Djamila Ribeiro > Fé em tempos sombrios Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Aprecio bastante o seu trabalho e os artigos que você publica nos meios de comunicação, mas tenho uma enorme dificuldade em aceitar a fé religiosa como uma abordagem para lidar com as vicissitudes da vida. Fé é negação dos fatos, pois consiste numa fuga cega à realidade, além de propiciar a manipulação para toda sorte de fins pelos que se autoproclamam conhecedores dos desÃgnios divinos. Em poucas palavras, fé é alienação e no Brasil propicia práticas desumanizantes.
Disse um sábio: quando o espÃrito se liga ao corpo no meio da gravidez, começa a circulação do sangue. Quando o espÃrito se desliga do corpo, cessa o sangue.
Gostei muito do texto, mostra o sincretismo religioso tÃpico do nosso povo e pede prudência nas questões relacionadas à guerra. Vamos rezar pelo fim da guerra e da estupidez humana.
São muitas informações, muitas imagens, muitas interpretações, e não sabemos aonde vai parar o conflito bélico, que surge como uma espiral na qual os atores da contenda estão imersos. Por vezes emite-se um juÃzo mais por questão ideológica do que por fatos. Acho mais interessante a ideia de comunhão que ajuda a suportar o choque: por exemplo, gente reunida acendendo velas pelas vÃtimas. Um fato: gente está sendo morta, ferida, atacada por ação desumana.
Não importa a crença. A essência do ser humano é espÃrito. Quando renega o espÃrito se desumaniza, deixa de ser humano. Desumanizado é capaz de toda brutalidade e selvageria.
Não vc está equivocado, primeiro, a essência do humano é ser homo sapiens, segundo, quanto mais espiritual mais propenso a grandeza de dominar, pois lhe pergunto, onde está o espÃrito do ser humano, onde ele se esconde? No coração, na mente, onde está?
talvez antes que a humanidade se parecesse com o que seria humanos, já cultuavam alguma coisa. Mas depois que passaram a construir templos e a figura do sacerdote ou sacerdotisa apareceram em torno de uma ara, a coisa petecou, e uns passaram a ser fieis othários e os outros os impios que enriqueceram. e só. mas o intimo de cada fiel e sua fé, sem dúvida, é uma necessidade humana vital...
A chave está na distinção mencionada ao final do texto, entre religião e espiritualidade; é uma distinção decisiva, ainda que sutil.
Oremos sim e com Fé. Pela Paz no mundo e no nosso paÃs. Crendo sempre. Orando sempre.
O que mais causa espanto é o fato de que ninguém se apresenta pra exigir uma CPI pra investigar a fundo como a igreja católica é a grande responsável pelo racismo contra negros no Brasil e no mundo ao apoiar a escravidão. Sugiro que de imediato sejam bloqueado todos o bens da igreja católica para uma eventual indenização incluindo todo dinheiro arrecadado no dia de hoje.
Muito bom, Djamila!
A cor da santa não devia ser vermelha de vergonha? Como pode o paì
Como pode o paÃs mais racistta do mundo ter como santa padroeira uma Negra? Como pode uma devota da santa Negra ser acusada de ter chamado outra devota católica de macaca devido ser Negra? A igreja católica deve indenização a todos os negros trazidos da Ãfrica pois foi ela quem disse aos portugueses que negro não era gente. Pintar a santa de Negra pra esconder a vergonha não vai adiantar.
A dona da verdade. Democrática e aberta à discussão somente com quem não a desafia. Como tem um séquito de puxa-sacos, não sai desse discurso.
Como sempre escreve bobagem
Não se trata da "Semana Santa para os católicos", como está no texto. Aquela acontece na última semana da Quaresma, que antecede a Páscoa.
Paradoxalmente, ser humano é ser o mais cruel e o mais benevolo possÃvel, então quanto mais humano, mais coisas boas ou ruins podem acontecer, e agora, outra coisa esdrúxula, tudo o que vc mencionou de religião ou espiritualidade, o pano de fundo no conflito entre Israel e Hamas, a religião fundamentalista está ali. Logo, precisamos sermos mais éticos do bom convÃvio do que humanos.
Tempos sombrios e de desrespeito a religião ou a quem não tem religião. Isso sempre existiu deu uma mitigada em nossa evolução social e democrática mais é um vai e vem dois passos pra frente um pra trás. Calma, respeito e sabedoria, mas é difÃcil manter isso com quem só tem respeito com seu nicho.
Sao lula adora uma igreja na eleiçao e o gov nao mandou um misero ministro à Basilica hoje?
Porque a esquerda brasileira insiste em demonizar os evangelicos e catolicos, e a religiao?
Nao é nem nunca foi semana santa para os catolicos. Essa è na paixao e resurreiçao Cristo
Esse texto bateu no liquidificador sincretismo religioso,nsa Aparecida, fake news. Um horror
Até o mais ateu diz: meu deus! Mas prefiro recorrer ao velho Freud e seu 'O mal-estar na cultura'. Penso que a fé move o indivÃduo, mas paralisa muito o coletivo. Eis um paradoxo, como equilibrar? Não há dúvidas sobre o avanço civilizatório de sociedades onde deus é substituÃdo pela ciência, arte (todas) e filosofia. Axé!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Djamila Ribeiro > Fé em tempos sombrios Voltar
Comente este texto