Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Pereira

    Gostaria de ver uma coluna do missivista sobre o Baader-Meinhof. Deve achar que chamá-los de terroristas deslegitimava os alemães. Falsa moral, passando pano nos terroristas do Hamas, que usa seu povo como escudo e ainda associando palestinos diretamente a essa monstruosidade. Carniceiros que subjugam os seus e atacam deliberadamente civis israelenses não merecem consideração. Pobres dos palestinos em meio a essas terroristas.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Marina, não existe bomba legal quando usada contra civis, alvos militares são outra história. Melhor parar de transladar o texto de terceiros e analisar melhor o incidente, se for o caso. Quanto às ações de Israel contra palestinos (não contra o Hamas) por mais injustas que tenham sido, não justificam a chacina de inocentes ou pedir “morte aos judeus”.

    2. Marina Gutierrez

      Pobres dos palestinos, morrendo sob bombas poderosas, fosforo branco ( ilegal) suas casas destruidas por tratores Caterpillar, suas plantações de oliverias arrancadas, suas terras confiscadas ilegalmente para o govermo de Israel contruir casas so para israelense, vivem em um sistema de apartheid, segundo a Anistia Internacional.

    3. Alexandre Pereira

      Nem brilhante nem original, copiando a argumentação do filme tempo de matar para dar efeito à desfaçatez. Melhor se despirem de suas narrativas e lerem com mais atenção, camaradas. E vejam o filme, pelo menos ele é bom. Não torçam pelos estupradores, apesar de suas posições.

    4. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Texto brilhante e didático, pena que não entendeu nada! São os famosos 3 minutos de "atenção" , passou...acabou!

    5. ALEX SILVA NOGUEIRA

      Não foi isso que li.

    6. ALEX SILVA NOGUEIRA

      Não foi isso que li.

    7. Arnaldo Nogueira Ferreira

      Faço minhas as suas palavras e acrescento... pobre dos judeus governados por este monstro. Enquanto os palestinos tiverem esta vida ultrajante de Gaza, jamais Israel terá paz.

  2. Florentino Fernandes Junior

    Arnaldo seu argumento é o de q se meu vizinho da direita bate na mulher mas o vizinho da esq bate menos, ele é mais gente boa?

    Responda
    1. leoncio barboza de lima

      Não foi isso que li

    2. Dionisio DeBarros

      Não foi isso que ele disse. Entendi que se os mesmos parâmetros forem usados, ambos os lados são considerados terroristas.

  3. MARIA F LUPORINI

    Benjamin Netanyahu é um terrorista igual ao Hamas. Terrorista contra terrorista matando milhares de pessoas inocentes.

    Responda
  4. Alexandre Pereira

    Imagine dois milhões de palestinos sujeitos a uma teocracia e usados covardemente como escudo. Imagine Israel invadindo vilas em Gaza para cortar gargantas e executar civis, como o Hamas fez. Ainda bem que o Hamas é uma fração muito pequena da população de Gaza. Que Israel liberte Gaza desse mal.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Senhores, deixem de inventar pois Israel não faz o que o Hamas fez. Inventem outra. E esse mal, camarada, é a única democracia da região. Se têm dúvida, vejam a composição do parlamento e da suprema corte israelense e mesmo sua composição demográfica. Se querem culpar alguém, culpem os covardes que usam civis como escudo. Deixem de ufanismo com terroristas.

    2. Eládio Gomes

      Só mais uma informação: não é preciso imaginar. Israel já fez isso em Shabra e Chatilla, no sul do Líbano, contra pobres refugiados. Titio Sam e seus capachos da imprensa brasileira já te falaram isso? Mas moral seletiva é caso sem solução...

    3. Eládio Gomes

      Como o próprio mal pode libertar uma região dele mesmo?

    4. Alexandre Pereira

      Hoje, para pegar o Hamas, não. Foram longe demais e deixaram Israel sem escolha. Ceder, seria abrir as portas do inferno. Guerra é o resultado. Sem Hamas, sem terroristas, os palestinos já estariam em melhor situação há muito tempo. Estão indo atras dos terroristas.

    5. José Fernando Marques

      O problema é que Israel não está disposto a libertar ninguém. Nem aos próprios judeus.

  5. Arnaldo Nogueira Ferreira

    Sem dúvida foi um ataque terrorista do Hamas. Apesar da barbárie e da monstruosidade do ataque, o Hamas conseguiu um grande intento, estamos aqui e em todo lugar do mundo discutindo o assunto. A covardia que Israel faz com os palestinos na faixa de Gaza lembra em vários aspectos o gueto de Varsorvia. Logo o povo judeu que, com toda razão, diz que o holocausto não pode ser jamais esquecido, para não se repetir, reedita um gueto monstruoso. Israel provoca a ira e o ódio dos palestinos.

    Responda
  6. Gil Costa

    Texto excelente, que descortina, mais uma vez, a não existência de jornalismo neutro.

    Responda
  7. Marcelo Barbosa

    Polêmico, polêmico...

    Responda
  8. Antonio Henrique Sampaio Garcia

    Parabéns FSP! Espólios de guerra pode... etiquetas de guerra! Kkkk

    Responda
  9. Edgar Candido Ferreira Candido

    Há uma frase que diz: É melhor um fim terrível, do que um horror sem fim. O que Israel faz desde 1948 com os palestinos é um horror sem fim. Parabéns ao professor pelo artigo. A humanidade sempre foi assim, infelizmente o que o mais forte faz, desde que seja rico e poderoso militarmente é aceito pelo rebanho colonizado.

    Responda
  10. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Concordo plenamente que Israel não tem interesse em pacificar a região, precisa negociar seriamente e ceder !!!

    Responda
  11. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Concordo plenamente que Israel não tem interesse em pacificar a região, precisa negociar seriamente e ceder !!!

    Responda
  12. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Concordo plenamente que Israel não tem interesse em pacificar a região, precisa negociar seriamente e ceder !!!

    Responda
  13. Edmilson Fonseca Guilherme

    Entendi. Matar e estuprar pessoas dentro de suas casas, decapitar crianças, fazer civis de refém e atirar indiscriminadamente contra pessoas na rua não é terrorismo. Não causa nenhum terror. Só faltou explicar o que podemos considerar como terrorismo.

    Responda
    1. Eládio Gomes

      Decididamente, você não leu o artigo. Ou então não tirou as viseiras...

    2. MARIA F LUPORINI

      O que Israel faz há décadas? Estude.

  14. Marcio de Andrade

    Professor, o senhor convenientemente esquece quem atacou primeiro, não uma, duas, mas três vezes foram os palestinos. Israel só se defendeu e anexou espólios da guerra, guerra a qual Israel nunca começou. Apesar disso, Israel, nos acordos de Oslo ofereceu Gaza de volta ao Hamas. Uma das únicas exigências era que o Hamas aceitasse a existência de Israel. Mas foi o Hamas que recusou Gaza , não o contrário.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Israel aiu de Gaza pois estava custando muito dinheiro proteger os israelense vivendo la, devolveu mas fechou o territorio por terra, mar e ar, uma prisao a céu aberto, o gueto de Gaza. O estado de Israel ocupa ilegalmente o territorio palestino de acordo com a resolução da ONU.

    2. Arnaldo Nogueira Ferreira

      Imagine a seguinte situação perante a nossa legislação: um desafeto seu mata o seu filho, você para se vingar deste desafeto, mata o filho dele. Pelas nossas leis, os dois serão condenadas por homicídio. Apesar de serem filhos, eles não tem culpa e não podem pagar com as suas vidas, por vocês serem inimigos. Simples assim.

    3. Antonio Henrique Sampaio Garcia

      Ofereceu Gaza.... isso é uma piada? Acho que vc deveria ir morar em Gaza... ter uma cobertura para o mediterrâneo... que parasíso hein... os espólios de guerra, como vc diz, são terra alheia, tô.ada com jagunços...

  15. Solange Aparecida Bispo dos Santos

    Concordo plenamente. O que Israel faz com a Palestina é um horror.

    Responda
  16. Solange Aparecida Bispo dos Santos

    Concordo plenamente. O que Israel faz com a Palestina é um horror.

    Responda
  17. LUIZ SERGIO CANARIO

    E agora FSP, qual a sua resposta? Precisa ter uma, né?

    Responda
    1. Carlos Telles

      Qual terrorista, de dentro ou de fora de Gaza?

    2. Alexandre Pereira

      Qual a que você quer, apoiador de terroristas?

  18. Fernando Giacobbo

    Acho que o ilustre professor esqueceu que o propósito de Israel não é eliminar os palestinos. Mas o propósito do Hamas, que governa a Palestina, é eliminar Israel. Respondam-me agora: quem precisa acordar?

    Responda
    1. Eládio Gomes

      Tem razão: o propósito de Israel não é eliminar palestinos. Pelo menos não rapidamente....

    2. LUIZ SERGIO CANARIO

      O propósito de Israel nesse massacre atual é sim o de exterminar os palestinos ou no mínimo expulsá-los de lá. Talvez se jogando no mar

  19. Filipo Studzinski Perotto

    Um texto excelente e necessário. Sempre condenado o uso da barbárie terrorista, mas de todos os lados.

    Responda
  20. Florentino Fernandes Junior

    Este texto me lembrou outro paradoxo: a esquerda brasileira se diz pro democracia e ama cuba

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Isso me lembra outro: a direita diz que é democrata, mas defende golpe militar.

    2. Arnaldo Nogueira Ferreira

      Você tem razão neste ponto, mas esquece que o nosso último mandatário de extrema direita, era muito simpático ao Putin, ao Rei Saudita e ao ditador da Hungria, todos tão sanguinários ou mais, quanto a ditadura de Cuba, acrescentando Venezuela e Nicarágua.

    3. Carlos Oliveira

      Sério? Apelou pra Cuba? O assunto é outro, volte duas casa e tente novamente.

    4. Antonio Henrique Sampaio Garcia

      Não é esquerda que é pró-democracia... são os democratas... o que vc com certeza não deve ser...

  21. Joao Quadros

    Uma pessoa me disse uma vez que ter razão (seja ela o que for), só traz separações. Fico vendo esses artigos, comentários e chego a conclusão de quem se acha com razão de qualquer lado, não quer só ter razão, quer só separar e não permitir solução. A verdade é que ninguém desse pais de bachalerados sabe exatamente o que se passa por lá, tanto para A quanto para B. Ninguém tem ideia do que acontece e tudo que os doutores daqui colocam são só suas razões, desprovidas de qualquer sensatez.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ser alienado não torna o mundo alienado também.

    2. Ricardo Lobo

      A terra é plana.

    3. Rachel Matos

      S. João, o senhor não saber o que acontece pelo mundo é uma coisa. Paciência. Daí a afirmar que " ninguém tem idéia do que acontece" serve- lhe apenas para justificar sua própria ignorância. Piada pronta companheiro. Vamos estudar.

    4. Antonio Henrique Sampaio Garcia

      Ah! Entendi, mais vale um ato do que mil palavras! Mas qual ato... o mais sensato, Parafraseando-lhe... ou, contrário! Ignoramos A e B.... talvez, além de uma ignorância, esta seja uma vantagem... afinal tudo está bem à nossa frente, basta ver...

    5. Antonio Henrique Sampaio Garcia

      Me defina sensatez... aliás, a sua sensatez... aliás, a genealogia da sua sensatez... enfim, se explique por favor!

    6. Antonio Henrique Sampaio Garcia

      Me defina sensatez... aliás, a sua sensatez...

  22. Antonio Henrique Sampaio Garcia

    Fsp saia desse lugar... vc já foi mais cética... mais crítica... faça como Hanna teve a coragem de fazer...

    Responda
  23. Rachel Matos

    Professor Salem, o Sr. proferiu aqui sua provável melhor e mais importante lição. Espero que muitos leiam e compreendam o que expressou com tanta lucidez e justeza.

    Responda
  24. jane Ventury Leal

    Muito bom o texto: a simulação teórica com atores trocados nos leva a achar que está descrevendo um gueto da segunda guerra (Gueto de Varsóvia),quando toda a empatia e solidariedade enche nossa mente e coração,mas os apátridas na realidade,nessa história,são os palestinos.A responsabilidade dessa violência não é só do Hamas,mas de um governo de Israel belicoso,autoritário e inconsequente,que também tem seus ganhos políticos com essa tragédia e impõe um terrorismo dissimulado como um câncer .

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Hamas está em meio aos inocentes, sacrificando o próprio povo. Reclame com ele. Varsóvia não teve judeus invadindo vilas e matando pessoas. Qual sua outra argumentação?

  25. Lucia Coelho

    Os critérios são econômicos, não humanitários. Muito claramente existe uma organização terrorista e um exército que comete crimes de guerra em série, e por isso é terrorista também. O segundo grupo jamais será chamado pelo nome correto, assim como o governo de Israel não será chamado de ultradireitista.

    Responda
  26. Cíntia Rodrigues

    Certamente um dos melhores artigos publicados pela folha em anos que, paradoxalmente, nem reflete seu editorial. Vida longa às mentes pensantes como o autor, que não repetem como papagaios a imprensa suja e seus preconceitos. Lembremos sempre que jornal não é somente "fonte", mas "objeto" histórico.

    Responda
  27. Cristina Sant'Anna

    Excelentes considerações: o relato jornalístico - se é impossível ser imparcial - tem o dever de buscar fazer um relato dos fatos equilibrado, equânime e equidistante das partes diretamente envolvidas. Há muito a luta entre palestinos e israelenses (ambos povos semitas) já se tornou terrorismo de parte à parte. Ou o conflito acaba e se sentam à mesa de negociação ou ambos devem ser chamados pelo que são: terroristas.

    Responda
  28. Rives Passos

    Análise honesta!

    Responda
  29. Rives Passos

    População judaica e palestinos são vítimas. Como sempre inocentes pagam com a vida. Benjamin Netanyahu e Hamas são os terroristas. Os EUA e a otan esqueceram a Ucrânia? E o Iemen? África? Ganância e Ego, males da humanidade.

    Responda
  30. JOSE RADA NETO

    Um argumento muito bem elaborado e que toca pontos cruciais do jogo político, especialmente quando se lança mão de uma retórica que permite e legitima o uso da força imoderada contra um adversário. Algo que a extrema direita se aperfeiçoou em executar. Aliás, execução e terrorista são palavras primas nesse contexto.

    Responda
  31. Caubi Maciel da Nóbrega

    Tem umas questões recorrentes nessa discussão: Israel implanta bombas em locais frequentados por civis em qualquer lugar do mundo? Soldados de Israel invadem boates e metralham indiscriminadamente as pessoas que lá estão? Soldados de Israel sequestram aviões de passageiros em variados lugares do mundo? Explodem esses aviões? Soldados de Israel invadem redações de revistas e assassinam todos os que ali estão em cidades europeias? Degolam pessoas nas ruas das grandes cidades?

    Responda
    1. Caubi Maciel da Nóbrega

      Arnaldo, eu falei em degolas, fuzilamentos, explosões em prédios civis, ataques com aviões comerciais, assassinato de reféns, essas coisas que você vê nos jornais diariamente. Quanto ao confinamento de pessoas, eu não vejo outra saída porque deixá-las soltas para cometerem todo tipo de monstruosidade não parece certo.

    2. Arnaldo Nogueira Ferreira

      A resposta é não, utilizam outros métodos também covardes. Tais como confinar uma população em um território sem contato com o mundo exterior, não tem porto, não tem aeroporto e as fronteiras controladas. Israel é soberano, diz o que pode ou não entrar em Gaza, quem pode entrar e sair de Gaza. Lembra e muito o gueto de Varsovia.

  32. Antonio Henrique Sampaio Garcia

    Israel afirma os palestinos não querem a sua existência...entretanto, o que temos observado todos esses anos...

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Não confunda palestinos com o Hamas. Há uma grande diferença.

  33. Telma Saraiva

    Se "terrorista" não for o melhor termo para definir o que Hamas faz, qual seria a melhor terminologia, então? Vi um vídeo em que um dos líderes do Hamas promete aniquilar os cristãos também, submeter o mundo todo as suas leis, conforme determinou seu profeta. Que nome dar a isso?

    Responda
    1. Andre Maason

      O comentarista não escreveu que o Hamas não é um grupo terrorista, porque o é. O que ele escreveu é que Israel e as autoridades israelenses, ao cometeram os crimes de guerra mencionados contra civis palestinos, são também terroristas.

    2. Antonio Henrique Sampaio Garcia

      Foi terrorismo sim, injustificável. O problema são as causas... inexcusáveis!

  34. Pedro Guimaraes

    Excelente artigo de opinião. Até agora o melhor artigo que a própria Folha publicou.E é preciso dizer ainda: geralmente se usa o termo "terrorista" para aqueles que se levantam contra o imperalismo.

    Responda
  35. Ana Vázquez

    Não sei se "palestinos são humanos igual aos judeus" é um bom argumento já que essa descrição é exatamente o que aconteceu com judeus na Europa no holocausto e muita gente não se importou. Inclusive ontem tinham 1000 pessoas pró-palestina cantando "gás the jews" (câmara de gás nos judeus) em Sydney, e aqui no Brasil um assessor de deputado fez uma postagem zombando da mulher israelense prisioneira do hamas com marca de sangue entre as pernas.

    Responda
  36. Antonio Henrique Sampaio Garcia

    Gaza é um prisão! A diferença é que é para todo um povo... qual será seu destino... subsumir como nação e ser um novo Israel...

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Continuará a ser enquanto existir o Hamas.

  37. Antonio Henrique Sampaio Garcia

    A Faixa de Gaza é um vergonha... um campo de concentração suburbanizado. É difícil entender isso, vindo quem viveu um holocacausto... agora é im alvo imóvel à espera de seu sacrifício... exigido, clamado e, ainda sim, exortado...

    Responda
  38. Marco A Moreira

    Análise bem feita com bons argumentos. Não atacou o povo Israelita , delimitou bem os culpados: governantes e militares. Sendo os argumentos verdadeiros não temos como questiona-lo, porém decapitações e estrupos são atos terroristas em uma guerra.

    Responda
  39. Alex Paro

    parabéns por tratar do óbvio que muitos não querem saber ou fingem não saber, e quanto à Folha, como portavoz dos sionistas, não era para esperar outro discurso que apoiar o terror e apartheid, ou seja, a Folha apoia os campos de concentração de palestinos pelos sionistas judeus

    Responda
  40. Marcelo Martins

    Ronaldo Terra, pois o seu saber é falho e não representa os fatos, a Folha, mesmo com a assinatura cancelada permite que se comente, talvez para dar ibope ao falido jornal. Nao acredita, faça o teste e cancele a sua. Fique tranquilo, depois vc ativa a assinatura.

    Responda
  41. Sávio Carvalho

    Certíssimo

    Responda
  42. JOAO PAULO SOUZA

    Parabéns pela análise

    Responda
  43. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    A Folha estava precisado

    Responda
  44. Walter Pigosso

    Como diz o ditado : quem planta vento colhe tempestade .

    Responda
  45. Sérgio Sayeg

    Perfeito! A Folha pisou na bola ao chamar o grupo Hamas de terrorista mas não fazendo o mesmo com o Estado de Israel que exerce exatamente as mesmas práticas condenáveis com o agravante de fazê-lo por décadas sob o olhar cínico e complacente dos EUA e de grande parte da comunidade internacional.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ele é exatamente isso.

  46. marcos fernando dauner

    para refletir - Há tanta área desabitada na Terra : Namíbia, Patagônia chilena e argentina, Amazônia brasileira e peruana , norte dos EUA, Canadá, centro do Austrália ; Rússia asiática , Ásia central (Quirquistão, Uzbequistão e parentes) e judeus e palestinos se matando por uma pequena faixa de areia !

    Responda
  47. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Grupo terrorista e estado terrorista. E lá vem, de porta-aviões, os caras terroristas que jogaram bomba atômica nos japoneses.

    Responda
  48. FELIPE RIBEIRO PORTO

    Parabéns à Folha por publicar essa opinião mais que abalizada. Sou assinante mas a maioria das vezes não concordo com o enfoque do jornal. Mas temos que reconhecer que pelo menos abre espaços para discutir o não tão óbvio, que é a história por trás da estória.

    Responda
  49. Nasser Yusuf

    Bela matéria! temos duas justiça no mundo.

    Responda
  50. Carlos Alberto Vieira

    Prezados, Nem o artigo, nem os comentários abordaram a questão crucial: qual será a nova geopolítica para o Oriente Médio? Não fosse importante não teríamos movimentação militar dos Estados Unidos. Só não me digam que o Irã é inocente e que o Hamas fabrica drones militares.

    Responda