Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. josé SOARES

    Corretíssima a análise e opinião acima. Interessante que a imprensa não repercute e não lê comentários quando o Governo de Israel ( o governo, não sou antisemita) tortura , agride e mata crianças e idosos palestinos

    Responda
  2. José Augusto Bernabé

    Que peso tem esse Amorim ou qualquer "embaixador" brasileiro na Ordem Mundial das coisas? Nenhum, o Brasil perante a comunidade mundial só serve para as fotos, somos insignificantes, essas "declarações", comentários da Mídia, etc, não servem pra nada, a não ser para desviar a verdadeira Guerra que existe por aqui que mata mais gente diariamente do que essas "guerrinhas" no Mundo, aqui se faz "acordo de paz" sim, entre o Crime Organizado e os Governos no Poder.

    Responda
  3. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Este capacho de lula é liga liga de Fidel, Hugo Chaves, Maduro, dos peronistas que estão levando a Argentina a bancarrota e terrivelmente contra Israel porque o governo de lá não é da sua curriola. Voltamos a ser um pária internacional Vergonha Brasil

    Responda
  4. Nilo Mismetti

    Este mentecapto tem sempre um mas: "abandonar processo de paz".

    Responda
  5. Fábio Nogueira

    Nesse momento, a critica deveria ser contra apenas a esse violento ataque terrorista...

    Responda
  6. José Cardoso

    É o mantra da diplomacia tupiniquim. Condenamos a agressão, mas... sempre tem um mas.

    Responda
  7. Marcelo Galvao de Oliveira

    Interessante como Lula, Boulos e afins tem dificuldade em nomear o Hamas como grupo terrorista. Sintomático.

    Responda
  8. Harry Avon

    Belo exemplar de dinossauro da esquerda ultrapassada, a reiterar suas posições idem.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Belo exemplar do "complexo de vira-latas".

  9. Alberto Bianco

    É legítimo permitir a Israel existir e a Palestina existir, mas os israilenses saíram da mesa de negociação em 1948 quando declararam a independência de Israel e não consultaram os Palestinos que estavam esperando os Israilenses para conversar, quem discorda disso é fanático, o lugar se chamava Protetorado da Palestina, e tudo isso envolveu muita grana pois EUA e URSS reconheceram de "bate pronto" o novo país, tomara DEUS que faça os envolvidos pensarem direito, será um banho de sangue.

    Responda
  10. Marcelo Albuquerque

    Apoiador de terrorista. O partido desse sujeito defendeu o Hamas

    Responda
  11. Antonio Araújo

    O megalonanico - segundo Reinaldo Azevedo -sempre cheio de "mas". É a nossa nanodiplomacia justificando o terror.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Eu acho que o "complexo de vira-latas".

  12. Maria adelaide viestel

    excelente analise !

    Responda
  13. Adalto Fonseca Júnior

    Impossível outro discurso. Mesmo com os antecedentes questionáveis de Israel a posição diplomática não poderia tocar sua música em outro diapasão político. Ficaram lacunas sobre Israel na abordagem.

    Responda
  14. Rachel Matos

    Grande Celso Amorim. Parabéns pela entrevista lúcida e corajosa.

    Responda
  15. Telma Saraiva

    Que mania odiosa de culpabilizar também a vítima. Ele fez o mesmo com os ucranianos.

    Responda
    1. HEIDI C M F DE OLIVEIRA

      Quando meu filho bate no irmão e o outro revida, explico o porquê dos d.o.i.s estarem errados. Há meios não violentos para resolução de conflitos, até as crianças entendem.

  16. Francisco Blazquez

    Como sempre, a culpa é da vítima

    Responda
  17. Antônio Alencar

    Uma Ode ao Hamas. Impressionante o desprezo pela vida dos inocentes.

    Responda
  18. Joaquim Rosa

    O objetivo declarado do hamas é hezbollah com o apoio do Irã e a simpatia de Luís Inácio é varrer todos os judeus da face da terra.

    Responda
    1. Alberto Bianco

      Em 15 de Maio de 1948 um país declarou sua independência e expulsou as pessoas que moravam naquele território.... quem começou isso?

  19. Joaquim Rosa

    Tem sempre um mas para neutralizar. Esqueçam essa coisa de paz. Nenhuma das partes a quer. Israel quer o domínio de no mínimo o seu território mais as partes hoje sob controle palestino, enquanto os palestinos representados pelo hamas e hesbollah com o apoio do Irã querem varrer os judeus da face da terra.

    Responda
  20. Joaquim Rosa

    Tem sempre um mas para neutralizar. Esqueçam essa coisa de paz. Nenhuma das partes a quer. Israel quer o domínio de no mínimo o seu território mais as partes hoje sob controle palestino, enquanto os palestinos representados pelo hamas e hesbollah com o apoio do Irã querem varrer os judeus da face da terra.

    Responda
  21. Renan Reginato

    “Amorim condena ataque do Hamas, mas critica Israel por 'abandonar processo de paz'.” O “mas” introduz uma argumentação mais forte. A mídia tem um propósito e um lado, e induzir à polêmica faz parte de seu “modus operandi”. Talvez se redigissem da seguinte forma isso estaria menos escancarado: “Amorim crítica Israel por ‘abandonar o processo de paz’, mas condena ataque do Hamas.” O cara criticou um e condenou o outro, a Folha entende que condenar é menos relevante que criticar.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Midia privada Tupiniquim apenas traduz e le aquilo que midia dos EUA publica. Para folha e os demais o que eh bom para os EUA eh bom para o Brasil e amem. Nao criticaram quando a lavajato derrubava a economia do Brasil na lona, por esta rezar pela cartilha do DOJ Americano. Nao se pode esperar critica inteligente vinda da midia privada Tupiniquim.

  22. Dionisio DeBarros

    Hamas nao tem como derrotar Israel. Nem todos os grupos Palestinos juntos tem. Estrategia por tras desse ataque deve ser a de provocar reacao desproporcional e sangrenta de Israel, com a morte de milhares de inocentes. Reacao essa que seria entao transmitida via internet mundo afora, para provocar indignacao, e revolta que acabaria unindo o mundo Islamico contra Israrel. Ataque com objetivos similares aos de bin landen contra os EUA. Resta saber se Israel mordera essa isca.

    Responda
  23. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Caramba, a Folha continua covarde. Amorim estaria errado em condenar os ataques a Israel e, ao mesmo tempo, lembrar o que qualquer pessoa razoavelmente informada (ou seja, que não vive só de ler a Folha) sabe: que Israel tem minado os esforços de negociação pela paz? Caramba, deixem de ser covardes.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Isso, Paulo.

    2. Paulo Lustig

      Quem mina as negociações são o Hamas apoiado pelo Irã que não aceitam o estado de Israel, aliás pregam o extermínio de todos os judeus, além disso estão querendo minar as negociações de Israel com a maioria dos países Árabes

  24. Aljamir Duarte Chedid

    Só falta o Sr. Celso Amorim dizer que Israel fez a ofensiva terrorista de ontem contra si mesmo . ““Terroristas não saqueiam para possuir, nem matam para saquear. Matam para punir e purificar através do sangue.” Umberto Eco

    Responda
  25. Telma Saraiva

    Para o Hamas, Hezbolah, Irã e outros, tanto faz ter um estado palestino ou não, pois vão continuar fazendo as mesmas coisas.

    Responda
  26. Eduardo Rocha

    Quando Israel invadiu e matou, o mundo se calou covardemente. Historicamente, isso foi ontem. Quem semeia ódio não pode colher outra coisa...

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Tantas palavras, um objetivo: justificar o terror.

  27. LUTHERO MAYNARD

    É difícil dizer, mas concordo com Amorim. Para um acordo que consiga colocar Israel e palestinos em convivência pacífica é necessário colocar Bibi Tabajara em seu devido lugar. De pijama, em casa, vendo séries na tevê. Ele tem sorte: Israel produz séries de alto nível, como Fauda.

    Responda
    1. Paulo Lustig

      Com o Hamas no poder fica difícil a tal negociação de paz

  28. José Alberto Dietrich Filho

    Amorim é claramente anti EUA e anti Israel. Só falta a coragem de assumir. Sem críticas, mas ser honesto é obrigatório. Ou que se cale

    Responda
  29. Neli de Faria

    Esse senhor quando ministro de relações exteriores apoiou um Egípcio em detrimento de um brasileiro para a Unesco ! Aprendi em Direito Internacional que é uma honra para o País ter um nacional num órgão internacional.Maningue menoscabo para suas opiniões. Viva Israel! Terrorismo? Não!

    Responda
  30. newton penna

    O Celso Amorim está corretíssimo. Até que enfim uma voz diferente da comunidade internacional (EUA e seus países-satélites) que, ao incentivar o "direito de defesa" de Israel, está pouco se lixando para os israelenses e palestinos inocentes.

    Responda
  31. Peter Janos Wechsler

    Está na hora de voltar à Inglaterra concluir o doutorado que não terminou.

    Responda
    1. Juju Nader

      Celso Amorim foi ministro da Defesa e do Exterior em quatro governos, tem quase meio século de serviços prestados ao Brasil como diplomata em diversos países. Sempre defendendo o Brasil e a Democracia. Já foi apontado como o melhor chanceler do mundo pela Revista Foreign Policy.

    2. Peter Janos Wechsler

      Luiz. Não dou informações de cunho pessoal. Se quiser procure e talvez encontre.

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Não precisa. Tem conhecimento e sabedoria suficientes que prescindem do término de um curso seja onde for. Por que esse fetiche com títulos de doutor? Tem muito não doutor muito mais capacitado que muitos "doutores". Não deveria, mas vou perguntar: o senhor é doutor em que? Se não quiser não precisa responder. Adianto que eu não sou "doutor" em nada.

    4. Adão Cruz

      Não,ele está corretíssimo nas explicações dele. Israel e o EUA são os maiores culpados pelo que está acontecendo. Veja os Palestinos estão morrendo por falta de água e alimentos imposto por Israel além de roubar as terras da Palestina para assentamento.

    5. Adão Cruz

      Não,ele está corretíssimo nas explicações dele. Israel e o EUA são os maiores culpados pelo que está acontecendo. Veja os Palestinos estão morrendo por falta de água e alimentos imposto por Israel além de roubar as terras da Palestina para assentamento.

  32. fauzi salmem

    O Celso Amorim é a voz da sabedoria! Não se poderia esperar outra posição de um dos melhores diplomatas que o Brasil já teve! Paz, como decorrência do direito internacional, é tudo que ele sempre pregou!

    Responda
  33. Sávio Carvalho

    Corretíssimo Amorim!

    Responda
  34. DANIEL STORCH

    Essa é a esquerda progressista brasileira. Defende regimes totalitários que tratam as mulheres como propriedade de seus maridos, matam homossexuais, profanam corpos de mulheres judias, sequestram e torturam crianças e idosos. Linguagem neutra para os inimigos e regime racista totalitário para os povos dos amigos. Máscara sempre cai, só não vê quem não quer.

    Responda
    1. DANIEL STORCH

      Isaias e Paulo. Sei que pode ser difícil para vocês entenderem. Não precisa ser de direita ou apoiar o governo Bolsonaro ou Arábia Saudita para repudiar massacre de mulheres e crianças. Tenho ótimas novidades para vocês, vocês podem ser de esquerda e não apoiar violação de cadáver de mulheres, colocar crianças em jaulas ou massacre de adolescentes em shows, olha que legal.

    2. DANIEL STORCH

      Wilson. Bolsonaro meu ídolo? Da onde você inventou isso? Além de ser antisemita você imagina coisas? Desafio você a encontrar alguma frase de suporte ou admiração minha para o Bolsonaro ou Arábia Saudita. Nessa historia tem bandido sim. Quem coloca criança em jaula, tortura, profana corpos e gente como você que apoia isso (isso ninguém me falou, você escreveu).

    3. Felipe Araújo Braga

      A esquerda progressista não apoia as atrocidades do fundamentalismo islâmico, mas reconhece que ele é - assim como o fundamentalismo evangélico nas favelas, junto com o tráfico - resultado do Imperialismo, do Colonialismo e das políticas terríveis na expansão do Capitalismo no século XIX.

    4. Wilson Luiz Antonio

      Sr Daniel, Quando o seu ídolo fazia rapapés para o príncipe esquar tej ador saudita, e ganhava joias por isso, você não parecia nem um pouco preocupado. Lula e o Brasil querem que Israel e Palestinos sejam tratados com igual dignidade. Numa situação como essa não tem essa de ban di dos e mocinhos.

    5. ISAIAS DA SILVA

      Já a direita hidrófoba imitava pessoas sufocando na covid e gargalhava. Tá bom procê ou quer mais, porque tem.

    6. Paulo Augusto

      Não vi você critando o último desgoverno neo-liberal que defendia regimes totalitários de direita....

  35. Luiz Antônio I

    A diplomacia brasileira pondo panos mornos na ação dos terroristas, sequestrar crianças e civis é ato de barbárie, como faziam os povos primitivos.

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Leia a reportagem de novo. Impressionante essa gente não entende nem se desenhar

  36. RAULAND BORBA BATISTA

    Como seria o governo brasileiro se o Hamas mandasse, impossível , o tempo dirá . O ovo da serpente está plantando.

    Responda
  37. Vilarino Escobar da Costa

    Um conflito em que Israel , por sua superioridade militar e o apoio dos EUA , nunca se preocupou em por fim . Na verdade sempre alimentou o conflito , seja militarmente ou politicamente . Diante de tanto ódio mútuo, o resultado, lamentável e trágico, não poderia ser outro ! Ainda estamos muito longe de alcançarmos a paz em nosso planeta !

    Responda
  38. Carlos Alberto siciliano

    Apesar dos esforços do Lula, continuamos o mesmo anão diplomático.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Só na visão do "complexo de vira-latas".

  39. marcos machado

    Deve ter ficado com raiva e aproveitou para se vingar da declaração de Israel de que o Brasil é um anão no cenário geopolitico mundial.....em parte, devido às trapalhadas declarações do demiurgo de garanhus....

    Responda
    1. Sávio Carvalho

      Mais um MANÉ desinformado

    2. Leão Machado Neto

      Julio Honjo, da mesma forma que judeus radicais mataram Rabin, terroristas árabes mataram Anwar Sadat após o acordo de Camp David em 1978. Penso que a grande maioria dos povos dessa região quer a paz, mas os radicais de ambos os lados não admitem que isso ocorra.

    3. Julio Shiogi Honjo

      Não esqueça que os próprios israelenses assassinaram o primeir-ministro Yitzhak Rabin, o único até hoje que objetivava fechar um acordo de paz com os palestinos.

    4. Samuel Fagundes

      Tá falando do "arnesto", certo?

    5. Samuel Fagundes

      Tá falando do "arnesto", certo?

  40. Elizabeth O Costa

    Concordo plenamente com o Amorim, e é de suma importância que ele expresse essa posição, já que a imprensa ocidental apoia Israel incondicionalmente.

    Responda
  41. Marcelo Galvao de Oliveira

    E assim se revela o passador de pano oficial do Hamas. Pelo menos é honesto. Algo difícil nesse governo.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Israelenses assassinam até seu primeiro-ministro, Yitzhak Rabin, quando o premiê objetiva um acordo de paz.