-
Rodrigo Bandeira
Pelo fim do estado de Israel! Todo apoio ao povo palestino!
-
Carlos Ernesto de Oliveira
Infelizmente o Élio produziu uma colagem boba de fatos e interpretações....podemos passar sem isso....
-
Adalto Fonseca Júnior
"Os pilares da política de Netanyahu caíram na frigideira que fritou Lyndon Johnson. Ao contrário dos regimes árabes do Oriente Médio, Israel tem um regime democrático e liberdade de imprensa." Bibi de fato não é um santo mas generalizar conclusões contra regimes do Oriente Médio e idealizar as chamadas "democracias ocidentais" principalmente Israel e EUA chega a ser ofensivo.
-
Emilio Bazzani
É como a nossa policia invadir favela, matando indiscriminadamente, para deter alguns traficantes que mataram um PM.
-
Robson J Oliveira
As ocupacoes militares de cunho religioso e colonial. Nunca duraram na historia recente. O que esta acontecendo na palestina e injustificavel,
-
Marina Gutierrez
Mais um comentário meu foi recusado pela Folha. Creio que a tática do jornal é publicar comentários mesmos que expressem anti-semitismo, para em seguida opinarem que o antissemitismo está crescendo e justificar as atrocidades cometidas pelo estado terrorista.
-
Leonardo Trindade
Estão vetando qualquer comentário meu com o nome do país que não é a Palestina.
-
-
Severo Pacelli
Sempre no mundo a estratégia dos mais ricos, mais poderosos foi e continua, em dividir um reino para dominá-lo. Fizeram isso com África, com América (famosas ditaduras) e agora mais esse episódio com Oriente Médio. Os árabes precisam se unir e expulsar da região a ingerência estado unidense e inglesa. Estes não ajudam em nada novas nações, só querem suas riquezas. Apoiam ditaduras e falsas democracias, se assim for necessário. $$$ é tudo.
-
alderijo bonache
Endosso a opinião de Severo Pacelli.
-
-
Severo Pacelli
Sempre no mundo a estratégia dos mais ricos, mais poderosos foi e continua, em dividir um reino para dominá-lo. Fizeram isso com África, com América (famosas ditaduras) e agora mais esse episódio com Oriente Médio. Os árabes precisam se unir e expulsar da região a ingerência estado unidense e inglesa.
-
Severo Pacelli
Assim como 11 de setembro justificou guerras no Oriente Médio, 07 de outubro justifica fim dos palestinos, não importa vida dos inocentes,
-
Severo Pacelli
Benjamin Netanyahu recriou o 11 de setembro para fugir dos processos e iminente prisão. Bem vindo a "democracia" israelense.
-
Maria Antonia Di Felippo
Bombardear crianças, mulheres e idosos é autodefesa? Me respondam.
-
Rives Passos
Recomendo os excelentes comentários do jornalista Reinaldo Azevedo, na Band, nos últimos sete dias a respeito dessa triste guerra e sua opinião acerca da extrema direita israelense liderada pelo corrupto Benjamin Netanyahu. Sim, a sociedade israelense e democrática e pluralista. Sua extrema direita é abjeta, como em todo o mundo. O problema parece não ser israelense mas ser extrema direita
-
Marina Gutierrez
A extrema direita foi eleita pelos israelenses e os extremistas são israelenses, portanto o problema =/genocidio e provocado peloo estado que promove o terrorr atual que o povo subjugado sofre.
-
-
Rives Passos
Se for assim mesmo, Sr. Eliot, que a democracia israelense julgue e condene Benjamin Netanyahu a cadeia, quando isso passar. E que se torne uma vergonha para o povo Judeu. Se isso não acontecer sua análise está er ra da. Não há dúvida que o Hamas é um grupo terrorista (criado e alimentado por Netanyahu)
-
Joel Pedt Silvestre
E tem mais Rives, quem garante que o Bibi não ignorou propositadamente as informações de inteligência que davam conta de um ataque iminente? Afinal, esse ataque permitirá a tal da autodefesa , que , em outros termos, significará provavelmente seja a Faixa de Gaza dizimada.
-
-
ALEXANDRE DE CASTRO
Faltam Estadistas e pessoas de Boa Fé!!! Não se resolve conflitos dessa magnitude sem entendimento e cessão!
-
fauzi salmem
Não diga bAbOgem, por favor. A liberdade de imprensa em Israel é a de escrever o que a mídia judaica permite. É igual no Irã e na Arábia Saudita, onde só se tem liberdade de dizer o que os ditadores permitem.
-
Luiz Carvalho
A quem interessar possa: Leia no UOL o artigo: GAZA: qual o papel dos ingleses na origem do conflito entre judeus e árabes.
-
Pedro Guimaraes
"o contrário dos regimes árabes do Oriente Médio, Israel tem um regime democrático e liberdade de imprensa". É democrático o Primeiro Ministro usurpar as prerrogativas do judiciário? Que democracia que sitia um povo e o impede de ter água, luz, remédios? Qual é a democracia que promove um apartheid?
-
bagdassar minassian
... Pedro, N. está buscando submeter o Judiciário em ambiente democrático de Israel, pode-se comprovar pelas manifestações há vários meses. Sua imprensa é livre e publica sem barreiras. Quanto as medidas em isolar Gaza não tem nada a ver com democracia e enquadra-se na 'guerra é guerra'. Goste-0se ou não qualquer ação está condicionada à capacidade de resistência. Não é possível acreditar que não esperavam medidas radicais mais ainda com a direita radical e expansionista fortemente religiosa...
-
-
ANTONIO ZENIVALDO COELHO
O outro Hélio disse que a esquerda apoia a causa palestina contra um governo de direita. Porém esquece que Lula não visitou o túmulo de Teodore Herzl no outro governo portanto jamais apoiou " O Estado Judeu"
-
Luiz Carvalho
Líbia, Síria, Israel, e vários outros países desta região não existiam, eram tribos que conviviam juntos relativamente em paz. Somente quando as grandes potências começaram a armar os chefes tribais considerados mais fortes os problema começaram, agravaram-se quando criaram o estado de Israel e não cumpriram o acordo para também criar o estado palestino, estudem a história da região para poderem palpitar com o mínimos de conhecimento
-
Eládio Gomes
por falar em conhecimento, não sabia que a Líbia ficava no Levante...
-
-
Luiz Carvalho
Enquanto culpam extremistas de ambos os lados ninguém fala sobre os responsáveis por criar esta situação, na verdade EUA, Inglaterra e a ONU são os verdadeiros culpados, estes povos viviam em paz e quando os ricos democratas quiseram tomar o petróleo, fomentaram a criação dos países atuais e deu no que está dando
-
jose pessoa da silva
Nada como um dia após o outro o governo Lula salvando patriota do sufoco em Israel
-
Paulo Roberto Waldemiro
Me desculpem os mais "românticos", mas não consigo enxergar heróis neste horripilante conflito. Fazendo um apanhado, ambos os lados cometeram atrocidades durante toda a história que envolve está guerra e querer colocar um lado como vítima e outro como o vilão ,é de um cinismo muito grande.As verdadeiras vítimas, estão dos dois lados, com milhares de mortes, entre mulheres ,homens e crianças. Pessoas que so querem e queriam viver. Muito triste...
-
Ricardo Fernandes
É muito fácil, aqui a quilômetros de distância, ficar dando pitacos cheios de achismos. Existe um conflito inconciliável, permeado
-
Ricardo Fernandes
...permeado de dogmas religiosos e políticos. Não haverá paz, pelo menos até que Israel ou os grupos palestinos sejam definitivamente derrotados e submetidos aos termos do vencedor. O Fatah na Cisjordânia é a próxima vítima do radicalismo.
-
-
andre lunardelli
Como tudo o que eh bom, Gaspari eh odiado por petistas e boksonaristas.
-
Matheus Battistoni
Quer dizer que Israel pode matar 1400 civis que é direito de guerra e o Hamas não pode matar 260 que é terrorismo? Democracia racista não existe.
-
Marcelo Moraes Victor
Assombroso comentário Israel matou esses 1400 em combates justos contra o Hamas, são vítimas inocentes da guerra. O que teu cérebro doente pequeno não entende é que o Hamas matou civis desarmados inocentes, degolando dezenas de bebês. Nem os nazistas fizeram algo tão macabro. Indefensável, inaceitável e pessoas que defendem isso, teu caso, lamento não estarem agora lá em Gaza para receberem o que merecem
-
-
Max Morel
Recomendo o excelente artigo do jornalista Reinaldo Azevedo, feito no livro O país dos petralhas de dois mil e dezoito, à página um oito sete artigo publicado em dezesseis de julho de dois mil e seis. Reinaldo faz brilhante análise e defesa de Israel com a qual eu concordo totalmente.
-
Rives Passos
Recomendo os excelentes comentários do jornalista Reinaldo Azevedo, na Band, nos últimos sete dias a respeito dessa triste guerra e sua opinião acerca da extrema direita israelense liderada pelo corrupto Benjamin Netanyahu. Sim, a sociedade israelense e democrática e pluralista. Sua extrema direita é abjeta, como em todo o mundo. O problema parece não ser israelense mas ser extrema direita.
-
-
Márcio Santana
Fundamentalismo religioso X Fundamentalismo belicoso. Dois povos aterrorizados pela insanidade. É a perversidade subjugando a humanidade!
-
Ana Lucia Sabadell
Entre as mídias de Israel, HAARETZ afirmou:" o desastre que se abateu sobre Israel (...) é claramente responsabilidade de uma pessoa: Benjamin Netanyhu". O períodico não defende os terroristas, lamenta a tragédia, mas faz uma leitura profunda acerca dos efeitos do nacionalismo radical e extremista, quando se tem como pano de fundo um conflito como o que envolve Isrel e Palestina.
-
Ana Lucia Sabadell
Entre as mídias de Israel, HAARETZ afirmou:" o desastre que se abateu sobre Israel (...) é claramente responsabilidade de uma pessoa: Benjamin Netanyhu". O períodico não defende os terroristas, lamenta a tragédia, mas faz uma leitura profunda acerca dos efeitos do nacionalismo radical e extremista, quando se tem como pano de fundo um conflito como o que envolve Isrel e Palestina.
-
Ana Lucia Sabadell
Entre as mídias de Israel, HAARETZ afiromou:" o desastre que se abateu sobre Israel (...) é claramente responsabilidade de uma pessoa: Benjamin Netanyhu". O períodico não defende os terroristas, lamenta a tragédia, mas faz uma leitura profunda acerca dos efeitos do nacionalismo radical e extremista, quando se tem como pano de fundo um conflito como o que envolve Isrel e Palestina. No Brasil?
-
Nilton Silva
Ontem tinha senador petista defendendo que a ONU determinasse um cessar fogo pra que as partes pudessem sentar e conversar. Tá de sacanagem?!
-
Eládio Gomes
ué...cadê a sacanagem nisso? cada maluco que escreve por aqui viu....
-
Nilton Silva
Como é bom relativizar o terror, quando o terror não bate em sua porta. Pra mim, enquanto houver um extremista do hamas vivo, cabe a Israel continuar exercendo o seu legítimo direito de defesa. O resto é conversa fiada.
-
Marcos Gandelsman
Qual é a sacanagem? Parar com as mortes, agora mais de palestinos que de israelenses?
-
NIvalde Castro
Nilton, sugiro reler o artigo deste impecável jornalista, que mostrou o que o exercito de Israel fez na última grande incursão à Faixa de Gaza. Ao reler e refletir sobre V certamente entenderá que a proposta do Senador do PT, ou de qualquer outro partido, faz sentido.
-
Márcio Santana
É da insanidade de gente assim que se alimentam os sádicos.
-
João carlos Gonçalves de souza
Você é um extremista que só quer guerra.
-
Natalina R Mendes
Nilton, foi para isso que a ONU foi criada. Se a determinação seria acolhida já é outra conversa. Pra você, o ideal é os EUA e a Europa mandarem armamentos e munição, não é?
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
É o necessário. Ou é melhor continuar a matança de lado a lado?
-
Humberto Isidoro
vc propõe jogar mais bombas? E jamais conversar? Ou quem sabe uma bomba atômica?
-
-
raul neto
A guerra é entre a extrema direita israelense que está no poder contra a extrema direita palestina, chamada Hamas. Os palestinos e Israelenses que não são de extrema direita estão sendo sugados para o conflito, mesmo não querendo. Extrema direita é sinônimo de morte e tragédia seja no oriente médio ou no Brasil.
-
Humberto Isidoro
Uma salada para não chegar a lugar nenhum.
-
João carlos Gonçalves de souza
O povo de Israel sofre perseguição por séculos . Tornou-se um estado democrático. Agora se vê dominado por políticos de extrema direita , que traz novamente sofrimento.
-
José Fernando Marques
Moderação: sensatez. Diz coisa com coisa, por favor.
-
José Fernando Marques
O que diferencia a ação de Israel em 2014 ao invadir Gaza, o que resultou em mais de mil e quatrocentas vítimas civis, da recente ação do Hamas? A meu ver, ambas devem ter o mesmo nome e ambas devem ser condenadas moralmente. O que importa são as vítimas, mais que os métodos, ainda que os do Hamas tenham sido especialmente desumanos. Paz.
-
Artur Carmel
A liberdade de imprensa de Israel é parecida com a brasileira...É um tal de passar pano...
-
Felipe José
O que existe em Israel não é democracia, é apartheid! É preciso combater essa mentira de que Israel é um estado democrático.
-
Dario Lima
O início existia algo parecido com democracia em Israel, o extremista de direita vigora em Israel desde longas datas. Israel é a "verdade" contada pelo vencedor e muito dinheiro.
-
-
José Augusto Bernabé
Vcs tem "análises e soluções" para qualquer Guerra e não conseguem ter análises e soluções para a verdadeira Guerra Urbana que existe por aqui. Vide Bahia e os Morros cariocas. Pois não?
-
Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva
Grande Elio. A mim tb me veio a mesma comparação: a reação dos USA ao 11/09 foi cirúrgica, eficiente e atingiu somente aos culpados. Ja a de Netanyahu foi desastrada, sangrenta e vai terminar por enterra-lo possivelmente junto com os fundamentalistas de Israel. Esses ultra conservadores só tem retórica, so tem discurso. Eficiência zero como se vê
-
SERGIO PAN
Atingiu os culpados ?Maria Aparecida se engana totalmente! Iraque e Afeganistao foram bodes expiatorios...até em Foz do Iguaçu vieram prender suspeitos quando o verdadeiro culpado foi o Governo Bush. As torres gemeas foram implodidas com explosivo nanotérmico só usado pelo Exercito americano. Pesquise na rede. Ha otimos documentarios provando isso.Viver bem é viver com a informação certa!
-
Eládio Gomes
a reação dos EUA ao nine eleven foi tudo menos cirúrgica ou eficiente. só conseguiram fomentar mais células terroristas, ainda mais radicais, em nome de sua vingança contra o barbudo. O estado islâmico é corolário direto dessa "reação cirúrgica",
-
José Cardoso
Devo discordar. Os EUA ficaram atolados por anos no Afeganistão, e agora saíram deixando a bagaça para o Talibã, que estava lá quando eles chegaram. Além disso invadiram o Iraque que não tinha a ver com o atentado.
-
-
José Cardoso
Segundo vi ontem, sondagens de opinião pública mostram desaprovação ao Netanyahu mesmo depois do ataque criminoso a Israel. É surpreendente porque guerras tendem a fortalecer líderes políticos. Mas ao contrário do Johnson, o pivô da impopularidade é mais a política interna que a externa. E quanto a essa última, talvez ainda seja culpado pela falha de segurança.
-
SIMONS SILVA
Trinta anos após Os Acordos de Oslo terem fracassado, em função do assassinato do primeiro-ministro israelense Yitzak Rabin por um extremista de direita, Bibi, que é de extrema direita e fez campanha eleitoral dizendo que não haveria Estado palestino enquanto ele estivesse no poder, estava muito ocupado em tentar controlar o Judiciário para escapar da prisão por corrupção e não deu a devida atenção à segurança do povo de Israel. O Hamas é terrorista. A extrema direita é o quê?
-
Felipe José
Alexandre Pereira, há pelo menos 75 anos o governo israelense "ataca civis, estupra mulheres e mata friamente crianças", todos palestinos.
-
Alexandre Pereira
Alguém que não ataca civis, estupra mulheres, mata friamente crianças ou os usa pessoas como escudo?
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Não se deve descartar deliberada negligência de Bibi. Tudo o que um acuado interno quer é uma ameaça ou agressão externa.
-
-
JO ALMEIDA
Segundo informações o Mossad teria sido avisado, porém o primeiro ministro não deu atenção necessária a informação, deu nisso, a saber os cidadãos de Israel.
-
Marcus Portella
O Bibi tá igual o Bozo, mais preocupado em escapar da prisão que os esperam.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.