Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIS FERNANDES

    Ambos lados civis foram e sao vitimas. O terrorismo iniciado pelo Hamas e a resposta do terrorista maior Netanyahu e seu exercito ainda vitimizam milhares de civis numa raivosa reação de arrogância e prepotencia.

    Responda
  2. J Castello

    Sem vergonha.

    Responda
  3. Felipe Vasconcelos

    Eu me solidarizo com as vítimas da guerra e com aqueles que verdadeiramente buscam um acordo de coexistência digna e pacífica para ambos os lados. O Hamas recebe centenas de milhões de dólares para a luta armada. Por que não usam esse dinheiro para educação, ciência e tecnologia? Canalhas!

    Responda
  4. MATEUS VAZ DE S Sá

    O micro terrorismo é a arma dos palestinos, vítimas de um mega terrorismo.

    Responda
  5. ciro lauschner

    Há mais de 30 anos já havia sequestro de avião, explosão de embaixadas e até o assassinato de atletas de Israel.Acordos de todos os tipos foram oferecidos e nenhum servia.Eu acho que quem nunca quis paz foram os árabes que vivem na Palestina, cujo chefe Yasser Arafat era egípcio.

    Responda
  6. jose prado

    E o que os snrs fazem para combater o terrorismo? Nad?

    Responda
  7. jose prado

    E o que os snrs fazem para combater o terrorismo?

    Responda
  8. marcos fernando dauner

    Tenho impressão que esse senhor e o colega ai ao lado não almoçaram feijoada com caipirinha ontem, no mesmo restaurante, em Brasília !

    Responda
  9. JORGE CESAR BRUNO

    A lógica do " olho por olho..." , não terá um efeito satisfatório pra Israel, fato! O grupo terrorista Hamas, conseguiu seu objetivo, e é evidente que nos próximos dias, inocentes palestinos, irão pagar, aliás crianças, idosos, mulheres, enfim, só que para alguns, o sangue dessa gente sofrida não vale muito! Toda a minha solidariedade as vítimas israelenses desse covarde ataque! Mas não acho justo ou correto, derramar sangue de inocentes!

    Responda
  10. Vania Rodrigues

    Os israelenses fazem com os palestinos o que os alemães fizeram com os judeus durante a Segunda Guerra. Lembra aquela famosa frase: "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido éÿ ser o opressor."

    Responda
  11. José Geraldo Cordeiro

    São terroristas que abominam todos os não muçulmanos

    Responda
    1. Fauzi Palis Junior

      E são terroristas judeus que abominam todos os árabes

  12. Rodrigo Henrique

    (Continuação) E quem ler apenas o resumo vai ficar com uma percepção diferente e reduzida do que o embaixador da Palestina disse na entrevista completa. É uma atitude muito enviesada que a Folha está fazendo. Pena que faltou essa crítica no texto do Ombudsman.

    Responda
  13. Rodrigo Henrique

    Quem está atento já notou um detalhe: a Folha colocou na home page a entrevista dos dois embaixadores no Brasil. No entanto, a do embaixador da Palestina colocou outro link que contém apenas um resuminho da entrevista. Já a do embaixador de Israel é o link direto da entrevista completa. O da Palestina precisamos clicar no link dentro do resumo para abrir essa outra página que contém a entrevista completa. Qual o objetivo da Folha ao fazer essa jogadinha manjada?

    Responda
  14. Ney Fernando

    Todos os terroristas, inclusive os defendidos pelo embaixador entrevistado, tentam se passar por vítimas. Tocam o terror e os culpados pelos atos deles nunca são eles mesmos; são sempre "o sistema", "as elites", "o capitalismo", "os americanos" ou "os judeus".

    Responda
    1. Eduardo Barros Mariutti

      Exatamente.

    2. Fauzi Palis Junior

      Caro Ney, vítima é sempre o povo e algoz é sempre algum governante. Quem governa aquela região é Israel portanto a vítima é o povo palestino

  15. Natalia Almeida

    gastamos muito tempo definindo que está certo, como se fossem times de futebol... não tem lado certo numa guerra, guerra é pra matar e morrer cada um por si e cada um vai se defender. Mas que nossa solidariedade e preocupação com os que sofrem com a guerra seja vista com investimento em apoios e discussões sobre como por um fim na guerra e não na defesa de algum dos lados.....quem sabe gastar esta energia que ficamos discutindo quem tá certo para pensar em como ajudar de fato...

    Responda
    1. Fauzi Palis Junior

      O problema não é quem tem razão e sim quem deve o que a quem. Os judeus expulsaram os palestinos de seu território e agora devem ceder o máximo nas negociações. Não vão é claro.

    2. Rosângela Lopes

      Daí precisamos saber sim quem começou tudo... enfim, entre tantos outros fatos, foi selado um acordo de paz entre palestinos e israelenses dem 1993 (acho). Os palestinos aceitaram ficar com apenas 22% do territorio deles, adivinha só quem não cumpriou o acordo?? Sim Israel, e continuou exiliando mais gente para um campo de concentração chamado Gaza. E enquanto eles tiveram o apoio dos americanos (e sempre terão, porque os americanos ganham com esta guerra), esta história não tem fim.

  16. CLAUDIO VASCONCELOS

    Estamos diante não de uma guerra entre nações, mas sim, de um grupo terrorista que age movido pela crueldade extrema, sem respeitar qualquer limite ou direitos humanos, capaz de tiranizar crianças, idosos e que ataca uma nação, grupo sem limites ou escrúpulos, genocidas, tiranos, assassinos, que exige de Israel lutar para se defender. Toda e qualquer nação tem o direito sagrado de se defender contra terroristas.

    Responda
  17. Ivan Carvalho

    Desde a fundação de Israel, em 1948, os árabes querem exterminá-lo. Abrigo aos palestinos, não foi nunca oferecido. São, todos os países ao redor de Israel, o completo sinônimo de hipócritas, assassinos de outras mãos. Hipócritas e cúmplices do terror.

    Responda
  18. S Barreto

    Cara de pau!

    Responda
  19. elcio matos

    Os israelense agem como seus antigos algozes do gueto de Varsóvia na segunda guerra, quando alguns judeus se rebelaram e mataram vários soldados da SS, e como represália, os nazistas usaram a tradicional vingança das 100 execuções de judeus por cada alemão morto. Aos que me criticarem, eu pergunto, qual a diferença entre a faixa de gaza e o antigos guetos judeus?

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Se você não vê diferença entre nazistas e Israel, você flerta com o antissemitismo nazista. Simples assim.

  20. Neli de Faria

    E o que os terroristas fizeram com as mulheres! A menina com a perna quebrada! Solidarizo com Israel!

    Responda
  21. Mauricio Rodrigues

    Dois brasileiros foram mortos pelos terroristas. Mas só isso não basta pra essa gente parar de achar e falar aqui que esses caras tem alguma legitimidade .

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Não adianta debater com quem não enxerga fatos ou opiniões com um mínimo de respeito ou , tem problema de interpretação de texto! A grande massa defende a palestina e seus habitantes miseráveis, mas pra quem é bem nascidos e nada tem a perder, fica fácil! E óbvio que ninguém apoia ou compactua com os terroristas do Hamas! Aliás, covardes, execraveis e desprezíveis! Mas Israel se iguala com esse genocídio televisivo, beirando a barbárie com inocentes palestinos! Mas é claro, seu ódio será saciad

  22. Mauricio Rodrigues

    Queria ver se a colunista tivesse algum parente assassinado por esses animais raivosos , se iria ficar dando espaço na própria coluna pra uma pessoa que está ao lado desses animais .

    Responda
  23. assis furuno

    Eh insano pensar que depois que os terroristas fizeram a maior barbárie já vista Israel ficaria sem reagir ou ele estaria pensando q ficaria com medo e se curva ria frente aos palestinos. Mas agora a guerra foi declarada e soh terminara com derrubada total do estado palestino controlado pelo hamas.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Um conselho ou constatação: o ódio, ou mortes de inocentes, não fará Israel uma terra segura! E olha que eu sou um dos maiores defensores do povo judaico contra essas aberrações nazistas! A paz é o entendimento e o melhor caminho! As futuras gerações irão agradecer!!

    2. Antônio Augusto Soares

      Não há estado palestino!

    3. Antônio Augusto Soares

      Não há estado palestino!

  24. Marcos Longaresi Carvalhães

    Colunista que não estava lá no massacre, em que crianças morreram, jovens, adultos, idosos, pessoas de várias nacionalidades, e por aí vai, aí ela da voz para um porcaria desses, e leitores dizem que ela é corajosa, é fácil ser corajosa do lado de cá, vai ser corajosa sendo massacrada.

    Responda
  25. Marcos Longaresi Carvalhães

    Colunista que não estava lá no massacre, em que crianças morreram, jovens, adultos, idosos, pessoas de várias nacionalidades, e por aí vai, aí ela da voz para um porcaria desses, e leitores dizem que ela é corajosa, é fácil ser corajosa do lado de cá, vai ser corajosa sendo massacrada.

    Responda
  26. Samuel Fagundes

    Grito do desespero, da perda de esperança. Será que o Ocidente não consegue ouvir tanta angústia e desespero??

    Responda
  27. Samuel Fagundes

    Tá tudo errado. Porque não respeitam os direitos do povo palestino? Todos os.povos tem de ser respeitados. Ainda por cima colocam um viés religioso em cima de algo que não tem nada a ver com o cristianismo. Deus não se agrada de injustiças.

    Responda
  28. Joao Antonio

    Corajosa a articulista por dar voz ao lado palesrino. Parabéns.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Palestrino? Era o nome dos torcedores do palmeiras nos anos sessenta! Todo apoio para Israel.

  29. FERNANDA Salgueiro Borges

    40 bebes sem cabeças ! Já bastariam ou deveriam bastar para que não houvesse 1 pessoa no mundo defendendo a barbárie!

    Responda
    1. Maria de Felipe Martinez

      Fernanda, o New York Times já pediu desculpas por ter publicado isso. Não aconteceu. A primeira vítima da guerra e a verdade.

    2. Marina Gutierrez

      Isso é desinformação.

    3. Marina Gutierrez

      Qual a fonte desse seu comentário?

  30. Artur Carmel

    Até a senilidade de Lula é pragmática....

    Responda
  31. José Carlos Meirelles

    Tragédia humana! Em terra de cego quem tem um olho é rei. O que será do oriente médio com este conflito sem fim, gerado por interesses geopolíticos?

    Responda
  32. Jochen Schmidt

    O destino é o mesmo - tudo que é vivo morre passando da vida à eternidade.

    Responda
  33. Jane Medeiros

    A Globonews dá voz hoje a vários cidadãos judeus para manifestarem seu sentimento quanto ao ataque feito pelo Hamas à Israel! Estamos aguardando que agora a Globonews colha as impressões de vários palestinos quanto às agressões sofridas agora e no passado perpetradas por combatentes de Israel .

    Responda
    1. paulo leitea

      A globonews, rádio CBN, Hollywood, etc dão voz apenas aos que tem recursos ou influência para bancar suas narrativas falsas ou parciais. Povo de Israel que no passado foi vítima da Alemanha, hoje é algoz dos Palestinos e outros, em proporção ainda muito maior. Não aprenderam nada com a experiência da subjugação, hoje fazem pior.

    2. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Disse tudo.

  34. Adalto Fonseca Júnior

    O debate não pode ser travado somente na arena das violações do Hamas, o horror delas jamais será defensável entretanto a violência e opressão sistemáticas ao povo palestino se tornam invisíveis na narrativa dominante. Tudo reafirma a legitimidade da narrativa dominante. Então o sofrimento do povo palestino se torna invisível automaticamente. Suas vozes são caladas.

    Responda
  35. Adalto Fonseca Júnior

    O debate não pode ser travado somente na arena das violações do Hamas, o horror delas jamais será defensável entrtanto a violência e opressão sistemáticas ao povo palestino se tornam invisíveis na narrativa dominante. Tudo reafirma a legitimidade da narrativa dominante. Então o sofrimento do povo palestino se torna invisível automaticamente. Suas vozes são caladas.

    Responda
  36. Ieda Lima

    É curioso que a imprensa nacional e estrangeira faz a mesma pergunta a representantes da Palestina: "O que você acha do ataque do Hamas?". Como disse o emabaixador palestino na Inglaterra:" Alguém perguntou a uma autoridade israelense sobre todos esse anos de invaçãodos aos territórios palestinos?" Buscam culpar todos os palestinos pelo ato abjeto praticado pelo Hamas.

    Responda
  37. RAULAND BORBA BATISTA

    Imagine se fosse o contrário , envés de o Hamas tivesse Matado 900 civis israelense tivesse mantindo como refém e matado só alguns. Mais a ânsia por vingança maior.

    Responda
  38. Adauto Lima

    Onde está a diferença entre os campos de concentração nazistas e o cerco de décadas sofrido na Faixa de Gaza.

    Responda
    1. FERNANDA Salgueiro Borges

      Vai visitar um campo de concentraçao e visite a Palestina! 40 bebezinhos decepados e tem.gente defendendo animais!

    2. Denise Ambrosi

      Nao tem nenhuma diferença. Os judeus não aprenderam com a experiência.

    3. Alexandre Pereira

      Não havia terroristas governando os campos de concentração nazistas, saindo para matar civis nos arredores, só pessoas desarmadas e subjugadas.

    4. Jochen Schmidt

      Os assados do velório fizeram a xepa do banquete do casamento.

    5. Bento Brito Teixeira

      Entre genocídios só há semelhanças. As diferenças estão nas consequências.

    6. Alex Varela

      Quantos milhões de judeus morreram pelos nazistas e quantos morreram em décadas de conflito no oriente médio? Tenta estudar pra você ver se encontra uma diferença.