Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Petrônio Alves Filho

    Então... Ivan Valente é da esquerda. São esses políticos que tentam colocar o país rumo à modernidade social. Infelizmente são atacados pela mídia maior.

    Responda
  2. Estela Najberg

    "o Brasil não pode emitir sinais contraditórios e precisa fazer a escolha certa sobre a exploração de petróleo numa área tão sensível e simbólica como a Foz do Amazonas". Perfeito!!! Nosso potencial em termos de recursos, nos habilita a sermos importante liderança nesse processo de transição energética.

    Responda
  3. josé Roberto de Menezes

    Espero que a COP 30 seja o marco zero. Brasil inverte a relação entre minutos de microfones e doações de terras brasileiras para o ambientalismo global.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Seu Ivan, eu ia ficar quieto, mas o colega Tadêu me lembrou um treco . Na minha visão simplória, há duas "fronteiras" a desbravar: na Terra(a redonda), há o meio-ambiente, quem estiver na frente, terá cartas na manga. No espaço, estão em jogo as comunicações, transações financeiras, administração de países, a ciência de ponta, que se esparrama pra outras áreas. O Brasil tem a primeira semi-pronta: recursos aliados à inteligência. A segunda, melhor que 85%do mundo. Não é hora de ser DumBão.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ô, meu caro, tem reserva pacaramba, localizada e disponível. Se a ambição de longo prazo é ir além, o negócio é escolher. Já.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Temos muito a desbravar Benassi e se hoje temos 11%de eólica na rede e apenas 2desolar em grande parte vieram das gestões Lula. O Brasil ficou 14anos sem novos projetos na área e são demorados. Podemos chegar perto de zero em relação ao Carbono lembrando que a biomassa ou biocombustíveis apesar de emitir menos ocupam enormes fronteiras agrícolas e água. Mas o mundo carecera de Petróleo por muito tempo que usem pois o nosso e podemos fazer bem feito eis que temos tecnologia de ponta.

  5. Marcos Benassi

    Eita, seu Ivan, há pouco o que acrescentar. Digo, de prima, que tô sentindo enorme falta do PV nos debates públicos, de alcance mais amplo. Quedê os colegas do Pêvê? Outra: a Petrobras tá numas de botar dinheiro em causa perdida? A troco? Isso, deixa pra BP, Shell, sei lá; consolide-se como empresa-vanguarda de Energia, arrojada, ponha grana em Sol e marés, até em fusão nuclear (não fissão, hein?): marquetear produto bom é barato, vai ser um sucesso. #nãoandapratrás, Petrobras.

    Responda
  6. Tadêu Santos

    É raro parlamentares divulgarem preocupações com o uso de combustíveis fósseis no Brasil. Qdo se aborda o famigerado tema a nível mundial, é relacionado ao carvão mineral, que no pais ocorre apenas no sul de SC e no RS. A questão da exploração de petróleo na costa equatoriana pode causar impactos irreversíveis aos ecossistemas do bioma amazônico, portanto não à emissão de gases efeito estufa. Se o gov Lula da Silva decidir explorar petróleo na foz da Bacia do Amazonas , o mundo o criticará...

    Responda
    1. Tadêu Santos

      Fazendo uma comparação entre os dois cenários, a não exploração de petróleo manterá a expectativa mundial proativamente para com a preservação da Amazônia, inclusive os apoios financeiros internacionais e a realização da COP / ONU no Pará. Porém, se o Lula da Silva optar pelos caminhos da insustentabilidade, o desenho do Brasil ficará comprometido perante o mundo em que habitamos!!! "ESTAMOS TORCENDO PELA PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA"

  7. Ricardo Arantes Martins

    O Brasil é exemplo mundial na questão de energia. A rede tem apenas 16%de fósseis e 8de biomassa a base de carbono fora a frota. Os EUa, Europa e China tem mais de três quartos da rede na base do carbono. Nosso petróleo inclusive o da foz do Amazonas não será para nós, mas para o mundo. O consumo de Energia é exponencialmente ligado ao crescimento econômico que não para, até na África. O Brasil é a única nação capaz de chegar perto do carbono zero

    Responda
  8. Elcio Simielli

    Caro Ivan Valente, qual sua proposta para que a região Norte tenha energia limpa e gere riqueza pra região. Se houver alternativa para o petróleo, que se priorize. O senador Randolfe é um fervoroso apoiador da exploração do petróleo.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Não há alternativas para o petróleo no mundo então que usem o nosso. Com o crescimento econômico das nações e do povo o Consumo de energia vai a níveis estratosféricos. Falta incluir mais de 600milhoes de chineses, 1bi. De hindus, grande parte do continente africano. E até o fim do sec. Teremos cerca de 11bi. de pessoas. A exploração do petróleo não tem nada a ver com o consumo para o Brasil

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado senhor Élcio, creio que a preocupação com a energia limpa para a região norte tenha chegado tarde demais. Manaus tem ar irrespirável e os rios da Amazônia secaram. O tesouro ecológico que diferenciava o Brasil pode se transformar em um deserto desabitado.