Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARIA F LUPORINI

    Na falta de notícia nova, Folha requenta notícia antiga. Lula condenou imediatamente os ataques terroristas aos israelenses. Apenas, acertadamente, fez o paralelo com os ataques terroristas aos civis palestinos inocentes.

    Responda
  2. MARIA F LUPORINI

    Dirceu quer aparecer como Ciro Gomes. Não deve estar conseguindo espaço nenhum. E a Folha virou fã de repente.

    Responda
  3. luiz alfredo Rezende

    Fazer qualquer exercício de retórica para justificar a ação do Hamas é algo abominável.

    Responda
  4. rafael santos

    Terrorista defende terrorista. Simples assim!

    Responda
  5. Peter Janos Wechsler

    De terrorismo ele entende.

    Responda
  6. IVAN MATHIAS FILHO

    O José Dirceu é uma múmia ambulante, mas dizer essa contradições só aparecem na retórica de esquerda é não enxergar os fatos. O governo americano prega que o ataque ao USS Cole foi um ato terrorista da al-Qaeda, embora o ataque tenha sido dirigido a um navio de guerra americano ancorado em um porto iemenita. E isso não é novo, pois os americanos chamam de terrorismo espanhol as explosões no encouraçado norte-americano Maine, que deu oriegm à guerra Hispano-Americana.

    Responda
  7. Joao Quadros

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Joao Quadros

      Prove ao inves de usar retorica furada. Eu provo o que digo

    2. Claudevino Freitas Neto

      informaçao fake que o irgun nao atingiu alvos civis no Hotel kink David,chega de toda critica a politica sionista seja antisemita,este é o escudo religioso das atrocidades contra civis Palestinos

  8. luiz alfredo Rezende

    Coerência nunca foi o forte da esquerda....

    Responda
  9. neli faria

    E um dia admirei esse senhor. Como errei!Esquerda incoerente!

    Responda
  10. Luiz dos Santos

    Não sou bolsonarista mas chamar os atentados de 8 de Jan de terrorismo e não conseguir chamar o Hamas de terrorista somente vindo da esquerda radical que não se diferencia em nada da direita radical.

    Responda
  11. Valéria Nacif

    Mas então como fica com o próprio noticiário da Folha? A folha seria menos partidária se deixasse a palavra terrorista de lado ao falar do Hamas.

    Responda
  12. fauzi salmem

    Uma visão correta do José Dirceu. Acho q Lula foi levado pela emoção inicial do ataque com sequestro. Era o que Israel queria, sensibilizar a opinião pública p justificar os ataques destrutivos de prédios residenciais, causando a morte indiscriminada de civis e de guerrilheiros. Chamando o hamas de terroristas, é preciso também de rotular Israel de terrorista, pois invade lares na Cisjordânica e toma as propriedades de palestinos, matando quem se opuser, como tem ocorrido.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Lula condenou imediatamente os ataques terroristas aos judeus. Só disse que I fez o mesmo com os palestinos, dessa vez como ter ro ris mo de estado contra civis inocentes.

    2. Marina Gutierrez

      Fauzi Salmen! Fiquei coontente ao ler seu comentário.

  13. Max Morel

    Quando o Zé Dirceu vai começar a cumprir a pena a que foi conde nado?

    Responda
  14. jose batista

    Sabe

    Responda
  15. luiz fernando de souza

    Então o hamas deveria é ir fuzilar e matar as governanças...ao inves mataram e fuzilaram...os civis....crianças então o que fizeram....hummm....muitos por aqui idolatram o hamas....humm....b n d e s....humm....da onde vem os $$$...do hamas.....e todos continuam se matadando seja por la...seja por aqui....e todos nós estamos no mesmo planeta TERRA!!!!

    Responda
  16. Fábio FFF

    Breno Altman é excelente! Opera Mundi excelente! O vídeo chegou a ser desmonetizado por ser uma discussão séria e adulta. Folha não produz jornalismo bom e só repercute a notícia do canal alheio.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Fabio, exatamenteo, como alguem já disse " falar a verdade requer coragem"

    2. Luiz dos Santos

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  17. Leila de oliveira

    Netanyahu certamente está feliz. Tanto fez que conseguiu, enfim, a guerra de que tanto precisava, seja assegurar o seu posto, quanto para movimentar a economia do país ( o estado de Israel é a 5° maior indústria armamentista do mundo. Ele está agora sendo adulado pelos EUA, enquanto ambos engordam a conta nos bancos de sangue, às custas de civis inocentes, judeus e palestinos. O Hamas não é o povo palestino. E a gente aqui discutindo....

    Responda
    1. MARCUS VINICIUS D ALMEIDA FRANCA

      As vítimas são dos dois lados. Não há como falar exclusivamente de judeus como vítimas. Acima de tudo a vítima é o bom senso. O terrorismo de ambos os lados não cessará enquanto não houver um acordo honesto e inteligente.

    2. Alexandre Cunha

      Não acredito que um Netanyahu está feliz com crianças e mulheres estupradas e degoladas, a traição não chegaria a tal ponto, só para se manter no poder,vc deveria ao menos respeitar a memória e a dor dos judeus.

  18. Leila de oliveira

    José Dirceu só disse verdades!

    Responda
    1. Luiz dos Santos

      Os bolsonaristas radicais também acreditam que tudo que o mito fala são verdades. Vocês são iguais.

    2. Alexandre Cunha

      Já pensou se fosse a Joice que falasse estas loucuras? Já estaria na cadeia.

  19. Helio Cardoso

    Depende de qual time você torce: "Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim. (Millôr Fernandes)

    Responda
  20. Gildasio Fernandes Dantas

    O que o Lula disse está certo e o José Dirceu está certo sobre os grupos terrorista na criação de Israel Até o Menahem Begin, se não falha a memória, foi terrorista. O próprio Estados Unidos tem seus sniper que são terroristas perseguindo opositores do governo americano onde eles estão.

    Responda
    1. Gildasio Fernandes Dantas

      Eu tenho amigos judeus mas nem por isso eu vou endossar o que os maus judeus fizeram no passado. Você sabia que as prostitu tas Polacas era mocinhas judias ingênuas enganadas por cafe tões judeus com promessa de casamento.

    2. Maria de Felipe Martinez

      Alexandre, lamentavelmente está bem documentado, por investigadores simpáticos a Is ra el, que os sionistas, recém acabada a 2 guerra mundial, cometeram atos terroristas. E achavam isso justificável. Por exemplo, a dinamitação de hotel King David, o assassinato do conde Bernadotte, o massacre de Deir Yassin, os carros bomba, o envenenamento das nascentes pa les ti nas. Chegaram a propor guerra biológica, que Ben Gurion recusou, afortunadamente. Esse conflito não começou em 7 de outubro de 2023.

    3. Alexandre Cunha

      Samuel Klein perdeu o pai, a mãe, duas irmãs e um irmão na câmara de gás, ele passou dois anos no campo de concentração nazista comendo casca de batata, fugiu e após a guerra foi pra Bolívia, chegou lá, guerra civil,e veio para o Brasil, não sei com que garra, construiu a maior rede de comércio do país, a casas bahia.

    4. Alexandre Cunha

      Quando a ONU criou o estado de Israel em mil novecentos e quarenta e sete sete, milhões de judeus acabaram de ser mortos por alemães , e vc tem coragem e ousadia de falar que judeus eram terroristas?

  21. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

    Na logica do Sr. Dirceu os atos cometidos pela resistência Francesa e dos aliados na 2ª Guerra Mundial devem ser considerados atos terroristas. A ONU determinou os limites, certo ou errado tem que ser respeitados. Agora para impor uma posição politica concordar com a eliminação de civis, crianças, mulheres, idosos, isso considero uma postura inaceitável.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O problema, meu caro, é quando se admite certas estratégias para um lado mas se condena para outros, não acha? Obviamente não há como negar, e defender, a barbaridade dos ataques do Hamas. Isto posto, por que nos calamos frente à barbárie continuada dos israelenses contra os palestinos praticadas há décadas de forma que mais do que duas gerações de moradores de Gaza sequer imaginam o que seja uma vida sem a opressão, as carências e a violência que experimentam?

  22. delane José de souza

    Qual seria o jeito correto de falar de ataque terrorista? Não seria chamando-o de ataque terrorista?

    Responda
  23. leonardo oliveira

    Zé Dirceu é um poeta calado,

    Responda
  24. Alexandre Cunha

    Leio estes comentários e vejo como alguns ainda estão na era de Nabucodonosor.

    Responda
  25. Marcos Longaresi Carvalhães

    Quem trocar uma lata de excremento pelo José Dirceu vai ficar no prejuízo, é preferivel ficar com o excremento pelo menos ele serve de adubo orgânico.

    Responda
  26. Marcos Schettini

    A FSP precisa afirmar a verdade sobre a vida difícil dos palestinos. Não existe dilemas, mas histórias. Israel mata, todos os dias, seu irmãos palestinos para ser dono absoluto da história e da geografia. A editoria deste jornal precisa reafirmar a VERDADE. A palestina é a água da salsicha que Israel quer secar. Acorda o leitor, FSP. Acorda o leitor. Acorda o leitor e seja honesta com a VERDADE..

    Responda
    1. Valesca Menezes-Marques

      Apoiado, Marcos Schettini!

  27. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Esse José Dirceu está doido? como é que ações desse tipo, envolvendo inclusive sequestros e estupros é uma simples ação de guerra?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Também acho. No entanto se o terrorismo como estratégia de luta é defensável para um lado terá que sê-lo também para o outro.

  28. Marcos Schettini

    Espera-se que a Folha, compreendida como um jornalismo inteligente e orientador afirme, em seus editoriais, que Israel sempre foi um Estado perseguidor e assassino, asfixiador e manipulador da mídia internacional do que ocorre com a Palestina. Veículo de comunicação que se sujeita a mentir para impressionar no corrimão internacional, inferiorizando-se da mesma ideia de submissão às enganações? Como assim FSP? Utilizar da falta de conhecimento do leitor para arregimentá-los como patéticos?

    Responda
    1. Maria de Felipe Martinez

      Para Edmundo: as negociações existem, se estancaram desde o assassinato de Rabin e levaram a Autoridade Pa les ti na a inoperância e ao desprestígio, propositalmente. O governo Ne tá ny ahu declarou no início deste ano, que não haverá retirada nem estado para os pa les ti nos. O ministro Ben Gvir declarou antes desta guerra que os pa les ti nos podem ir embora, morrer ou aceitar ser sujeitos de 2 categoria. Não cidadãos, note-se. Biden endossou. Bota no contexto, que não é justificar.

    2. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

      E é praticando atos terroristas, matando, sequestrando e estuprando, matando velhos e crianças que eles reivindicam seus direitos? Não deveria ser na mesa de negociação?

  29. João Carlos Faria

    Este yotube que faz censura economica. Deve -se desenvolver outras plataformas de video. Zé é de esquerda e ponto. Já Lula é governo. Ser governo é algo bem sério. Dirceu hoje é um renomado cidadão.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Sério? José Dirceu é renomado cidadão? Acho que seu conceito de cidadão está totalmente deturpado.

  30. Cláudio José Marabesi

    J. Dirceu sabe das coisas, e como; a verdade q Hamas entuou um "canto de revolta pelos ares" lá do Oriente Médio. Evidentemente, q a atitude do grupo de gaza foi muito cruel; porém, o pessoal dominante faz muito pior há muito tempo!

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Sabe mesmo. Vai ver que é por esta razão que ficou preso por corrupção.

  31. Severo Ulisses

    Grande Zé Dirceu. Todos se importam com o que ele diz.

    Responda
    1. Geraldo Lourenço Brita

      Zezé Dirceu é eminência parda de todos os últimos governos, seja falando, seja ficando em silêncio...!

  32. Alexandre Pereira

    Alguém falou offshores?

    Responda
  33. Sidney Costa

    Preso no mensalão, preso no petrolão, apoiador das ditaduras de Cuba e Venezuela entre outras cositas mas , e agora afirma que o hamas não faz terrorismo assassinando e sequestrando civis ! Cumpanheiro Dirceu !!!

    Responda
  34. Antonio Renato de Andrade

    O Zé Dirceu é uma contradição.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Contradição não; aberração

    2. GINO AZZOLINI NETO

      Contradição não; aberração

  35. Benedito Claudio Pacifico

    Se ficasse calado ganharia mais.

    Responda
  36. Yuri Patrice

    Por que abrem espaço para esse fâ de terroristas? Qual a importância dele neste cenário? Isso é pura falta do que fazer.

    Responda
  37. FERNANDA Salgueiro Borges

    Quarenta bebezinhos mortos e decepados! Quarenta bebezinhos mortos e decepados! E a Folha dá espaço para José Dirceu defender o Hamas ? É isso mesmo?

    Responda
  38. FERNANDA Salgueiro Borges

    40 Bebezinhos decepados ! 40 bebezinhos decepados ! 40 bebezinhos decepados !

    Responda
  39. FERNANDA Salgueiro Borges

    José Direceu, Folha ????? 40 bebes decepados e tem um.sujeito querendo sair do ostracismo em.defesa do indefensável!

    Responda
  40. Armindo Kolbe

    JDirceu com uma fala dessas, quer aparecer. Está no ostracismo, esquecido, mas " lutando para parecer vivo".

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Não concordar com as mortes, seja de que natureza sejam, por grupos que sacrificam inocentes em busca de seus propósitos, foi muito sensato. Não vejo com bons olhos esse político, mas concordo nisso totalmente com ele.

  41. jose batista

    Isso não é gente!

    Responda
  42. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Vocês da Folha ainda noticiam o que esse sujeito insignificante diz?

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      ???

  43. Luiz Carlos Silva da Cunha

    A verdade na maioria das vezes ofende as pessoas. E a verdade é simples de ser conhecida: quantas nações se tornaram independentes distribuindo flores para os colonizadores? Achei uma: os Estados Unidos da América. Deixaram de ser colônia inglesa quando fizeram um grande baile e distribuíram licores e rosas para os lordes...

    Responda
    1. Geraldo Couto

      Responda você, quantas se tornaram livres decaptando crianças?

    2. osmar pavani peres

      Licor envenenado?

  44. solange da cruz chaves

    O que esse Sr quer dizer? Que estuprar mulheres e degolar crianças tem justificativa? Aterrorizante, ideologia acima de tudo, pisam e repudiam encima dos mortos…

    Responda
  45. Felipe Araújo Braga

    O povo palestino está apenas se defendendo, após a tentativa de genocídio por parte de Israel. A Palestina vive!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Felipe, sobre os dois leitores abaixo: um escreveu falsidades e o outro esta preocupado apenas com a possibilidade da perda de direitos de um grupo, mas não se preocupa com a morte de 34 mil inocentes. Esta dificil defender o indefensável.

    2. Marco A Moreira

      Crianças decapitadas, mulheres estupradas, corpos de inocentes estraçalhados por bombas!!! Isso é defesa? O Hamas é um grupo terrorista , não representa o povo Palestino.

    3. Geraldo Couto

      Vive como assassina? Se o Hamas ganhar a guerra, como ficarão os milhares de homossexuais que vivem em Tel Aviv? As outras religiões poderão ter acesso aos lugares sagrados? As mulheres serão livres? Quer a liberdade de quem vai tolher a liberdade dos outros? Que decaptam bebês?

  46. jose batista

    A ONU não conseguiu dizer se são terroristas quem mata, sequestra e destrói, Xandão achou mole condenar uma turma q quebrou alguns vidros a 17 anos como terroristas

    Responda
    1. Armindo Kolbe

      Sabe tudo.... em.

  47. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Essa é nossa esquerda brasileira. Nojo!

    Responda
  48. Luiz Ferretti

    Na ausência do Descondenado Enganacionista, que fez plástica (cada dia mais divertido) o Primeiro Ministro (nunca deixou de operar) vem a público, manifestar o que todos já sabem. O Janjo não tem lado por razões obvias.

    Responda
  49. Tadêu Santos

    TODOS SÃO BRUTOS, QUASE TODOS!!! A violência da criminalidade nos centros urbanos em todo mundo e as guerras na Ucrânia e em Israel (entre outras) fazem parte da brutalidade humana que se arrasta por séculos na civilização, desde os bárbaros. Está contida no gens ou no DNA ou na ignorância infecciosa. Pra corrigir esta falha na cabecinha dos corações e mentes seria preciso recomeçar tudo...Inviável, teremos que conviver com a violência!!!

    Responda
  50. Antonio Araújo

    O mal em pessoa este senhor.

    Responda