão amarelão (centrão - constituÃdo por partidos e polÃticos camisas amarelas), um tal de união não sei o quê. Dizem também que quem manda na área é um tal de toninho malvadeza neto.
A ultima vez que fui a Curitiba tomei uns chopes na choperia Ao Distinto Cavalheiro, muito boa. Foi bom e conheci um cara muito legal lá, só que ele era carioca.
Enquanto pisoteiam Curitiba, BrasÃlia deita e rolaÂ… e quem ganha com isso age como um exército orquestrado aqui embaixo.
Jornalista. Curitiba e república das elites. Vem morar aqui .
Precisa experimentar "M" pra saber que não presta?
O Lerner, grande prefeito de Curitiba, com grande preocupação social e libertário, deve estar muito triste com a sua cidade - onde estiver.
.Não sei de o grande Dalton Trevisan já detectava o obscurantismo curitibano ou teve a sua antevisão ao escrever "O VAmpiro de Curitiba".
Mesmo no interior do Paraná, Curitiba é consideranda cidade da não-amizade, a cidade onde temos dificuldade de fazer e manter amizade. Cidade fria de afetos e emoÇões, principalmente para com os migrantes, inclusive os do interior do Paraná. Sou testemunha deste fato triste. É coincidência ser uma cidade fria de afetos e ser direitista? Acho que não.
Curitiba é uma cidade linda! O povo é muito conservador sim, como de resto em todo o meu Paraná. Mas essa onda extrema-direitista não pode deslustrá-la. Há de passar...
A esperança é a única que morre!
Curitiba não gerou Bolsonaro. O PT, com Lula e o escândalo de chorrupissao, sim. Bolsonaro era o cara errado no lugar certo, na hora certa.. Qualquer um em seu lugar teria sido eleito. Aà o Bozo perdeu p ele mesmo. E o larhapio voltou. O autor dessa matéria não conhece a atual Curitiba. Se conhece, a interpretação mal. Ou é mal intencionado. Lamentavel essa matéria.
Lamentável é o seu texto, que tenta e não consegue dar uma passada de pano para o miliciano de extrema-direita. Quem já passou pelo menos uma semana em Curitiba sabe que o curitibano é xenófobo.
Ué, mas se vc mesmo reconhece que Bolsonaro era o cara errado, pq votou nele? Sem sentido!
Curtitba e a República da elite burguesa morcegão
Pois eu moro em Curitiba. Ela realmente não gerou bolsonaro, mas estava à espera dele. Dele ou de qualquer outro fascista que se apresente. E contra a esquerda, CuritibaCity aceita até neonazistas.
A culpa de Israel ter levado uns tapas na cara, tem foi culpa do PT......!!!
Falta de cultura , uso de rede social para obter informações , apoio religioso e por fim uma ideia que militares não são corruptos , advinda de uma época de ditadura onde não havia investigação.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > O caminho que levou Curitiba a virar a capital da direita Voltar
Comente este texto