-
RILER BARBOSA SCARPATI
De vez em quando eu crítico o colunista, mas ele sempre traz bons resumos com dados precisos que a gente não encontra facilmente.
-
José Cardoso
O ser humano é surpreendente. A população aumenta mais rápido em lugares pobres e inseguros como Gaza ou Haiti que em Portugal por exemplo. Não vejo como isso vai mudar após essa guerra.
-
Itamar Perenha
Acho que aumenta a população justamente para cobrir a baixa expectativa de vida. As populações tendem a se reproduzir, mesmo de forma intuitiva e até instintiva, para garantir a sobrevivência da espécie. Pode reparar que os pobres têm família mais numerosa. E, infelizmente, por tragédias humanas, mais luto. É assim. E quanto até esta perspectiva mínima se esgota o indivíduo é cooptado por qualquer ideologia, inclusive e simples "sair matando quem estiver na frente"!
-
-
Alberto Melis Bianconi
Também não vejo como poderiam sobreviver, o objetivo de Israel me parece ser territorial ainda que o negue. Com o genocídio lento do povo palestino.
-
Humberto Giovine
Vinícius. Seu texto é preciso e verdadeiro, mas para o mundo ocidental, o que são os palestinos, se é que significam alguma coisa, principalmente às potências europeias e norte americana.
-
Ricardo Botto
E pensar que Jesus nasceu na Palestina...
-
José Carlos Tridapalli Junior
Difícil vislumbrar uma solução imediata e pacífica. Se as lideranças de ambos os lados tivessem como inspiração Jesus Cristo, Mahatma Gandhi, Dalai Lama.. me desculpem se for ingenuidade.
-
Ricardo Botto
Está desculpado.
-
-
Gilberto Rosa
Espírito humanitário? Ou começam a plantar a segunda parte, para onde deslocar os palestinos, sobreviventes, livrando o espaço para Israel ocupar.
-
Paulo Sales
Acho que gaza vai surpreender dentro do contexto da matéria.
-
andre lunardelli
No momento ninguém mesmo. Mas para Arábia Saudita, Emirados árabes Unidos e afins, o valor financeiro necessário é super viável - é preciso articular isto.
-
Graça Almeida
Foram 700 mil pessoas expulsas em 1948. Israel prosperou com toda a ajuda do Ocidente. Coube aos pelestinos acampamentos de refugiados, Gaza, prisão de precárias condições, controlada por Israel e a Cisjordânia cada vez mais território israelense. A promessa de Estado Palestino soberano embaixo de escombros. O mundo ocidental principalmente Reino Unido, EUA e França tinham por obrigação fazer valer o prometido. Às crianças que sobreviverem restará infelizmente a revolta.
-
Gustavo Adolfo Sierra Romero
O triste é que as análises sobre esse horror em Gaza, antes do ataque do Hamas em 07 de outubro, nunca foram motivo de uma mínima crítica na mídia ocidental. A tolerância a esse horror foi praticamente absoluta. A reflexão sobre como vemos o mundo por meio dos jornais se impõe. Por que o mundo todo assistia praticamente calado frente à presença de um grande campo de concentração na Gaza ocupada? O colunista teria mérito maior se falasse dessas desgraças antes do terror bilateral desta guerra.
-
Claudio Santos
Isaac nasceu depois. Para piorar, Sara obrigou Abraão a expulsar Argas e Ismael para morrer no Deserto. O Fato é... Argas e Ismael foram salvos por um Anjo e conduzidos em segurança para fazerem outra terra, seu lar. Então começou a confusão.
-
Claudio Santos
Não há lado certo nesta guerra... Apenas inocentes, Palestinos e Judeus que não tem nada a ver com a confusão. Esta guerra sem sentido é uma briga entre primos pela herança dos avós. Culpa de quem? Sara. Se Sara não tivesse sido desobediente e estivesse aguardado o tempo de Deus, não teria obrigado Abraão a se deitar com Argas, sua escrava Egípcia ( Árabe ), para ter um filho ( Ismael ). Ismael ( Árabe ) é o Primogênito de fato de Abraão.
-
Artur Carmel
Que título...Quando foi,nos ultimos10anos, que Gaza teve perspectiva de futuro,com Israel sendo o carrasco de todos os tempos ?
-
Paloma Fonseca
Há um documentário pungente na Netflix, Nascido em Gaza, sobre crianças feridas ou que perderam familiares nos bombardeios de Israel em dois mil e quatorze, quando a população fica mais dependente de ajuda humanitária para comer e se abrigar, vive em condições insalubres, envoltos num cenário que a todo momento os faz lembrar das perdas materiais e humanas. As crianças, inclusive meninas, retornam à escola após o ataque daquele ano. Crianças humildes têm de trabalhar para ajudar a família.
-
Ricardo Batista
Muito obrigado pela dica, Paloma. Acabei de assistir, graças ao seu comentário. Crianças estilhaçadas na pele e na alma, que coisa mais triste! E vai piorar muito. Documentário bem feito e enxuto, deveria passar na TV aberta, em horário nobre, especialmente para tanta gente que parece que perdeu a humanidade.
-
-
Luiz Carvalho
o futuro não tem mistério, sempre foi o desejo dos israelitas, anexar todo o território palestino e assim será.
-
Galdino Formiga
Expansão territorial é a prioridade.
-
-
Abrão Lacerda
O que escrevemos hoje torna-se fútil amanhã, tamanha a rapidez com que a tragédia cavalga nas terras palestinas. Se tomamos como exemplo conflitos anteriores, morrem pelo menos dez palestinos para cada israelense. 1300 X 10 = 13000. E dessa vez prometem fazer pior, e tudo indica que o farão. Não adianta o papa e Lula pedirem. Resta-nos a compaixão para com os que sofrem nos dois campos e a gratidão por viver num país, onde... bem... como direi... os massacres só acontecem na periferia.
-
Flavio Colker
Coloquem ali todos os "humanistas" que "condenam o sionismo" e não deram uma palavra de solidariedade as familias das vitimas do massacre perpretado Hammas. Lutem contra o sionismo. Boa sorte.
-
LUIZ LEAL
Todos sabemos que o governo de Israel não compartilha dessa preocupação. A escolha deles é pela Solução Final.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Povos são surpreendentes na resiliência. Famosos cercos de extermínio, banhos de fogo, genocídios já foram tentados antes em vários lugares e das ruínas renasceram povos resistentes como micróbios a anti bióticos. O sábio jornalista da imparcial folha sabe disso. Porque faz passar no título (sempre os títulos na fsp!) A ideia de solução final da Palestina ,pelos outrora solucionaveis judeus?
-
Adalto Fonseca Júnior
Israel agindo sob a crença de que tem autorização pra cometer genocídio. O mundo assistindo imobilizado pela falta de discernimento, por acreditar que não vale a pena se meter em uma nova confusão sem pensar nas consequências. Para a humanidade é a mais profunda decadência e a mais profunda ironia o fato de serem os judeus os genocidas.
-
Humberto Giovine
Claudio. Seus comentários é sem fundamento. Israel foi avisado de um possível ataque do Hamas pelo presidente do Egito, com um mês de antecedência. Além de seus serviços de inteligência falharem vergonhosamente - propositalmente para justificar uma represália sem precedentes como está acontecendo?. Informe-se melhor.
-
Adalto Fonseca Júnior
Vou me silenciar com a esperança de que escute a si mesmo.
-
Claudio Santos
Não estou dizendo que Israel é agressor ou não. O Fato é que uma soberania foi atacada por extremistas islâmicos. Terroristas... E com terroristas não tem conversa. O pior de tudo é que Israel tem apoio dos Estados Unidos, que tem um pretexto imenso para riscar Afeganistão, Síria, Irã e todos seus outros inimigos do Oriente Médio. Por menos, invadiram o Iraque e acabaram com Saddam; Invadiram o Afeganistão para acabar com Bin Laden, com o pretexto furado de destruir armas nucleares.
-
Claudio Santos
Tudo é um grande depende. Foi um ataque gratuito, premeditado ha pelo menos 2 anos com o apoio do Irã. Uma agressão gratuita tem que ser revidada de forma exemplar. Israel está em sem pleno direito de defesa. Se alguem entra em minha casa e agride minha familia, você acha que eu iria deixar barato? É uma questão moral. Existem milhões de Judeus fora de Israel. Se Netanyahu não reagisse e se demonstrasse um banana, seria a cereja do bolo para os inimigos dos judeus pelo mundo.
-
LUIZ LEAL
Israel não apenas crê, mas realmente tem autorização para cometer genocídio. Autorização essa já expressa publicamente pelos governantes das potências ocidentais, especialmente Estados Unidos, França e Reino Unido. E até da ONU, que peca por omissão deliberada, pois nunca fez valer suas resoluções contra Israel e faz cara de paisagem para a selvageria da ocupação, com direito a um apartheid cada vez mais explícito. Dá no que dá.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.