Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Bandeira

    Pelo fim do estado de Israel! Todo apoio ao povo palestino!

    Responda
  2. Carlos Ernesto de Oliveira

    Infelizmente o Élio produziu uma colagem boba de fatos e interpretações....podemos passar sem isso....

    Responda
  3. Adalto Fonseca Júnior

    "Os pilares da política de Netanyahu caíram na frigideira que fritou Lyndon Johnson. Ao contrário dos regimes árabes do Oriente Médio, Israel tem um regime democrático e liberdade de imprensa." Bibi de fato não é um santo mas generalizar conclusões contra regimes do Oriente Médio e idealizar as chamadas "democracias ocidentais" principalmente Israel e EUA chega a ser ofensivo.

    Responda
  4. Emilio Bazzani

    É como a nossa policia invadir favela, matando indiscriminadamente, para deter alguns traficantes que mataram um PM.

    Responda
  5. Robson J Oliveira

    As ocupacoes militares de cunho religioso e colonial. Nunca duraram na historia recente. O que esta acontecendo na palestina e injustificavel,

    Responda
  6. Marina Gutierrez

    Mais um comentário meu foi recusado pela Folha. Creio que a tática do jornal é publicar comentários mesmos que expressem anti-semitismo, para em seguida opinarem que o antissemitismo está crescendo e justificar as atrocidades cometidas pelo estado terrorista.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Estão vetando qualquer comentário meu com o nome do país que não é a Palestina.

  7. Severo Pacelli

    Sempre no mundo a estratégia dos mais ricos, mais poderosos foi e continua, em dividir um reino para dominá-lo. Fizeram isso com África, com América (famosas ditaduras) e agora mais esse episódio com Oriente Médio. Os árabes precisam se unir e expulsar da região a ingerência estado unidense e inglesa. Estes não ajudam em nada novas nações, só querem suas riquezas. Apoiam ditaduras e falsas democracias, se assim for necessário. $$$ é tudo.

    Responda
    1. alderijo bonache

      Endosso a opinião de Severo Pacelli.

  8. Severo Pacelli

    Sempre no mundo a estratégia dos mais ricos, mais poderosos foi e continua, em dividir um reino para dominá-lo. Fizeram isso com África, com América (famosas ditaduras) e agora mais esse episódio com Oriente Médio. Os árabes precisam se unir e expulsar da região a ingerência estado unidense e inglesa.

    Responda
  9. Severo Pacelli

    Assim como 11 de setembro justificou guerras no Oriente Médio, 07 de outubro justifica fim dos palestinos, não importa vida dos inocentes,

    Responda
  10. Severo Pacelli

    Benjamin Netanyahu recriou o 11 de setembro para fugir dos processos e iminente prisão. Bem vindo a "democracia" israelense.

    Responda
  11. Maria Antonia Di Felippo

    Bombardear crianças, mulheres e idosos é autodefesa? Me respondam.

    Responda
  12. Rives Passos

    Recomendo os excelentes comentários do jornalista Reinaldo Azevedo, na Band, nos últimos sete dias a respeito dessa triste guerra e sua opinião acerca da extrema direita israelense liderada pelo corrupto Benjamin Netanyahu. Sim, a sociedade israelense e democrática e pluralista. Sua extrema direita é abjeta, como em todo o mundo. O problema parece não ser israelense mas ser extrema direita

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      A extrema direita foi eleita pelos israelenses e os extremistas são israelenses, portanto o “problema” =/genocidio e provocado peloo estado que promove o terrorr atual que o povo subjugado sofre.

  13. Rives Passos

    Se for assim mesmo, Sr. Eliot, que a democracia israelense julgue e condene Benjamin Netanyahu a cadeia, quando isso passar. E que se torne uma vergonha para o povo Judeu. Se isso não acontecer sua análise está er ra da. Não há dúvida que o Hamas é um grupo terrorista (criado e alimentado por Netanyahu)

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      E tem mais Rives, quem garante que o Bibi não ignorou propositadamente as informações de inteligência que davam conta de um ataque iminente? Afinal, esse ataque permitirá a tal da autodefesa , que , em outros termos, significará provavelmente seja a Faixa de Gaza dizimada.

  14. ALEXANDRE DE CASTRO

    Faltam Estadistas e pessoas de Boa Fé!!! Não se resolve conflitos dessa magnitude sem entendimento e cessão!

    Responda
  15. fauzi salmem

    Não diga bAbOgem, por favor. A liberdade de imprensa em Israel é a de escrever o que a mídia judaica permite. É igual no Irã e na Arábia Saudita, onde só se tem liberdade de dizer o que os ditadores permitem.

    Responda
  16. Luiz Carvalho

    A quem interessar possa: Leia no UOL o artigo: GAZA: qual o papel dos ingleses na origem do conflito entre judeus e árabes.

    Responda
  17. Pedro Guimaraes

    "o contrário dos regimes árabes do Oriente Médio, Israel tem um regime democrático e liberdade de imprensa". É democrático o Primeiro Ministro usurpar as prerrogativas do judiciário? Que democracia que sitia um povo e o impede de ter água, luz, remédios? Qual é a democracia que promove um apartheid?

    Responda
    1. bagdassar minassian

      ... Pedro, N. está buscando submeter o Judiciário em ambiente democrático de Israel, pode-se comprovar pelas manifestações há vários meses. Sua imprensa é livre e publica sem barreiras. Quanto as medidas em isolar Gaza não tem nada a ver com democracia e enquadra-se na 'guerra é guerra'. Goste-0se ou não qualquer ação está condicionada à capacidade de resistência. Não é possível acreditar que não esperavam medidas radicais mais ainda com a direita radical e expansionista fortemente religiosa...

  18. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    O outro Hélio disse que a esquerda apoia a causa palestina contra um governo de direita. Porém esquece que Lula não visitou o túmulo de Teodore Herzl no outro governo portanto jamais apoiou " O Estado Judeu"

    Responda
  19. Luiz Carvalho

    Líbia, Síria, Israel, e vários outros países desta região não existiam, eram tribos que conviviam juntos relativamente em paz. Somente quando as grandes potências começaram a armar os chefes tribais considerados mais fortes os problema começaram, agravaram-se quando criaram o estado de Israel e não cumpriram o acordo para também criar o estado palestino, estudem a história da região para poderem palpitar com o mínimos de conhecimento

    Responda
    1. Eládio Gomes

      por falar em conhecimento, não sabia que a Líbia ficava no Levante...

  20. Luiz Carvalho

    Enquanto culpam extremistas de ambos os lados ninguém fala sobre os responsáveis por criar esta situação, na verdade EUA, Inglaterra e a ONU são os verdadeiros culpados, estes povos viviam em paz e quando os ricos democratas quiseram tomar o petróleo, fomentaram a criação dos países atuais e deu no que está dando…

    Responda
  21. jose pessoa da silva

    Nada como um dia após o outro o governo Lula salvando patriota do sufoco em Israel

    Responda
  22. Paulo Roberto Waldemiro

    Me desculpem os mais "românticos", mas não consigo enxergar heróis neste horripilante conflito. Fazendo um apanhado, ambos os lados cometeram atrocidades durante toda a história que envolve está guerra e querer colocar um lado como vítima e outro como o vilão ,é de um cinismo muito grande.As verdadeiras vítimas, estão dos dois lados, com milhares de mortes, entre mulheres ,homens e crianças. Pessoas que so querem e queriam viver. Muito triste...

    Responda
  23. Ricardo Fernandes

    É muito fácil, aqui a quilômetros de distância, ficar dando pitacos cheios de achismos. Existe um conflito inconciliável, permeado

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      ...permeado de dogmas religiosos e políticos. Não haverá paz, pelo menos até que Israel ou os grupos palestinos sejam definitivamente derrotados e submetidos aos termos do vencedor. O Fatah na Cisjordânia é a próxima vítima do radicalismo.

  24. andre lunardelli

    Como tudo o que eh bom, Gaspari eh odiado por petistas e boksonaristas.

    Responda
  25. Matheus Battistoni

    Quer dizer que Israel pode matar 1400 civis que é direito de guerra e o Hamas não pode matar 260 que é terrorismo? Democracia racista não existe.

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      Assombroso comentário… Israel “matou” esses 1400 em combates justos contra o Hamas, são vítimas inocentes da guerra. O que teu cérebro doente pequeno não entende é que o Hamas matou civis desarmados inocentes, degolando dezenas de bebês. Nem os nazistas fizeram algo tão macabro. Indefensável, inaceitável e pessoas que defendem isso, teu caso, lamento não estarem agora lá em Gaza para receberem o que merecem

  26. Max Morel

    Recomendo o excelente artigo do jornalista Reinaldo Azevedo, feito no livro O país dos petralhas de dois mil e dezoito, à página um oito sete artigo publicado em dezesseis de julho de dois mil e seis. Reinaldo faz brilhante análise e defesa de Israel com a qual eu concordo totalmente.

    Responda
    1. Rives Passos

      Recomendo os excelentes comentários do jornalista Reinaldo Azevedo, na Band, nos últimos sete dias a respeito dessa triste guerra e sua opinião acerca da extrema direita israelense liderada pelo corrupto Benjamin Netanyahu. Sim, a sociedade israelense e democrática e pluralista. Sua extrema direita é abjeta, como em todo o mundo. O problema parece não ser israelense mas ser extrema direita.

  27. Márcio Santana

    Fundamentalismo religioso X Fundamentalismo belicoso. Dois povos aterrorizados pela insanidade. É a perversidade subjugando a humanidade!

    Responda
  28. Ana Lucia Sabadell

    Entre as mídias de Israel, HAARETZ afirmou:" o desastre que se abateu sobre Israel (...) é claramente responsabilidade de uma pessoa: Benjamin Netanyhu". O períodico não defende os terroristas, lamenta a tragédia, mas faz uma leitura profunda acerca dos efeitos do nacionalismo radical e extremista, quando se tem como pano de fundo um conflito como o que envolve Isrel e Palestina.

    Responda
  29. Ana Lucia Sabadell

    Entre as mídias de Israel, HAARETZ afirmou:" o desastre que se abateu sobre Israel (...) é claramente responsabilidade de uma pessoa: Benjamin Netanyhu". O períodico não defende os terroristas, lamenta a tragédia, mas faz uma leitura profunda acerca dos efeitos do nacionalismo radical e extremista, quando se tem como pano de fundo um conflito como o que envolve Isrel e Palestina.

    Responda
  30. Ana Lucia Sabadell

    Entre as mídias de Israel, HAARETZ afiromou:" o desastre que se abateu sobre Israel (...) é claramente responsabilidade de uma pessoa: Benjamin Netanyhu". O períodico não defende os terroristas, lamenta a tragédia, mas faz uma leitura profunda acerca dos efeitos do nacionalismo radical e extremista, quando se tem como pano de fundo um conflito como o que envolve Isrel e Palestina. No Brasil?

    Responda
  31. Nilton Silva

    Ontem tinha senador petista defendendo que a ONU determinasse um cessar fogo pra que as partes pudessem sentar e conversar. Tá de sacanagem?!

    Responda
    1. Eládio Gomes

      ué...cadê a sacanagem nisso? cada maluco que escreve por aqui viu....

    2. Nilton Silva

      Como é bom relativizar o terror, quando o terror não bate em sua porta. Pra mim, enquanto houver um extremista do hamas vivo, cabe a Israel continuar exercendo o seu legítimo direito de defesa. O resto é conversa fiada.

    3. Marcos Gandelsman

      Qual é a sacanagem? Parar com as mortes, agora mais de palestinos que de israelenses?

    4. NIvalde Castro

      Nilton, sugiro reler o artigo deste impecável jornalista, que mostrou o que o exercito de Israel fez na última grande incursão à Faixa de Gaza. Ao reler e refletir sobre V certamente entenderá que a proposta do Senador do PT, ou de qualquer outro partido, faz sentido.

    5. Márcio Santana

      É da insanidade de gente assim que se alimentam os sádicos.

    6. João carlos Gonçalves de souza

      Você é um extremista que só quer guerra.

    7. Natalina R Mendes

      Nilton, foi para isso que a ONU foi criada. Se a determinação seria acolhida já é outra conversa. Pra você, o ideal é os EUA e a Europa mandarem armamentos e munição, não é?

    8. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      É o necessário. Ou é melhor continuar a matança de lado a lado?

    9. Humberto Isidoro

      vc propõe jogar mais bombas? E jamais conversar? Ou quem sabe uma bomba atômica?

  32. raul neto

    A guerra é entre a extrema direita israelense que está no poder contra a extrema direita palestina, chamada Hamas. Os palestinos e Israelenses que não são de extrema direita estão sendo sugados para o conflito, mesmo não querendo. Extrema direita é sinônimo de morte e tragédia seja no oriente médio ou no Brasil.

    Responda
  33. Humberto Isidoro

    Uma salada para não chegar a lugar nenhum.

    Responda
  34. João carlos Gonçalves de souza

    O povo de Israel sofre perseguição por séculos . Tornou-se um estado democrático. Agora se vê dominado por políticos de extrema direita , que traz novamente sofrimento.

    Responda
  35. José Fernando Marques

    Moderação: sensatez. Diz coisa com coisa, por favor.

    Responda
  36. José Fernando Marques

    O que diferencia a ação de Israel em 2014 ao invadir Gaza, o que resultou em mais de mil e quatrocentas vítimas civis, da recente ação do Hamas? A meu ver, ambas devem ter o mesmo nome e ambas devem ser condenadas moralmente. O que importa são as vítimas, mais que os métodos, ainda que os do Hamas tenham sido especialmente desumanos. Paz.

    Responda
  37. Artur Carmel

    A liberdade de imprensa de Israel é parecida com a brasileira...É um tal de passar pano...

    Responda
    1. Artur Carmel

      Como se a referência política brasileira fosse só Bolsonário...

    2. Dario Lima

      Bibi é muito pior que Bolsonaro.

  38. Felipe José

    O que existe em Israel não é democracia, é apartheid! É preciso combater essa mentira de que Israel é um estado democrático.

    Responda
    1. Dario Lima

      O início existia algo parecido com democracia em Israel, o extremista de direita vigora em Israel desde longas datas. Israel é a "verdade" contada pelo vencedor e muito dinheiro.

  39. José Augusto Bernabé

    Vcs tem "análises e soluções" para qualquer Guerra e não conseguem ter análises e soluções para a verdadeira Guerra Urbana que existe por aqui. Vide Bahia e os Morros cariocas. Pois não?

    Responda
  40. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Grande Elio. A mim tb me veio a mesma comparação: a reação dos USA ao 11/09 foi cirúrgica, eficiente e atingiu somente aos culpados. Ja a de Netanyahu foi desastrada, sangrenta e vai terminar por enterra-lo possivelmente junto com os fundamentalistas de Israel. Esses ultra conservadores só tem retórica, so tem discurso. Eficiência zero como se vê

    Responda
    1. SERGIO PAN

      Atingiu os culpados ?Maria Aparecida se engana totalmente! Iraque e Afeganistao foram bodes expiatorios...até em Foz do Iguaçu vieram prender suspeitos quando o verdadeiro culpado foi o Governo Bush. As torres gemeas foram implodidas com explosivo nanotérmico só usado pelo Exercito americano. Pesquise na rede. Ha otimos documentarios provando isso.Viver bem é viver com a informação certa!

    2. Eládio Gomes

      a reação dos EUA ao nine eleven foi tudo menos cirúrgica ou eficiente. só conseguiram fomentar mais células terroristas, ainda mais radicais, em nome de sua vingança contra o barbudo. O estado islâmico é corolário direto dessa "reação cirúrgica",

    3. José Cardoso

      Devo discordar. Os EUA ficaram atolados por anos no Afeganistão, e agora saíram deixando a bagaça para o Talibã, que estava lá quando eles chegaram. Além disso invadiram o Iraque que não tinha a ver com o atentado.

  41. José Cardoso

    Segundo vi ontem, sondagens de opinião pública mostram desaprovação ao Netanyahu mesmo depois do ataque criminoso a Israel. É surpreendente porque guerras tendem a fortalecer líderes políticos. Mas ao contrário do Johnson, o pivô da impopularidade é mais a política interna que a externa. E quanto a essa última, talvez ainda seja culpado pela falha de segurança.

    Responda
  42. SIMONS SILVA

    Trinta anos após Os Acordos de Oslo terem fracassado, em função do assassinato do primeiro-ministro israelense Yitzak Rabin por um extremista de direita, Bibi, que é de extrema direita e fez campanha eleitoral dizendo que não haveria Estado palestino enquanto ele estivesse no poder, estava muito ocupado em tentar controlar o Judiciário para escapar da prisão por corrupção e não deu a devida atenção à segurança do povo de Israel. O Hamas é terrorista. A extrema direita é o quê?

    Responda
    1. Felipe José

      Alexandre Pereira, há pelo menos 75 anos o governo israelense "ataca civis, estupra mulheres e mata friamente crianças", todos palestinos.

    2. Alexandre Pereira

      Alguém que não ataca civis, estupra mulheres, mata friamente crianças ou os usa pessoas como escudo?

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não se deve descartar deliberada negligência de Bibi. Tudo o que um acuado interno quer é uma ameaça ou agressão externa.

  43. JO ALMEIDA

    Segundo informações o Mossad teria sido avisado, porém o primeiro ministro não deu atenção necessária a informação, deu nisso, a saber os cidadãos de Israel.

    Responda
    1. Marcus Portella

      O Bibi tá igual o Bozo, mais preocupado em escapar da prisão que os esperam.