Demétrio Magnoli > Israel, 'o judeu das nações' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Eu acho estranho um colunista de um bom jornal classificar seus adversários polÃticos de idiotas, afinal não estou ouvindo papo de boteco, mas lendo um jornal cuja assinatura eu ainda pago. Quando trazemos o sarrafo ao nÃvel da FSP e do Dr. Magnoli, tudo é possÃvel. Arrogância e inteligência são coisas bem distintas.
Ok, até agora só reclamou e não argumentou nada.
Curioso que a grita justificada, diga-se, contra o antissemitismo é sempre vocalizada por gente como o colunista. Israel é um tema complexo e por isso envolve tanta paixão em seu debate. Já quando o assunto são outros tipos de práticas discriminatórias abundantes na nossa sociedade, pessoas como o colunista tratam de assuntos alheios a isso, o quilombola assassinado é menos importante, o indÃgena famélico não é digno de nota, o paÃs que mais mata pessoas trans é só paisagem. Por que, né?
Concordo no mérito, existe antissemitismo. A esquerda tende a ser antissemita. O que me incomoda é o subtexto, por que o colunista se detém tanto ao tratar do flagelo do antissemitismo enquanto passa ao largo do sofrimento palestino? Por que exatamente esse senhor preza tanto o lado mais poderoso enquanto trata superficialmente de forma sistemática temas relacionados a atores mais fracos envolvidos em conflitos ou até em massacres?
Ok, posso considerar que, ao menos dessa vez, você concorda com o colunista?
Que pena para o colunista, a coluna saiu antes do ultimato para descolar 1 milhão de pessoas em Gaza. E vão bombardear mesmo. Por sorte do colunista, no on line dá pra editar, fazer um PS. Não deve fazer.
apesar de ser um artigo feito para enfurecer a esquerda, é preciso enfiar o dedo na ferida para ver se alguma mudança ocorre - o distanciamento da legitima causa palestina e de quem a apoia do Hamas. e botar pressao sobre o único pais que tem poder de voz sobre este grupo, o Irã - ainda que em minha opinião ele seja o maior interessado em ver as coisas pegarem fogo ali na região.
Demetrio só faltou falar Deus, Pátria e famÃlia. Fascismo na veia. Demetrio coisa complexa, só se resolve em mesa de negociação, ou mesa de bar ou até em mesa de banco (money talks?), fora isto tudo e a sua ignorância ou até sua ideologia falando alto e sem sentido
Sim, porque é muito razoável querer negociar com um grupo terroristas que massacra civis como o Hamas e que tem como regra em seu estatuto o fim do estado de Israel. NINGUÉM negociaria com esse tipo de gente.
Leu o texto ou foi só uma reação espasmódica? Se leu, sinto dizer, não entendeu.
O " povo de Deus " é a prova cabal de que vivemos num mundo bárbaro e imoral.
E o que fazer Seu Toro, com quem clama pela destruição de outros ?
É necessário destruir quem apoia e promove o terror
Poucas pessoas conseguiriam, se quisessem, ser tão medÃocres quanto Demetrio. Há uma guerra, cara. A situação é gravÃssima. As posições do Amorim quanto ao Hamas foram-se embora. Agora, a realidade é outra. Evolua, maluca. Pare com esse ódio eterno.
Alexandre, você está criticando a mim? Tem certeza?
Ô comentário de má-fé, camarada. Relaçãozinha doutrinada, não? Saia do poço, existe vida lá fora, acredite.
Exatamente. Ele vai buscar coisas para criticar o governo, Amorim, a esquerda... Uma pena usar a guerra para isso...Muita evolução a se esperar desse colunista.
Só falto a Demetrio falar de Bolsonaro, seu artigo mostra seu lado diretista, fuge da razão da lógica quando ataca Lula e o Pt. Demetrio, você mostrou que não se importa com os mortos de ambos lados, guerra não é solução, vc so se importa em publicar seu odio ao todo ou quem seja do lado de cá.
Ele começou a falar dessa guerra, só para entrar no assunto da polÃtica doméstica. A guerra foi só pano de fundo.
Que moral tem Israel após décadas de invasão e ocultação de territórios palestinos e de criar um imenso campo de concentração a céu aberto na faixa de Gaza, submetendo dor o milhões de palestinos a condições degradantes de sobrevivência??? Quem se cala diante das milhares de mortes de civis palestinos durante décadas, tanto por ações militares, como por ações polÃticas de Estado, tem moral para questionar os palestinos cronicamente oprimidos?
Mais um pouco preocupado com o drama, suas causa e soluções, sua preocupação eh tão somente encontrar brechas para atacar o que Lula e a esquerda diz. Direitos nacionais de Israel... Que direito eh esse Demétrio? Colonizar aquela terra ocupada por árabes há milênio e expandir seu território até a eliminação completa do outro? Se não for luta armada contra Israel ( não estou dizendo contra civis) vai ser o que? Luta polÃtica? Palestinos podem participar da vida polÃtica de Israel? Queria entender
A verdade cruel para os jornalistas do Consórcio Nacional de Imprensa brasileiro e a sua real insignificância em relação ao Mundo, sabem de tudo, dão palpites em tudo, tiram ou colocam presidentes e no fundo, no fundo, não resolvem nada, o "Hamas" brasileiro continua atuando, libertando condenados e soltando Chefões do Trafico.
Excelente artigo de Magnoli! Muito sensato e de alto nÃvel.
Parabéns Demétrio, alguém tem que por o dedo nessa ferida, terrorismo é terrorismo, com ou sem definição da ONU. Sequestrar e matar civis a tÃtulo de obter direitos é coisa de bárbaros.
“ A prolongada ocupação dos territórios palestinos envenenou a vida polÃtica israelense”, entre outras pérolas. Ou seja, Magnoli legitima a ocupação, o problema, avalia, é q foi por muito longa, décadas. Essa longa ocupação, lamenta, envenenou a polÃtica israelense. Fez mas q isso. Usurpou terras, direitos, matou, torturou e humilhou milhares de palestinos, mulheres, jovens e crianças. Sim, o Hamas é um grupo q comete terrorismo. Israel, um Estado q alimenta o terrorismo e comete genocÃdio.
Aplausos!!!!!
Concordo. E entre o terrorismo do Hamas e o facismo do estado judeu, morrem um monte de civis inocentes dos dois lados.
Se Israel é o "judeu das nações" o que é a Palestina, Demétrio?
O povo de Israel é perseguido a vários séculos . Tornou-se uma nação democrática. Agora se vê dominada pela extrema direita , que traz intenso sofrimento. Aliás toda ideologia extremista contribui com ódio nas relações humanas.
Artigo sensato e em alto nÃvel do inÃcio ao fim: A entidade Hamas tem um poder ditatorial sobre os palestinos, é terrorista, e traz a polarização sob medida para o horroroso Netanyahu, e é inaceitável que Israel reduza a pó dois milhões de civis.
E como a história se repete tristemente surge o gueto de Varsóvia. Promovida por quase 40 anos pelos sionistas. Vamos passar pano até a tragédia se instalar e vamos passar pano pois eles tem direitos...
Absurdo é tu não entender ou fingir que não entende a comparação com Gueto, que é onde vivem os palestinos em Gaza
Israel conquistou Gaza do Egito e devolveu -a para os palestinos em 2005. Paralelo com gueto de Varsóvia absurdo
O conflito Israel/Palestina existe antes do PT ser fundado. Mas, o colonialista DecÃmétrio MagnDireitox aproveita para ab-usar de qualquer argumento para atacar a esquerda. Por que, quando se refere ao NetanyaKu, ele não fala que é um idiota ou outro adjetivo pejorativo? Esse golpe baixo é usado só com a esquerda, DecÃmétrio? Norman Fairclough explica.
Geógrafo ou historiador. Articulista, pega um colega historiador pelo braço e conversa com ele por alguns minutos sobre a historicidade do local. E como se deu o surgimento do estado sionista. Entender o fato atual pelo rabo é de uma falta de capacidade analÃtica chocante
Estado Sionista? Israel é do tempo bem antes de Cristo. Sionismo é o movimento da volta dos judeus para sua terra natal.
Eu sou historiador e confirmo o q ele escreveu. A história nunca é apenas uma narrativa.
Inclusive o tÃtulo da matéria é enganador
Não só o tÃtulo....O articulista Demérito tb!
Demétrio Magnoli tem uma excitação tão tola, que se esquece que a esquerda não está em pauta e sim a ação do Estado Brasileiro, como Presidente do Conselho de Segurança e com isso precisa usar luvas de pelica pra não melindrar nenhum dos dois lados, que agem irracionalmente, ambos movidos por ódio, penalizando suas populações. Parabéns ao Governo que faz a coisa certa nesse momento. Assim como a esquerda fez a coisa certa no momento em que deu apoio ao povo palestino. Todos precisam de paz.
Mundo de monstros, não de seres humanos, onde morrem crianças e inocentes!
Uai, só Israel tem direitos?
Ou seja, então Israel tem o direito de usar a mesma prática terrorista que condena? Inclusive fazendo o seu próprio cerco à versão do Gueto de Varsóvia?
Óbvio que não. Do mesmo jeito que o Hamas tem o direito de escolher o terror ,Israel tem o direito de se defender eliminando os.
Hamas não tem qualquer respeito pela vida. Seja a dos seus adversários, seja a do próprio povo palestino, utilizado como escudo contra-ofensiva esperada de um ataque covarde. Não pode ser considerado grupo de resistência ou partido polÃtico, tampouco deve representar o povo palestino.
Sensacional! Na ânsia de reafirmar suas ideologias, esses elementos afagam a barbárie, ou coisa pior. Bússola moral defeituosa, falta de espinha dorsal ou as duas coisas?
Vindo de Demétrio Magnoli, não dava para esperar nenhum tipo de analise interessante ou aprofundada sobre o assunto. Mais um artigo para circular nos whatsapps das direitonas...
Talvez sofisticado demais. Seria melhor se ele tivesse desenhado?
Porcaria de artigo.
De fato, a verdade perturba.
O comentarista desconhece a historia. Infeliz ao tonar partido por Israel. Completamente infeliz
O editorialista teve desta vez o bom censo da avaliação do momento, o terror do Hamas faz mal para os palestinos . Promove o direito avassalador de Israel de auto defesa. Israel tem que eliminar os assassinos de seu povo.
Qual história? Diga o que ele desconhece ao invés de lançar questionamentos vazios. Se ele não tem razão, demonstre.
Artigo infeliz. Seria proposital ou compromisso ideológico ? De qualquer forma perderá leitores por sua ambiguidade...mordeu e assoprou. Meu comentário...Nesta nova guerra, o ódio é o senhor das ações. Ninguém age por direitos. Agem por vingança.
Se agissem por vingança, Gaza não existiria mais.
Meu caro decrépito magnoli, a faixa de Gaza não passa de um gueto de Varsóvia dos dias de hoje e agora vai ser promovido a Auschwitz, os judeus não aprenderam nada com o sofrimento que passaram .
Alexandre, você me viu apoiando alguém? Numa guerra ninguém é inocente, alguém já falou que na guerra a primeira vÃtima é a verdade e se alguém está cometendo ou vai cometer um genocÃdio, ao que tudo indica são os judeus, ou seja, quem está apoiando genocidas mesmo?
Os judeus não saÃam do gueto de Varsóvia para matar mulheres e crianças, incluindo bebês, em suas próprias casas. Quem apoia genocidas, genocida é. Desfilar com a suástica é crime, camarada.
Exatamente
Texto elucidador escrito por um respeitado conhecedor da causa Palestina, desta vez Demétrio acertou em sua explanação sobre as consequências de atos terroristas. O Hamas é um câncer entre o povo palestino que não deseja jamais a paz com Israel. Parabens Demétrio, surpreendente.
Cite lá a história que ele desconhece, ao invés de lançar alegações, moça. Tente encaixar uma contra argumentação que valha.
O texto dele só demonstra um profundo desconhecimento da história. E pior: impregnado de ideologia.
Este artigo é de dar ânsia de vômito! Análise rasa e deplorável do contexto de uma guerra que já se estende há décadas. Demétrio e a Folha se merecem.
Alexandre, você percebeu q só você tá defendendo a criatura que escreveu o artigo? Aparentemente você está na contra mão da história, assim como o articulista
Tome um engov. Um antes, outro depois, pois ouvir a razão pode ser desconfortável.
Da pena deste colunista.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Camarada, se essa é toda sua base de argumentação a Folha deveria criar a seção boyzinho.
Esse Magnoli me parece um sábio de quatro patas!
Os judeus têm direito ao seu "Lar Nacional", como defendeu Theodor Herzl, mas os palestinos também têm que ter, pelo menos na Faixa de Gaza bloqueada, desde 2007,e na Cisjordânia ocupada, desde 1967.
O articulista, mentiroso comprovado, mais uma vez revela sua desonestidade intelectual... Só me ocorre como resposta uma frase de Brecht: "Diz-se de um rio que ele é violento, mas ninguém chama de violentas as margens que o oprimem".
Falou, falou mas não apontou os erros.
Quando um jornalista ou qualquer pessoa se coloca na posição de "juiz implacável" ou dono da verdade dá nisso. Um artigo claramente tendencioso.
Ele não se colocou como juiz e muito menos dono da verdade. Ouvir opiniões diferentes machuca os intolerantes e bitolados em sua ignorância.
Demétrio, esta é a última vez que leio um artigo seu. Já li bem melhores. O ser humano é uma espécie que sempre surpreende, ora pela inteligência, ora por seu oposto. Seu perfil está se assemelhando bastante aos fariseus do tempo de Jesus.
Eu idem. Nao jmaginava ouvir tanta abobrinha.
Em outro momento até poderia aceitar tal análise. Mas, agora é hora de clamor pela paz, interromper a morte de civis que, como se vê, dói ainda mais quando vemos crianças aterrorizadas, tristes, feridas ou mortas, de ambos os lados. Deus, tenha piedade dos ausentes de empatia. Não à guerra. ONU pela paz!. ONU pelos direitos da autonomia dos dois povos.!!! Do contrário serão dizimados os inocentes e será dizimada toda a palestina.
Em outro momento até poderia aceitar tal análise. Mas agora é hora de clamor pela paz, interromper a morte de civis que, como se vê, dói ainda mais quando vemos crianças aterrorizadas, tristes, feridas ou mortas. Deus, tenha piedade dos ausentes de empatia. Não à guerra. ONU pela paz!. ONU pelos direitos da autonomia dos dois povos.!!! Do contrário serão dizimados os inocentes e será dizimada toda a palestina.
Senhor Demétrio, não seria melhor parar de vomitar esse ódio direitista e fazer uma análise concreta dos motivos desta imunda guerra?
Precisa de dicionário, camarada?
Como o autor denominaria, com honestidade, o governo de Benjamin Netanyahu ?
Que manobra esperta para implicar a esquerda! Que desserviço para os ares de democracia depois de experimentarmos a barbárie da extrema direita. O autor revela seus profundos desejos e ideais no texto e no subtexto. "Que Deus nos proteja da maldade de gente boa!"
Depois de afirmar q o movimento negro criou o racismo no Brasil, agora vem babando, ajeitando a testa e as sobrancelhas, pra dizer q Lula aprova a matança de civis israelenses!
Magnoli você é lamentável dá engulhos seus artigos direcionados. Arauto da extrema direita.
Porque a FSP dá espaço para tanta desinformação e propaganda polÃtica através de idiotas como este é que não entendo...
Pode ser que seja para contrapor o que chamam de esquerda. Ele parece representar um papel. Só que é canastrão. Haja visto as derrapadas que tem dado nos "embates" com o Camarote na Globo News...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Israel, 'o judeu das nações' Voltar
Comente este texto