Poder > Esquerda perde monopólio das ruas, vê direita sair do armário e vive paradoxo da ordem Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Marcos C Souza

    A reportagem ouviu um bando de mestres e doutores, e ninguém lembrou de dizer que as manifestações da "direita" se intensificaram por causa da corrupção descarada da Era Lula? De certa forma fico feliz em ver que a esquerda ainda não entendeu nada ... ainda não sabe de onde veio o raio que a atingiu. Enquanto quiserem explicar a realidade atual pela mofada cartilha marxista, continuarão perdendo espaço. O processo é lento, mas constante.

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      descarada é a sua hipocrisia.

  2. José Augusto Bernabé

    "As Ruas" foram dominadas pelas esquerdas porque a maioria dos brasileiros são conservadores, hoje "as ruas" são a realidade das ruas, onde nenhum brasileiro pode sair com tranquilidade, ou seja, as "esquerdas" mesmo com o carnaval que fizeram e fazem não resolveram absolutamente nada e não tem Projeto, além do pessoal, para resolver, por isso o paradoxo, como a realidade abstrata do Consórcio Nacional de Imprensa.

    Responda
  3. antonio de assis rocha

    Ja passou da hora da midia em geral dar matéria,manchete, destacar Bolsonaro, bolsonarismo, excluir da memoria este periodo nefasto da nossa historia. Que deem enfase a qualquer outro candidato de direita, de centro, #Bolsonaro nunca mais!.

    Responda
  4. JAILSON DE BEZERRA

    Uma vez ouvi uma frase num desses filmes de terror que dizia que o tinhoso tinha a vantagem de muitos pensarem que ele não existia. Olha a extrema direita saindo do armário para provar que a frase é verdadeira. Nunca vi tanta podridão exalar da sarjeta como nos últimos tempos. Aqui no Brasil tivemos nosso quinhão de insanidade nesse governo passado. Culpa dos eleitores marginais cegos de discernimento.

    Responda
  5. André Silva de Oliveira

    Deve ter sido um espanto para a esquerda descobrir que vive em um mundo com diversidade de ideias e que é preciso levar em conta o pluralismo político. Não deixa de ser divertido notar esse espanto no rosto e na escrita e/ou análise crítica de muitos.

    Responda
  6. Bruno Sebastião Neto

    Eu tenho uma tese muito simplória para as pessoas que buscam esse caminho ,acho que tem algo meio "fetiche", de comando controle ,gostam do chicote nas suas costas, de ser comandados por uma pessoa(Homem c/ H) só pode ser isso ?

    Responda
  7. Pery Pedro

    O autor da mais uma martelada na maior mentira que a esquerda conta na América Latina desde as redemocratizações: lutávamos pela Democracia. Nunca. Em sessenta e quatro, não se esqueçam, estávamos entre duas ditaduras sanguinárias: a dos militares ou a dos guerrilheiros, que tinham um marketing melhor e a chamavam de proletariado. Nunca, nunca, lutaram pela democracia. Em 85, depois que os militares entregaram os pontos na AL toda, todos fizeram campanha pelas diretas. Aqui não colou.

    Responda
  8. Vladimir Delgado

    Cadê a menção ao período de roubalheiras bilionárias do PT quando governo? Porque a imprensa insiste em esconder isso quando promove reportagens desse tipo? É uma omissão vergonhosa. É o principal motivo da desmoralização da esquerda no Brasil. Não a toa que Lula, por onde passa ganha xingamentos. Enquanto os formadores de opinião claramente defensores dessa esquerda corrupta e ela mesma não assumirem esses crimes históricos, não irão jamais atrair novamente a simpatia da população brasileira.

    Responda
  9. vicente machado

    Não consegui ver aonde estão as razões, no texto , que justifiquem a manchete . Não houve manifestações recentes nem da esquerda e nem da direita. O que vemos hoje são manifestações virtuais. Portanto, trata- se mais uma vez, de escrever por escrever.

    Responda
  10. vicente machado

    Não consegui ver aonde estão as razões, no texto , que justifiquem a manchete . Não houve manifestações recentes nem da esquerda e nem da direita. O que vemos hoje são manifestações virtuais. Portanto, trata- se mais uma vez, de escrever por escrever.

    Responda
  11. Joao Carlos

    Nem Lula, nem Bolsonaro #Tebet2026

    Responda
  12. AILTON SOUZA

    Esquenta não quando necessário a esquerda toma as ruas do Brasil. Essa direita que vcs tanto falam foram para as ruas, o candidato a presidência usou a abusou da máquina pública, se coligou com 200 partidos e perderam as eleições. Então o problema não está na quantidade de gente nas ruas tá no mais importante o voto. Sem mi-mi-mi!

    Responda
  13. Ricardo Arantes Martins

    No Brasil "a direita" a que se refere são os truculentos que destilam ódio mortal ligado ao Coiso e filhotes. É a inutilidade administrativa com caos e morte. A "esquerda" seria a extrema corrupção petista, que teve sucessivamente a prisão de 3presidentes, 2 tesoureiros e 1 secretário e 2lideres de governo confessos Nada disso serve.

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Qual o teu lado mesmo? Qual o teu partido? Mostra tua cara . Muito cômodo ficar batendo nos outros sem mostra a cara. Vamos lá santo. Gente de bem.

  14. Hercilio Silva

    O trabalho assalariado não atrai mais o jovem. O colunista usa aplicativos como exemplos, quer dizer que se troca emprego pela possibilidade de ganhar muito pouco sem nenhuma cobertura? Dureza hein. Quanto ao sistema que a extrema direita é contra, é o sistema democrático.

    Responda
  15. Valdir Teixeira da Silva

    Correção a esquerda vai ficar mais 12 ou 16 anos no poder.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      E aí nós uniremos a argentinos e venezuelanos

  16. Valdir Teixeira da Silva

    A direita vai ficar mais 12 ou 16 anos no poder, simplesmente porque o Lula vai proporcionar crescimento econômico e renda. A direita teve sua chance de mostrar serviço, mas estavam mais interessados em deflagrar golpe de estado. A atual direita brasileira não tem como dar certo enquanto não incluir o povo no projeto de poder. Essa direita bolsonarista não acredita no povo, não gosta do Brasil, o projeto era entregar o país aos hegemônicos. Não têm nada de patriotismo nessa direita.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Você esquece que a esquerda no Brasil só funciona quando o vento está completamente à favor, leia-se, quando o mundo cresce muito e há muita demanda pros nossos produtos. Como só sabem gastar, em situações de estagnação mundial, a esquerda só entrega recessão, como bem vimos depois de 2013

  17. Antonio Melo

    Na campanha eleitoral Lula pôs mais gente na rua do q o bosonarismo derrotado, e não era com financiamento empresarial, a classe dos golpistas atávicos, históricos e corruptos. .

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Falar que a direita é corrupta mas a esquerda não é esquecer tudo que aconteceu no Brasil nos últimos 20 anos

  18. Jose Pereira

    Direita saiu do armário porque a esquerda foi extremamente corrupta

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Esse Antônio Melo é completamente descolado da realidade. Ele acha realmente que a virada de mesa do judiciário vai apagar o Mensalão e o Petrolão? Os bilhões devolvidos da Petrobras, as malas de dinheiro, os dólares na cueca? Pelo amor de Deus

    2. Antonio Melo

      A esquerda não roubou joias nem transportava drogas no avião presidencial. Os verdadeiros estão indo pra cadeia enquanto nenhum da esquerda está preso. Acorda!

    3. Antonio Melo

      A esquerda não roubou joias nem transportava drogas no avião presidencial. Os verdadeiros estão indo pra cadeia enquanto nenhum da esquerda está preso. Acorda!

  19. Claudio Luiz da Cunha

    A direita está inelegível e perdida.

    Responda
  20. José Roberto Ferreira

    Mais adequado: vê direita sair do ES_GO_TO!

    Responda
  21. ademir sampaio de campos

    Quem perdeu protagonismo foi a direita ao se aliar a um extremista despreparado e inútil. A esquerda está no poder e as pesquisas positivas comprovam o apoio da população. A mídia lavajatista tenta desesperadamente mudar a situação com notícias falsas e distorção da realidade mas quem passou pela fila do osso e cozinhou com lenha aprendeu a lição.

    Responda
    1. Domingos dos Santos

      Lula ultrapassa a esquerda e, ainda assim, ganhou por que o seu adversário era desagradável de mais. Não esqueçamos, entretanto, que a diferença foi surpreendentemente baixa para que estava competindo com JB. Se a esquerda quer ficar no poder em um país que tende à direta tem que, no mínimo, não fechar-se em bolhas abstratas que ignoram a realidade, caso contrário será esmagada por ela. Em tempo, esquerda e direta tem que se renova (ultrapassando Lula e indo ao centro; superando JB).

  22. Henrique Oliveira

    De que adianta ter o monopólio das ruas se nem conseguiu --- pela primeira vez --- reeleger o agora inelegível???

    Responda
  23. ademir sampaio de campos

    Quem tem o monopólio das ruas? O Bo#zo em BH com aquela meia dúzia de faná$ticos re$li$gi$o$sos sem cé$re$bro também não tem o monopólio de nada. A fo#ia está mais perdida que os bozo$lóides. O ga$do está sem pas$tor e sem pasto. Não suportam ver a esquerda no poder. Lula é infinitamente superior ao bozo$lóide e seus mi#quinhos ames#trados. Perdeu mané!!! Arrumem um candidato que preste e tentem de novo em 26.

    Responda
  24. osmar pavani peres

    Nós, que vocês chamam de esquerda nunca seremos omissos, como veem estamos no poder, apesar dos apelos contrários da FSP , Estadão, Globo, Record, Bandeirantes e eteceteras, o que demonstra que nós, povo , sabemos distinguir o bom e o ruim.

    Responda
  25. Petrônio Alves Filho

    A questão da segurança pública e da corrupção foi ignorada pela esquerda, apesar de ter sido nos governos do PT a aprovação das principais leis anticorrupção. As constantes denúncias nos meios de comunicação, como nunca, afetaram grandemente as esquerdas, que têm dificuldades em aceitar críticas. Lula tenta amenizar tudo isso com um discurso mais ao centro e com ações voltadas para o povo. Sem uma esquerda forte e atuante, o povo mais humilde estará órfão.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Sem uma esquerda forte, sem roubar e sem gastar mais do que arrecada, esse é o caminho da esquerda. Fora disso é alimentar a oposição, que se apropriou do tema de segurança pública, onde o partido perde em todos os estados onde governa, à falta de hierarquia e autoridade.

  26. Petrônio Alves Filho

    A questão da segurança pública e da corrupção foi ignorada pela esquerda, apesar de ter sido nos governos do PT a aprovação das principais leis anticorrupção. As constantes denúncias nos meios de comunicação, como nunca, afetaram grandemente as esquerdas, que têm dificuldades em aceitar críticas. Lula tenta amenizar tudo isso com um discurso mais ao centro e com ações voltadas para o povo. Sem uma esquerda forte e atuante, o povo mais humilde estará órfão.

    Responda
  27. Petrônio Alves Filho

    A esquerda errou ao ignorar a questão da segurança e da corrupção. Com isso, a direita conseguiu envolve-la com os bandidos e com os corruptos. Também a esquerda tem dificuldades em reconhecer os seus erros, preferindo jogá-los em colo alheio. Com um discurso mais ao centro, Lula tenta passar uma imagem mais aceitável da ideologia esquerdista à sociedade. As aparições com a bandeira do Brasil é um exemplo disso.

    Responda
  28. CELSO RIBAS

    E segue a política contínua da Folha com seus articulistas ressentidos em diminuir a esquerda no país, nada de novo.

    Responda
  29. Mauricio Borges

    Excelente análise. Eu que tenho mais de 60 e estive "na rua" por mais de 40 observei de forma parecida com essa análise sua.

    Responda
  30. Abrão Lacerda

    Quando nossa produção cultural - que é em sua maior parte música, pouca literatura e quase nenhum cinema - tinha os traços da "esquerda", ela era tinha qualidade e era significativa, projetava o país. Hoje é sertanejo, gospel e sofrência. É isso que representa os "valores" conservadores?

    Responda
  31. Felipe Vasconcelos

    Cabe uma correção. O cientista político afirmou que a esquerda tinha a hegemonia cultural do país. Tinha não, ainda tem, e continua firme e forte. Valores progressistas ligados ao identitarismo são predominantes na mídia, entretenimento, publicidade e intelectualidade. Assim, valores conservadores estão presentes na vida das pessoas comum, mas à margem "do sistema". Um artista ou intelectual tem um ônus considerável quando não se assume progressista. Mas a relação é inversa com um Uber.

    Responda
  32. Luiz Segantini

    Faltou a direiita dizer a que veio, a não ser com a política de desmonte insitucional, educacional. científico e ambiental. Liberalismos economicos por si só, pode ser feito por qq governo. O que a gente viu foi o uso de pautas atrasadas, ditas em púlpitos religiosos, com o intuito de criar massa de manobra, se utilizando de mentiras e pautas sem nenhuma base verdadeira. A Esquerda não é o paraíso, mas com certeza deixamos o inferno.

    Responda
  33. Ana Lucia Sabadell

    Eu apenas recordaria que aqui no Brasil não conseguimos fazer uma reflexão histórico- social sobre a ditadura e seus males. As ruas continuam homenagenado ditadores, as crianças (jovens hj de 20 anos) o que aprenderam sobre a ditadura nas escolas? E os meios de comunicação? Quem conhece transitional Justice, sabe que essa é uma variável de peso pra explicar a direita de hoje

    Responda
  34. Ana Lucia Sabadell

    Eu apenas recordaria que aqui no Brasil não conseguimos fazer uma reflexão histórico- social sobre a ditadura e seus males. As ruas continuam homenagenado ditadores, as crianças (jovens hj de 20 anos) o que aprenderam sobre a ditadura nas escolas? E os meios de comunicação? Quem conhece transitional Justice, sabe que essa é uma variável de peso pra explicar a direita de hoje

    Responda
  35. Reinaldo da Silva

    A matéria tem tantas aspas que, se não é risível, é ridícula do início ao fim. Pinça uma interpretação equivocada aqui outra mais adiante com leituras descontextualizadas de acontecimentos. Qual(ais) as fontes de informações crível utilizada(s)? É exigir demais, reconheço. Mas se fazer uma matéria no jornal requer apenas isso que lemos, uma pergunta é fundamental: porque colocou tantas aspas, dando a entender que não era o autor da matéria entendia? Talvez em referência a um/vários fantasmas.

    Responda
  36. José De Almeida Soares

    Extrema direita ou extrema esquerda são farinhas do mesmo saco. Ambas violentas acreditam em soluções fora da política e da justiça.

    Responda
  37. Claudio Luiz da Cunha

    Acabou a cloroquina e alfafa.....a direita está inelegível......podem chorar.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Mais um que vê a esquerda roubando ou desperdiçando o dinheiro dos seus impostos e ainda assim, aplaude. Síndrome de Estocolmo?

  38. Marco Aurelio Costa

    Quem lê a reportagem fica com a impressão que a esquerda perdeu a última eleição presidencial. No entanto, pela primeira vez na nossa história um presidente no cargo não conseguiu de reeleger, apesar do uso abusivo da máquina estatal. E LULA foi eleito pela terceira vez presidente do Brasil! A esquerda está viva e atuante, apesar das opiniões em contrário!

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Aí que vc se engana. Quando Lula se for, leva boa parte da esquerda consigo. É isso que dá o personalismo, a incapacidade de gerar sucessores viáveis, pra não fazer sombra ao grande líder

    2. Domingos dos Santos

      A eleição de Lula foi, sobretudo, uma rejeição a JB. Ele ajudou enormemente nessa empreitada. Estou falando do eleitorado que definiu a eleição, os afeitos a votar pragmaticamente à esquerda e à direita, e não os petistas, bolsonaristas etc. Lula está forte? Sim, ele tem força e precisa governar a favor de temas como economia e segurança se quiser se reeleger ou eleger sucessor. Mas que a direta está forte para caramba, no sentido de se expressar e defender suas bandeiras, não há dúvidas.

    3. bagdassar minassian

      ... sim, Marco, porém o Congresso/Lira está com o 'garrote' no pescoço do Lula e em conjuntura desfavorável, como descrito no texto, apesar da demora, dificultado, o governo está "como o velho timoneiro que no nevoeiro leva o barco devagar" e com pedágios bem caros.

  39. Evando de Abreu

    Luiz Rosa, empresas estatais existem em todo o mundo, mas nelas não se colocam políticos e outros lesa pátrias como a esquerda gosta de fazer. Essa triste mania do Lula tratar o nosso dinheiro como se fosse dele, é que está transformando este país para pior.

    Responda
    1. luis rosa

      Meu querido Evandro, no último governo as estatais estavam locumpletas por políticos e todos alinhados por ideologia partidária. Num caso emblemático, um deles está respondendo por assédio sexual e moral. Quando a Dilma tentou dispolitizar cargos em estatais foi destituída. A regra do jogo é que deve ser mudada, cargos elegíveis por carreira e aval de competência. Isto já existe na base do funcionalismo.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Muito melhor colocar políticos que encher de militares.

  40. Antonio Renato de Andrade

    Os estudiosos lançam suas férias e suas teses, mas esquecem-se da maior força mobilizadora de mentes e de ruas da história moderna: os algoritmos das redes sociais.

    Responda
    1. Antonio Renato de Andrade

      Sua posição é perfeita, Domingos. É isso! Não coloquei os algoritmos à frente das questões. Apenas com um importante fator de mobilização e uma certa modelagem cerebral que não foram citados da matéria em tela. Trabalhos publicados de Da Empoli e Jaron Lanier mostram isso com bastante clareza.

    2. Domingos dos Santos

      O algoritmo é importante, mas pô-lo a frente de tudo é apenas um auto-engano. A direta é muito forte, o desafio é reduzir a parte afeita ao autoritarismo e fazê-la organizar-se em torno de pautas coesas e boa para a nação. Não gosto dessa ênfase nas pautas dos costumes, embora, ela não seja surpreendente. A parte econômica é salutar, mas ainda tem pontos desligados da realidade e, o principal, o sistema político continua um ente a parte da sociedade, levando-a rumo ao atraso.

    3. Antonio Renato de Andrade

      Lançam suas teorias…. A FS poderia implementar um corretor temporizado por aqui.

  41. AILTON SOUZA

    Se perdeu o monopólio das ruas mas continua lutando pela democracia e direito ao voto que são a maioria. Isso que interessa!

    Responda
  42. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Florestan et caterva vão viajar no avião vip. SQN. São só pobres de direita

    Responda
  43. Neucir Valentim

    A Esquerda amadureceu e a Direita está apodrecendo cedo desde o 08 de janeiro.

    Responda
  44. Fernando Alves

    Ésquerda é sinônimo de atraso.

    Responda
    1. Luiz Segantini

      Olha neste aspecto se a direita, na sua opiniao, for sinal de avanço, faltou ela dizer a que veio, a nao ser com a política de desmonte insitucional, educacional. científico e ambiental. Liberalismos por si só, pode ser feito por qq governo. O que a gente viu foi o uso de pautas atrasadas, ditas em púlpitos religiosos, com o intuito de criar massa de manobra, se utilizando de mentiras e pautas sem nenhuma base verdadeira. Esquerda não é o paraíso, mas deixamos o inferno.

    2. luis rosa

      A questão não e apenas avanso ou atraso. Os EUA tão avançado com uma das maiores população de rua e sem perspectiva. Este não é um dilema de esquerda e direita, mas de todo governante. Goste ou não.

    3. Fernando Alves

      Esquerda é sinônimo de atraso.

  45. Evando de Abreu

    A esquerda, notadamente o PT e outros similares, apoiam o atraso, estatização, são contra empresários e não dá certo em país nenhum. Pobre Brasil que só teve 4 anos de direita e, graças às urnas que não existem em nenhum outro lugar, voltou para isso.

    Responda
    1. luiz fonseca

      Perdeu mané, não amola.

    2. Domingos dos Santos

      A rigor, no Brasil, o uso do Estado para defender fins privados é parte da lógica das elites políticas, jurídicas (já que aqui o judiciário é, também, um ator político importante) empresariais. É necessário equilibrar as coisas, de modo a termo o setor privado mais produtivo e competitivo e o Estado enquanto ente regulador funcional, e um judiciário que não crie insegurança jurídica. Se não, a conta não fecha, os juros bate as alturas e o futuro é a eterna mediocridade!

    3. luis rosa

      Amigo, como disse um professor em uma CPI, seu cognitivo não lhe permite enxergar o que você desconhece ou insiste em não ver. Todas potências do mundo tem empresas estatais como base do seu governo. O Privado e o Estado podem e devem andar juntos.

  46. Marcos Serra

    Da própria imprensa: "Pelo menos dez membros do PT ligados ao presidente Lula (entre eles dois ministros do governo), além de entidades aliadas ao partido, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), já se posicionaram abertamente contra classificar o Hamas como um grupo terrorista". O Boulos é outro que já tirou foto declarando-se apoiador do Hamas. Essas manifestações não são paradoxos e sim posicionamento ideológico

    Responda
    1. luis rosa

      George Washington é tão terrorista quanto ao Hamas, a diferença é que a bomba que tentou explodir num aeroporto em Brasília não teve êxito, e se assim tivesse será que você estaria tão efusivo ligando a esquerda ao Hamas. Antes do ataque, o Hamas se alinhava e era simpático a extrema direita de Israel.

  47. Marcos Longaresi Carvalhães

    Deitaram e rolaram durante décadas, agora sim estão enfrentando oposição, faz parte do jogo político. Se tivessem feito um trabalho melhor, hoje não ficariam aí pondo culpa em evangélico, na classe média, imprensa, empresários e por aí vai, agora querem arrumar um pode espiatório de qualquer jeito.

    Responda
    1. francisco e c viola

      Maniqueismo não resolve. A direita voltará um dia. Não propomos (esq. Progressista) eternidade no poder. Mas a direita tem que retomar as ruas dos arruaceiros ignaros. E mais, no terceiro mundo ela deve se aperfeiçoar e deixar o liberalismo de fora. Lib. Só serviu para alguns países enriquecer nos primórdios do capitalismo. Depois foram escorregando, o reino Unido virou desunido e perdeu o mundo, o grande imperio americano está esperneando e se esvaindo para a china.

    2. Neucir Valentim

      Aquela oposição burra e sem discurso de deputados ogros? Kkkkk

    3. Jorge Ceretta

      O problema dos terroristas da direita é culpar a imprensa, a esquerda, os militares que não são trouxas e apoiarem Valdemares, Tarcísios, Malafaias, Edires, Jesus da Goiabeira e outros que tais. Tudo gente da melhor espécie.

  48. Marcos Longaresi Carvalhães

    Deitaram e rolaram durante décadas, agora sim estão enfrentando oposição, faz parte do jogo político. Se tivessem feito um trabalho melhor, hoje não ficariam aí pondo culpa em evangélico, na classe média, imprensa, empresários e por aí vai, agora querem arrumar um pode espiatório de qualquer jeito.

    Responda
  49. João Carmo Vendramim

    Compartilho da leitura do filósofo francês Gilles Deleuze porque sou esquerda. A direita tem direito ao espaço político, mas o surpreendente no Brasil é o selo desonesto desta direita medieval e de forte viés evangélico.

    Responda
    1. João carlos Gonçalves de souza

      Direita desonesta e medieval , para não dizer medíocre. Isso é uma grande verdade. Falta a esta direita a defesa de um liberalismo econômico democrático. A Folha com seus editoriais copia e cola da privatização , é um exemplo.

    2. francisco e c viola

      Perfeito. O problema dessa direita arruaceira eh que ela parou lá atrás. No tempo do capitalismo nascente , cavernoso, no tempo das revoluções comunistas, no tempo transitório dos reis e nobres sendo espoliados pelos burgueses, primeiras manifestações liberais. São os zumbis do capitalismo liberal.

    3. José Mota

      É verdade João Carmo, a direita pra ter aceitação precisaria ser um pouco mais moderna e civilizada.

  50. Paulo Augusto

    Me lembrou aquele dito: "Os imbe cis dominarão o mundo, não pela capacidade mas sim pela quantidade".

    Responda
    1. Marcos Serra

      Verdade. ",Dizem" que a esquerda teve mais votos aqui.

    2. João Carmo Vendramim

      Exatamente isso, lamentavelmente! A cretinice cresce exponencialmente no Brasil

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.