Poder > Lula viu pavor de aliados em noite do 1º turno e buscou abafar susto com Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O importante é que o espalhafatoso está inelegÃvel e não duvido nem um pouco que Lula emplaque um quarto mandato!
Graças a Deus Lula onseguiu vencer as eleições. Imagine ter que aturar essa desgraça desse Bolsonaro por 4 anos. Seria trágico.
Nessa noite a militância, dentre ela eu, acordamos. Fazia anos eu não ia mais à s ruas pedir votos. Sai em grupos de megafone em punho quase todos os dias. Qualquer tempo livre, varando madrugada a fora ocupamos ruas e mÃdias sociais. A luta se deu voto a voto na rua e nas redes. A militância tinha acordado. Aos 60 anos voltei à s ruas como dantes tamanho era o medo pelo risco que corria a democracia tão duramente reconquistada pela minha geração.
2026 chega logo ne patriota amados kkk sabe por né o glória m.i.t.o. voltará amém o glória
Lula jamais poderia ter sido candidato nessa eleição. A anulação de sua sentença não lhe tirou a condição de réu, portanto ficha suja. E ele não se constrange em mentir descaradamente, dizendo que foi inocentado. E o que se viu nos comÃcios, e se repetiu no 7 de setembro, foi ele falando para poucas centenas de pessoas, enquanto Bolsonaro lotava todas as capitais em que discursava. São fatos, então de onde saÃram tantos votos para ele?
Cala-te, minion.
Quase todo mundo gosta de ir a um circo pra ver o palhaço. Agora, na hora de votar, o povo prefere mesmo alguém real e responsável!
Bolsonaro é criminoso com vários crimes e mortes nas costas. Em breve estará na penitenciária, mas terá todo o direito à defesa garantido, o que não haveria para os seus adversários, caso o golpe que planejou tivesse dado certo. Nossa sorte é que até para dar um golpe de Estado ele é incompetente.
Depende do seu mundo. No meu, não sei como Bolsonaro teve tanto voto. O Brasil não é nossas bolhas.
Do povo, insatisfeito com os passeios de lancha, Jet, cloroquina, blafêmia, palavrões, mentiras, uso da máquina a pública, ameaças às instituições, saudosos de tempos idos. Forte abraço.
o colunista esqueceu de colocar que o genocida do mito usou e abusou da maquina publica para comprar voto .....
A leitora finge que não viu o verde amarelo predominante nessas ocasiões. Ela ignora e prefere acreditar num descondenado. Aliás ela aparenta sequer saber o que significa a palavra genocida. Ela desconhece as mortes mundo agora, mesmo nos paÃses onde foram desenvolvidas as primeiras vacinas. Aqui se iniciaram as vacinas 30 dias após os primeiros produtores iniciarem vacinação em seus paÃses. Isso aqui, terceiro mundo e ponto final. Mas, sem essa de canhota, vamos olhar pra frente e pra famÃlia.
Brilhantemente escrita a matéria. Parabéns! Saúde!
Todo polÃtico deve ser criticado e não idolatrado! Até agora não entendi que a Dilma ofereceu cargo de ministério ao Lula para evitar prisão?!! AH, Brasil! Tem que acabar com foro privilegiado! Democracia Plena e Liberdade de Imprensa!
Eu sabia que era difÃcil o Lula vencer no primeiro turno pela quantidade de dinheiro que o Bolsonaro injetou na compra de votos. Fora que a elite economica estava apoiando Bolsonaro. Mas uma coisa eu tinha plane certeza, Lula ganharia a eleição. Pois , Lula liderou as pesquisas durante dois anos. Mesmo com um caminhão de dinheiro do Bolsonaro, não seria suficiente para tirar a vitória do Lula..A única coisa que me surpreendeu foi a diferença. Pois eu achei que Lula venceria com margem de 5%.
Pois é, só você viu o Brasil pintado de vermelho nessa ocasião. Mas não era . O mar foi de verde e amarelo. Mas não esqueça do horror pintado no nordeste, onde diziam que se o adversário ganhasse perderiam o “bolsa famÃlia “. Isso sim, uma grande chantagem. Essa a forma da compra pela canhota!
Essas nuances da polÃtica são muito interessantes e instrutivas. lula manteve a calma. não só ele. para mim lula é muito culpado por isso que aconteceu. poderia ter apoiado ciro ou geraldo em18mas a sanha pelo poder falou mais alto, mesmo sabendo que haddad perderia. mas manteve a calma e conduziu
Como que Alckmin e Curo venceriam? A militância não votaria em nenhum dos dois, seria um desastre para o PT. Haddad foi muito bem, segundo turno contra tudo e contra todos.
Nem vou ler pela manchete, porque, obviamente, quem tomou um susto foi Bolsonaro, que comprou votos, jogou a polÃcia rodoviária em cima de eleitores, aceitou condutas ilÃcitas de empresários obrigando empregadores a votarem nele e, mesmo assim, perdeu as eleições para Lula, afastado há anos da vida pública e que tinha ficado preso por 580 dias. O primeiro e único presidente que não se reelegeu.
Parabéns pela matéria, isenta, recheada de fatos, bem escrita, um depoimento para a história.
A guerra instalada em Isra[l/gaza é fruto da truculencia e irresponsabilidade da extrema direita que comanda Israel, que achava que poderia sufocar terroristas! O mundo tem que se concientizar que tem que estar bom pra todos. Impor a humilhacao e indignidade tem volta e os terroristas do hamas se aproveitaram disso pra tocar o terror. Tem que ter solucao definitiva !
Salvos pelo nordeste e pelos mais pobres.. imagine o caos que estariamos vivendo se o geno tivesse sido reeleito? Estariamos rumo a uma ditadura e os próximos 30 anos seriam de sombras e a folha fechando em breve.. que alivio aquele grito de vitória...ufaa... que aprendamos com essa dura licao...
E por nós, mulheres.
Salvos pelo nordeste e pelos mais pobres.. imagine o caos que estariamos vivendo se o gente tivesse sido reeleito? Estariamos rumo a uma ditadura e os próximos 30 anos seriam de sombras e a folha fechando em breve.. que alivio aquele grito de vitória...ufaa... que aprendamos com essa dura licao...
Dalton fato e circunstância sobre o quê? A quem interessa essa notÃcia? e nesse momento? Jornaleco tendencioso...
O Genocida o usou de tudo, para, competir.
As acções planejadas pela campanha de Bolsonaro surtiram efeito no tempo planejado, nas datas das votações do primeiro e do segundo turno. Nesta última a virada sobre Lula estaria consolidada, não fosse o anti-heroÃsmo de Roberto Jéferson, a que agradeço do fundo de meu coração.
E a deputada com arma na mão correndo atrás do advogado pelas ruas de Sampa ?
Não foi uma vitória tão somente da Democracia e do povo, foi uma vitória do próprio Estado de Direito e da Constituição Brasileira. O Mundo inteiro acompanhou a eleição, pois estava em disputa o sistema PolÃtico Democrático x As Autocracias. Foi tenso e enervante, óbvio que foi. As esquerdas, os progressistas, os democratas e os amantes da Lei precisam se preparar melhor, SIM.
Só houve segundo turno por influência e falta de espÃrito público de Ciro Gomes. Se ele tivesse renunciado à sua candidatura, Lula teria liquidado o pleito. Mas, o ego falou mais alto, além de ter atacado o Lula nos debates.
Pedro Alberto, boa tarde. Não é justo dizer assim, pois ele candidato, nem as pesquisas indicavam tanto apoio ao ex presidente. Fenômeno da candidatura do ex presidente circular muito mais nas redes sociais do que nas pesquisas de rua. Porém mesmo Ciro, não tinha como saber isto. Resta trazê-lo de volta a polÃtica como excelente quadro democrático que é.
Há muita tensão, claro, mas o presidente, calejado com tantas eleições, devia estar razoalvelmente calmo. O importante mesmo é a legenda "Lula é eleito presidente pela 3ª vez" enquanto o agora inelegÃvel nem conseguiu se reeleger tamanha sua incompetência!
Eleição é isso, tensão total, tudo pode acontecer. Mais difÃcil é aturar a falta de caráter e a covardia de quem não respeita a Constituição e esnoba a democracia, recusando-se a entregar a faixa presidencial ao sucessor.
Bolsonaro nunca mais.
Exato! Nunca mais!
O importante lembrar que estávamos lidando com um grupo polÃtico coalhado de golpistas, como comprovado nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, nos abusos de campanha, na truculência e nos inúmeros abusos eleitorais e eleitoreiros dos extremistas e oportunistas. Pior: todos sabÃamos que, num eventual segundo turno, os golpistas agiriam com ainda mais virulência. Daà o receio dos então opositores com o segundo turno. Felizmente, ao menos dessa vez, tivemos final feliz.
Desespero eu vi no anúncio da derrota do inelegÃvel. Chorou lágrimas de crocodilo.
A vitória de Lula e mais um passo para frente dado pela Democracia , visto que a Democracia não da passos para traz, viva a Democracia!..
Não existiu o governo de Bolsonaro: foi apenas um pesadelo que durou 4 anos!
A vitória de Lula em 2022 é um dos maiores acontecimentos da história polÃtica mundial!! Depois de preso e apartado do pleito de 2018, o homem recupera seus direitos polÃticos em uma batalha judicial impossivel; enfrenta um presidente candidato à reeleição que torrou bilhões de reais para vencer, mobilizando todo a maquina do Estado em seu favor; e que, depois da derrota, planeja um golpe de estado. Como disse o Alckmin, só o Lula teria condições ee vencer aquela eleição!
Depois disso Lula se elegeu graças à chamada "frente ampla", que passou a ser ignorada por ele e pelo seu PT assim que assumiu o cargo. Convém lembrar, para que não aconteça de novo, que quatro anos antes ele e seu PT foram os principais responsáveis pela vitória da extrema direita.
Quer falsear a história? O q criou Bozo foi a campanha diuturna de antipetismo na mÃdia, como se fosse o PT que inventou a corrupção que sp existiu nas institituicoes brasileiras. MÃdia q endeusou Moro, fazendo vistas grossas para as patentes ilegalidades dos processos contra Lula. MÃdia que sempre minimizou os escândalos dos tucanos, como as contas de Serra no exterior , a compra de votos para a emenda de reeleição do prÃncipe e os vÃcios e a grossa corrupção de Aécio.
A armação lava-jato (casamento de órgà os de perseguição penal com a grande imprensa) e outros movimentos de extrema direita derrubaram o Pt do governo e prenderam Lula, que sequer pôde dar entrevista durante a campanha eleitoral de 2018. E Lula e o Pt foram os principais responsáveis pela eleição de bolsonaro? Isso é culpar a vÃtima e soa cirismo que quase reelegeu a extrema-direita.
Ufa, graças, tiramos a escória do trono !
Graças as pisadas na jaca do Roberto Jefferson e da Zambelli, do contrário o maior roubo de votos da história teria comprado a mais desgraçada ditadura de nossa história.
A máquina governamental é uma fábrica de votos, e funcionou a pleno vapor. A vitória de Lula foi sofrida e extraordinária. Um soco no fÃgado do bolsonarismo, que partiu para o vale-tudo!
Não pensem que o lulismo está em alta, 2026 vem ai e a esquerda será derrotada! Diferença pouca não garante que o PT esteja imune de derrotas! Chega de esbanjamento de dinheiro público e irresponsabilidade governamental.
Não foi somente os aliados do então candidato Lula mas sim uma imensa maioria que viu que o desastre, a destruição do Brasil ainda tinha milhões de apoiadores e eleitores propensos a quererem que continuasse o descalabro q estávamos vivenciando e que colaborariam para sua pretensa reeleição. E também a descoberta e o pouco caso que a mÃdia tradicional tratou o assunto da distribuição ilegal de dinheiro público como parte da compra de votos disfarçada de auxÃlios diversos. Houve muito desespero.
Mas ainda devemos estar atentos. Aquela Seita ainda está viva.
É no mÃnimo curioso - mas muito mais apropriado dizer estranho - que a Folha se dedique a uma notÃcia dessa, praticamente um ano depois dos acontecimentos. Seria um esforço para sustentar uma narrativa mais ‘positivaÂ’ sobre o pior presidente da história do paÃs neste momento em que ele se vê sendo obrigado a encarar a Justiça por tudo o que fez (e não fez) durante os quatro tétricos anos do seu mandato?
Obrigada pelo seu comentário. Destacou justamente o que eu queria escrever.
Ciro Gomes e seu think tank, Mangabeira Unger, empenharam-se no negacionismo do golpe, como parte de sua estratégia da equivalência de Lula e bolsonaro (porque se recohecessem o golpismo iminente do bolsonarismo, a equação da equivalência não fecharia). Foi um jogo perigoso, que resultou na quase vitória do bolsonarismo, nos acampamentos nos quarteis, 08 de janeiro e na atual tentaiva do Congresso de retaliar e combater as instituições que salvaram a democracia: o Stf e o Tse.
A Folha devia incluir na reportagem que além da disputa houve o enfrentamento desleal do pacote de dinheiro, bondades e a máquina do Estado, para concluir que a vitória de Lula foi muito maior do que expressa essa diferença de votos.
Igual Dilma fez pra se reeleger, ou já esqueceram que o desastre econômico começou com as medidas de Dilma pra reeleição?
Lula tivesse vencido no primeiro turno, o golpismo teria levado um baque de que talvez nunca mais se erguesse. O segundo turno fortaleceu muito a extrema direita, que por pouco nao venceu a eleição e nao foi bem sucedida no golpe. É provavel que só houve segundo turno por ter sido, Ciro Gomes, o principal cabo eleitoral de Bolsonaro. A extema direita deve a Ciro grande parte da força que ainda tem, derivada do fato de bolsonaro ter encostado muito em Lula no segundo turno que Ciro causou.
Caro Daniel Vitorazzi, a eleição de dois mil e dezoito foi debatida mais acima com o leitor Ney Fernando.
E a eleição do Bozo em 2018, foi culpa de quem, do Ciro Gomes também? O problema é que o PT não enxerga os seus erros.
Adorei isto que disse um psicanalista: "Bolsonaristas sofrem de distúrbio de paixão pela ignorância." Para ele, o problema é um fenômeno coletivo que afeta sociedades capitalistas ocidentais e não pode ser analisado apenas do ponto de vista individual. Claro que a questão não é individual, quando se vê toda uma mÃdia comprometida com o convencimento pela ignorância.
Distúrbio da paixão pela ignorância! Confesso que somente agora encontrei a definição técnica correta para a turba mais feroz..
Ei avaliador de comentários!! Não uso pagarÃeis da folha e não renovarei a assinaturaÂ… quero vc sem emprego
Descondenaram o cara, fraudaram as eleições. Para que essa reportagem ? Viva nossa ditadura lulopetista
Lula nao ter ganho no primeiro turno foi muito ruim. Em Santa Catarina, estava tudo calmo e sereno até o primeiro turno. Quando bolsonaro passou ao segundo, o bolsonarismo, que estava contido, organizou-se e expressou-se ferozmente, movimento que continuou em um crescendo ate 08 de janeiro.
É isto, Sadi! Sua percepção está certÃssima. Aà vem a Folha, um ano depois, para falar o óbvio. Quem não entrou em desespero com a vitória fascista naquele dia (e eles venceram, sim, infelizmente) não é uma pessoa sã: ou é louco ou é bolsonarista.
O governo que se faz hoje não é exatamente petista. Lula teve a competência de enxergar a situação gravÃssima do paÃs e, grande lÃder que é, organizou uma frente ampla, sem a qual a derrota para o senhor golpista teria sido inevitável. Só me incomoda um fato: por que a Folha continua a trabalhar para alimentar os fascistas contra este governo, que foi o único possÃvel? Que obsessão é essa pela terceira via. Será mesmo que Aécio, Temer e Leite dão conta de conter o fascismo?
A fsp ao invés de falar sobre o resgate em tempo record de brasileiros no exterior fica de fofoca.
Quem não entrou em desespero ou depressão profunda no dia do primeiro turno ou é louco ou era fascista-bolsonarista. Elegemos o pior congresso da história deste paÃs: gente ignorantizada, afeita à s fake-news, movida a ódio, armada contra as instituições democráticas. A tática do bozo foi perfeita: ele sabia que tinha uma legião de seguidores (apesar do DataFolha, que só vê um lado do Brasil). Lula ganhou na raspa do tacho. Mesmo assim porque é bom demais, o maior lÃder que este paÃs teve.
Nenhum jornalista serio, ainda não teve a capacidade de medir ou refletir, que esse torneiro mecânico, importante figura no meio sindical, e depois na politica, teve a capacidade de vencer cinco eleições! Sim, por muitos anos na historia, esse fenômeno politico devera ser estudado! Goste se ou não, LuÃs Inácio Lula da Silva e uma das maiores figuras politicas vivas desse século!
Os progressinhas se assanham todos com a verdade. Pra que isso? É a história sendo contada.
Sentiu...
Gostei do progressinhas. Como se classifica? O obscurantinha? O trevinhas?
Os dois lados da campanha estavam com medo um do outro. A turma do Bozo também não esperava aquele desempenho do Lula, tanto é que apelou para o golpismo. Damares vencer aqui no DF não foi surpresa alguma, a concorrente mais próxima era a esposa do ex-governador Arruda, nada muito diferente. E a esquerda local simplesmente esfarelou-se. Mas agora não é hora de ficar remoendo isso. Necessário muito trabalho para consertar o estrago de 4 anos de terraplanismo.
Agora quero ver a Folha fazer uma matéria sobre os bastidores da derrota de Bolsonaro. Mas sem usar a mala ndragem da manipu laçao da manchete. Vai ficar devendo essa para o leitor.
A Folha, já há uns bons meses, está devendo muito aos seus leitores. Jornale co é o que se tornou.
A peda lada fis cal do Bolsonaro, a PEC dos Precatórios, foi feita só para ele jogar um quarto da receita de 2022 na compra descarada do eleitor brasileiro. Tava confiante e que brou a cara.
Até hoje espero uma matéria da Folha relatando o pavor do InelegÃvel e de seu entorno com o desempenho de Lula, mesmo com o uso recorde da máquina pública, torrando 400 bilhões de reais a partir de um cheque em branco do centrão que sabia que com o Bozo no poder significava liberdade irrestrita para gastar dinheiro público. Hoje sabemos o porquê do seu silencio pós-traumático; até um golpe de Estado foi planejado no porão.
No porão e a céu aberto, na cara dura, também!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Lula viu pavor de aliados em noite do 1º turno e buscou abafar susto com Bolsonaro Voltar
Comente este texto