Dora Kramer > Bode expiatório Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em tempo é necessário discutir também a reeleição de parlamentares, polÃtica não pode virar carreira, porque disputar a reeleição nos cargos só favorecem os próprios a permanecer no poder. Suplente de senador é outra escória!
Dona Dora, um artista sábio brasileiro certa sentenciou: Parlamentarismo é bom na Inglaterra. Eu diria o mesmo para a reeleição é boa para inglês, aqui no trópico quando um presidente candidato a reeleição, no cargo, multiplica o valor do bolsa famÃlia por quase três vezes, seis meses antes da dita cuja, me desculpe mas não dá!
Também acho que nunca deveria ter sido aprovada, pelas razões casuÃsticas da época. Mas não há nada de muito pior ou melhor com ela. Talvez um aperfeiçoamento seria vedar a volta ao mesmo cargo após 2 mandatos. Os americanos fizeram isso após a 'semi-monarquia' do Franklin Roosevelt. O Obama por exemplo é mais jovem que Trump ou Biden, mas não pode voltar ao cargo.
Infelizmente os polÃticos não pensam no PaÃs como Nação, e sim neles próprios por ambição e mais poder. Com isto os cidadãos ficam reféns deste sistema , onde usam de nuances e propagam inverdades para desviar os sérios problemas que afetam o paÃs que perduram por décadas .
As ações do primeiro mandato são para tentar garantir um segundo. Projeto para a nação? Dane-se. Simples assim. Mandato ÚNICO de 5 ou 6 anos e xau! Nunca mais!
Dona Dora z se sou um crÃtico de seus textos e assumido enxedor de saco, cabe também agradecer pela lucidez percebida - creio que o presente artigo merece meu baixo rabo e agradecimento. Velho e repetitivo, torno a trazer à tona o artigo do inÃcio deste ano do seu Antonio Lavareda, publicado nesta folha, que pode inspirar uma discussão interessante. Grato, dona Dora.
Claro que o fim da reeleição não é panaceia. Mas pode ajudar a apaziguar a derrotada alcateia. O lema de todo presidente eleito deveria ser : "trabalharei incansavelmente os mil quatrocentos e sessenta e um dias do meu mandato para legar a meu sucessor um paÃs melhor que aquele que recebi". Ser presidente de um paÃs tão complexo quanto o Brasil deveria ser motivo de grande orgulho, mas também de enorme responsabilidade. Algo que nunca entendeu o aventureiro que saiu. Que mancada, FHC!
Nenhuma reforma seria solução isolada para as mazelas nacionais, mas algumas delas podem ajudar bastante. Na minha opinião, a reeleição no presidencialismo é um vÃcio grave e o sistema ficaria muito melhor sem ela. Outras reformas seriam desejáveis? Sem dúvida alguma, mas é preciso começar por algum lugar, não é mesmo?
Não seria também boa ideia limitar o número de mandatos de um parlamentar? Nada de ficar 28 anos vagabundando sem aprovar nenhum projeto digno do nome.
Realmente ! Ficar elegendo continuadamente polÃticos sem nenhuma proposta efetiva para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos independente e classe e posição . é postergar a um futuro que nunca chega .
No último mandato, o ocupante do Planalto levou aos extremos o uso polÃtica e da máquina pública na busca sua recondução. Tinha absoluta certeza, que se obtivesse êxito, não seria responsabilizado pelos abusos.
Engraçado é esse paÃs: quando o congresso propõe alguma melhora, vem uma espÃrito de porco dizer que reeleição não é problema. É problema sim, um dia maiores do Brasil. A pessoa eleita, pensando na reeleição, não faz o dever de casa. Não atrapalhe o paÃs não, PELO AMOR DE DEUS!!!
Eu quis dizer um dos maiores problemas do paÃs.
num paÃs corrupto como esse, reeleição nunca daria cert5o, ainda mais com o candidato disputando-a no cargo, sem se afastar do mesmo
Um dos maiores problemas
Não acho que a reeleição per se seja um problema, mas o Brasil e a Argentina são as excecões, diante das demais nações sul-americanas que não adotam esse instituto. Algo que deve ser pensado pelo Congresso seria o desenho de distritos eleitorais locais para melhorar o sistema de representação proporcional na Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas, com lista fechada.
... provavelmente daria solução como não protelar promessas e projeto (no próximo a gente resolve) dá para fazer tipo JK, o '50 anos em 5 anos', e agiliza a eterna negociação cruzada entre o governo e os congressistas. E, se continuar na mesma, a troca do 'gerente' é mais rápida. Sobre a limitação de mandato, tão em voga agora deve, sim, ser impostos a todos os 'representantes do povo'.
Sou a favor do fim da reeleição para deputados e senadores, além de diminuir o número de cadeiras no Congresso. Pra que 513 deputados e 81 senadores? No máximo 270 deputados e 27 senadores, com direito a apenas um mandato e depois segue a vida. Se o cara não faz nada em quatro anos, pra quê prolongar? Tem polÃtico que está há décadas no congresso e não aprovou um projeto sequer, já o patrimônio dele cresce a cada ano
essa é a verdade pura e simples, começar a reforma pelo legislativo, 2 mandato no máximo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Dora Kramer > Bode expiatório Voltar
Comente este texto