Vinícius Torres Freire > Um exemplo de como Israel pode sufocar Gaza até a morte Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Vivi para ver judeus atuarem como nazistas
Mundo da liberdade, igualdade, fraternidade! Mundo pra inglês ver.
Os palpiteira do sofá estão preocupados com a falta de eletricidade para os "brincos"carregarem seus celulares; acessar a Skygato; água para fazer suas abluções diárias e tomarem seu esporádico banho tcheco. Muito pior é a devastação provocada pelos bombardeios indiscriminada e a carnificina advinda da iminente invasão. Guerra é guerra e nada semelhante a um vÃdeo game futurista!
"brimos"
Os caras adoram se vender como vÃtimas, mas, quando têm chance, sabem promover o terror como ninguém.
O mundo se acostumou com os guetos e seus horrores. O que espanta é Israel que aprendeu rápido.
Sua descrição confirma a tese do que disse Mariam Said aqui na Folha: mundo aceita o que fazem com os palestinos pq não os considera humanos.
Muito improvável; hoje, cães vira-latas são intocáveis. É crueldade mesmo. Essas pessoas disputam lugar no sofá da sala, para aplaudir a carnificina. "Homem lobo do homem".
... violências que evanescem; Sabra e Chatila. Ação deliberada de assassinatos de crianças, mulheres e idosos em acampamentos palestinos no sul do LÃbano.
Sim o Ocidente está calado, assistindo a declaração de morte dos palestinos. Mas este silêncio restará registrado na memória do mundo.
Parabéns, VinÃcius. A coluna faz mais do que informar, dá espaço para que leitores reflitam. O crime que o Ocidente perpetra , até por omissão, é monstruoso. Só nos resta rezar para não acordar com uma notÃcia ainda pior do que a que me fez recusar o café hoje..... Gaza e grande parte do povo palestino liquidados. Oremos.
Sábado vai sair o avião q levará os convocados por Israel p lutar . Alguns comentaristas daq podiam ir prestar voluntariamente apoio na frente de batalha.
Alexandre. A ironia do comentário de Mário foi um alerta à in. sa. ni. da. de daqueles que pensam em lutar ao lado do exército israelense, em um conflito muito distante deles, em todos os sentidos.
Se você se alistar no Hamas eu topo pegar o avião.
Israel ao agir como o hamas se iguala a eles.
Caros, no meu entendimento, um massacre não justifica o outro, simples assim - sou rigorosamente contra a lei de Talião - respeitem os que pensam diferente!
Alexandre. Mais um comentário seu infeliz. Para escrever o mÃnimo. Israel sempre agiu como um estado terrorista, em se tratando dos palestinos. Informe-se melhor sobre a situação deste povo, a fim de fazer comentários mais consistentes.
Aponte quando ele invadiu casas para matar inocentes, estuprou mulheres e matou friamente crianças. Aponte na constituição de Israel um artigo demandando o extermÃnio de palestinos, árabes e cristãos.
.....e como voce reagiria se visse por exemplo uma familiar sua sendo morta ou violentada?....
Tenho uma ideia brilhante: bastaria que o Hamas parasse de atacar Gaza, parasse de praticar atos terroristas, parasse de massacrar civis covardemente. Israel tem todo direito de se defender e contra atacar. Nenhum paÃs do mundo aceitaria pacificamente o que o Hamas fez. Se o Hamas tivesse a bomba atômica, no dia seguinte Tel Aviv seria destruÃda. Israel tem potencial atômico e não cogita vaporizar Gaza. Chega de comparar o incomparável.
Marcus. Sua "ideia" é tão brilhante como a luz negra da antiga casa musical de SP, Madame Satã. Não se trata de defender o Hamas e muito menos o terrorismo, mas sim, de condenar todas as ações de Israel contra os palestinos, até agora, e o possÃvel genocÃdio que se dará, caso este invada Gaza. A desproporção de forças, esta sim é incomparável.
Só te castrando, rapá...Israel éin asoe, genocida. Se ligue. Meia a história.
Frente ao holocausto judeu no século passado, o silêncio de muitos contribuiu para que nada fosse feito. Frente à aceleração do holocausto do povo palestino em Gaza, novamente o silêncio de muitos contribui para que o crime seja cometido com requinte de crueldade. Tal parece que o filme se repete, vale a pena ler o Crime Ocidental de Viviane Forrester para entender como o que ocorre em Gaza atesta o nosso fracasso como "civilização" da perspectiva ocidental.
Excelente crônica de VinÃcius. Lúcida e real, mostrando a realidade daquela região. Gaza é um campo de concentração, criado por Israel, para dar um "toque humano" ao tratamento dispensado aos palestinos. Mas, como sempre, todos aqueles que criticam o Estado israelense defendem terroristas árabes. Vários comentários neste espaço demonstram isto.
Em 2008, 2012, 2014 e 2021, ataques israelenses mataram milhares de palestinos (somente em 2014 foram cerca de 2.200 mortos, entre eles 550 crianças, segundo relatório do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU). Em 2023 o número de mortes parece que será bem maior, mas tudo continuará como está, pois a ONU já se mostrou incapaz de resolver esse drama que perdura há muito tempo! Enfim, O genocÃdio escalonado continuará!
O que não entendo é como há tantos foguetes em Gaza, se as suas fronteiras são completamente cercadas por Israel e Egito. Será que fabricam tudo lá reciclando materiais adquiridos com outras finalidades?
Sim, há filmes orgulhosos que o hamas produziu mostrando o desenterramento de canos da rede de água doada pela união europeia para usar na fabricação de foguetes. É assim que o hamas trata o bem estar da sua população.
lula e Amorim, Sic ministro do exterior do PT, estão de saia justa para criticar os companheiros Hamas por pertencerem a mesma curriola.. Brasil com PT e puxadinhos de volta a pária internacional. Estamos ferrados de novo.
Aquela máxima de que o outrora oprimido vira opressor, é o que aconteceu com Israel.
deveria se dizer: sufocar ate a morte 2,5 milhões de seres humanos, crianças que não sabem porque elas tem que pagar pelo erro das Naciones Unidas (sic). Ate quando isso vai continuar? Os EE.UU vão fazer o de sempre, mandar soldados para proteger seus aliados e que o resto que se fho.da.
A modo Hitler o primeiro ministro israelense. Evacuar uma população de mais de um milhão de palestinos em apenas 24h é aterrorizante ,inclusive ajuda humanitária coordenada pela ONU. Isto é ge no ci dio.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Quem avisa amigo é
A maioria do ocidente continua fazendo parte do movimento "Somente vidas brancas importam".
Jacques deixe de ser mau caráter, os etÃopes são descriminados em Israel e vivem em péssimas condições.
Israel resgatou milhares de judeus negros da Etiópia. Comentário tendencioso ao racismo preconceituoso
A verdade cruel para os jornalistas do Consórcio Nacional de Imprensa brasileiro e a sua real insignificância em relação ao Mundo, sabem de tudo, dão palpites em tudo, tiram ou colocam presidentes e no fundo, no fundo, não resolvem nada, o "Hamas" brasileiro continua atuando, libertando condenados e soltando Chefões do Trafico.
Sou oposição ao nosso governo atual, mas sua associação é descabida.
A questão do fornecimento de energia elétrica na Faixa de Gaza reflete a situação complexa da região. Ter acesso limitado a energia elétrica afeta profundamente o dia a dia dos habitantes de Gaza. Isto influencia desde atividades básicas como cozinhar e conservar alimentos até a operação de hospitais, escolas e outros serviços essenciais. A Faixa de Gaza está frequentemente no centro de conflitos entre Israel e o Hamas. Esses conflitos são a causa da crise. De novo, o problema está no Hamas.
Gaza é uma região com autodeterminação onde seu governo é inimigo mortal de Israel. Israel não tem obrigação em ajudar inimigos, se o faz é por uma visão humanitária onde reconhece que o Hamas não representa o povo de Gaza.
Assim como nas "outras histórias" de outros paÃses as pessoas tomam o partido, a versão da história que mais lhes convém . No caso da Palestina, os pro-Israel parecem querer forçar um apagão da história e de como os judeus chegaram na Palestina. Sem o gênese da ocupação, não há história certa certa. Só arroubos deacelebradoa e amnesias pragmáticas.
A verdade é que Ãrabes e Judeus se detestam e seriam felizes se um ou outro fosse exterminado. Não existe solução diplomática. Próxima guerra à vista: Ãndia e Paquistão. Anotem.
Gaza já virou até tripa....
Gueto de Varsóvia, Gueto de Gaza. A História se repete em suas tragédias.
Mais de dois milhões de habitantes vivendo confinados em uma área das maiores densidades populacionais do mundo, em total estado de miséria, com alimentos, água e energia racionadas pela "boa vontade" de Israel, sem qualquer perspectiva de progresso, em sofrimento indescritÃvel. Esse é o berço das atrocidades do Hamas.
Comparação absurda, Gaza tem autodeterminação com governo próprio, ajuda humanitária, armas, etc...
Nunca antes em toda a história da humanidade se viu um massacre como este: uma crônica anunciada (e programada) da matança e destruição. Israel promove um verdadeiro genocÃdio contra o povo palestino. Um novo holocausto.
Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido éÿ ser o opressor... — Paulo Freire.
Excelente artigo. Israel não pode agir desta forma a não ser que aceitemos a morte e tortura de 2 milhões de seres humanos. Pois se assim agir estará se igualando a organização terrorista Hamas.
Já la igualou várias vezes. A repercussão maior é porque é Hamas.
A carnificina est[á anunciada. Talvez venhamos a falar de um novo povo que tinha um território mas não era uma nação, agora o que sobrar deste povo deverá se espalhar pelos desertos e algures por aÃ. Era tudo que Israel desejava, um Hamas vira-lata se metendo com o dragão.
Não vai ser fácil nem tão linear.
Horrendo. Muito pior que o holocausto; vingança neo-nazista. Hoje vemos humanos protegerem cães de rua, contudo, o mundo inteiro faz vista grossa ao extermÃnio de pessoas historicamente oprimidas. Sem dúvida, o inferno é aqui.
Oprimido é o povo judeu pelos atos terroristas do Hamas que não aceita dois estados. Se o Hamas fosse forte , hoje não existiria judeus em Israel. O hamas precisa ser destruido
É gueto de Varsóvia dos palestinos, logo logo vira o Auschwitz dos palestinos, o mundo não gira, capota.
Em pleno sec.XXI, a Lei de Taliao permanece viva.
Terroristas dos dois lados Â…
o colunista tem lado, é um claro simpatizante dos palestinos, falta coragem para assumir publicamente. Força Vinicius, sai do armario
Jornalismo não tem lado, só a verdade.
Esse Pedro Luis vive dentro de um biombo...
Impressionante vc pedir que " o outro" saia do armário! A que ponto chegamos, meu Deus...
Ele está do lado , creio eu ,que tb estou, dos que sofrem há décadas de dores inimagináveis, humilhações, toda sorte de violência e desmandos do mais forte, do que tem mais dinheiro, armas e poder. Enfim ...ele está do lado dos HUMANOS.
Caro Pedro, as notÃcias que nos chegam são terrÃveis e nos fazem de um jeito ou de outro tomar um lado da estória, dificil se isentar tamanha a barbárie. No entanto, o jornalista está descrevendo os fatos, ele não os inventou. Diante deles, tenho certeza que não duvida que tal crise humanitária exista. Cuidado para não se desumanizar, meu irmão.
Muito corajoso o artigo. Infelizmente as vozes q gritam contra o morticÃnio em Gaza estão sendo sufocadas e Israel fará a solução final do povo palestino. Muito triste tudo isso.
Israel luta contra o terrorismo do Hamas não contra o povo palestino. Israel precisa se defender dessas atrocidades
Não fará nada disso, mas vai desentocar o Hamas e lidar com ele.
A estratégia de Israel de assédio em fogo brando parece enfim estar dando resultados. Deve esmagar o Hamas e depois continuar o avanço na Cisjordânia. Trata-se de uma potência expansionista, como a Rússia, mas pró ocidente. Se os árabes aos poucos vão abandonando os palestinos, quem vai querer se meter na confusão? O tamanho do inevitável no caso será aquele que Israel quiser.
Um horror, mesmo!
A condenação dos palestinos , veio com a criação do Estado de Israel apartir de 1948, de lá pra cá , O sionismo impôs a Babárie com apartheid social , usurpação de terras, degredo de milhões de palestinos. A violência sempre foi respondida com violência neste caso ! Ou cria-se um Estado palestino reconhecido pelas nações! Ou Jamais alcaçaram a tão almejada Paz no Oriente médio!Israel começa a isolar-se como nação !
Meu caro, há um paÃs palestino, reconhecido por Israel e governado pelo Fatah normalmente. O problema é que a faixa de Gaza é governada pelo Hamas, uma organização terrorista que nega a Israel o direito de existir. Não discutimos mais questões dos anos 80 ou 90, a questão aqui é o combate a uma organização terrorista.
Um eventual massacre de civis nessa faixa além de caracterizar crime de guerra que viola as convenções internacionais, irá gerar um ódio ainda maior da comunidade árabe contra os judeus, ou resumindo a história, Israel está numa verdadeira saia justa
Israel é uma potência de base tecnológica com recursos para re - construir relações mais humanas com seus vizinhos menos favorecidos. Porém, a involução ética de certos grupos da sua população relembra a negativa de existência por trás da construção de guetos na segunda guerra mundial. O povo israelense poderia fazer diferente e o povo palestino poderia viver e não sobreviver.
É não Adailson. Acredito que não haja povo que tendo sofrido no passado trate melhor outros povos em função da lembrança daquele sofrimento.
Pois é Alberto, sofreram horrores mas não aprenderam com isso, pelo jeito só pensam em vingança
Poderia fazer diferente? Será mesmo? Os judeus sofreram por séculos em regiões cristãs, mas os povos oprimidos dificilmente possuiriam uma natureza humana melhor que a média, ainda que a simpatia que despertam nos sugira o contrário. Essa obsessão por separar os grupos ou as pessoas em bons e maus, tão persistente, atrapalha o diálogo produtivo.
Nota corajosa do Vinicius, faz tempo que a causa palestina está fora do radar dos occidentais numa região onde parece ter cidadãos de primeira e quarta categoria. Devemos condenar a matança terrorista de um lado e do outro.
No oriente médio a palavra democracia não é pronunciada, dizem que Israel é democrático, porém para os judeus, pois o governo controla de forma ditatorial a Cisjordânia, com o aumento diário de assentamentos judeus e favelizacão dos palestinos, por não possuÃrem o controle total de Gaza, os judeus são cruéis no que controlam, o Bibi quer ex_terminar aquele povo.
Os sobreviventes do holocausto justificam-no.
E vice versa.
Os integrantes do Hamas a está altura já devem estar faz tempo abrigados em seus túneis secretos. Quem na prática está sendo bombardeado são os civis palestinos, estes que ficam na superfÃcie e vêem suas casas serem destruÃdas pelos "mocinhos" israelenses
Onde esta' o Crescente/Cruz Vermelha para nos informar sobre criancas, mulheres, idosos e outros sequestrados! Para Israel cada ser humano importa ! Ao contrario do terrorista Hamas! Proxys do Ira, causador de todo esse caos !
Para Israel cada ser humano importa, desde que ele seja judeu. O cinismo dos sionistas de extrema-direita, assim como o seu ódio é infinito.
Você não soube da morte de 5 membros do crescente vermelho?
Para Israel cada ser humano importa, nem tu acreditas nisso.
Tenho sérias dúvidas se nesse ataque a ideia, a estratégia, os armamentos e o momento do ataque tenham partido apenas da liderança do Hamas. Há um escorpião debaixo desse tapete, um infiltrado que ganhou sua confiança ao ponto de seguirem suas orientações sem pesar as consequências catastróficas que recairiam sobre o povo palestino. Aà cabe a pergunta: a quem interessa fomentar guerras, sem as quais sua economia não sobrevive? Onde está instalada a maior indústria armamentista do mundo?
Irã? Para impedir as negociações entre Israel e Arábia? Ie poriam fim às hostilidades na região?
O pior é que os europeus e os americanos apoiam Gaza ser varrida do mapa. Até parece que os israelenses vão mesmo conseguir capturar os mentores dos ataques ou os principais extremistas. Eles já devem ter fugido há dias do paÃs. Mas como Netanyahu quer ampliar o caos para não ficar em evidência só pelos seus erros, vai promover uma carni ficina sem ligar a mÃnima para crianças e idosos mortos. Mostra os seus mortos mas não vai mostrar os palestinos mortos. O mundo está apoiando o massacre.
Não Gaudino, Gaza nunca valeu a pena. Estão desentocando o Hamas. Esse câncer terá de prestar contas.
O objetivo é a conquista de territórios.
Deus da carnificina. Destruição localizada, cirúrgica. Riscos calculáveis.
Israel, com esse comportamento criminoso e bestial atrai a ira contra eles e justifica a ação e atitude do Adolfo Ritháli, lamentável.
Cuidado, anti-semitas, a suástica está aparecendo.
Israel estado terrorista. O Irã judeu
Você perdeu o juÃzo?!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Um exemplo de como Israel pode sufocar Gaza até a morte Voltar
Comente este texto