Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Ines Polotto

    Elon Musk é podre!

    Responda
  2. Henrique Marinho

    Esta pseudo jornalista não tem bagagem, moral, nem inteligência para criticar o cara que está revolucionando o mundo, inclusive libertando as redes da censura. Do alto de sua insig nificância, ela demostra apenas uma coisa, depois de Musk ter sido biografado pelo lendário Isaacson: Inveja.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Sempre tive curiosidade pelos fãs desse tão certeiramente descrito como vândaaalo bosssal. Essa fervente admiracao de sua parte - que não dispensou desnecessários insultos à excelente jornalista - expõe uma identificação que faz sugerir terapia urgente.

  3. victor lag

    A esquerdalha militante espumando de raiva pela perda do controle da narrativa. Que dó…

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Se só consegue ver as coisas de forma tão binária e maniqueísta assim, "a direita fas cis ta só sabe tentar um golpe quando perde democraticamente, mas é tão incompetente no Brasil que nem conseguem fazer isto sem ajuda externa".

  4. José Roberto Pereira

    Concordo com quase tudo, menos a parte do antissemitismo. Por exemplo, ao longo de quase 48 horas um dos assuntos mais comentados foi "40 bebês". Você poderia fazer a rolagem da tela eternamente e o único vídeo, viralizado e impulsionado à exaustão, era sempre o mesmo, de uma "jornalista" de algo equivalente a Jovem Klan de Israel, mencionando os supostos tais 40 bebês degolados. Agora busque por "Fósforo Branco" e encontrará uma variedade absurda de fontes e vídeos, mas sem nenhum destaque.

    Responda
  5. Ricardo Baumhardt

    Definitivamente, um texto raivoso...

    Responda
  6. Maria Lopes

    Lucia Guimarães, mais uma ótima e certeira coluna. Folha foi esperta quando a convidou.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Bem, dona Lúcia, não tenho a menor expectativa que o recurso à biografia - que, com o devido cuidado, pode apontar origens comportamentais - ilumine suficientemente a figura. Porque, no atual estágio civilizacional, mesmo a personalidade torta deveria ser sensível à barbárie circundante e aos efeitos de seus próprios atos. Enfim, o cara é um perigo, dado o tamanho do poder que acumula, potência comunicacional e espacial, indivíduo-império. Sei lá qual o fim disso, dona Lúcia: temo e não prevejo.

    Responda
  8. lucineia cardoso

    Todos os gênios que mudaram o mundo tinha alguma fraqueza moral,mais no final, a historia só lembra dos seus feitos, essa é a verdade

    Responda
    1. Vania Rodrigues

      Como por ex a Bomba de Hiroshima?

    2. Marcos Benassi

      Lucineia, prezada, a grande contraindicação do nosso herói - que chamar de gênio contém, provavelmente, um razoável exagero - é que seus atos, possivelmente, representarão o fim da história. E não em sentido figurado.

  9. Valter Sergio Batalha

    Desde a primeira vez que me deparei com esse sujeito na midia me assustou sua postura megalomaníaca de "aparecer". Pessoas assim faz mal a sociedade e não sei por que a midia dá "palco" para tipos. Torna-se urgente deixarmos a rede social que hoje ele domina e que um dia já foi pertinente. Uma frase, que no momento me falha a memória a onde conheci mas que muito representa pessoas desse "naipe": É que "elas são tão pobres, mas tão pobres, que a "única" coisa que elas têm é dinheiro". Triste!

    Responda
  10. Pedro Luis S C Rodrigues

    Interessante ver uma pessoa com 90 de QI discorrendo sobre algo claramente acima da sua compreensão. P.S. No caso, o correto seria misantropo, não misõgino. É o que dá escrever automaticamente no modo militante

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Arrogância, se desse pruridos, seria mais infrequente. Misógino é misógino, indubitavelmente. Misantropo é algo que o Almíscar *não é*, decididamente. De resto, se liga, mano, coisa horrorosa.

  11. Marcus Acquaviva

    As redes sociais são a pá de cal na cultura, na música, na literatura, no jornalismo etc. São o chorume, o esgoto da internet, não há coisa alguma que preste nelas.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Quase concordo com voce. Youtube é uma rede que produz mais benefícios que prejudica, já o resto poderiam ser bloqueadas que não fariam a memos falta, mas o Brasil não tem histórico de liderança em nada para fazer tal coisa.

  12. José Cardoso

    Mas será que ele não tem alguma qualidade? Em geral, as pessoas descritas com os adjetivos da colunista não vão muito longe na vida.

    Responda
    1. Enoque Sabino

      Ué, existe livros de história pra quê?

    2. José Cardoso

      Enoque, não lembro. Nasci bem depois de 45.

    3. Marcos Benassi

      Uai, tem um monte de qualidades, certamente. Se são aquelas que contribuem com a humanidade, poderá haver controvérsia, e não pouca.

    4. Enoque Sabino

      Calma, que no sistema capitalista e na vida os que são beneficiados muitas vezes são por sorte ou circunstâncias que os favorecem. Lembra da Alemanha antes de 45? Ou grandes movimentos que temos vergonha que deixamos surgir? Pois é, tudo com os adjetivos chegaram ao poder e fizeram tudo o que repelimos hoje.

    5. Fernando Lima

      A famosa falsa correlação entre ser rico e ser vitorioso.

  13. EDUARDO DE ALENCAR

    Faz o seguinte, vai lá e compra o X dele. Melhor, crie a sua rede social e torne o X obsoleto. Leve as suas verdades e faça sucesso.

    Responda
    1. Mario Luiz Frungillo

      Outro efeito deletério da ação de um musk é inspirar uns muskizinhos minúsculos a sair da toca.

  14. Cassio Vicinal

    Ótimo, Lúcia. Sempre tive dificuldade em compreender certas atitudes de Musk, inteligente e inovador em certos aspectos, mas em muitos outros contraditório, mimado, etc. Já o compreendi como exótico, mas atitudes recentes me fazem votar na sociopatia.

    Responda
  15. Kiko Mazziotti

    Prezada Lúcia, parabéns por dar nome ao boi, pois o cara é sociopata, na mesma modelagem de Donald Trump, talvez até um pouco pior. Já imaginou trocar nomes da Coca Cola, Ford ou Apple? Qual é o sentido disso, a não ser revelar um ego monstruoso e doente? Por enquanto não há uma plataforma como o Twitter, mas assim que houver, eu pulo pra lá rapidinho. Um abração!

    Responda
  16. Fernando Lima

    Realmente a combinação políticos sociopatas e empresários digitais sociopatas pode abreviar a experiência humana na Terra.

    Responda
  17. Augusto Valmor da Rosa

    Os países do mundo inteiro devem dar um limite para Elon Musk. Deve se limitar as grandes fortunas, um loco com muito dinheiro é um perigo para a humanidade.

    Responda
  18. Hernandez Piras

    A idolatria totalmente acrítica por certos empreendedores - Gates, Jobs, Musk e até Eike Batista - consegue ser tão boçal quanto aquela por líderes políticos e celebridades em geral. Mas há gente que não se cansa de ser fanático, por qualquer causa ou qualquer pessoa.

    Responda
  19. Dani Evans Ribeiro

    Tempos fáceis criam homens fracos que criam tempos difíceis , desde os anos depois da 2 guerra os anos foram se tornando fáceis , musk é o esteriótipo de um homem criado em anos fáceis e está tornando o mundo muito difícil !!

    Responda
  20. Cleomar Ribeiro

    ... tem-se que drenar as asas de 'Musky' e de seus parceiros visíveis e invisíveis e depois banir a todos eles da vida publica!!!... Eles são operadores de sistemas de escravidão no planeta!!!...

    Responda
  21. jones araujo

    Quanto ódio ! Musk tem um grande histórico, a 1º biografia é mais humanizada e longe da sede midiática que ele se tornou .. Sua expressão vem de seus feitos Fora da Curva, um cara a frente de Steve Jobs, dizem alguns analistas ..

    Responda
    1. Maria Lopes

      Surpreendente é ver tanta gente admirando e idolatrando uma figura em que não vejo um só motivo para afastar minha admiração. E vários para sentir ojeriza. Um ser muito medíocre e muito perigoso. Sua vontade de poder e arrogância o fez dar um passo bem ruinzinho para o bolso/ ter comprado o Twitter.

    2. Franco Oliveira

      Ódio não, realismo! Estamos diante de um sociopata e de nosso tempo se notabiliza pelo batalhão de seguidores dessas figuras perigosamente exóticas a exemplo de Hitler, Mussolini, Putin, Trump só ficar nos mais conhecidos. A colunista já fez a pergunta mais inportante, ou seja, quem nos protegerá desses caras já que pelo menos metade de nós é igualmente doente como eles só que mais pobres e menos inteligentes?

    3. Dani Evans Ribeiro

      Crie uma igreja e o adore . Vc tem quantos anos ?

  22. Bruno Sebastião Neto

    Lúcia como sempre fantástica em suas análises ao descrever o inclassificável Musk ,um elemento que tem potencial de destruição do mundo ,é bom ficar bem atento !

    Responda