Ilustríssima > O caminho que levou Curitiba a virar a capital da direita Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Como assim? Ser de direita por ser a capital da Lava Jato! Melhor seria classificá-la como a capital jurÃdica do Brasil. A contrário sensu, tudo que é corrupto é de esquerda? Não é verdade isso e muito menos justo considerarmos assim!Não é mesmo! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Capital da famigerada vaza-jato , simplesmente.
*Curitiba é uma...
Quer ver como o curitibano é uma capital jurÃdica? Coloque um adesivo do Lula no carro e saia só por meia-hora aqui neste lugar. Capital do fascismo sim!
Tenho vergonha dessa reportagem. Tristeza essas generalizações com fins polÃticos. Não irão reescrever a história.
Como assim reescrever? Já tá tudo escrito, mané!
Você acha que é preciso reescrever a História? A República de Curitiba não aguenta nem uma copidescagem...
Ótima descrição. Ainda assim, custa-nos muito entender como esse vórtex nocivo tomou forma e dimensão nesta cidade e energizou monstros que ainda perambulam por aÃ. Conservadorismo não seria um modo disfarçar os flagrantes ilÃcitos, de nazifascismo ou de supremacismo branco ? Chega né..
Quanta bobagem....
Fui a Curitiba em 1990, me encantei com a cidade, voltei em 2012. O ineditismo da boca maldita, me marcara como expressão maior da democracia, nesse tempo realmente respirava-se democracia na cidade. A frustrtracao com a cultuacao de um Olavo de Carvalho, Flavio Bolsonaro, Sergio Moro, Dalagnol , e a reboque; Alexandre Garcia, Nicolas Chupetinha ,Constantino, Guzzo, Lacombe e outras do mesmo nivel; é a hora de bater definivamente em retirada uma vez que o sonho deu lugar a trevas.
Muito interessante, essa análise. Curitiba é complexa, espero q essa voga reacionária passe e a cidade possa voltar a dar boas contribuições ao debate. Toda vez q vou a CWB, chego c uma certa má vontade, querendo "condenar" a cidade, por conta dessa fama de conservadora; mas qd vou embora - depois d andar para cima e para baixo, visitar parques, espaços culturais, e interagir c as muitas pessoas interessantes q tem ali - eu dou o braço a torcer e reconheço q é uma grande cidade. Xô, Lavajatismo!
Parabéns, bom artigo. Curitiba sempre foi uma região de passagem entre o Rio Grande e São Paulo. Por isso, não concordo muito com a definição de uma Curitiba conservadora. A cidade nunca teve uma relevância tão grande na historia nacional para possuir valores a conservar.. Agora, a Gazeta do Povo merece realmente uma análise mais séria sobre o papel da imprensa no desenvolvimento do pensamento nacional. O que aconteceu naquele jornal merece uma séria autocrÃtica dos profissionais de jornalismo
GP deixou de ser jornal faz tempo . Até a uns cinco anos comprávamos a GP em Curitiba, litoral do PR, litoral de SC e aqui em buracoville-SC . Agora ela não existe mais . Virou um mero site bolsomita na internet . nada além disso .
Acredito que a maior concentração de alienados por metro quadrado.
Exatamente, alienados.
Para escrever isso, esse cidadão, , com quase certeza, nunca esteve me Curitiba .
Bolsonarismo! Triste pela capital de um estado nacional.
Considero o crescimento do esoterismo (via alternativa à ciência) a pior coisa que pode acontecer com uma sociedade. É o germe do fascismo, que vai questionar as instituições, a ciência, professores, a arte, e tudo o mais o que é considerado como "sistema". Esse Olavo de Carvalho que sem qualificação dava até aulas em uma instituição de ensino superior, dava aulas de filosofia, escrevia livros, etc, é a marca da era das trevas no Brasil. O que ele disse para os alunos da PUC é emblemático.
Disse tudo, Cristiano. É a marca das trevas.
Mais uma matéria alimentando o discurso separatista que está ruindo com as relações dos brasileiros.. bye bye Folha de São Paulo
Realmente, a culpa deve ser da matéria... Cynthia, você já parou pra pensar que o termômetro não dá febre? Ele apenas mede a febre.
Nem li a reportagem,é uma cidade reacionária . Tudo o que tem de ruim e extremista da direita está representado pelo nome Paraná , Curitiba
Nem leia mesmo. Não vale a pena. Matéria totalmente equivocada sobre Curitiba.
... Estes gaúchos de fronteira se tornaram insurrecionistas e inconfiáveis, ninguém confia nestes tipos, nem dentro do PR, nem fora!!!... Os menos confiáveis no paÃs, desde sempre!!!... Quando paranaense insurrecinita chega no ambiente, dizem: ... Iiihhh, oh naipe daquele Ali que chegou!!!... Ele se acha!!!...Tira uma bolada de dinheiro do bolso e ri na cara do pessoal!!! Risão com dentes cariados escuros...
Daà começa a surgir o nazifascismo e é preocupante.
Sou Curitibano e discordo da reportagem. Hoje o juiz Pinochio das Araucárias e seu comparsa Delthan Pilantrol não saem nas ruas de Curitiba. Em relação a Gazeta do Povo está falida.
Nem li a metade. Parei na homenagem ao astrólogo. Aquele nos proporcionou a ironia mais deliciosa da existência: o negacionista da COVID que morreu de COVID.
RIP. Como pode ver, ironias também matam. O astrólogo tabajara fez por merecer.
Eu sou um Paulista que admira muito Curitiba e seu povo. Meus respeitos.
Ou seja você é um extremista de direita.
E?
Curitiba é uma cidade incrÃvel pra se viver. Tem qualidade de vida, bons espaços públicos, organização e opções de lazer e diversão. Como em toda metrópole brasileira, também enfrenta, talvez em menor medida, dificuldades nas áreas de moradia, transporte público, emprego etc. Com relação a maneira que pensa a sua população, isso é lá uma particularidade que pode, sim, ser analisada - desde que a análise deixe de lado o preconceito e a ignorância e não descuide do respeito que a cidade merece.
Sou negro, estive na cidade por 45 dias, a trabalho. Decepção total, mas não exatamente surpreso, pois, ainda bem que me preveniram.
Cunha, obviamente adepto do culto à Onan - que também atende por Bereshit - com pinceladas de chicotinho e outros apetrechos SM, é o retrato da direita paranaense, que se sente europeia mas é apenas troglodita.
Hahahahah!
De Capital Nacional do Tédio à Capital do Reacionarismo Tupiniquim foi queda ou ascensão?
Na última enchente o nordeste doou mais mantimentos e medicamentos e roupas do q o sul todo .
Escola de Curitiba como contraposição à Escola de Frankfurt é uma piada ótima. Acho que já há um começo: muitos sobrenomes alemães pela cidade. Se procurar na lista telefônica pode até haver um Horkheimer.
caro MSMM - realmente, no sul inteiro deve existir apenas uma casa . o resto dos sulistas moram em ocas ou dormem em redes penduradas em árvores .
Desculpe, José Cardoso, mas não chega a ser piada, mesmo de péssimo gosto. É o grau zero da cultura e da informação. E, se você encontrar um Horkheimer na lista telefônica ou no google e entrevistá-lo, ele vai garantir que o Horkheimer original era fabricante de salsichas.
Tem no sul uma casa com suastica. Inclusive na piscina . Mas deve ter sido coincidência.
Salvo engano, o imbroxável não foi eleito deputado federal sete vezes pelo PR . Nem os filhos zero-um , zero-dois e zero-três foram eleitos pelo PR .
Por acaso na reportagem está escrito que só há fascistas aqui em Curitiba? Pense um pouco antes de comentar.
Não canso de dizer : Se PR e SC , sendo duas das maiores economias do paÃs e com IDH mais alto são assim tão ruins como se comenta aqui na FSP, imaginem o resto !
Cara maria - Esqueceste de citar quais são os estados brasileiros com ,menor Ãndice de desigualdade social .
Pois é, maiores IDH, mas como fica o Ãndice Gini, que mede a desigualdade? Esse progresso todo alcança a todo cidadão paranaense?
Honestamente, reportagem bem "sem vergonha" tÃpica da Foice de San Pablo, que gosta de jogar a população ao norte de SP contra os três estados do sul . Paraná sempre foi um estado conservador , assim como SC - Até a liberal Floripa nunca teve um prefeito peh-teh-bah ! Mas, qual o pecado nisso ? PR , RS e SC são respectivamente a quarta, quinta e sexta economia do paÃs. Isso é pecado ? ou cotovelite ?
Negativo. sr. Ribeiro - Eu apenas não concordo que a FSP insista em jogar a população brasileira do SE e NE contra a população do S, colmo virou costume .
E de fascistas você deve entender bem, dada a sua cidade. Não foi você mesmo que disse que não podia sair com seu carro vermelho nessa buracoville que logo era insultado? Não me esqueci disso. E agora está apoiando fascistas? Tome tento!
... O Sr. Dauber parece ser alérgico, autoimmune!!! Se um sulista for flagrados em ilÃcitos, aparece o Sr. Dauner para defender o infame!!!... Se renda, Se renda,..., Se renda Sr. Dauner! Não se pode crticar luterano ladrão, evangélicos operador de pirâmide financeira,..., Dauner está em todas colunas para defender ladrão-honesto!!!!
Perfeito o seu comentário.
Talvez por só olhar a economia, o povo paranaense tenha se esquecido de valores humanos, como igualdade, fraternidade. Deus pra esses são apenas pra ajudar a dar certo nos negócios?
Senhor Dauner, a Folha de S.Paulo não está jogando um estado contra outros. Apenas mostrando a breguice direitista de parte da população de um estado. Quanto à sua classificação das economias, deveria começar pelas três primeiras. Mas sabendo de uma coisa: isso não significa nada, apelas uma escala de economias. E, para não se sentir magoado, anauê irmão!
Paraná até que era um estado simpático, mas com a Lava Jato, Moro e afins, retrocedeu no tempo. E agora, com os demais do Sudeste, está tendo arroubos separatistas. Para 26 querem lançar um candidato único, branco e de direita, pra presidência. Nenhum deles com votos suficientes pra tal voo. Tem o Zema, o lÃder, serve? Esquecem-se que nesses Estados a esquerda também tem voto. Embalam a ideia que Bolsonaro vai apoiar o candidato deles, mas este só apoia a ele mesmo, inelegÃvel. Que chato!
Chato mesmo, Hélcio. E por falar em chato, o Zema não nos deixa mentir
Paraná e Curitiba odeiam professores e alunos porque são todos comunistas. Local paraÃso da ignorância bestial. A única riqueza desse lugar é o solo, pertencente a todos nós, brasileiros. Eles parecem que não se acham brasileiros. É lamentável a direita brasileira ser tão bestial.
Caro Lino - Essa percepção de clima frio é muito relativa . Minha filha mora numa cidade onde neva de outubro até abril - Neste final de semana já fez 3 graus negativo e o paÃs é considerado por órgão da ONU como o paÃs de povo mais feliz do mundo .
Valdir tem razao. Morei 4 meses em Curitiba e é muito ruim, comecando pelo clima: sempre fria e quando aquece, chove!!! Existe uma separacao entre pessoas locais e os de fora da cidade que nao sao bemvindos, tanto que os forasteiros chamam os locais de Curitibocas, contração de curitibanos bobocas. Pessoal em sua maioria com perfil de gado: trabalha e nao contesta nada, muito conservador e religioso, racista com pitada de fascistas. Lugar com poucos lugares para lazer a noite.
comentário descabido . Se o PR odiasse professores, nossa UFPR não seria uma das mais renomadas Universidade do paÃs . Além dela, temos a UEL, a Católica do PR e outras entidades de renome .
Que ideia absurda!!!
Gostei do texto. Tentou ouvir os muitos lados dessa cidade antes de escrever. Interessante.
Só destilou rancor, preconceitos. Um desserviço à convivência pacÃfica entre diferentes pensamentos. Lamentável fsp.
Stanislaw "coreu, coreu e bateu bariga no baranco e moreu".
Parabéns pela excelente reportagem. Convém salientar que a Gazeta do Povo sempre foi um jornal caudatário da ditadura militar e especialista em colunas sociais. Hoje é apenas um jornal paroquial ou melhor um folhetim da Opus Dei.
Fernando - és parente do Rafael ? GP - isso ainda existe ?
Só me lembrou o documentário da Netflix, Os comuns; me deixa assustado.
Serve de consolo o fato de que em Curitiba pelo menos não tivemos bolsonaristas nas ruas chamando ETs, nem grupo de pessoas chorando de felicidade diante da notÃcia falsa de que Alexandre de Moraes foi preso, nem tentativa de transformar a infâmia do 8 de janeiro no "dia do patriota". Tudo isso aconteceu em Porto Alegre.
Quanto mais vazia a cabeça, quanto mais vazia a alma, maior é a necessidade em se ter gurus, pastores, profetas, messias. A terra tá cheia tá cheia desses falsos, e o inferno também.
Curitiba...é tudo reaça mesmo, com o pé no fascismo...tem uma minoria que não é, mas quando um fascista senta numa mesa com 10 pessoas e ninguém se levanta, então são 11 fascistas..
O senhor Dauner demonstra seu preconceito e intolerância ao se referir a determinada sigla partidária de phethebahs. Confirma o teor do texto.
Curitiba teve , há mais de 40 anos, uma das primeiras vereadoras peh-teh-bas do paÃs . Com certeza não sabias disso , não é, caro Pedrosa .
A inveja mata!
Ôôô, Fabio, que belo texto! Não simplifica a cidade nem seus habitantes, coisa que é muito boa: quem vê de fora e de longe, tende a fazê-lo, e é excelente que tenhamos contraponto. Tava sentindo falta do Leminski, foi uma alegria encontrá-lo fechando o artigo: subversão é sempre bão. Saúde!
[1] Nasci em Curitiba, onde moro até hoje. Tinha 7 anos quando fui com meus pais ao primeiro comÃcio pelas Diretas Já, na Boca Maldita, e o pouco que me lembro era da felicidade contagiante, de alÃvio, das pessoas ali presentes. Mas muito mudou de lá pra cá, não encontro mais essas pessoas com facilidade. A maioria de meus "amigos" de infância e adolescência, que sempre pareceram apolÃticos e alienados, transformaram-se em nazifascitas bolsogolpistas que idolatram Marrecos e Genocidas...
José Roberto, seus amigos de infância e adolescência continuam alienados.
Meus colegas de faculdade dos anis 80 são bolsonaristas. Fiquei assustado!
José, eu moro no interior de SP e compartilho do mesmo sentimento que você. A maioria dos meus "amigos" também seguiram esse caminho sem volta. Não tenho contato faz muitos anos. E não falo isso com nenhuma satisfação, e sim com tristeza e lamento. Interior de SP é igualzinho Curitiba.
Mude para a Bahia!
[2]... Sinto-me um estranho no ninho, sozinho. Até porque muitos desses "amigos" sumiram, talvez estejam na Papuda/Colméia desde 8 de Janeiro. Curitiba passou 2 anos com racionamento de água, coincidentemente durante uma pandemia onde era vital lavar as mãos, as mesmas mãos que faziam arminhas e motosserrinhas de dedo. Talvez nosso destino seja o mesmo do RS (alagado) ou do Amazonas (esturricado): sermos castigados por nossas escolhas, sem jamais entendermos causa e consequência, ação e reação.
Prezado Zé Roberto, esse final de seu comentário lembrou-me uma triste reflexão, suscitada pela desgraça infernal das inundações e ciclones: não assisti ou li nenhuma notÃcia/artigo que fizesse uma crÃtica à selvageria Bozolóide na região, relacionando seu Ãmpeto contra-ambientalista à desgraceira. Óbvio, a relação não é nem imediata nem direta; contudo, *nenhuma menção* à coisa? Nenhuma reflexão ambiental mais profunda? Fica tudo nas costas do acaso e de deus? Dá-lhe "azar", não?
Sou paranaense e estou longe há 40 anos, porém visito a cidade regularmente Conheço todo o Brasil e posso dizer que Curitiba é a melhor cidade brasileira, para viver, estudar, criar filhos e envelhecer . Não sou bolsonarista.
Que texto maravilhoso. Contundente, mas simplesmente perfeito e esclarecedor. Sim, sou Curitibano, com orgulho, mas triste por constatar que poderÃamos ser bem melhores.
Parabéns pelo texto excelente e bem investigativo da minha cidade.....triste realidade.....Curitiba cada vez mais à direita de sua história.....
Melhor direita, ou esquerda corrupta?
Lobos em fantasias de cordeiros que vão aos confessionários nos domingos e estão “perdoados” das injustiças e pecados cometidos, livres para pecar durante a próxima semana inteira…
Exatamente, conseguiu resumir bem os curitibanos em sua maioria.
Gosto de ler opiniões contrárias, para analisar os dois lados da questão . Assino a Folha de São Paulo e passei a assinar a Gazeta do Povo, pois queria ver até onde ia. Não aguentei e depois de muita insistência, cancelei. Depois de ler essa reportagem e de conhecer a cabeça de seu dono, tenho mais certeza que fiz a coisa certa. Eu apoio a Lava-Jato, mas Sérgio Moro ao deixar a toga para ser Ministro da Justiça de Bolsonaro, deu tiro no pé e nos traiu.
Virginia, exatamente. É importante ler opiniões contrárias, mas na Gazeta só tem os colunistas bo. zo. loi. des. golpistas. Não tem como considerar constantino, alexandre garcia, guzzo, etc de "opinião contrária". Ali só sai negacionismo, fake e conspirações. Para ser "opinião" tem que ter embasamento, e nem isso eles têm. Gazeta é um jornal desprezÃvel.
ser contra a matança de bebês indefesos não é uma bandeira da direita mas sim de toda pessoa que tem Humanidade dentro do coração. Essa é uma luta a favor da vida e, ao que sei, um verdadeiro esquerdista preza mais do que tudo essa bandeira. Então se Curitiba é contra o aborto, como a maioria da população brasileira, é a favor da vida e deve ser enaltecida por isso. Cara, você gerou um texto tendencioso, hem ?
Ao tratar a questão do aborto como a única, sequer central, neste artigo tão amplo, a gente chama do que? Chamar o comentário de Tendencioso seria pegar leve, prezado.
Essa extrema direita mortal e inútil veio como uma resposta de parcela da população que vê o PT como sÃmbolo de esquerda. O petismo não é, mas antes das parte da Elite PolÃtica que nos assola, bem como Bolsonaro e seus filhos. Veja que houve a sucessiva prisão da cúpula petista, foram3Presidentes, um atrás do outro, Dirceu, Genoino e Cunha 2tesoyreiros e 2lideres de governo confessos. Então o Brasil tem os gado negacionistas do bozismo e do petismo
Ao que me parece, aos dublês de isentões não incomodam tanto os esquemões do Lira, do Aécio ou da própria familÃcia. O que lhes incomoda é o PT, e para justificar-se recorrem o tempo todo a falsas simetrias. Fingem-se isentões, mas qualquer um consegue deduzir o que eles andaram fazendo no escurinho das urnas.
Tem também o gado isento.
caramba! que salada de clichês sobre Curitiba! Meias verdades, mitos e especulações são o âmago desse texto eivado de preconceitos. Mas, sim, Curitiba é anti-esquerda, mas principalmente daquela especÃfica que conhecemos bem nos últimos anos e que tenta, à custa de textos como esse, "lavar", isso sim, a sua reputação. Mas o "castelo lavajatista" não ruiu, porque o edifÃcio pode ter desabado mas o que ele mostrou a história cuidará de manter em pé. (continua)
Quando vc vai acampar em frente ao Congresso Nacional pedindo a cassação do Lira e dos integranges do centrao corruptos que se locupletam com o orcamento secreto criado pelo Bolsonaro?
Curitiba é, sem dúvida, a capital mais pre-con-cei-tu-osa do Brasil, uma pena!
Você não conhece a melhor capital do Brasil!
É sem dúvida um Brasil diferente, talvez diferente demais a ponto de querer apagar sua identidade mestiça e assumir uma fascista, que é a forma de rejeitar o diferente e contraditório.
Curitiba é uma bela e excelente cidade. Lamentável que grande parcela de sua sociedade se deixaram enganar pela farsa lava jato, trocando a modernidade e evolução como sÃmbolo, para o mais obscurantismo e primitivo espectro da vida: a extrema direita bolsonarista!
Esse texto me convenceu a assinar a gazeta do povo. Hoje mesmo. Obrigado!
É a sua cara.
Pode ir, vai lá ficar alienado lendo as colunas do constantino, do alexandre garcia, do guzzo e vários outros da mesma laia.
A tal gazeta nunca saiu de você, Flo. Mascarado.
Não esqueça também de adquirir um cilÃcio e uma disciplina. Bom proveito.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > O caminho que levou Curitiba a virar a capital da direita Voltar
Comente este texto