Reinaldo José Lopes > Animais humanos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Hamas terrorista? E o regime de apartheid imposto por Israel à Palestina. A folha segue sempre a opinião dos EUA. (Abner Nazaré Cândido)
Perfeito. Mas o que não falta na região conflagrada é armadilha.
O tÃtulo é irônico? Pois, os humanos são animais mesmo. Um bando de animais que se dizem racionais atacou outro bando de animais que também se dizem racionais. (com correção)
O tÃtulo é irônico? Pois, os humanos são animais mesmo. Um bando de animais que se dizem racionais, atacou outro bando de animais que também se dizem racionais.
O colunista afirma, ao final, que o Hamas mataria todos os judeus se pudesse e, então, roga aos judeus que ajam com amor e flores contra quem deseja apenas o genocÃdio de seu povo. Não há mais a menor possibilidade de paz nesse conflito, só a capitulação de um dos lados.
Leia novamente!
POR FAVOR, NÃO ENVIE ESTE PARA A MODERAÇÃO! O que estamos vendo e constatando ultrapassa a insanidade humana. Seja não apenas dos Hamas em nome dos Palestinos, mas principalmente de Israel em nome dos Judeus. Ambos praticam a crueldade da barbárie humana sem limites, uma violência insensata, além do criminoso pecado!!! Nota:::A única solução para o mencionado conflito é a definição territorial para o povo palestino!!! OBS. A China também aponta a criação de dois estados, mas cadê a ONU?!
A discussão na Folha está muito desequilibrada. Não se pode classificar Israel de acordo com as ações que está praticando. Se fizer isso, comentário censurado. Se o que está acontecendo não é limpeza étnica, o que será?
O artigo está bastante equilibrado e chama a atenção para um ponto extremamente importante, a desumanização do adversário, que acontece (e não é de agora) por parte de ambos os lados em conflito. E que desumaniza também aqueles que a praticam e/ou a aprovam.
Não são animais não... os animais não fazem isso. Quem o fez veio do inferno. Animais não vem do inferno. O Hammas massacrou propositalmente civis. Degolou crianças. Estuprou mulheres. Daà aparecem os relativistas morais, sempre qu se trata de Israel.
Não Neimar.. assassinato intencional de crianças, na frente dos pais, não é o mesmo. Os aliados bombardearam Dresden em 44 da mesma forma que os israelenses fazem em Gaza. O que o Hammas fez é puramente diabólico.
Bombas fazem o mesmo se jogadas em áreas civis. Aà são braços e pernas pra todo lado, cabeças decepadas, olhos ou audição perdidos, etc. Um horror!! Geralmente isso só nos é, especialmente pra quem decide lançá-las, aceitável, porque: não consideramos aquela população humana, ou consideramos a nossa mais humana que as outras. Quem estuda o sionismo conhece bem a relação com certos fenômenos alemães e sul-africanos em sua origem.
Esse conflito só foi desencadeado por falhas diplomáticas, em outras palavras, por ausência de diálogo entre os dois paÃses. Um deslinde de tamanha barbaridade seria talvez compreensÃvel no séc V a.c ou durante os longos séc de hegemonia do Imp Romano. Mas, no estágio atual,depois da humanidade vivenciar conflitos armados recentes que ceifaram tantas vidas inocentes acompanhados do reconhecimento mundial de direitos inerentes ao homem, resta evidente que nunca estaremos livres do gene maldito.
Excelente coluna. Máquina humana de 2 bilhões de anos de evolução genética pode virar um Einstein ou um Hamas de acordo com o incentivo dado. Se trata como animais é isto que recebe em troca. Olho por olho fascista nunca vai gerar paz. Precisamos de uma mediação por Singapura para aprenderem sobre conceito de Harmonia, respeito a diversidade, inclusive religiosa. Enquanto judeus e palestinos não estudarem nas mesmas escolas com os mesmos direitos nunca vão se entender. Singapore Nat'l Pledge.
Cadê o genocidio?? Mentiroso.
Um indicador claro do atraso do Brasil na área da educação é o fato de que até leitores da Folha não conseguem interpretar texto.
Cabe lembrar que no inÃcio do pesadelo Bolsonaro, gente de extrema-direita usava a internet para dizer que o desgoverno de então precisava "desratizar" a administração. E que no inÃcio da Guerra da Ucrânia, alguns partidários de Putin, aqui inclusive, só se referiam aos ucranianos como "ratos". É sempre assim que começa o extermÃnio generalizado.
Parabéns, colunista! Pena que ese artigo de luxo nao tem o alcance dos "tique-toques" do mundo afora.
Os animais não têm conceito de mal. Eles só querem sobreviver e procriar. A vida selvagem tem vidas muito difÃceis. Portanto, a comparação com os animais é tão errada quanto as pessoas que os utilizam.
Não há palavras em meu texto indicando moderação previa alguma.. apenas a posição sempre dúbia, irresponsável da Folha de São Paulo impedindo que o essencial seja dito. Voces não fazem falta.
Realmente, Maureen, essa é uma comparação problemática.
O que considero assustador, além das barbaridades dessa guerra, é a ideia de que animais (humanos e não humanos) possam ser tratados com crueldade. Racismo e especismo são máculas que precisam ser superadas.
Perfeito, Reinaldo. Toda guerra é absurda e a morte de civis, mais ainda.
Ora oara, um evolucionista de carteirinha criticar que humanos sejam chamados de animais? Não somos todos primatas, descendentes de um animal comum?
Artigo maravilhoso.
Parabéns Reinaldo, este é o texto mais lúcido e objetivo que vi até o momento nesse mar de "fla-fluzinho" que se tornou essa discussão.
O animalhumano se manifesta em qualquer um, de todos os lados. Bastam as condições pra isso. Um deles é alimentá-lo com ódio tal como fez Irsael na Palestina ou como o fez Bolsonaro no Brasil.
Parabéns pelo constante bom senso, Reinaldo. É inevitável lembrar que de ambos os lados vivem milhões de civis que não endossam o terrismo e nem a opressão do Estado. É assim em toda guerra. O cerne da questão é: não poderia ter chegado onde chegou.
O Homem Unidimensional, de Herbert Marcuse, da década de sessenta, nunca foi tão necessária para uma reflexão do que se passa no Brasil. Um problema com contextos que se sobrepõem é demais para quem consegue absorver um única via de raciocÃnio, ainda mais se essa via for religiosa. O autor desse artigo só falta desenhar, mas nem assim.
Na guerra, a razão desaparece. Parabéns, Reinaldo, pela lucidez e pela coragem. O Hamas e Netanyahu falam a mesma lÃngua. No final, só restará o silêncio dos mortos dos dois lados e a paz será aquela que reina nos cemitérios
Ok, não tinha assunto para a coluna e resolveu fazer um puxadinho? Ou quis qualificar todos os palestinos como Hamas? E como, apesar de dizer não justificar as atrocidades, classificaria o Hamas, burguesinho? Olha, concordo com você, mas não chame os terroristas de nomes feios não, por que pega mal? Tenha dó!
Que mira mais torta, Hernandez. Marxistas et caterva, da mesma moral do Hamas, não tem o monopólio do termo. Como diz Ron Henderson, a burguesia é a responsável por dopar a sociedade com suas crenças de luxo obtusas, criadas a partir da parca percepção que detém da realidade. Se esta procurando um “ista” qualquer, pode continuar, está frio.
Há mais de uma Luz !!!!!
Há mais de uma Luz !!!!
"Burguesinho"?! Isso parece retórica stalinista de 80 anos atrás...
Um problema para os exércitos é o efeito no comportamento futuro de jovens de 20 anos que vão matar pessoas face a face. Podem se tornar futuros assassinos comuns. Daà tentar desumanizar os que agora vão ser mortos.
Eu creio que os governantes atuais de Israel não creem em DEUS. Será que eles acham que o chamado por alguns de o Deus de Israel não é de todos os seres vivos, até de insetos que Ele criou para nos ajudar como as abelhas por exemplo. Esqueceram o segundo mandamento dado a MoÃsés, e que Jesus pregou que não se deve devolver violencias pior com maior ódio. E não vão deixar Brasileiros sairem de debaixo das bombas israelistas, o Brasil deixou soldados viajarem para Tel Aviv sem dar o troco.
Israel não ocupa a faixa de Gaza. Eles sairam dessa região há 20 anos atrás. Entoces, não há o que falar sobre "ocupação" de Israel. Quem controla Gaza são os terroristas do Hamas, que perseguem palestinos que não concordam com eles. Às vezes eh melhor escrever sabendo bem da história.
Sob esta ótica, o dia que a Atrgentina cismar que Itaipu eh soh deles, basta eles desligarem uma turbina e seu computador vai parar, ou quem sabe a BolÃvia cortar o gás. E vc vai tomar banho frio para sempre. Não eh tão sites assim gajo.
Israel também controla Gaza, ou foi decisão direta do Hamas que cortou água, energia, e entrada de alimentos para a região?
Sr José, sugiro que antes de destilar odio, estude, mas estude muito.
Melhir vc se informar e aprender história antes de escrever bobajada que dá vergonha alheia.
Israel não ocupa Gaza, mas isola aquela faixa através de bloqueio militar. A população de Gaza sofre há anos com bombardeios e racionamento de energia, água, alimentos, remédios, etc. realizados pelo governo Israelense. Se você conhecesse a história saberia disso e também do apoio que o Hamas recebeu do governo de Israel para enfraquecer a Autoridade Palestina.
Lendo a matéria parece até que foi Israel que invadiu Gaza promovendo chacinas. Cabeça virada!
Israel não invadiu, ainda.
Parabens ao autor deste artigo, pois cansei de ver a condenação de um povo.
A faixa de Gaza se formou com as guerra de 1948, quando os palestinos foram expulsos das vilas ao norte, mais ou menos a região que o Hamas atacou recentemente. Mandá-los para o sul é o inÃcio de uma limpeza étnica, porque não voltarão . Em seguida, Israel atacará o sul e mandará os palestinos para o deserto do Sinai, no Egito. O plano é irresistÃvel, nos gabinetes de Tel Aviv e nos escritórios de Nova Iorque estão esfregando as mãos.
Errado, a faixa de Gaza era território egÃpcio, ela soh foi incorporada nessa zona de guerra em 1967. Os Palestinos foram expulsos de tudo que eh lugar, da Jordânia, do LÃbano, da SÃria e ateh do Egito, no final deram a eles a Faixa de Gaza e parte da Cisjordânia, isso lah pelo inÃcio dos anos 2000. Nao haverá limpeza étnica, pois Israel jah ocupou antes essa faixa e os Palestinos ainda estão lah e ateh cresceram
Desculpem a verborragia, mas acabei de reler O Amante, de Marguerite Duras, que relata uma história ocorrida no Vietnã. Na narrativa, que obviamente faz um retrato de uma época, os "nativos" são tratados como coisas ou animais. Aqui não vai nenhuma crÃtica a Duras, que escreveu uma obra magnÃfica, apenas um ponto pra gente refletir sobre os males do colonialismo pelo mundo.
O texto coloca com clareza como nos afastamos de sentimentos como empatia e compaixão quando não identificamos um ser humano,a desperdonificaçao real ou simbólica torna esses seres invisÃveis ,ou pior,aniquiláveis.O livro “É isto um homem?”exibe bem o fato.Israel promove essa polÃtica junto aos palestinos,principalmente com seus militares.Como décadas juntos,não miscigenaram em maior número e estreitaram laços?
Hamas, camarada, não palestinos. Ou achas que é a mesma coisa? Acha errado, vá lá fazer cafuné no terrorista.
Poucas vezes leio algo tão profundo, e ao mesmo tempo tão óbvio, sobre o conteúdo implÃcito na gênese de todas as guerras. O autor está de parabéns. E isso se repete em menor escala em todas as sociedades, incluindo a nossa, quando coisificamos pobres e favelados. Isso serve a interesses escusos e sabemos bem de quem. Steve Bannon é um dos tantos. A serviço sabemos de quem e secundado por braços hoje espalhados pelo mundo.
Como pregar as palavras de JESUS se eles nem mesmo acreditam em suas palavras e se escarnecem dele.eLES MANDARAM MATAR O REDENTOR E NÓS NOS TORNAMOS TODOS FARISEUS. LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
Jesus morreu por causa de nossos pecados e na cruz disse para todos ouvirem: "Pai, perdoa-os, pois não sabem o que fazem". Então esse post totalmente antissemita, disfarçado de religião boazinha, não faz sentido.
Irretocável.
Gostei das declarações de obviedade e pressupostos
Olá, Toron. Finalmente, aparece. É o seguinte: Israel devolveu Gaza em 2005, mas deixou tal revolta que o Hamas ganhou prestÃgio. A ocupação foi desumana, racista. E, desde 2007, transformou a Gaza em gueto. Folha me censura se ousar classificar Israel de acordo com as ações que pratica. Mas vc sabe que não dá para tapar o sol com a peneira. Hamas e o outro lado se equivalem.
O ópio do povo também está na raiz de todos os genocÃdios, e pune principalmente quem não é fanático e quer a paz e a convivência pacÃfica.
Se o senhor se refere à religião, sua premissa está errada. A maioria dos genocÃdios e guerras ocorreu SEM motivação religiosa.
A desumanização é o processo de perceber ou tratar pessoas como se fossem menos que humanas. Quando adversários são comparados a animais, o objetivo é diminuir a empatia que normalmente sentimos por qualquer ser humanos, facilitando justificativas para tratamentos cruéis ou injustos. Ao longo da história, vários grupos foram rotulados como menos que humanos ou comparados a animais para justificar violências extremas, como genocÃdios. Os antissemitas fazem uso de tal recurso frequentemente.
Hamas tem por objetivo destruir judeus e comprovou isso com a matança indiscriminada que promoveu. Como se adjetiva os autores de tal chacina? Iluminados? Há limites para a criatividade ao tratar com perpetradores de tamanho mal.
Guardadas as devidas proporções e contextos, quem chama os outros de animais humanos também aplaudem ações policiais na favela que matam crianças indo pra escola. Cuidado, o tal animal humano pode viver dentro de qualquer um e de qualquer lado...
Ponto importante a ser frisado durante o debate.
Meu foco aqui é muito mais amplo: Respeito, Se essa abordagem do texto é adequada, ela é intempestiva . Como voce se comporta em um sepultamento ? Talvez poderia ter aguardado e escrito esse texto em 2024.
Ótima argumentação. Sim, os pressupostos do colunista são óbvios, mas infelizmente vivemos numa era em que a justiça, a razão, o bom senso são tripudiadas por nossa triste elite mundial.
Que tal escrever sobre como os Palestinos e o Hamas definem uma mulher? Nem a um animal reprodutor ela é equiparada....nem barata....escreva sobre isso para nós leitores
É realmente muito triste ler um texto desse só de um lado da história - no mÃnimo, mas, nem seria necessário nesse caso, você deveria analisar os discursos dos Palestinos e do Hamas sobre o povo Judeu. "É uma abordagem "mais ampla o que vou tratar aqui, além do discurso do etnocentrismo, é falado diariamente em aniquilar Israel, matança em nome de Alá...que tal você escrever sobre isso?
Só existe uma verdade nessa história. Que triste ler tantos enredos para relativizar assassinatos de bebês.
Sr. Boaventura, o senhor esta sendo parcialÃssimo. A verdade é que extremistas de ambos os lados NÃO querem a paz. A paz só virá quando Israel aceitar um Estado-nação palestino e os palestinos aceitarem o Estado de Israel. No mais, é apenas babárie de um lado e de outro.
Parece que não tem noção que todos os bebês merecem viver e que não se está dando desculpas ao que Hamas fez. Ele fala nesses extremismos. Extremismo leva à destruição de uma forma ou outra. Salvando as devidas proporções , tivemos um vislumbre do que pessoas extremadas podem fazer nesse ano
Essa extrema direita no poder em Israel, está usando dos mesmos preceitos do qual foram vÃtimas no passado. Ao discriminarem os Palestinos, penso que estão imbuÃdos de ideias higienistas.
Interessante q nao te deu uma coceirinha pra falar da expressao gado usado pela esq brasileira
eu sempre dou preferência ao termo bozolóide, que passa a ideia de uma enfermidade ou deformação psicológica. gado são animais úteis e simpáticos, diferente dos bozolóides.
Ou da expressão petralha da extrema direita aos que não concordavam.., também pensei nos extremos da polÃtica
E esse método de desumanização é empregado diariamente no Brasil.
Depois do Demétrido na sexta, como é bom ouvir alguém que não destile ódio e não jogue gasolina no fogo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Reinaldo José Lopes > Animais humanos Voltar
Comente este texto