Opinião > Guerra, terror e ultraje seletivo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

  1. CARLOS HENRIQUE DE ALMEIDA

    Temos que condenar sim enfaticamente as atrocidades cometidas pelo Hamas. Mas não podemos deixar de falar também que ao longo dos 70 anos de existência do Estado de Israel, atrocidades também foram cometidas contra o povo Palestino, pelo Estado de Israel . Isso inclusive explica o fortalecimento do Hamas. Os Palestinos também tem direito a terem um país. O atual governo de Israel incentiva a ocupação de mais áreas palestinas, colocando cada vez mais lenha na fogueira.

    Responda
    1. Marcio de Andrade

      Vale lembrar que quem atacou primeiro, não uma, duas, mas três vezes foram os palestinos. Israel só se defendeu e anexou espólios da guerra, guerra a qual Israel nunca começou. Apesar disso, Israel, nos acordos de Oslo ofereceu Gaza de volta ao Hamas. Uma das únicas exigências era que o Hamas aceitasse a existência de Israel. Mas foi o Hamas que recusou Gaza , não o contrário.

  2. EDUARDO DE ALENCAR

    Em uma guerra, a primeira a morrer é a verdade. Isso é o que se chama de "guerra de narrativas". Gostei do texto como contraponto, mas o que o Hamas está fazendo, nesse momento, é inaceitável. Uma barbárie não justifica outra, quem padece são os cidadãos judeus e palestinos que não têm como se defender.

    Responda
  3. milton temer

    Incisivo, sintético e didático. Parabéns Samir Nasser

    Responda
  4. milton temer

    Incisivo, sintético e didático. Parabéns Samir Nasser

    Responda
  5. Ana Maria Rocco

    Excelente texto.

    Responda
  6. ARY OLIVEIRA

    A folha não acusou o povo palestino de terrorista e judeu não se suicida com artefatos explosivos levando consigo inocentes.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Felipe, demonstrar ignorância em público tem de ser de forma comedida. Melhor seguir seu próprio conselho.

    2. Felipe Araújo Braga

      Você que pensa, nunca ouviu falar no Terrorismo Judaico que tomou a força as terras na Palestina? Deveria estudar mais.

  7. Mauricio Borborema de Medeiros

    Parafraseando o Millôr: Terrorismo é a violência explícita e desavergonhada contra os civis que eu gosto; segurança nacional é a violência escamoteada e covarde contra os civis que eu odeio.

    Responda
  8. Joya Fernande Sachs

    A Folha apresenta um conteúdo sério com profissionais muito bem qualificados. Há uma divergência na visão que alguns grupos tem com relação a violência e morte.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Sim, algumas pessoas acham que Israel tem o direito de cometer crimes de guerra contra populações civis inteiras.

  9. Sonia Pereira Gomes

    Ótimo texto. Era o que eu precisava para entender a questão.

    Responda
  10. Marcio de Andrade

    Agora imagine que o Hamas nao tivesse em sua carta o objetivo da destruicao do estado de Israel. Imagine que o Hamas tivesse aceito o acordo de paz , o qual a OLP aceitou, que dava criava um estado palestino . Imagine que ao inves de tentar destruir Israel, tentasse construir um pais . Agora imagine que o autor do artifo falasse a verdade !

    Responda
    1. Marcio de Andrade

      Franklin, voce esta equivocado. Nao existia estado palestino antes da partilha. Assim como existia o povo palestino existia o povo israelita. A regiao na qual existe israel e plaestina agora pertencia ao imperio otomano e depois inglaterra.

    2. frankklim alencar figueiredo

      Israel destruiu o Estado Palestino há 70 anos e não deixa restabelecer.

    3. Marcio de Andrade

      Maurício, talvez você não esteja familiarizado com os acordos de Oslo, os quais o Hamas rejeitou. Israel ofereceu sair de Gaza e ofereceu um estado palestino independente. Quem não aceitou foi o Hamas. Todos os outros paisss árabes já estavam apoiando o acordo , inclusive Arafat. Mas o Hamas recusou. O Hamas e’ o principal, senão o único, responsável pélas anexações.

    4. Mauricio Borborema de Medeiros

      Imagine se você tivesse uma visão menos cor-de-rosa do processo de paz e admitisse que Israel não fez a mínima para implementar os acordos de paz e, pelo contrário, continuou cinicamente com sua política de anexação e "apartheid ".

  11. Jacques Toron

    Texto mentiroso, repetitivo , hipócrita querendo afirmar uma situação falsa, generalizando todo povo palestino. O Hamas ao contrário da Autoridade Palestina é um governo terrorista que prega apenas um estado, a Palestina. Faz terror há muitos anos pela aniquilação do Estado de Israel. Pessoas que concordam com ele são igualmente ruins e cruéis, lixo da humanidade.

    Responda
    1. Arnaldo Nogueira Ferreira

      Lembrando o gueto de Varsóvia... o povo judeu por diversas vezes se rebelou (com toda a justiça) contra os Nazis, sempre que podia matava um, os Nazis para se vingarem, a cada morte de um dos seus matava 10 judeus. Será que o governo Israelense não reeditou o gueto de Varsóvia e as suas práticas?

  12. Sergio Siqueira

    Cuidado Professor, a foice não aceita críticas à Israel . Poderá ser execretado em seu comentário.

    Responda
    1. Jacques Toron

      A folha , querendo ser neutra, tem se mostrado muito tolerante com lixos similares a esse.

  13. Carlos Alberto Vieira

    1) A Palestina era uma colônia britânica. Leiam Exodus de Leon Uris, romanceado mas centrado em eventos históricos. 2) Assim que o Estado de Israel foi criado em 1948 se iniciaram as ações terroristas contra os judeus residentes na Palestina. 3) O Hamas não aceita a existência do Estado de Israel. Logo não existe negociação diplomática possível. 4) A Autoridade Palestina reivindica Jerusalém como sua capital, sem compartilhamento. 5) O artigo é parcial.

    Responda
  14. Rodrigo de Sousa

    Excelente o necessário contraponto. Permite ampliar o olhar sobre o assunto, o que é privilégio de quem não está morrendo por tiros e bombas . Um pouco de contexto histórico não faz mal a ninguém. "A verdade pode não justificar o ataque, mas não deixa de ser verdade."

    Responda
    1. Jacques Toron

      Contexto histórico falso que induz a erro de juízo.

  15. João Bernardeli

    O controle dos sistemas de doutrinação fazem com que o termo "terrorismo" seja indubitavelmente utilizado para legitimar parte da violência de um conflito, no qual o "terrorista" é aquele que pratica violência contra "nós", sem que nos consideremos igualmente terroristas, ainda que usemos exatamente as mesmas práticas de violência. Qualquer uso desse termo que não leve isso em consideração não é jornalismo e sim propaganda política.

    Responda
  16. José Sampaio

    O hamas É um grupo terrorista, sim. Ponto.

    Responda
    1. César de Oliveira lima

      José, você pontaria apontar o parágrafo do texto aonde há negação de Hamas é terrorista? Só leu o título e veio opinar, ou, o que é pior, leu e não entendeu nada.

    2. Sonia Pereira Gomes

      Israel é um Estado terrorista. Ponto.

  17. luiz antonio cicolin

    Dificilmente temos oportunidade de um texto tão preciso, certeiro e claro como este. Parabéns ao autor. Pena que as recomendações a Folha serão perdidas. Pena que, na era atual, muita gente vai criticar considerando parcialidade ou ofensa onde existe apenas precisão: palestinos e israelenses são seres humanos dignos e não merecem ser vítimas de terrorismo.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Autor lamentável que distorceu fatos históricos e generalizou os palestinos como se todos apoiassem o Hamas. Veja a Autoridade Palestina que há 30 anos assinou os acordos de Oslo com os israelenses e conversam sobre paz. O Hamaz reza a aniquilação de Israel com práticas terroristas

  18. GLAUCO NASCIMENTO

    Que artigo absurdo!!! Uma falsa equivalência entre Israel e Hamas. Vergonhoso ver um "intelectual" falar tanta besteira. Não à toa, a academia se tornou um ambiente em que não há diálogos e debates; apenas militância! UMA VERGONHA!!!

    Responda
    1. Geovane santos

      Você não entendeu nada! Ou finge não entender. Qual a falsa assimetria entre um grupo terrorista e terrorismo praticado pelo Estado ?

    2. Paulo Roberto Silveira Bueno Filho

      2,5 milhões e meio de seres humanos confinados e aprisionados. Sionistas colonizadores. Violam todos os direitos diariamente de um povo que sempre foi explorado. Os judeus sofreram durante a história mas não podem encontrar um bode expiatório para sua catarse. EUA, Israel, China, Rússia, tudo farinha do mesmo saco. Bando de imperialistas.

    3. jose eduardo serrao

      Ele está propondo o debate e o diálogo. Você, que não.

  19. M Lana

    De maneira geral, a imprensa nacional, dos EUA e da Europa se exime de informar o contexto que levou à guerra e as invasões perpetradas por Israel em áreas palestinas segundo tratados assinados por Israel. Quem hoje se lembra se Sabra e Chatila? Terrorismo de Estado? Me faz lembrar da frase: Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem."

    Responda
  20. Andrey Cezar Stefani

    Excelente texto, parabéns!

    Responda
    1. Jacques Toron

      Lixo de texto!!!!

  21. Jorge Ribeiro

    Perfeito!

    Responda
  22. jane Ventury Leal

    Meus comentários estão sendo censurados??Não os publicaram ,rsrsr!

    Responda
  23. jane Ventury Leal

    Muito bom o texto .O autor questiona a parcialidade da Folha .Eu ainda não entendi as motivações da Folha de assumir uma postura tão pro Israel.,qualificando o povo Palestino como menos merecedor de compaixão e solidariedade.Veja matérias da BBC sobre essa realidade.

    Responda
  24. Marcelo Silveira

    Falácias de quem tenta demostrar uma verdade em meu a ilusões. Tão logo se tornou um Estado, Israel foi atacada, sim foi atacada, não atacou. Parte do povo Palestino odeia o povo de Israel. Israel já selou paz com Egito e estava selando com a Arábia, mas parte dos Palestinos nunca quiseram a paz. Tão logo começou a deixar Gaza mais livre em 2005, dois anos depois Hamas ocupou o poder. Se tem um culpado quase integral, são os palestinos que pertence aos grupos terroristas, extremistas.

    Responda
  25. Florentino Fernandes Junior

    Meu lado é a vida, a paz. Lamento pelos q sofrem.

    Responda
  26. Max Noach

    Parabéns Salem Goebbels Nasser por repetir mentiras tantas vezes que elas acabaram se tornar realidade para a grande maioria dos comentaristas desse artigo. Se tiver um pouco de honestidade com a historias e os fatos, sabe muito bem que esse texto é antissemitismo fantasiado de "oposição às politicas de Israel".

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Pelo que li até aqui, você está repetindo as mentiras e está até acreditando nelas. Ou será hipocrisia?

    2. Marli Moras Garcia

      O senhor sabe como Israel ocupou as terras palestinas? O que vem há séculos fazendo com o povo palestino? Acho que o senhor necessita estudar história antes de fazer este tipo de comentário. Lastimável. Para o senhor, só os israelenses são seres humanos não é?

    3. Jose Roberto de Souza

      O seu fanatismo de extremista de direita é que é absolutamente desonesto e mentiroso. Qualquer crítica aos assassinatos cometidos contra civis por Israel é chamado de antissemitismo, isso no mínimo, é desonestidade intelectual.

  27. Florentino Fernandes Junior

    Acho ultrajante essa torcida de fla/flu enquanto civis e crianças sao massacrados de ambos os lados

    Responda
  28. jane Ventury Leal

    O autor fez ótimas colocações no texto quando simula uma realidade trocada ,para promover um sentimento de empatia e compaixão com os palestinos ,diante de atrocidades cotidianas e invisíveis até na mídia mais qualificada.Eu ainda não entendi porque a Folha está fazendo uma defesa tão incondicional de Israel.A mídia norte americana eu entendo,mas a Folha !!!!Coloca as manchetes sobre o outro lado da Faixa,deixe-nos conhecer o dia a dia do povo palestino !

    Responda
  29. Florentino Fernandes Junior

    Rubens vc tem a sorte de ler um jornal democratico e plural.

    Responda
  30. José Olavo Felipe

    Pecado original: a ONU deu permissão para se fundar um Estado sobre um Estado pré existente, coisa própria do colonialismo.

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Varela, os palestinos sempre viveram lá. Quem invadiu essas terras foram os israelenses que, apesar de minoria, ganharam a maior parte do território. Estude um pouquinho mais, vai! Você consegue melhorar.

    2. Alex Varela

      Não existia um estado pre existente, era uma colônia britânica. E só não foi criado um estado palestino pq os estados Ãrabes invadiram o que seria então a Palestina.

  31. Chagas Oliveira

    Bravo!

    Responda
  32. Rubens gonçalves

    Salem nascer. Não sei como esse jornal lhe permitiu escrever sobre o genocidio que os palestinos da faixa de gaza vem sofrendo há décadas pelo estado de Israel. Sem água sem comida sem energia elétrica sem remédios e vivendo sobre os escombros da aviação. 11 funcionários da ONU foram mortos e nem uma nota de condenação por parte desse organismo internacional. Bem pelo menos esse jornal nunca vai admitir que essas ações de guerra e terrorismo de estado.

    Responda
  33. Marco Aurelio Bilibio

    Em primeiro lugar, parabéns à FSP por postar esse excelente artigo. Ao fazê-lo retoma o bom jornalismo plural e esclarecido. Em segundo lugar, a FSP não precisava ter que ouvir isso, mas como fez coro ao tratamento enviesado desse tema tão delicado, precisou. Espero ver o efeito desse artigo na forma de cobrir essa guerra de um Estado contra um povo a quem o status de Estado tem sido negado justamente pelos governos de direita de Israel.

    Responda
  34. SILVIA TAHAMTANI

    Israel, a "eterna vítima", se sente no direito de fazer tudo aquilo que fizeram com os judeus na 2°grande guerra como "licença poética"... não poupam nada nem ninguém...e ñ são chamados de terroristas...porquê???

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Porque não são terroristas. Simples.

    2. Jacques Toron

      Sim ,Israel é vítima desde sua fundação em 1948 quando os arabes não aceitaram a partilha da Palestina

  35. Davi Oliveira

    A Folha é muito hipócrita. Todo o espaço jornalístico dedicado a desumanizar os palestinos, e aí, a pretexto de pluralidade, abre espaço para artigo crítico que nada vai servir para reorientar a publicação do jornal. Eu acho que o artigo acima deveria começar assim: "Eu fui convidado para escrever neste espaço e, confesso, hesitei sobre a honestidade do convite, porque sei que nada do que será dito adiante servirá para alterar uma linha dos textos do jornal". E sim, Israel é Estado terrorista.

    Responda
  36. Davi Paladini

    Somos impelidos pela mídia a torcer por Israel. Jamais...

    Responda
  37. Carlos Victor Muzzi Filho

    Onde os soldados do Hamas se instalam!? Têm quartéis, instalações militares? Ou se escondem em instalações civis? O Hamas, em Israel, atacou instalações militares, bem distintas dos prédios civis. Isso é guerra. Lamentável, mas é guerra. Mas o Hamas atacou também civis, em prédios civis. Matou e sequestrou civis. Isso é terrorismo. Repito: onde estão aquartelados os combatentes do Hamas? Covardemente, escondem-se entre civis, o que é típico de terroristas.

    Responda
    1. Arnaldo Nogueira Ferreira

      Por esta razão você então acha justificável, que Israel mate qualquer palestino, sendo do Hamas ou não? Os Nazi matavam as crianças judias também, sob o argumento que cresceriam e se tornariam inimigos da Alemanha. Será que Israel não está fazendo algo parecido?

    2. Davi Paladini

      Parece que você não entendeu nada do que leu, se leu...

  38. Jailson Batista

    O Professor Nasser tem razão sim: Israel é um Estado Terrorista. E não é de hoje. Há décadas! O Hamas também é terrorista. Sim. A Colômbia viveu décadas sob ataque terrorista interno é só saiu quando se baixaram as armas, negociaram a paz e houve reconhecimento e voz política aos dissidentes. Sem tratamento humano para ambos os lados nada se resolve.

    Responda
  39. Rondon De Castro

    Ponto final?

    Responda
  40. Edson Capistrano

    O professor fala sobre uma realidade fatica e histórica que os minimamente informados sabem que ocorre. Mas a mídia ocidental e os papagaios da direita reacionária replicam a perder a voz : palestinos terroristas , terroristas ... a esquerda é aliada do hamas , do hamas,...bla,bla,

    Responda
  41. Claudio Luiz da Cunha

    Fsp deve fazer uma entrevista com o juiz Pinochio das Araucárias....a opinião dele é muito importante para a folha.

    Responda
  42. Gustavo Souza Machado

    Se formos nos basear nas posições de defesa de Israel para o classificar como organização terrorista, teremos de fazer o mesmo para a maioria dos países do Globo. Hamas não é um estado, mas sim uma organiza terrorista financiada por meia dúzia de ditaduras.

    Responda
    1. marcio jose albino

      Ambos são terroristas.

  43. JORGE CESAR BRUNO

    O hamas é sim um grupo terrorista, ponto final! Mas nada justifica a reação sanguinária aos inocentes palestinos, por Israel! Infelizmente as redações e jornalistas tem um lado, e seu julgamento é parcial!! Fato!

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Verdade. A folha escolheu o lado israelense, infelizmente, não se importando com o terreorismo deles, nem com a invasão das terras que não eram suas, eliminando o povo nativo, mesmo estando no século 20, e não na idade média, como aconteceu conosco. Sorte que o colunista refrescou a memória de todos.

  44. Jorge Guimarães

    Lamentavelmente vemos um professor de uma instituição de excelência fazer uso de falácias e sofismas para defender uma narrativa ideológica sobre uma questão imensamente complexa, cujas raízes se perdem nos séculos. Seu raciocínio reducionista buscando equiparar estratégias, métodos e comportamentos tem tronco comum com a polarização de nossos tempos e provoca distorções cognitivas como se percebe nos comentários por aqui. Obrigado por nada, professor.

    Responda
    1. Mauricio Borborema de Medeiros

      Que bobagem sobre "se perdem nos séculos". O conflito é bem mais recente: o sionismo começa no final do século XIX. Na onda dos nacionalismos, representa apenas o nacionalismo judaico. É fundamentalmente um conflito fundiário em uma terra com importância geopolítica. E quem saiu perdendo foi a população árabe que habitava a região há séculos.

    2. Marco Aurelio Bilibio

      O professor descreveu os fatos. A postura anti-palestina que cria assentamentos e segue invadindo terras fora dos limites originais do Estado de Israel é defendida por vc? Saiba que parte de povo judeu concordaria com o artigo. Os radicais de extrema-direita usam essa argumentação genérica que vc usou para continuar submetendo outro povo ao que os próprios judeus já sofreram.

  45. Sandro Moretti

    O texto demonstra como a Folha e impressa brasileira é carente de imparcialidade. Está difícil ler uma notícia, principalmente política, seja nacional ou internacional.

    Responda
  46. Anderson Francisco

    Excelente artigo. Compaixão seletiva de parte da imprensa. O povo palestino merece a formação do Estado como Israel obteve.

    Responda
  47. Marcelo Martins

    Folha de São Paulo é uma tragédia para o Jornalismo brasileiro. Já cancelei minha assinatura, há muito tempo.

    Responda
    1. Ronaldo Terra

      Ora, ora.. até onde sei, só assinantes podem comentar!

  48. Marcelo Martins

    O Hamas é organização que usa táticas terroristas, sem dúvida. Neste sentido podemos , tranquilamente chamar Israel e EUA de Estados Terroristas, já que vem usando de tais táticas há muito tempo. No atual conflito, atacar a Faixa de Gaza, um dos lugares mais miseráveis e densamente povoados do mundo, com táticas consideradas crimes de guerra pelo direito internacional, como corte de água, luz, abastecimento e atendimento médico além de bombardeios contra população Civil, é terrorismo puro

    Responda
  49. Ozéas Correa Lopes Filho

    "Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal....", nem precisava dizer, afinal, o texto foi produzido exatamente porque a Folha pensa o contrário disso tudo, ela tem lado e deixa isso muito claro, quando identifica apenas uma das partes como terrorista.

    Responda
  50. ANDRE BARRETO

    Parabéns pelo texto. Não se pode esquecer dos crimes permanentes do governo de Israel. A maioria dos povos palestino e israelense quer paz.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.