Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jesus evangelista Almeida

    Dois pesos e duas medidas:

    Responda
  2. Hernandez Piras

    Quanto à Israel, a comunidade internacional deve deixar de ser complacente com suas violações do direito internacional, inclusive a colonização dos territórios palestinos sob ocupação militar. Esta é a raiz de todos os males. Até as criancinhas já perceberam que a política da direita israelense é empurrar a colonização até tornar irreversível a usurpação completa dos territórios palestinos. E Netanyahu é o mentor desta política, com a complacência dos EUA.

    Responda
    1. Daniel Gomes Pereira

      Sem contar que ele estava limitando o STF de Israel por ter vários processos em análise e nada melhor que se juntar com extrema direita para voltar ao poder.

    2. Daniel Gomes Pereira

      Sem contar que ele estava limitando o STF de Israel por ter vários processos em análise e nada melhor que se juntar com extrema direita para voltar ao poder.

  3. Hernandez Piras

    Segundo o raciocínio falacioso do autor do artigo, basta reconhecer um grupo como terrorista para que se permita tudo contra ele. Logo, para tratar qualquer grupo dentro da lei, seria preciso antes negar o terrorismo. Puro sofisma e dos mais evidentes. O Hamas é um grupo terrorista e deve ser tratado como tal, com respeito ao direito humanitário internacional.

    Responda
  4. Elenice Souza

    Obrigada por seu texto! Infelizmente o jornal e muitos repórteres não se atentam ao fato que existem inocentes dos dois lados. São seres humanos que deveriam ter o mínimo de dignidade para viver!

    Responda
  5. Olivo G Neto

    Este sujeito é o que há de desprezível. Sofisma o tempo todo para provar o inacreditável.

    Responda
  6. Joe Rodrigues

    Concordo com todos os comentários, e com o professor Salem. O que eu não consigo entender é dizer que essa pataquada foi um "plano" do Hamas, qualquer filme de censura 12 anos tem essas invasões com paraquedas e motocicletas, e vou te falar, motos ruins, sem conservação nenhuma. Não consigo não pensar em corrupção. Foi muito infantil para um país como Israel.

    Responda
  7. Hernandez Piras

    O autor do artigo está certo em muitos aspectos, exceto quando diz o seguinte: "No instante em que diz "grupo terrorista", ela tira qualquer razão aos palestinos e permite tudo a Israel. Todos os crimes são permitidos contra o terrorista!" Isto não é verdade: pode-se reconhecer um grupo como terrorista e tratá-lo dentro da lei, como fazem os Estados de Direito.

    Responda
  8. Antonio Araújo

    O autor do texto ou algum defensor poderia responder que tipo de regime o Hamas pretende construir na Palestina? Só para lembrar: em 2016, o Hamas assumiu o poder. Eles querem uma democracia, com respeito aos gays, às mulheres e às outras religiões e culturas? No aguardo.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Quem falou que justifica assassinato? Só não passo pano pra terrorista antissemita, assassinos de bebês e que quer exterminar Israel e os judeus. Não flerto com o nazismo, José.

    2. Jose Roberto de Souza

      Isso justifica o assassinato de civis palestinos?

  9. Lucas Travassos

    Informações deste mesmo jornal dizem que em 2023 o exército de Israel matou mais Palestinos do que em todos os outros anos. Como definir isso? O que o Hamas fez foi terrorismo mas o que esperar de um grupo de pessoas ignoradas pelo direito internacional e vítimas de ações constantemente reprovadas pela ONU? O jornal precisa ter a mesma coragem e "tentar" ser isento. Nenhum dos lados tem razão e temos problemas maiores para resolver por aqui.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Vai justificar Hitler, Stálin, Pol Pot, Mao também? Gostava do baden main hoff? Vai ser interessante ver isso.

  10. Eliane Morosini

    Parabéns pelo seu posicionamento, Nasser. Esse jornal é vergonhoso. Suas palavras são ótimas!

    Responda
    1. francisco xavier de azaredo neto

      O simples fato do jornal permitir a veiculação desse texto, prova que ele não é tão vergonhoso assim. Obs: faço o comentário sem me posicionar em relação ao conteúdo do texto.

  11. Tadêu Santos

    NENHUMA FORMA DE VIOLÊNCIA SE JUSTIFICA NA HUMANIDADE! Nem os assassinatos dos médicos no RJ, nem dos seus matadores milicia.nos ou não...Nem a invasão da Ucrânia ou de Israel e de Gaza. O sistema ocidental defende Israel e o oriental defende os palestinos. Esta primeira premissa faz uma equação complexa, mas serve para iluminar a visão obscura do conflito. Nem um e nenhum outro está com a razão, pois praticam violência cada um a seu modo. Se os judeus foram vítimas na 2= Guerra Mundial, CONT

    Responda
  12. Antonio Araújo

    Flertar com o Hamas é se aproximar do nazismo.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      E outra, em nome de Marx, muitos genocídios foram perpetrados. Aceite.

    2. Antonio Araújo

      Maurício, nazistas são os progressistas que apoiam o Hamas. Está claro isso.

    3. Mauricio Borborema de Medeiros

      Marx dizia que a história acontece como tragédia e se repete como farsa. É triste ver o nazismo se repetindo com roupagens sionistas.

    4. Antonio Araújo

      Claro que não convencerá. Você não tem como negar.

    5. Ronaldo Terra

      É justamente o contrário, mas não serei eu a convencê-lo disso.

  13. Gerardo Xavier Santiago

    Até que enfim a verdade nessa Folha. Israel é terrorista. Já cancelei a minha assinatura e em alguns días nao poderei mais comentar aquí, mas aproveito que ainda posso para parabenizar o professor Salem pela coragem de dizer a verdade: Israel é terrorista, sim!

    Responda
    1. Alex Varela

      Vai tarde! Parabéns pela corajosa defesa dos terroristas que degolam bebês

    2. Roseane Luz Habib

      Vou cancelar também a minha assinatura. Concordo inteiramente contigo e com o autor, prof. Salem.

  14. luis nunes

    Assino embaixo. As ações terroristas de Israel começaram até mesmo antes de 1948, praticadas pelos "pais fundadores" contra o império britânico. E nos últimos anos, é mais que Estado terrorista, posto que promove declaradamente o extermínio do povo palestino.

    Responda
    1. Maurren Santana

      Bem lembrado. Os primeiros “terroristas” no Oriente Médio foram judeus europeus que mataram soldados britânicos que protegiam cidades palestinianas.

  15. luis nunes

    Assino embaixo. As ações terroristas de Israel começaram até mesmo antes de 1948, praticadas pelos "pais fundadores" contra o império britânico. E nos últimos anos, é mais que Estado terrorista, posto que promove declaradamente o extermínio do povo palestino.

    Responda
  16. Vitor Batista

    Posicionamento lúcido e necessário, a despeito da Falha, que considera os regimes autoritários de extrema direita uma Dita Branda.

    Responda
  17. Antonio Araújo

    Que texto mais obtuso. Vergonhoso.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Falou o Feeio...

    2. José bello

      Você é o obtuso

  18. João Paulo Zizas

    São deploráveis as afirmações apresentadas pelo professor de direito internacional Salem Nasser para expressar ideias simpáticas à facção armada Hamas e adversas a Israel, país democrático que tem como característica nítida o respeito aos direitos humanos. Uma parte bem capciosa do texto é aquela na qual é pugnado que ao qualificar o grupo como terrorista, a Folha acaba indo contra os palestinos. Na realidade, eles também são vítimas dos monstros tratados de forma indulgente no artigo de Nasser.

    Responda
    1. Carlos Telles

      Israel democrático, é a maior piada que li hoje.

    2. GLAUCO NASCIMENTO

      Parabéns, meu caro!!

    3. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      É fácil se dizer democrático despejando bombas em cima de um campo de concentração a céu aberto.

  19. Ney Fernando

    A culpa pelo ataque que o Hamas fez é do Hamas, que, se não era, agora é um bando de terroristas. Massacram, explodem, estupram, incendeiam, mas eles são as vítimas e a culpa é sempre dos outros.

    Responda
  20. Marcelo Magalhães

    A folha faz mau jornalismo há muito tempo, mas por seguir o manual neoliberal. Ela tem uma visão absolutamente financista da vida e é capaz de elogiar o genocídio em função de garantir a permanência dos seus financiadores.

    Responda
  21. Flavia Fernandes

    Perfeito!

    Responda
  22. Thais Maria Vinci de Mendonça Chaves

    Excelente análise. Por trás do argumento pretensamente técnico de apego ao manual de redação a Folha nesse caso faz mau jornalismo, pois escancara a sua parcialidade no tema em questão.

    Responda
  23. Samuel Cremasco Pavan de Oliveira

    O autor esquece de referir que uma das "paredes" da "prisão" é do Egito, país igualmente muçulmano. Por que o Egito mantém a "parede" fechada? Porque também sabe que o Hamas é uma organização terrorista perigosíssima. Se com a "prisão" fechada fazem o que fizeram, imagine-se o que aconteceria se tivessem plena liberdade. Ademais, qualquer país ameaçado por um vizinho governado por terroristas fecha suas fronteiras. Não é possível que um professor não reconheça isso!!!

    Responda
    1. Maria de Felipe Martinez

      O Egito e um estado cliente dos EEUU, governado por um ditador militar que deu um golpe de estado cruento contra um presidente democraticamente eleito. Mas no caso, isso não importou muito em ocidente, ditador bom é aquele que obedece. E ele obedece mesmo aos EEUU. Não se sabe se vai aguentar a pressão das ruas. A ver.

    2. antonio brito

      Egito obedece a Israel, trai os irmãos palestinos. O que importa são os turistas israelenses em suas praias e tecnologia

  24. Valter Luiz Peluque

    Parabenizo o autor pela lucidez do argumento e de expor o que o leito não consegue dizer.

    Responda
  25. Raymundo De Lima

    Exatamente, concordo 100%. Fico triste e revoltado quando vejo gente dizendo chorar, orar, sentir compaixão para os inocentes judeus dos ataques do Hamas, mas NÃO sentem nada quanto aos inocentes palestinos (tb reféns do Hamas), palestinos cujas terras foram roubadas pelos colonos judeus(que odeiam cristãos e islâmicos)?? É empatia seletiva cristã? Cristãos de usam apenas um olho para análise?

    Responda
    1. Antonio Araújo

      E defensor de terrorista flerta com o nazismo.

  26. Christian Feitosa

    O texto é excelente, e transmite ponderações de 17 anos de vida sem terra e vivendo sem ser cidadãos. A UE já manifestou que é inaceitável cortar água, luz e comida! Faltou mencionar em acabar com os Palestinos. Porque estão fazendo isso as vistas do Mundo inteiro. Parabéns pela grandiosidade de sua análise.

    Responda
    1. Samuel Cremasco Pavan de Oliveira

      A verdade é que só não existe ainda um Estado Palestino porque os árabes recusaram todas as propostas, e muitos, inclusive o grupo terrorista Hamas, sequer admitem a existência de Israel nem que fosse em 1 km2, são claramente racistas, fascistas, se pudessem concluíam a obra de Hitler. Se os árabes abaixarem as armas, haverá paz; se Israel abaixar as armas, não haverá mais Israel. Isso é a verdade, vocês, amantes de ditaduras, gostem ou não.

  27. VITOR WAGNER NETO DE OLIVEIRA

    Total acordo com o autor do artigo. A Folha falha, mais uma vez, na cobertura da guerra de extermínio que o Estado de Israel faz contra os palestinos. Diria que esta "falha" da Folha se deve mesmo a seu posicionamento enquanto grande veículo de informação que tem interesses nos quais não entram palestinos. E cobertura de mídia talvez não seja bem a definição da reprodução ventríloqua que o jornal faz das notícias veiculadas por agências mundiais que direcionam a visão.

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      vejo gente dizendo chorar, ora, sentir compaixão para os inocentes judeus dos ataques do Hamas, mas NÃO sentem nada quanto aos inocentes palestinos (tb reféns do Hamas), palestinos cujas terras foram roubadas pelos colonos judeus(que odeiam cristãos e islâmicos). É empatia seletiva cristã?

  28. Werner Martins Vieira

    É isso. Não há o que acrescentar ao, ou retirar do, texto desta opinião.

    Responda
  29. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    A Folha "apenas reporta o que o Hamas usou como motivação para o ataque, mas não nos conta que é verdade o que o grupo diz." Embora concorde com a maior parte do texto sobre dois pesos e duas medidas, o autor poderia ter citado também, já que falou tanto do "terrorismo" praticado por Israel, sobre o que consta oficialmente no manifesto do Hamas: "Destruição total de Israel". Não seja traidor daquilo que você mesmo prega que a midia deveria fazer.

    Responda
  30. Laudgilson Fernandes

    Quem tem o poder , o dinheiro e detém praticamente a mídia do planeta. Logo ninguém pode contrariar o Big Brother. Que um povo não tenha direito a existir isso é o de menos. Afinal deste os tempos bíblicos matar irmão era algo comum.

    Responda
  31. Lorenzo Frigerio

    Israel pratica apartheid, mas chamá-lo de terrorista é descabido. O terrorismo é reservado às minorias, e nesse aspecto o Hamas é um péssimo representante da população palestina. Para começar, deveria convocar eleições em Gaza, que na prática vive sob ditadura. Um grupo político não pode ser governo e grupo terrorista ao mesmo tempo. Ademais, as violações de Israel não escusam a prática de terrorismo do Hamas contra civis. Dois erros não fazem um acerto.

    Responda
    1. Paulo d'Avila

      pois é betinha, se foi avisado, e depois matar velhos, doentes e crianças, e os que não tinham para onde ir, vide a densidade populacional, sem água, luz, tá tudo nos conforme - pode tacar-lhe bomba neles, não é mesmo? quanta bondade dos israelenses! E o enzo, parece não ter lido o texto, pois afirma ser descabida a pecha de terrorista para os terroristas israelenses, mesmo após terem sido enumeradas suas violações e terem sido descritas as suas práticas terroristas.

    2. Elizabete Tukaze

      Concordo plenamente, inclusive,caso o articulista nao saiba ,os israelenses,avisavam a populaçao civil palestina,quando e onde iriam atacar, para evitar mortes de indefesos.E o tratamento que os palestinos e todos os muçulmanos dào às mulheres,é tambem uma forma de terrorismo

  32. Felipe Vasconcelos

    O Hamas utiliza a população civil como escudo contra o exército de Israel, o que torna o Hamas ainda mais desprezível, pois faz pouco da vida de mulheres, crianças e idosos palestinos. Ao invés de relativizar o terrorismo e mostrar que o Estado de Israel é falho (assim como todos os outros Estados do mundo), o autor poderia refletir sobre a paz e caminhos para a existência de dois Estados.

    Responda
  33. Adriano Ferreira

    Concordo plenamente. Mas, o pior é que não é apenas a FSP que está cometendo essa parcialidade. Muitas outras grandes mídias, impressas ou televisivas, vêm cometendo esse erro.

    Responda
  34. LUIZ LEAL

    Concordo em gênero, número e grau. E é bom a Folha repensar seu posicionamento parcial e tendencioso, pois isso pode minar irremediavelmente sua credibilidade.

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      vejo gente dizendo chorar, ora, sentir compaixão para os inocentes judeus dos ataques do Hamas, mas NÃO sentem nada quanto aos inocentes palestinos (tb reféns do Hamas), palestinos cujas terras foram roubadas pelos colonos judeus(que odeiam cristãos e islâmicos). É empatia seletiva cristã?

  35. Marcio Francisco Colombo

    Também procurei o autor do texto pelo que considero importante. A oportunidade da crítica ao alinhamento prioritário desta folha ao genocídio do povo palestino em Gaza perpetrado pela extrema-direita israelense. O fundamentalista Hamas não representa todo o povo palestino nem Netanyahu todo o povo judeu. Estes povos merecem a paz não a destruição e o morticínio.

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      vejo gente dizendo chorar, ora, sentir compaixão para os inocentes judeus dos ataques do Hamas, mas NÃO sentem nada quanto aos inocentes palestinos (tb reféns do Hamas), palestinos cujas terras foram roubadas pelos colonos judeus(que odeiam cristãos e islâmicos). É empatia seletiva cristã?

    2. Christian Feitosa

      Está acima do texto. Salem Nasser é o autor do texto.

  36. José Ruy Gandra

    Quem é o autor do texto?

    Responda
  37. Ricardo Andrade

    Quem escreveu?

    Responda
  38. adao vasoncelos

    o texto não tem autoria? é apócrifo? Procurei e não encontrei o/os autores.

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      Salen Nasser

  39. Landson Abercrombie

    O sabão foi tão completo que o jornal esqueceu até de colocar o nome do autor. Manda essa pro Wilson Gomes.

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      Salem Nasser é corajoso e lúcido autor do texto.