Poder > Foram compassivos com Bolsonaro, diz Gilmar em meio a tensão entre STF e Congresso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUTHERO MAYNARD

    O ministro Gilmar Mendes tem toda a razão. O Supremo Tribunal Federal é a única instituição a defender a Constituição e a democracia sem subterfúgios, apesar de infiltrado por dois bolsonaristas. Temos um dos piores congressos das últimas décadas, formado por uma maioria de reacionários que apoiaram um governo corrupto e fascista. O inexistente nível intelectual de grande parte deles é representado pelas bancadas da bíblia, da bala e do boi. E ainda pretendem manietar o STF. Não dá.

    Responda
  2. João Melo

    O Poder Legislativo tem o rabo preso com o Executivo e vice e versa, pela força do amorfo e fisiológico centrão. O STF não devia, mas, alguns ministros se alinham contra a Constituição para sabujar o Executivo. Talvez a eleição para o Supremo seja a solução. Enfim, são os os riscos da Democracia, que a extrema direita odeia.

    Responda
  3. Alexandre Marcos Pereira

    Gilmar Mendes tem razão nessa crítica ao Congresso. Os parlamentares não exerceram adequadamente o dever de fiscalização e controle sobre o Executivo e foram compassivos com Bolsonaro. Para a democracia, é vital que Legislativo aja com independência em relação ao Executivo.

    Responda
  4. Jose Roberto X de Oliveira

    STF X políticos fascistoides querendo aumentar seu poder para destruir o meio ambiente e aumentar as grandes fazendas no Brasíl. Eterno pobre com uma minoria de agroboy rico.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Não se esqueça, José Roberto, dos bíbliasboys e dos balaboys. Todos unidos pelo atraso e pela anti-modernidade. Os bibliaboys, além de reacionários, são folclóricos e hilários.

    2. Ricardo Arantes Martins

      São os neoliberais antenados com com agro banco negócio do capital imperialista burguês das bigtechs em consonância com o extrativismo agro tóxico das grandes corporações ianques. Sei lá se lembrei de todo blá blá blá idêntico que escuto desde sempre, antenadi com a nova ordem progressista do mundo pós contemporâneo

  5. Jose Roberto X de Oliveira

    Aquele imbecil do ex presidente conseguiu. Com orçamento secreto e emendas impositivas a extrema-direita e Direita alinhada foram rasgando a cf. Agora em vez de orçamento participativo e políticas públicas temos o parlamentar fazendo favores com nosso dinheiro para se reeleger sempre. E como são despreparados e mentirosos.

    Responda
  6. Paulo da Silva batista

    Com todos os defeitos o STF e a sociedade cível ,e parte da impressa e os partidas de esquerdas foram que garantiram nossa democracia,enquanto isso parlamentares tomava conta do orçamento secreto!isso sim é usurpar poder!!!

    Responda
    1. neli faria

      Foi a presidente do PT que pediu a extinção do TSE, só porque seu partido não cumpriu a Lei eleitoral e foi multado. Quem garantiu a Democracia fomos nós, os eleitores que repudiamos as ditaduras de esquerda e de direita.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Os partidos de esquerda? O Supremo está sob ataque e quem partiu em sua defesa publicamente? Nem outras oposições, nem governistas e nem o próprio governo. Nação de covardes

  7. Neli de Faria

    Sou contra Juiz se manifestar politicamente. Mas, concordo com o ministro Gilmar! Na Pandemia , deu para perceber a omissão de todas as Autoridades civis, notadamente do Legislativo. O então presidente instigando os brasileiros para a morte e todos silentes. Graças a Dória teve vacina! Graças ao STF teve decisão visando proteger o povo. As demais autoridades? Um silêncio obsequioso. Não teve um político para chamar a atenção do ex presidente. Todos quietos.

    Responda
    1. neli faria

      Domis: data vênia, o STF não atua ex-ofício. Alguém que se sente prejudicado constitucionalmente, bate à porta da Corte e pede a proteção constitucional. Dias atrás, bateram à porta do STF para impedir uma homenagem ao Erasmo Dias. O STF vai dizer se é Constitucional ou não.

    2. DOMIS VIEIRA LOPES

      Quando o Legislativo não discute ou não coloca em votação, matérias como as que estão em pauta agora, aborto, Marco temporal e tanta outras é porque estão dizendo que o tal assunto não deve ser pautado, e também tem que ser respeitado pelo STF, ou seja não se mete no que não é de sua responsabilidade.

  8. DOMIS VIEIRA LOPES

    Tenho minhas restrições ao Congresso, mais bastou o Congresso reagir à usurpação do STF para que eles se manifestem, defendendo o indefensável, ora ministros vocês do STF não tiveram votos e quem defendem a população, são e dever ser o Congresso, o povo está se sentindo atacados por ter que acatar leis feitas por indicados de Presidentes que indicam quem fala as suas linguagens, seja ela de Direita ou de Esquerda. Não já chegou o momento do STF também não ser mais indicado por presidentes?

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Que usurpação?!! Levam anos, décadas para legislar. Quando o STF, constitucionalmente, decide algo, atacam.

  9. JORGE CESAR BRUNO

    Bolsonaro e um câncer, fato! Parabéns Ministro!! Esses parlamentares omissos e covardes se ajoelharam diante dessa aberração!!

    Responda
  10. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Muito baixa a porcentagem dos que confiam na Suprema Corte, principalmente em alguns Ministério que vivem viajando.

    Responda
  11. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Quem paga essas passagens para os Ministros do STF viverem passeando?

    Responda
  12. Djalma de Almeida

    Que moral tem esse congresso?

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Nenhuma Djalma. Uma parte da oposição critica o Supremo. Outra parte, governistas e governo quedam-se inertes. Quem levanta a voz em prol do Supremo? Que vêm defendendo há democracia há tempos. Que vem trabalhando incessantemente. Tem um monte de inútil lá.

  13. Clair Calandreli

    Precisamos de leis que aceitam os baderneiros bolsonaristas, ou bonapartistas, como quer o Google, como heróis da desgraça brasileira.

    Responda
  14. Luis da Gouveia

    A maioria do Congresso Nacional, formado nas últimas eleições, não deixaria de ser compassivo nem com o diabo em pessoa, desde que ele atendesse o que é preciso para deputados medíocres sobreviverem politicamente num país no qual a sociedade civil é tão frágil!

    Responda
  15. Moezio Martins dos Santos

    O Brasil precisa de uma gigantesca reforma no Legislativo e o primeiríssimo ponto e acabar com o fim de toma l ,da ca, que e o sustentáculo da corrupção. Os parlamentares cínicos falaram em usurpação de poderes do STF, mas na verdade quem sai os campeões nesse quesito são os parlamentares que além de quererem indicações em órgãos do executivo, coisa ilegal e imoral querem administrar o orçamento. Se for falar em usurpador, o brasileiro sabe muito bem quem são esse larápios.

    Responda
  16. GINO AZZOLINI NETO

    Viajando de novo? Acabaram de sair das férias de julho. Por quê não fazem debates nas Universidades Brasileiras que estão formando cidadãos para o futuro? A esquerda vai pirar, mas " nunca na história deste país" houve tanta perseguição a um político, como fazem até hoje com Bolsonaro. O STF destruiu a lava jato, teve atitudes duvidosas no pleito eleitoral , como atropelar a constituição e legitimar a censura. Reforma do STF já.

    Responda
    1. Clair Calandreli

      Queremos um STF totalmente favorável ao ex presidente das pedras preciosas!

  17. AILTON SOUZA

    Bolsonaro o ídolo da Folha!

    Responda
  18. AILTON SOUZA

    Bolsonaro o ídolo da Folha!

    Responda
  19. AILTON SOUZA

    Certíssimo o Min. Gilmar Mendes. Foram tão compassivos com a extrema direita que não resta dúvidas foram também compassivos com o 8/1.

    Responda
  20. VALMI SANTOS FILHO

    Min. GM tá certo! O STF remou sozinho contra tudo e contra todos. Unidos, seus ministros superaram suas diferenças, dando exemplo de grandeza, ante a gravidade da situação,---risco da derrocada da democracia no Brasil. O STF tá com um superávit de civismo colossal frente ao Legislativo e ao Executivo pré Lula. Nosso Poder Legislativo de modo geral e não só o Congresso Nacional, parece que vive, ainda, no período colonial e capitanias hereditárias com seus coronéis bo$$ai$. É triste.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Parece que o sr. está com a minoria. O STF tem lado, censura, persegue, interpreta a Constituição como quer, aplica de acordo com interesses, é uma instituição corporativista, e precisa ser urgentemente renovada, com juristas competentes e maduros, e que não fiquem buscando holofotes para expor suas vaidades.

  21. Luiz Bartolotti Bartolotti

    Dois covardes , só falta o Lewandowisk , sempre se omitindo , garantistas de abusos de políticos corruptos , se tivessem coragem para julgar os carrascos do povo , teríamos um país mais justo e respeitável .

    Responda
  22. José Antônio

    Verdade! Mas se o 6 x 5 fosse 5 x 6, o Inominável não teria sido eleito nem mesmo se levasse 17 facadas.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tens razão, mas ao menos o STF teve a coragem e o discernimento de perceber e reagir contra o que estava acontecendo. Já o Congresso referendou quase tudo o que o Bozo praticou de crimes e atentados à constituição, a democracia e ao estado de direito. Também se recusaram a sequer examinar e pautar centenas de pedidos de impeachment, negando a nação o direito à se defender dos crimes do executivo. Vão rever isso ou só retaliar quem defende a constituição?

  23. Silvio Leite

    Esse congresso não merece respeito, são todos que só visam suas benesses em detrimento ao povo que os elegeram.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Executivo, Executivo e Judiciário estão unidos e reunidos nos próprios interesses e o povo que se vire

  24. CARLOS SEBASTI O MARTINHO

    O Tribunal Penal Internacional precisará de suporte de juristas, que já enfrentaram e julgaram terroristas. Como o Brasil está na liderança da ONU nesse período, seria muito oportuno indicar um grupo de apoio ao TPI, para estabelecer penalizações imediatas, procurando trazer a paz o quanto antes, além de atuar na busca e apreensão dos "supostos agressores".

    Responda
  25. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    Esse congresso, que nivel hein! Foi depredado, num atentado terrorista contra a democracia, num plano para implantar uma ditadura, que como se sabe, uma das primeiras medidas do autocrata, é o fechamento dele, este mesmo congresso, onde boa parte de seus membros, hoje se revezam em defesa do golpista. A atuação firme e corajosa do STF, não só permitiu que eles permanecessem em seus cargos como também lhes garatiram o direito de por eles ser atacado.

    Responda
  26. SIMONS SILVA

    O país só não ficou pior na temporada macabra e odiosa do Bozo por conta do Rodrigo Maia como presidente da Câmara. Na dobradinha dos saloios Pacheco e Lira, quem nos salvou foi o STF, sobretudo, Alexandre de Moraes!

    Responda
  27. PEDRO TEIXEIRA

    Com certeza o Bolsonaro foi a pior coisa que o Brasil já teve, mas o pior ainda são esses juízes do supremo que superam tudo que é de mais ruim nesse país. Principalmente suas excelências Marco A. Melo e Gilmar Mendes. Esses dois adoram libertar bandidos marginais já condenados por crimes hediondo. Cadê está o CNJ ?

    Responda
  28. Egon Kutomi

    Incrível como gostam de falar fora dos autos.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Incrível como são atacados quando falam nos autos. Aliás é contra isso que o Congresso se insurge. Percebeu?

  29. Ivan Carlos Albarello

    Saiam nas ruas ou se candidatem a alguma coisa para ver se estão certos ou não.

    Responda
  30. Ivan Carlos Albarello

    É a pior formação da corte de todos os tempos. E o pior, ainda acham que tem razão.

    Responda
    1. Marcelo Lopes Achtschin

      E´a sua opinião. Como vivemos uma Democracia inclusive , graças ao STF, vou lembra-lo que a minha opiniao tambem conta. Graças a Deus a Suprema Corte agiu , quando ninguem ousou desafiar a selvageria que está no DNA de parte do povo brasileiro. Ah... e mau caratismo tambem se combate juridicamente.

  31. andre pedrosa

    Na verdade é que se não fosse o STF, ´descraçado do bolsonaro teria conseguido dar um golpe no país, porque o senado e o congresso já estavam comprados!

    Responda
  32. Rodrigo Jacobauskas

    Mandato de 04 ou 08 anos sem aposentadoria especial, trabalhar até os 65 anos como qualquer trabalhador, servidor público com tempo definido de atuação. Sem pedido de vista infinito, sem decisão monocrática, sem liminar nas férias do STF. Isso é o básico, é o que acontece com o legislativo e com o executivo, porque o judiciário precisa ser diferente?. Se querem legislar se candidatem e virem deputados e senadores ou presidente. A lei é para todos excelente posicionamento do Senado.

    Responda
    1. Rodrigo Jacobauskas

      Que segurança jurídica temos hoje? Se o o judiciário quer mudar o Constituição e liberar as drogas, o aborto o imposto sindical e desrespeitar uma lei feita por deputados e senadores sobre o marco temporal? O judiciário não cria leis apenas defende o que já foi legislado e declara inconstitucionalidade caso uma norma entre em conflito direto com outras normas ou direitos Constitucionais. Se esta extrapolando suas funções precisa de limites.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      No que os mandatos, ainda mais tão curtos, confeririam segurança jurídica ao país. Que garantia teríamos que a cada renovação do Supremo as decisões anteriores não seriam revistas. Qual país civilizado faz uma besteira dessas?

  33. Luiz Ferretti

    No que acreditar? Sérgio Cabral tomando sol na praia, talvez volte em 2026. O Descondenado Enganacionista "absolvido" e eleito, depois de um ex. mandato obtuso (para dizer pouco) e uma armação de nossas elites (cada qual com seus interesses) jamais vista nesse País e esses Senhores do STF ocupando o espaço mídiatico. Ninguém mais fica nos autos e sim nas redes sociais. Fim dos tempos.

    Responda
  34. Luciano Ferreira Gabriel

    Relembrando a qualidade desse ministro:´Você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia ´(Barroso, sobre Gilmar Mendes, em 2018).

    Responda
    1. DOMIS VIEIRA LOPES

      Ele foi sem educação com Gilmar mais não mentiu não, porque o Gilmar fica falando grosso agora ,mais quem falou dos Creptos no poder? Foi o próprio Gilmar que depois desfez tudo. Estamos lascados sempre!!! Brasileiro tem que ser de ferro mesmo!

    2. DOMIS VIEIRA LOPES

      Ele foi sem educação com Gilmar mais não mentiu não, porque o Gilmar fica falando grosso agora ,mais quem falou dos Creptos no poder? Foi o próprio Gilmar que depois desfez tudo. Estamos lascados sempre!!! Brasileiro tem que ser de ferro mesmo!

  35. Hipolito Lima do Carmo

    Perfeito Amauri Costa vc falou por mim Gilmar Mendes não tem moral nenhuma mesmo

    Responda
  36. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Tudo isso servindo de pavimentação para o retorno da extrema-direita em alguns anos. Tristes Trópicos.

    Responda
  37. Amauri Costa

    Quem diria! O ministro que impediu Lula de assumir como ministro da Casa Civil de Dilma, o que talvez tivesse alterado os rumos da história da república. Posto isto, hilário ouvir G Mendes dando pito inclusive na grande mídia, já que os destinatários principais no congresso estão “andando”.

    Responda
  38. JORGE CESAR BRUNO

    Parabéns Ministro Gilmar Mendes!! O congresso nacional, foi omisso, covarde e subalterno ao Bolsonarismo!! Por isso o 8 de Janeiro con terroristas e baderneiros com coragem a certeza da impunidade! Essa turba de bandidos foi incentivada por essa aberração chamada, Jair Bolsonaro vagabundo!! A vigilância da democracia tem que ser eterna, mesmo aqueles que não gostam do PT!! Bolsonaro e um mal maior!!

    Responda
  39. Benedito Claudio Pacifico

    Eles não foram compassivos mas sim subornado com orçamento secreto que despejou rios de dinheiro para eles fazerem vistas grossa as peripécias de bolsonaro para se manter no poder , o STF mesmo encurralado foi o único poder a se opor a bolsonaro com a constituição na mão , senado ficou em cima do muro e o centrao formou maioria de apoio , parecendo desconhecer que após o golpe eles seriam cartas fora do baralho , PGR com Aras não via nada , bolsonaro nunca mais.

    Responda
    1. CHRISTIANNE H S KAIRALLA

      Subornados não, frente ao vácuo de poder de um presidente fraco e psicopata, fizeram um regime “parlamentarista” like com q chave do cofre nas mãos. Com isso garantiram que o inominável não fosse preso nem sequer processado. O STF e a mídia tiveram que agir em prol da democracia do país.

  40. Benedito Claudio Pacifico

    Eles não foram compassivos mas sim subornado com orçamento secreto que despejou rios de dinheiro para eles fazerem vistas grossa as peripécias de bolsonaro para se manter no poder , o STF mesmo encurralado foi o único poder a se opor a bolsonaro com a constituição na mão , senado ficou em cima do muro e o centrao formou maioria de apoio , parecendo desconhecer que após o golpe eles seriam cartas fora do baralho , PGR com Aras não via nada , bolsonaro nunca mais.

    Responda
  41. Matheus Lourenço

    Está corretíssimo o ministro Gilmar. no Casuísmo puro. Aliás, dependêssemos do Congresso, o que seria do nosso país e da nossa democracia. Não é difícil perceber. Por que não sugerem primeiramente mudanças no âmbito do próprio Parlamento?

    Responda
  42. Antônio Carlos de Paula

    Está correto o ministro Gilmar. Grande parte do congresso nacional apoiou as loucuras do genocida ladrão de jóias. Não possuem moral alguma para criticar o STF.

    Responda
  43. moises guimarães

    As viúvas de Bolsonaro e do golpe furado, querendo sua vingança. Haja eleições para extirpar esse congresso, o pior da história!

    Responda
  44. Ricardo Arantes Martins

    Perfeita a análise do Ministro. O Supremo está só defendendo a democracia pois está sob fogo cerrado de parte do Congresso e a outra parte e Governo quedam-se inertes quando a defesa do STF. Devemos ficar atentos a quem terá coragem e dignidade de defender os interesses nacionais. Cambada de inúteis e hipócritas.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Verdade Oliveira e Lula já teve como líder de governo o Jucá e Barros. Agora tá bão né. Colocou um do PT, o dep. José Guimarães do CE. Famoso dólar na cueca. PT qui é bão né, resto num presta

    2. Jose Roberto X de Oliveira

      Um Congresso com cerca de 300 deputados ruralistas e uns 60 Senadores desse meio é que não serão! São pessoas que não querem outro tipo de papel ao país pq de outra forma perdem poder. Olhar a história e entender pq chegamos aqui se baseia em fatos e não em teorias conspiratórias.

    3. Gilmar Maghenzani

      Muito bem dito

  45. Gilmar Maghenzani

    Matéria colocada só para deixar a opinião pública contra o STF?, fazer com os ataques aumentem ainda mais sem ter razão para isso é saca na gem

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A vontade não tenho pretensão e nem quero ser o dono da verdade, mas é o que tenho visto se não fosse o STF onde estaríamos?

    2. ROGERIO BROSTOLINE

      discordo de vc

  46. Carlos Mello

    Detesto ter que concordar com o GM, mas ele foi altamente preciso no comentário sobre a festa que esse tal congresso liberal (mentira) fez pra termos mais 4 anos de governo das trevas.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pois é assim que se faz numa Democracia não gosta dele mas qdo fala com propriedade concorda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.