Mariliz Pereira Jorge > De Israel para o Brasil o alívio de ter os meus de volta Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Espero que esta Sra se posicione sobre o genocÃdio do povo palestino.
Eu também estou no aguardo.
Pro alÃvio verdadeiro existir, para todos os que estão soferendo, coisa impossÃvel considerando toda a cadeia de erros envolvida, terÃamos que extirpar todo o colonialismo histórico que é responsável bela banalização da barbárie amplamente praticada pelos judeus sionistas e naturalizada pela mÃdia e pelas potências ocidentais colonizadoras e fundadoras das relações desiguais entre Israel e o Povo da Palestina. Fica fácil lacrar com narrativas assim que contam só um lado do conflito.
Pro alÃvio verdadeiro existir, para todos os que estão oferendo, coisa impossÃvel considerando toda a cadeia de erros envolvida, terÃamos que extirpar todo o colonialismo histórico que é responsável bela banalização da barbárie amplamente praticada pelos judeus sionistas e naturalizada pela mÃdia e pelas potências ocidentais colonizadoras e fundadoras das relações desiguais entre Israel e o Povo da Palestina. Fica fácil lacrar com narrativas assim que contam só um lado do conflito.
Nada justifica os atos de barbáries terroristas dos Hamas e de nenhum outro grupo! Inclui nisso a crueldade de Pútin na injustificada guerra contra o povo ucraniano! Chega de tiranos: venezuelanos, cubanos, nicaraguenses, coreenses do norte....
Espero que não sejam fanáticos bolsonaristas.
Fico muito feliz com este gasto de dinheiro público. Pago com prazer a vinda dos que fugiram do horror em israel e desejo que os que estão em Gaza tenho a mesma possibilidade de estar em nossa terra. Que bom que recursos do contribuinte estão sendo usados para esta causa.
Não estou discutindo o governo israelense, Apenas desejando que as gestões do nosso Itamarati tenham êxito.
Ao que tudo indica, os que estão em Gaza não terão a mesma sorte, graças à intransigência do governo israelense.
Não há antissemitismo em criticar ações de Israel, isso é desonestidade intelectual pra fugir do tema. Leia as informações de que o governo de extrema direita de Israel atuou pra fortalecer o Hamas, deu força ao inimigo pra inviabilizar o acordo de 2 estados. Não justifica ataques terroristas, ajuda a explicar porque foi tão fácil entrar. Segurança insuficiente no sul, onde a oposição tem maioria.
José, eu não disse isso, as notÃcias confirmam. A extrema direita israelense fortaleceu o hamas contra a ANP, deu no que deu. Quanto a massacre já tá ruim de falar de um lado só.
Hercilio, não estou distorcendo suas palavras. Seu raciocÃnio aponta a culpa dos judeus pelo massacre que sofreram.
José Cardoso simplesmente fez o mesmo que a colunista. Distorceu minhas palavras. Não quer enfrentar o debate. Tem de buscar a libertação dos reféns, e não é matando 1 mil por dia que vai resolver. Vai perder apoio.
Há anti-semitismo em culpar judeus pelo genocÃdio (mil mortos em um dia!) de judeus, como você está fazendo.
Quando seus sogros vão pedir ao premier judeu pra liberar a saÃda de outros brasileiros ? Não se iluda. Judeu não tem pátria. Nasceu no Brasil ? Judeu brasileiro . Na Argentina? judeu argentino. Na Austrália ? Judeu australiano.
Esse Mário quando calado é um verdadeiro gênio!
Por acaso os sogros dela tem o telefone do primeiro-ministro de Israel? Ainda que tivessem, por acaso ele os atenderia? Quando ao não ter pátria aà voltamos ao velho e mal antijudaÃsmo de sempre.
Amigos judeus
Pra vc só já deus podem sair da zona da guerra ? Vc não tem ideia de quantos aninhos gos judeus eu tenho . Vá cheirar o bozó.
Zé não enche o saco.
Podia ter disfarçado mais seu anti- semitismo. Ficou muito escancarado.
São os sogros de MarÃlia Pereira Jorge ou se trata de terceiros?
Excelente texto. Quem conhece um pouco sobre Israel sabe que a maior parte da população não é religiosa - uso como comparação, muitas aspas,o catolicismo no Brasil. Os Israelitas querem viver em paz e são favoráveis a uma Palestina livre. Temos que saber separar os radicais, estes sim, se pudessem, eliminariam os palestinos. Muitos falam em tese sem nunca terem um conhecido um Israelita.
Mas quem está a falar sobre religião. A supressão sistemática daquilo que deveria ser um estado palestino é uma escolha polÃtica - e, não, religiosa - dos israelenses e de seus representantes democraticamente escolhidos. Netanyahu não está no cargo em que está por decreto divino; são os israelenses, que votaram maciçamente em partidos de extrema-direita (dentre os quais há alguns fundamentalistas religiosos), que permitiram a coalizão que botou esse nazifascista de volta ao poder.
Cara Mariliz. Gosto muito de seus textos e os acompanho sempre. Mas, agora, acredito se deixar levar por um sentimento familiar (afinal seus sogros são judeus). Ninguém, em sã consciência, aprova o ataque terrorista do grupo Hamas. Não há justificativa alguma. Entretanto você sabre que o primeiro ministro de Israel Netanyahu é um extremista radical de direita, cujo objetivo é SIM, o extermÃnio do povo palestino, e não somente do Hamas. Este atentado era de conhecimento do governo israelense!
Mas ela disse que viu nas redes uma mulher comemorando a morte de outra. Isso é inaceitável.
A frase que se inicia com a conjunção adversativa - entretanto - ilustra bem o texto da Mariliz.
Parabéns, Mariliz, pela coragem de expor a verdade.
Não tenho o e-mail do cidadão, mas ainda que eu tivesse, creio que não me atenderia.
Nair. Não Neli
Cláudio e Nair. Já mandaram um e mail pro bibi p liberar a passagem de palestinos brasileiros ? Ou só judeus tem direitos ?
Sérgio, sou anti Bolsonaro e anti extrema direita aqui ou em Israel. Já o teu antissemitismo e de tantos leitores deste jornal é cristalino.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Goldman já diz tudo a que vieste. Não negas tua raça. Semeador de ódio , bolsonarista e direitista é próprio de quem sente afinidade pelo opressor. Isso tem nome /Sindrome de Estokolme
Uma verdade incompleta. Faltou colocar o por quê os serviços de Israel não detectaram este atentado para preveni-lo, e se optaram por "deixar" acontecer a fim de justificar um represália sem limites, cujo objetivo final é a eliminação do povo palestino, e não somente do Hamas.
Eu lamento pelas pessoas israelenses e judias. Mas e o que os israelenses fazem com o povo palestino? Minha posição é pelo povo palestino sim. Principalmente porque a comunidade judaica apoiou Bolsonaro - e o genocÃdio de 700 mil que ele promoveu - e riu de uma piada sobre o peso em arrobas das populações quilombolas. Se cobra humanidade para denunciar antisemitismo, mas se prática racismo contra negros e se massacra árabes, não vou compactuar com isso! Eu tenho um lado e é o do povo Palestino.
O fato de celerados apoiarem a piada de Bolsonaro na Hebraica não significa que toda comunidade judaica concordasse com ele e menos ainda justifica a ação do Hamas em território israelense. Do mesmo modo que a ação do Hamas não justifica o que se está fazendo agora.
Apoiado Felipe. Faço minhas as suas palavras!
A depender do bozó e de sua turma, nosso paÃs seria uma gaza também.
Neli . Foram os milicos q não conseguem nem tomar conta das próprias armas . Vá p Israel lutar na linha de frente. Ainda diz q votou Lula. Se liga.
Quem começou a divisão do Brasil em nós versus eles não foi o boiadeiro anterior. Pesquise a História do Brasil nos últimos quarenta anos.
Que essa barbárie bilateral termine logo!
Essa romanidade. Chega de preconceito contra os bárbaros, já foram todos exterminados, (rs).
É neste momento que eu como cidadão brasileiro, reprovo as iniciativas do golpe de 8 de janeiro no Brasil! Viva o Brasil, que não sofremos com guerras iguais as da Europa e de Israel e Palestinos do Hamas. Creio que há bicho feio por aqui, torcendo para que um dia nosso paÃs perca o bom senso, e importa as barbárie de outros continentes! Sei que desde antes de Cristo, as guerras faz parte da" humanidade", mas jamais devemos nos conformar com elas.
Que eles sejam felizes aqui no Brasil e se sintam em casa. Triste momento que o mundo passa , com extremistas praticando toda sorte de terror e atrocidades. Por fim , parabéns ao governo do Presidente Lula por reconhecer a gravidade da situacao e pela agilidade em repatriar nossos compatriotas .
Está certa! CertÃssima Mariliz em comemorar a volta de dois familiares. Você está expressando a alegria de todos aqueles em Israel e em Gaza que tiveram o retorno dos seus. O Hamas é terrorismo e maldade pura! Não há como ter solidariedade com seres tão perversos! Não têm nada a ver com o povo palestino. Mais cedo ou mais tarde saberemos a quem servem esses seres do mal. Enquanto isso não acontece, não podemos aceitar o mal.
Concordo sobre o Hamas? Mas e quanto a Israel? Qual a responsabilidade de um governo - Estado que comete inúmeras @tr0cidad3s por décadas?
Lindo texto MarÃliz. A questão humana transcende qualquer julgamento. Longe do terrorismo do Hamas ou do populismo de direita do governo de Israel (estas duas faces da mesma moeda me dão náuseas), vc coloca esta bem focada visão humanitária na história de seus sogros, não esquecendo do povo Gaza. Que Javé é Alá estejam com todos nós.
Só haverá paz quando Israel aceitar um Estado palestino e os palestinos aceitarem o Estado de Israel. E é isso, exatamente, o que os extremistas dos dois lados NÃO querem que aconteça. Enquanto isso, a carnificina continua;;;
Tenho ficado impressionado com a "politização" que tem acometido as pessoas. Seja em eventos climáticos ou ataques contra a vida de inocentes. A natureza apresenta eventos que chamamos catastróficos. Os poderosos, pelo poder, produzem muito mais, sejam os de esquerda, direita, terroristas e sei lá mais o quê. Por favor, não misturem alhos com bugalhos!
Acho que a palavra "politização" está mudando de significado e virando uma espécie de xingamento, relacionado com intolerância e ignorância. No dicionário politização é "processo de tornar (alguém ou grupo) capaz de reconhecer a importância do pensamento ou ação polÃtica". Nesta acepção não é ofensa, mas reconhecimento da capacidade de analisar e criticar.
Mais um texto egoÃsta.
Não. Mais um texto onde ela mostra o alÃvio por sua gente. AlÃvio que imagino qualquer um sentiria.
Texto irrepreensÃvel, Mariliz. Mas, que vc mexeu num vespeiro, isso mexeu. Os antissemitas vieram com fúria aos comentários.
Então ser contra um governo nazista de extrema direita como o de Israel é ser antissemita?! Ele é o maior responsável por este atentado, com suas ações de sufocamento ao povo palestino. Mas como o palestino é pobre sem qualquer poder, podem ser massacrados, afinal, para muitas pessoas, inclusive aqui no Brasil, para cada palestino morto, menos um terrorista em potencial. É como comparar todo favelado à um traficante.
Tratar o povo palestino como se estivessem em um campo de concentração, expulsá-los de seus territórios milenarmente ocupados, causar a morte de sua população.. Todos estes atos praticados por israel na sua cabeção são o que? Aceitáveis? Normais? Não julgue as pessoas pela aversão e repulsa que vcs mesmos atraem com suas atitudes terroristas e genocidas. Ninguém é imune a crÃticas, notadamente qndo praticam crimes contra a humanidade e agem como criminosos.
Por que judeus estariam a salvo de crÃticas? E quando Israel massacra um povo há 70 anos? Que nome tem isso? Ah, não tem né? Entendi: só judeus são dignos de compaixão. E se não dissermos isso somos antissemitas, não é verdade?
Vergonha Vergonha Vergonha Vidas Palestinas não Importam , são Coisas , são Bichos , são Animais , São Baratas , temos que Exterminá-los ! Um PaÃs , Ocupado , um Campo de Concentração a Céu aberto , Seres Humanos sem a menor condição de Existência , um Horror , que para “ Justificar “ tal Barbárie , temos Que ter uma “ Jornalista “ que além de EgoÃsmo demonstra Desconhecimento Histórico !
Exatamente, Edgar.
Perfeito,Mariliz. Receba um abraço fraterno prlo sofrimento de sua famÃlia. Sinto muito.
Claudio, sem querer entrar em campeonato de quem mata mais, dê uma olhada no que foi feito com o povo palestino desde o inÃcio da colonização por ocupação do sionismo. Se hoje existe uma organização terrorista chamada Hamas, ela foi precedida por outras organizações terroristas no passado, Irgun, Hagana e o bando Stern. Hanna Arendt já alertava, em seu "Origem do totalitarismo" que a limpeza étnica da Palestina faria surgir bandos de revoltados a espalhar violência como meio de reparação.
"Dor episódica": soldados queimados, bebês decapitados, famÃlias inteiras trucidadas... é, no dos outros não arde...
Perfeito, Ronaldo!
Como proceder quando minha solidariedade aos israelenses fortalece a "vingança" declarada por Netanyahu? Abaixo o gueto de Gaza!! Vida longa aos irmãos palestinos e israelenses, em dois paÃses, livres de Netanyahu's e Hamas.
Esse é o melhor comentário que li. Nem lerei os demais por desnecessários que são.
"Judeus de todas as nacionalidades"? Se votaram no Netaniahu podem sim "ser culpados".
Criticar a polÃtica terrorista do Estado de Israel não tem nada de antissemitismo, Sra Mariliz. Precisamos separar o governo fundamentalista israelense do povo judeu ou não judeu habitante de Israel, que nao necessariamente concorda com o governo de turno.
80% do povo Israelita está contra Netanyahu e sua polÃtica! Espero que seja logo afastado e responda por todos os crimes!
Perfeito, Karina!
A ideia seria acreditar que os palestinos também tenham um casal de sogros fofos. No dia a dia as diferenças vem exatamente disso, a falta de percepção de que todos somos absolutamente iguais, não somos melhores e nem piores. Daà a preocupação diária com a justiça, livre de todos os bairrismos e preconceitos de qualquer natureza.
Exato, deverÃamos estar horrorizados com o lançamento de mÃsseis táticos por um governo democrático sobre uma escola da ONU, matando crianças e professores, e o quanto isso é só um exemplo de como o ataque de Israel a Gaza é apenas vingança, e não operação cirúrgica contra alvos terroristas.
A questão Marcelo é que aos palestinos não é permitido ter idosos, adultos ou crianças fofas. Todos são terroristas até que se prove o contrário. Coincidência não é que a extrema direita brasileira proponha a mesma polÃtica preconceituosa nas comunidades pobres do Brasil.
Toda a razão. Está insuportável. Não quero mais viver no Brasil porque ... entendo a lingua! Entendo o preconceito, a ignorancia, a indignidade, ditos com a aparência de ponderação. A esquerda, em quem votei, é um poço de antisemitismo. A direita é um poço de ignorancia.
Realmente um texto feliz e sensato.
Sim, agradeça ao governo Lula que a colunista tanto crÃtica. E, não é anti-semitismo que você está vendo, é antisionismo expansionista, um estado que já foi social democrata e se tornou um braço armado dos EUA no oriente médio, oprimindo e espoliando território dos palestinos. Já fui simpático à causa sionista, hoje vejo o quanto estava errado.
Tem gente que vive muito e nada aprende.
Luiz ao digitar meu voto ,em vinte e dois ,não deletei meu conhecimento em Direito do Estado em história do Direito e, principalmente, meu conhecimento polÃtico! Aprendi em minha vida que polÃtico é para ser cobrado e não idolatrado! O lula não fez mais do que obrigação, como também o bolsonaro não fez mais do que obrigação ter tirado brasileiros da Ucrânia e de Wuhan. O meu único fanatismo é pelo Santos .
É só falar bem do Lula que aparece a Neli para por reparo, para desmerecer.
É dever do Presidente, seja quem for, trazer o brasileiro quando está numa zona de conflito. Não foi a primeira vez e , infelizmente, nem será a última vez!
Mais um texto sensÃvel da Mariliz - enquanto o brasileiro, sem qualquer solidariedade, sem perceber a dimensão dessa tragédia, a tristeza, o horror, a barbárie, se põe a torcer como se estivesse num jogo de fitebol.
Quando vejo nessa guerra estupida as ações dos "humanos", mais gosto e admiro os animais
no Brasil há muito lugares bonitos onde fazer turismo religioso - Estou tendo nomeá-los mas estou sendo censurado .
Curioso quando brancos, heteros, judeus, ricos etc sofrem o equivalente a 1% que negros, gays, árabes, muçulmanos sofrem cotidiamente, acham que a sua unha quebrada é o fim dos tempos. Qquer ato terrorista é hediondo mas os mais de 70 anos de limpeza étnica e massacres dos sionistas como Netanyahu contra palestinos é desprezado pelos cheirosos. Israel e EUA estão preocupados com fontes de energia, venda de armas e a indústria da reconstrução daquilo que eles bombardearam. Apenas dinheiro!
Demagogia barata e picareta.
Qualquer vida salva ou levada para fora de perigo iminente é uma boa notÃcia. Ignoro se era essa a situação desse casal, mas que bom que eles estão no Brasil, com a famÃlia. Bravo, governo Lula! Pior sorte que os sogros de Mariliz correram umas 70 pessoas que, obedecendo o ultimátum, fugiam de suas casas do norte da Faixa de Gaza - essas ai não tinham resgate nem via de saÃda - foram assassinadas pela artilharia israelense na sua fuga. Piedade, misericórdia e compaixão são para todos.
Entendo. E, ainda assim, tenho q usar a adversativa. Há um anti-semitismo criminoso, abominável. Mas a comunidade israelita em todo mundo é poderosa, unida. Tem inimigos cruéis e amigos poderosos como o Congresso americano, as armas dos EUA, seus dolares e presidentes americanos q se sucedem. Prender e até matar crianças enfrentam tanques com pedras, demolir casas de famÃlias de militantes já presos, sitiar Gaza como gueto, ocupar Cisjordânia, ignorar a ONU não ajuda a simpatia a Israel.
Tantos lugares bonitos, alegres, para visitas e até instrutivas, mas a crença leva o sujeito a israel para visita a lugares sagrados para o crente. Faz pena
Assim como portugueses roubaram o Brasil, judeus roubaram Israel.
Visitei Israel em abril de dois mil e dezessete! Passei meu aniversário em Jerusalém e Belém.! Lá não é só religião. É um local para quem ama história. Tel Aviv é uma cidade moderna, convivendo com o passado. Também visitei em dois mil e sete a SÃria, JordâniaÂ…! Quem ama história , ama o Oriente Médio. Fico mais emocionada espiritualmente visitando Aparecida!
Mas o casal do referido texto morava lá e é judeus!
obrigado presidente lula. pelo menos isso né d mariliz
É dever do Presidente do Brasil, seja quem for, trazer o nacional que está em zona de perigo. O ex ,capitão cloroquina,trouxe retirou brasileiros da Ucrânia e de Wuhan. Não fez mais do que obrigação!
Então quer dizer que não se pode criticar Israel ou os judeus? Caso se critique a pessoa será rotulada de antissemita? Curioso saber que o holocausto deu um salvo conduto para que Israel use práticas naziastas e não seja criticada. Vide o Gueto de Varsóvia, digo, de Gaza.
Greco, releia você. Ela sim tomou partido. Que o Hamas é terrorista eu não tenho dúvida. Mas como você nomearia um governo como Israel que criou um verdadeiro campo de concentração? Eu chamo de governo nazista.
Você deveria reler o texto, a autora não disse que Israel está isento de crÃticas. Ela só relatou algo fácil de observar nas redes. Qualquer postagem de solidariedade à s vÃtimas e seus parentes e amigos gera respostas indignadas como se, usando sua fala, o Hamas tivesse "salvo conduto" para matar e à s vÃtimas e os seus não fossem dignas de piedade ou compaixão pq são judeus! Quando a compaixão passa a ser seletiva a coerência passou longe e a desumanidade se instala.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > De Israel para o Brasil o alívio de ter os meus de volta Voltar
Comente este texto