Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Galdino Formiga

    Viver o momento é o que importa. Viva!

    Responda
  2. Cleuber Silva

    No Brasil!!!! Grande parte dos velhinhos tem uma realidade bem difícil. Impossível não temer.

    Responda
  3. Helcio Caetano Goulart

    Tenho 82 anos. Sempre pensei que morreria ainda novo, pois carreguei comigo uma ansiedade braba e, em consequência, um aperto diuturno nos bofes, à direita, que sempre achei ser um câncer enrustido. Há uns três anos, me indicaram um médico que aliviou minha ansiedade, mas os bofes ainda incomodam. Não morri como pensava, e até estou bem jovial, basta cabeleira branca, barriga de rico, até recebo elogios a meu estado físico. Não tenho medo de idade, mas não quero ficar muito velho. Tenho medo!

    Responda
  4. Bruno Sebastião Neto

    A coisa é muito simples, " Não brigar com o tempo".

    Responda
  5. Marcos A T Garcia

    Tudo tem um fim e seria bom as pessoas terem o direito de encerrar o envelhecimento na hora que acharem melhor. Fala-se muito em envelhecimento de forma estereotipada, a maioria dos falantes sao pessoas jovens; não sabem o que é conviver com dores físicas e solidão, sem falar na falta de recursos para bancar remédios e cuidadores. De que adianta viver muito sem dinheiro ou doente?

    Responda
    1. Eliane Morosini

      Concordo. Repare que a matéria não foi feita com brasileiros. O que dizer da pobreza da maioria dos brasileiros? O discurso é lindo, mas a realidade, pelo menos a brasileira, é bem diferente.

  6. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

    Na velhice o segredo é se aliar ao tempo.Não vejo outra saída!

    Responda
  7. Marenildes Pacheco da Silva

    Envelhecer é a principal maneira de aprendermos como viver cada dia melhor, sem perder vida com bobagens, de valorizar o que realmente tem importância. Quanto a pensamentos positivos, acho fundamental em qq faixa etária, o universo conspira favoravelmente para o que pensamos.

    Responda
  8. José Filho

    "Como lidar melhor com seu próprio envelhecimento"? Sugestão: Não fuja do tempo. Assim ele não vai te perseguir. Envelhecer é melhor que morrer jovem. Envelheça com dignidade e de cabeça erguida. Fuja de estereótipos, fuja da mídia alienante e seja feliz. Descomplique. Não complique. Tendeu? Não? Que pena!

    Responda